ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Belo chora em show após anunciar fim de casamento com Gracyanne

Brasil registra primeiro caso local de cólera em 18 anos; paciente é da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Gasolina chega a R$ 6,29 em Brumado, após reajuste das distribuidoras



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2017"

Conselho de Segurança de Conquista busca a implantação de um espaço para acolher adolescentes infratores

(Foto: Reprodução)

Nessa terça-feira (17), uma reunião entre o presidente da Câmara de Vitória da Conquista, Hermínio Oliveira (PPS), e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública da Indústria, Comércio e Entidades Afins da cidade (Conseg), Célio Barbosa, e o secretário da entidade, Marcelo Moreira, teve como principal ponto de pauta a adaptação da Escola Arthur Seixas, no bairro Jurema, para se tornar um Pronto Atendimento (PA) de acolhimento de adolescentes infratores. O PA é o responsável por realizar o atendimento inicial dos adolescentes aos quais se atribuem a autoria de atos infracionais. Segundo a direção do Conseg, a implantação do Pronto Atendimento se faz necessário, já que  Conquista não possui espaço adequado para internamento, nem mesmo passagem provisória de adolescentes infratores. A implantação desse local seria uma ação paliativa enquanto o município não é contemplado por uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), espaços onde adolescentes acusados de ato infracional cumprem a medida socioeducativa de internação e aguardam a decisão judicial em internação provisória. A autorização da licitação para a construção da Case de Vitória da Conquista foi dada há quase um ano, em 29 de janeiro de 2016, pelo governador Rui Costa. Na época, a previsão era que o equipamento ficasse pronto entre 12 e 18 meses. Hoje, já não há previsão de data, já que a obra não saiu do papel.



Enem 2016: Resultado é divulgado pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira (18), as notas com os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Para conferir a nota, o estudante precisa digitar CPF e senha no site http://enem.inep.gov.br/participante. Os candidatos podem conferir as notas de cada uma das quatro provas – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e da redação. As notas do Enem podem ser usadas para disputar vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo na rede privada. Com a nota do Enem, também é possível participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Nesta quarta também foi aberta a consulta pública que vai reunir sugestões de mudanças no Enem. As contribuições podem ser enviadas em um formulário disponível no link http://www.inep.gov.br/. A consulta pública está aberta até 10 de fevereiro.



97NEWS: NOTA DE ESCLARECIMENTO AO CONSELHO TUTELAR DE BRUMADO

A direção do 97NEWS vem por meio desta esclarecer ao Conselho Tutelar de Brumado que, em hipótese alguma, fez alguma citação referente à questão de desvio de finalidade deste competente órgão que tem um histórico de atuação muito positiva em Brumado. Em trecho que, inclusive, já foi retirado da matéria, citamos que o Conselho Tutelar teria ido à casa do menor para acompanhá-lo à delegacia, mas, de forma nenhuma, houve intenção de dizer que o caráter era punitivo, mas sim protetivo, tendo como base a garantia dos direitos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Temos a consciência que esse é o escopo do CTB, que é um órgão autônomo e não jurisdicional. No caso em questão, a citação foi oriunda de informações colhidas junto à Polícia, as quais foram reformadas na sequência, ficando esclarecido que os conselheiros tutelares não foram, em momento algum, à residência em questão e, consequentemente, não foi feito nenhum encaminhamento à delegacia. 



Livramento: Polícia fecha cerco contra quadrilha que assaltou joalheria no centro da cidade na manhã desta terça-feira (18)

O estabelecimento assaltado fica bem no centro da cidade (Foto: 97NEWS)

A tranquilidade desse início de ano no município de Livramento de Nossa Senhora foi quebrada por uma ação de uma quadrilha que realizou um ousado assalto à Joalheria Oriental Presentes, que fica bem no centro da cidade. A ação aconteceu por volta das 09h, onde, no mínimo 3 elementos armados invadiram o estabelecimento e deram voz de assalto, levando vários relógios e joias. Eles fugiram rapidamente num Fiat Idea, cor cinza, tendo parte da placa policial reconhecida (8050). Imediatamente após a fuga foi iniciada uma grande operação policial visando capturar os elementos. O comando da 46ª CIPM fechou o cerco nas principais vias da cidade, tendo a participação da CIPE/Chapada e também de guarnições da 34ª CIPM de Brumado. Mais informações em instantes. 



Prata da Casa: Médico infectologista brumadense participa do Bem Estar da Globo desta quarta-feira (18)

O médico infectologista Tiago Lobo foi entrevistado pelo Bem Estar desta quarta-feira (18) (Foto: Reprodução TV Globo)

O programa Bem Estar da Rede Globo de Televisão tem como escopo apresentar temas relacionados a saúde, equilíbrio, bons hábitos e qualidade de vida. Mariana Ferrão e Fernando Rocha recebem médicos e consultores no estúdio para esclarecer assuntos e tirar dúvidas dos telespectadores. Desta feita, no programa desta terça-feira (18), a audiência do programa em Brumado foi bem maior do que nos dias normais, já que o conceituado médico brumadense, Tiago Lobo, considerado um dos maiores infectologistas da Bahia foi um dos convidados. O tema em questão foi a Febre Amarela e a DXP - Doença do Xixi Preto, que vêm causando uma grande apreensão na Bahia, Ceará e Minas Gerais. Vários casos já foram registrados da DXP na Bahia e, segundo os primeiros indícios, ela pode ter ligação com o consumo de peixe e crustáceos que podem ter sido infectados por alguma bactéria. Mostrando grande conhecimento sobre as duas patologias, o médico respondeu os questionamentos dos apresentadores e dos espectadores. Ele foi apresentado como sendo de Salvador, mas é brumadense de nascimento. Brumado está, pelo menos por enquanto, fora da rota das duas doenças e a população espera que assim continue, mas é bom ficar o alerta, já que a febre amarela vem causando óbitos e é transmitida pelo Aedes Aegyptis. Confira reportagem falando a DXP: 



Brumado: Após divulgação de vídeo, menor que assaltou loja de celulares devolve o produto do roubo

O menor foi identificado pela Polícia após a divulgação do vídeo do assalto (Foto: 97NEWS)

Um assalto praticado na manhã desta terça-feira (17) à uma loja de celulares na Praça Teófilo Alves de Lima, ao lado do Mercado Municipal, já começou a ser desvendado pela Polícia após a divulgação do vídeo pelo 97NEWS. As imagens mostraram a ação de dois meliantes que invadiram a loja e levaram vários produtos, tendo ainda um deles desferido uma coronhada no proprietário. Após ter sido reconhecido no vídeo, um dos assaltantes, o qual ainda é menor e está para completar 18 anos, assumiu a autoria do assalto e acabou devolvendo os produtos que serão levados pela Polícia ao proprietário da loja. Ele foi conduzido para a Delegacia e liberado em seguida e deverá por medidas socioeducativas. Quanto a arma do crime, o menor afirmou que se desfez da mesma. Vale ressaltar que ele é suspeito de ter praticado outros assaltos em outras lojas de celulares, tendo sido, inclusive, reconhecido por um outro comerciante. Segundo informações ele se disse muito arrependido e se comprometeu a mudar de postura, já que está muito próximo de completar a maioridade penal. 



Carinhanha vive madrugada de terror promovida por quadrilha que explodiu caixas eletrônicos do Banco do Brasil

A agência do Banco do Brasil ficou bastante danificada após a explosão (Foto: 97NEWS)

A ação de quadrilhas especializadas em explodir agências bancárias na Bahia continua e, desta feita, na madrugada desta quarta-feira (18), o alvo foi o município de Carinhanha, que fica na região sudoeste do estado, às margens do Rio São Francisco, na divisa com Minas Gerais. Segundo informações passadas à redação do 97NEWS, cerca de 20 homens invadiram a cidade por volta da 01h40m e já chegaram com armas de grosso calibre atirando contra a delegacia e a sede da Polícia Militar. Em seguida eles fizeram um comerciante de refém e rumaram para a agência do Banco do Brasil, onde efetuaram explosões dos caixas eletrônicos, levando uma quantia em dinheiro ignorada. Na ação que durou cerca de 40 minutos, eles na saída do banco fizeram 3 reféns que estavam num bar, os quais foram liberados na saída da cidade. Eles utilizaram uma Hilux SW4 e fugiram em direção a Guanambi, deixando inúmeras armadilhas na estrada para dificultar a perseguição. Um fato que chamou a atenção é que populares, assim que os bandidos fugiram, saquearam a agência, levando dinheiro e material de escritório. A Polícia chegou ao local e efetuou perseguições sem sucesso. Uma investigação foi aberta para tentar chegar à quadrilha e também para recuperar o dinheiro que foi subtraído pelos populares. 

(Fotos: 97NEWS)


Malhada de Pedras: Homem é esfaqueado em bar após discussão por causa de um isqueiro

O homem que recebeu as facadas teve que ser conduzido às pressas pelo SAMU 192 e ser trazido para Brumado (Foto: 97NEWS)

Alguns crimes e até homicídios ocorridos nos dias de hoje têm a motivação mais banal possível, fazendo a vida humana ser avaliada como uma “folha de papel”. Um caso desse gênero ocorreu na noite desta terça-feira (17) no município de Malhada de Pedras, onde dois homens que bebiam juntos em um bar da cidade, teriam ido às vias de fato por causa de um isqueiro. A agressão se intensificou e um deles acabou golpeando o outro com uma faca, o que gerou tumulto no local. Uma ambulância do SAMU 192 trouxe a vítima para o Hospital Magalhães Neto em Brumado e segundo informações obtidas ele não corre risco de morte. Não foram revelados os nomes do agressor e da vítima. 



Enem deste ano não servirá como certificação do ensino médio, diz ministro

(Divulgação)

O ministro da Educação, Mendonça Filho, confirmou hoje (17) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não servirá mais como meio para se obter uma certificação de conclusão do ensino médio. “A notícia deve ser oficializada amanhã, a separação do Enem em relação ao Encceja [Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos]”, disse Mendonça Filho após sair de uma reunião com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o ministro, o Encceja, que já é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) todos os anos como meio de certificação de conclusão do Ensino Fundamental, será ampliado para servir também como certificação do Ensino Médio já a partir do segundo semestre deste ano. “O Enem não servirá como instrumento de certificação e conclusão de Ensino Médio e sim como instrumento de acesso ao ensino superior… [pois] termina exigindo de um jovem ou de adulto que queira a certificação no ensino médio mais do que seria necessário, é uma imposição de um ônus, de ter que ter um conhecimento a mais, para aqueles que só querem ter uma certificação no Ensino Médio”, disse Mendonça Filho. A provável exclusão do certificado de conclusão do ensino médio do Enem havia sido antecipada pela presidente do Inep, Maria Inês Fini, em novembro. Outra possível alteração seria a exclusão de treineiros, aqueles que fazem a prova só para testar conhecimentos. Uma consulta pública será lançada amanhã (18) a respeito de outras alterações no Enem, com o objetivo de adequar o exame à reforma no Ensino Médio, ainda em discussão no Congresso Nacional. Mendonça Filho dará entrevista coletiva sobre o assunto às 11h de quarta-feira.



MPF aciona prefeitos de três municípios na Bahia por omissão de informações

Gestor e ex-gestores das cidades de Ibititá, São Gabriel, e Wagner foram acionados por não prestarem informações sobre uso de recursos federais, licitações e pagamento de servidores municipais (Foto:

O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê (BA) ajuizou, ainda em dezembro de 2016, quatro ações civis públicas por atos de improbidade administrativa, com pedidos liminares, contra Edicley Souza Barreto, Gean Ângela Rocha e Natã Garcia Hora, por omissão de informações durante as gestões encerradas em 2016 nos municípios baianos de Ibititá, São Gabriel, e Wagner, respectivamente. Edicley Barreto, reeleito para o cargo de prefeito em Ibititá (BA), a 526km de Salvador, responde a duas das quatro ações ajuizadas em dezembro — e, ainda, a outras duas anteriores, de outubro de 2016. O prefeito é acusado de não fornecer informações requisitadas pelo MPF sobre possíveis irregularidades na utilização de verbas federais provenientes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e também em licitações, utilizando recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para execução de contratos com uma construtora. Gean Ângela Rocha, ex-prefeita de São Gabriel (BA), a 494km de Salvador, é acusada de omitir informações sobre irregularidades no pagamento dos profissionais de Educação do município – incluindo atrasos de pagamento que foram confirmados pela própria ex-gestora. O MPF requisitou informações mais específicas a ela sobre verbas destinadas a esses servidores e aos atrasos ocorridos na sua gestão desde 2013, no que não foi atendido. Natã Garcia Hora, ex-prefeito de Wagner (BA), a 407km de Salvador, foi acionado por não fornecer informações sobre possíveis irregularidades em uma licitação realizada pela prefeitura em fevereiro de 2016. Nas ações, ajuizadas pelo procurador da República Márcio Albuquerque de Castro, o MPF requer, liminarmente, que os três acusados forneçam as informações previamente solicitadas; que Edicley Barreto envie informações sobre contas referentes ao recursos do PDDE e das licitações; e que Natã Hora também envie informações sobre o processo licitatório em questão. O órgão reafirmou os pedidos em caráter definitivo e requereu que os três acionados sejam condenados nas penas previstas no art. 12, inciso III da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), que prevê ressarcimento integral do dano; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor do salário recebido; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber dele benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios por três anos.



Onda dos Desaparecimentos em Brumado: Novo registro é feito na Polícia Civil

Segundo a esposa, Leandro Ferreira Silva está desaparecido desde de o último sábado (Foto: Divulgação Polícia Civil)

O ano de 2017 se iniciou trazendo uma onda de desaparecimentos estranhos em Brumado, os quais, em cerca de 90% dos casos envolvem pessoas do sexo masculino. Vários casos já aconteceram nesse sentido, os quais revelam outro fato preocupante que são episódios depressivos que disparam o gatilho para o desaparecimento. O agravamento da crise, a falta de dinheiro, problemas conjugais, quebra do diálogo com os filhos e outros fatores estão fazendo os homens entrarem no “quarto do desespero” e com isso a ideia de desaparecer acaba ficando mais robusta, pois assim conseguem chamar a atenção sobre isso. Nesta terça-feira (17) mais um caso desse tipo foi registrado na DP, onde uma brumadense registrou o desaparecimento de seu esposo Leandro Ferreira Silva, o qual está fora de casa desde o último sábado (14). Ele que é ciclista teria ido fazer o seu treinamento rotineiro e não retornou para a sua residência. Segundo o relato ela teria feito contato com um caminhoneiro que disse que deu uma carona para ele que estava totalmente desorientado, mas não revelou o local. A Polícia iniciou uma investigação, mas qualquer pessoa que tiver informações de Leandro entrar em contato com o celular (77) 9.8849-0697. Ele tem 26 anos, olhos castanhos, cabelo ondulado e 1,85m de altura. 



Aprofundamento da Crise: Após fechar seu empreendimento, ex-empresário usa placa para conseguir um emprego

Cleverson dos Santos, de 38 anos, fica em sinaleiras de Salvador. Ele é casado, tem duas filhas e última carteira assinada foi em 2014 (Foto: Reprodução)

O baiano Cleverton dos Santos, de 38 anos, criou uma estratégia para fugir do desemprego em Salvador. Ele fica em uma sinaleira da capital baiana com um cartaz. Nele estão escritas as habilidades profissionais dele: encanador, mecânico de elevador e pedreiro, além de possuir  carteira de habilitação B. Cleverton é casado e tem duas filhas. O último emprego que teve a carteira assinada foi em 2014. Desde então, já trabalhou em feira, vendeu picolé, pipoca e até abriu uma empresa. “Tive a ideia de abrir uma empresa, contratei 13 colegas para trabalhar junto comigo, fomos para São Paulo, mas por conta da crise, em 2016, eu tive que demitir oito, ficar com cinco. No meado do ano, eu tive que mandar todo mundo embora porque a crise pegou mesmo”, relatou. De microempresário, Cléverton entrou para a lista das quase 60 mil pessoas que perderam o emprego no ano passado na Bahia, segundo dados do Cadastro de Emprego e Desemprego (Caged).



População de Barra do Choça está apavorada com onda de ataques de escorpiões

Crianças tem sido os principais alvos dos bichos. Uma menina morreu e outras duas crianças foram picadas. Prefeitura municipal diz que realiza ações para tentar prevenir ataques (Foto: Reprodução Rede

Moradores de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia, estão preocupados com ataques de escorpiões após uma criança de seis anos morrer e outra ficar em estado grave após serem picadas no município. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), somente em 2016, 71 pessoas foram picadas por escorpiões na cidade. No estado, foram nove mil acidentes com escorpiões, segundo dados do Centro de Informações Antiveneno da Bahia (Ciave). O caso mais recente ocorreu na última quarta-feira (11), quando uma criança de 12 anos foi atacada enquanto dormia na casa onde mora, no bairro Ouro Verde. A vítima foi encaminhada para um hospital da cidade, mas já teve alta e passa bem. A situação, no entanto, é considerada mais crítica na zona rural do município, onde os moradores afirmam que os escorpiões aparecem com muita frequência. No assentamento Pátria Livre, onde moram 32 famílias, uma menina de 9 anos morreu em novembro do ano passado após ter sido atacada.



Em nova vistoria na Carceragem da DP de Brumado são aprendidos celulares, carregadores, canivete e serra

O material apreendido na revista (Foto: 97NEWS)

Enquanto o dilema do funcionamento do Presídio de Brumado não é resolvido, as constantes apreensões de drogas, celulares, serra e objetos cortantes, que são atirados no teto da Carceragem da DP de Brumado, continuam sendo apreendidos pela Polícia. Vale ressaltar que muitas dessas “encomendas” conseguem chegar ao seu destino final. Nesta segunda-feira (16), o coordenador substituto, Dr. Marcos Torres, visando combater essa prática de forma mais plena, executou, juntamente com a equipe de investigadores da 20ª Coorpin, uma nova revista nas celas e, mais uma vez foram encontrados vários celulares, carregadores, um canivete, um pedaço de serra, vários carregadores, fios para conexões de internet, uma pequena quantidade de maconha e um cartão de memória para celular. Os objetos foram recolhidos e levados para o local adequado. 

Foto: 97news


Brumado: Polícia apreende 5kg de maconha que estavam enterrados às margens do Rio do Antônio

Os tabletes da droga estavam enterrados às margens do Rio do Antônio e encaminhados à Justiça (Foto: 97NEWS)

Os piratas de outrora buscavam os tesouros escondidos enterrados nos lugares mais longínquos, mas, passados os séculos, nos dias atuais, em plena era da modernidade, ainda existem outros “tesouros” que são enterrados pelos transgressores. Em Brumado, um desses “tesouros” acabou sendo desenterrado por soldados da Polícia Militar, os quais conseguiram pistas que os levaram às margens do Rio do Antônio, no Bairro Dr. Juracy, mais precisamente na Rua Princesa Leopoldina, onde foram encontrados debaixo da terra vários pacotes embalados contendo maconha. As primeiras impressões dão conta que no mínimo 5kg da droga estavam enterrados. O fato que aconteceu nos últimos dias estava sendo mantido em sigilo pela Polícia para não atrapalhar as investigações. A droga foi levada ao Fórum na manhã desta terça-feira (17) e ainda não há informações sobre quem seriam os “proprietários” da mesma. 



‘A situação de descaso com o Santa Tereza chegou ao limite’, protesta radialista Carlos Silva, após constatar denúncias de moradores

A areia vem tomando as ruas e causando acidentes com motociclistas (Fotos: 97NEWS)

Após receber inúmeras denúncias de moradores do Bairro Santa Tereza, o radialista Carlos foi verificar, na manhã desta terça-feira (17) a situação e segundo ele “o quadro está carregado com as tintas da indiferença e do descaso”. Se mostrando muito irritado com o que presenciou, ele “subiu nas tamancas” e protestou que “as praças do bairro estão cheias de mato e sem piso, que dá um aspecto de abandono, como se fosse uma terra esquecida. As ruas estão cheias de areia que vem da chuva e muitas delas esburacadas”. Ele chamou a atenção para a Rua Urbano Rizério Amorim relatando que “essa é uma das piores situações, valendo lembrar que é uma das vias principais que dá acesso ao bairro. A areia está causando vários acidentes com motociclistas como acabei de presenciar, onde uma mulher que estava com seu filho na garupa foram ao chão e tiveram ferimentos leves. Esperamos que a empresa que é responsável pela limpeza do bairro venha a agir com rapidez”. E finalizou destacando que “esperamos que o poder público municipal seja sensível e venha atender os clamores dos moradores que se dizem esquecidos”. Confira a videorreportagem:  



Nota de esclarecimento da Embasa

Foto: Arquivo/97news

Em relação à matéria “Moradores de Cristalândia irão acionar a Embasa no MP pelo fato da empresa ter cortado o fluxo da descarga de caudal ecológico”, publicada no site 97 News no dia 12 de janeiro, a Embasa informa que o volume de água liberado diariamente pela barragem de Cristalândia, no leito do rio de Contas, é superior à vazão necessária para atender o distrito de Cristalândia, localizado à jusante (abaixo) do reservatório. Na próxima semana, representantes da Embasa e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) se reunirão com o intuito de definir cotas de alerta para a liberação da descarga ecológica, em períodos críticos, sem comprometer o abastecimento nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras. É importante ressaltar que, além do período de estiagem que atingiu a região nos últimos meses, a existência ilegal de irrigantes no trecho do rio compreendido entre as comportas da barragem e a comunidade de Cristalândia tem contribuído consideravelmente para a redução da oferta de água para a localidade.



Rio do Pires: 1.623 pinos de cocaína e um HB20 são apreendidos em Operação da 20ª Coorpin

(Fotos: 97NEWS)

A 20ª Coorpin continua intensificando o combate ao tráfico de drogas em toda a região com a realização de várias operações que vêm obtendo resultados significativos. Nesta segunda-feira (16) uma ação articulada foi realizada no município de Rio do Pires, onde um local que funcionava como ponto de distribuição de drogas acabou sendo desativado. Após investigações, os agentes da PC chegaram à casa de Elisete Julia da Silva (34), que fica no Distrito de Ibiajara, onde foram encontrados 1.653 pinos de cocaína, além de uma grande quantidade de pinos vazios, que iriam também receber a droga. Na operação também foi apreendido um HB20 de placa policial PVU-4933 – Brasília, o qual tem forte com suspeita de adulteração do chassi. A mulher foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. O namorado dela, Armindo Nicolau de Oliveira, que é suspeito de comandar o tráfico no local, conseguiu fugir. 



Terminam nesta terça-feira (17) as inscrições para o sorteio eletrônico da Educação Profissional

(Foto: Divulgação)

Terminam, nesta terça-feira (17), as inscrições para o sorteio eletrônico da rede estadual de Educação Profissional. São ofertadas 11.748 mil vagas, para 33 cursos técnicos de nível médio de 11 Eixos Tecnológicos oferecidos nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e seus anexos, em 57 municípios baianos, nos 27 Territórios de Identidade. As inscrições devem ser feitas exclusivamente, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Das vagas ofertadas, 9.288 são para o interior do Estado e 2.460 mil para Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS). O sorteio será realizado às 15h do dia 23 de janeiro, no auditório da Secretaria da Educação do Estado, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Somente poderá participar do Sorteio Eletrônico o estudante que tenha concluído o Ensino Médio e suas modalidades, de forma gratuita, seja em estabelecimentos de ensino da rede pública de Educação – no âmbito federal, estadual ou municipal – ou que tenha, comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista  No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção para um único município, Centro de Educação Profissional, curso e turno. Ele poderá alterar os dados pessoais, a senha, o curso e o turno para o qual pleiteia a vaga nos Centros até o último dia de inscrição. Não será permitido alterar o município de residência e o CPF. 



Em tentativa de assalto, ônibus da Novo Horizonte é alvejado na BR-116

Incidente ocorreu entre Feira de Santana e Santo Estevão. Criminosos aproveitaram que o ônibus tinha furado o pneu para tentarem roubar os passageiros.(Foto: Isaías Vip)

Tentativa de assalto na madrugada de domingo (15) para segunda (16) ao Ônibus da Viação Novo Horizonte, com itinerário Salvador a Paramirim, ocorreu na BR-116, próximo a Feira de Santana.  Segundo informações do jovem Thiago Brito, filho de José Carlos (da dupla Colado e Coladinho) de Paramirim um dos passageiros, o ônibus furou um pneu e por não ter macaco ele ajudou o motorista à fazer a troca do pneu. Neste momento chegaram os bandidos, atirando contra o ônibus e anunciando o assalto, mas graças a Deus ninguém ficou ferido. “Que esse incidente sirva de alerta a empresa para tomar as medidas de prevenção e manutenção necessário em seus veículos (ônibus) evitando transtornos aos passageiros e evitando novos assaltos com possíveis vítimas”.