ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2017"

Mais 2 PMs mortos em serviço na Bahia

(Divulgação)

Desde ontem, por volta das 23:30 hs, acompanhamos o desenrolar de mais uma cidade sitiada pelo banditismos. Isso teve lugar em Bom Jesus da Lapa, tão conhecida pelos seus milhões de fiéis que a buscam todos os anos, por ocasião das suas Romarias. Informações nos dão conta que foram cerca de 40 bandidos, os quais intentaram explodir e roubar agências bancárias daquela cidade, o que foi frustrado pela Força Policial local, aguerrida, intrépida e vigilante, que, mesmo com inferioridade numérica - como sói acontecer -, enfrentaram tais facínoras, trocando tiros, sendo um baleado e dois pegos como reféns, os Sds PM Everton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior, ambos da 38ª CIPM/BJL, sendo estes últimos brutalmente executados durante a madrugada.


Noutra oportunidade, conforme nos recordamos, no final do ano de 2015, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, eis que havia sucedido ação criminosa de igual jaez, tendo o Pelotão Especial Tático Operacional (PETO) da 46ª CIPM trocado tiros contra um bando desses assaltantes, infelizmente não conseguindo evitar a ação criminosa, tendo acontecido o assalto ao Banco do Brasil. Contudo, para a nossa felicidade, saindo os bravos e heróicos PMs completamente ilesos na tal intervenção, sendo, inclusive, elogiados individualmente.


Desta forma, nos perguntamos: até quando suportaremos investidas desta natureza? Até quando nos valeremos das pífias guarnições tipo "A", contando com apenas dois PMs, na atual conjuntura, onde a criminalidade atinge o seu apogeu? Temos sinalizado isso à saciedade, contudo o nosso brado parece não ter a devida ressonância! E a nossa sinalização tem sido a de sempre evitar desfechos trágicos como o desta madrugada, na cidade dos Romeiros!


As hostes da Polícia Militar, desde a década de 90, têm sido literalmente dizimadas, sem a reposição necessária para se fazer frente à criminalidade que recrudesce e se agiganta a cada dia. Como Comandante de uma Unidade Operacional da PMBA e como Gestor, via de consequência, sentimos tais dificuldades para a condução do policiamento nas nossas cidades, mesmo envidando esforços ingentes a nível de inúmeras blitzes, retenções de veículos em nossos aquartelamentos, abordagens a pessoas, etc, para mitigar os efeitos danosos e nocivos do crime nas sociedades, as quais, assim como nós, sofrem demasiadamente com tudo isso.


Assim, manifestamos o nosso pesar às famílias dos heróicos PMs brutalmente mortos no desempenho de seus serviços, rogando aos céus que ilumine as nossas mentes, nos mostrando o caminho a seguir, as estratégias de ações devidas, como forma de efetivamente cumprirmos a nossa missão constitucional, proporcionando a paz e a harmonia social, anelo de todos nós, principalmente nesses dias tão sombrios!


____________
* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, e Especialista em Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos.                        



Asfab envia carta para o governador Rui Costa na defesa pela permanência do secretario Jerônimo Rodrigues na pasta da SDR

Foto: Divulgação

A Asfab - Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia enviou este mês para o Governador Rui Costa, uma carta aberta para manifestar defesa pela permanência do Secretário Jerônimo Rodrigues na pasta SDR, para que o crescimento e o fortalecimento da agricultura familiar no estado continue. Segundo a Asfab, a relação por essa secretaria na pessoa de Jerônimo Rodrigues sempre foi vista pela agricultura familiar da Bahia como um avanço de muitos anos. Por isso a Asfab defende a ampliação dos recursos da SDR, a estruturação dos SETAFs, e a permanência do secretário. Leia a carta.

 

CARTA ABERTA DA ASFAB

 

A agricultura Familiar é uma das mais importantes categorias dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. Além de alimentar o nosso País, produzindo mais de 70% do alimento que vai para a mesa dos Brasileiros e Brasileiras, é ainda quem mais gera emprego no campo, responsável por incluir jovens e mulheres nos processos de trabalho. Por isso a ASFAB lutou em defesa da criação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, entendendo como sendo estratégico para o desenvolvimento da Bahia.


Diante da iminência de ser implementada a reforma do governo, a ASFAB vem aqui tornar público que defendemos a continuidade e fortalecimento da Secretaria de Desenvolvimento Rural como estrutura integrante do Governo do Estado. Nesse sentido, também gostaríamos de reconhecer o trabalho que vem sendo desempenhado pelo Secretário Jerônimo Rodrigues, conduzindo a secretaria de forma dialogada com os movimentos sociais do campo, com competência e dinamismo que lhe é peculiar.


Nesse sentido, a ASFAB vem publicamente manifestar a sua defesa da Agricultura Familiar e Camponesa, e assim defender a ampliação dos recursos da SDR, a estruturação dos SETAFs, e a permanência do Secretário Jerônimo Rodrigues, de forma estratégica para o crescimento e o fortalecimento da nossa agricultura familiar no estado, construindo novas relações por essa secretaria na pessoa de Jeronimo Rodrigues jamais visto pela agricultura familiar da Bahia.
                                         
                                               Malhada de pedras 19 de Janeiro de 2017



Brumado: Alunos do 6º semestre de Direito da Uneb visitam instalações da 20ª Coorpin

(Foto: 97NEWS)

A implantação do Curso de Direito na Uneb de Brumado já está dando seus frutos, onde, futuramente novos bacharéis serão inseridos no mercado de trabalho. Várias ações vêm sendo desenvolvidas pelo diretório local e, dentro deste cronograma, alunos do 6º semestre do referido curso estiveram na manhã deste sábado (21) visitando as instalações da 20ª Coordenadoria de Polícia de Brumado. A visita fez parte da disciplina de Criminologia, que solicitou dos alunos a visita, principalmente para visualizar a situação carcerária dos presos que ainda estão custodiados na unidade. Vale ressaltar que, provavelmente, uma parte desses alunos irá atuar na advocacia criminal, então a visita é muito pertinente. Os alunos não quiseram se manifestar sobre o que viram, mas irão fazer o relatório que será entregue ao professor da disciplina.

 



Fé Solidária: Família do jovem Welverson Gabriel faz agradecimentos; ele foi transferido para Barretos na manhã deste domingo (22)

Weverson Gabriel foi transferido para Barretos neste domingo (22) (Foto: 97NEWS)

O caso do jovem Welverson Gabriel Santos Meira Lino (24) ganhou uma grande repercussão e acabou comovendo inúmeras pessoas que buscaram de todas as formas uma saída para o drama vivenciado por ele, já que o mesmo está com um tumor no cérebro e isso vem causando várias convulsões. Com o quadro clínico agravado nos últimos dias, ele precisava urgentemente ser transferido para passar pela avaliação de um neurocirurgião. Em contato com a família do jovem, o 97NEWS foi informado que ele conseguiu a transferência na manhã deste domingo (22) para o Hospital do Câncer de Barretos. Eles citaram que “em primeiro lugar agradecemos a Deus e a todos pela força e as orações feitas em prol da vida de Weverson” e continuaram relatando que “gostaríamos de agradecer em especial ao Grupo Unidas por Edu que não mediu esforços, desde o início da luta para conseguiu essa vaga; agradecemos também à imprensa local e ao secretário de Saúde, Joaquim de Castro Donato, que mesmo não conseguindo a vaga no Estado para transferência do paciente para a cidade, também se empenhou muito nesse sentido”. E no final ainda ressaltaram que “o laudo que os médicos de Conquista deram é de cirurgia, mas vai depender da avaliação dos médicos de Barretos, para saber se ele realmente irá precisar da intervenção. Continuem orando, pois com fé em Deus tudo irá terminar bem”. 



Bom Jesus da Lapa: Dois policiais que foram feitos de reféns são encontrados mortos

Dois soldados que foram feitos de reféns acabaram sendo mortos pelos bandidos (Fotos: 97NEWS | Whatsapp)

O confronto ocorrido na noite deste domingo (22) no município de Bom Jesus da Lapa entre uma quadrilha composta por cerca de 40 marginais e a Polícia contabilize um dado triste, de dois policiais militares que foram feitos de reféns, os quais acabaram sendo mortos pela quadrilha. Os corpos foram encontrados na manhã desta segunda-feira (23) na localidade de Salinas. Segundo fontes policiais ouvidas pelo 97NEWS, os soldados eram Everton Oliveira Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior. A violência que já extrapolou e muito os limites do tolerável, continua cada vez mais desenfreada, onde os bandidos estão cada vez mais armados e as Polícias, de forma heroica, pois não têm o mesmo aparelhamento bélico dos criminosos, vão para o enfrentamento colocando a vida em risco, já que a uma grande desigualdade no confronto. O Estado continua sem dar uma resposta à altura, empurrando a questão com a “barriga”, quando deveria agir de forma estratégica, atualizando os serviços de inteligência, para eliminar  os focos criminosos, mas, infelizmente, isso ainda não têm sido feito.

(Fotos: 97NEWS | Whatsapp)


Bom Jesus da Lapa: Polícia abre confronto contra quadrilha; policiais podem ter sido feitos de reféns pelo bando

Um dos policiais acabou sendo ferido, mas não corre risco de morte (Fotos: 97NEWS | Whatsapp)

Uma quadrilha composta por mais de 3o elementos acabou sendo surpreendida por uma forte ação policial que resultou em confronto, morte e muito terror no final da noite deste domingo (22) no município de Bom Jesus da Lapa. Segundo vários áudios e relatos fotográficos enviados à redação do 97NEWS, a quadrilha entrou na cidade em 3 pick-ups e logo iniciou a sua ação que visava explodir os caixas eletrônicos dos bancos Bradesco e BB. A ação policial contou com a participação da CIPE/Cerrado, Rondesp, Peto, Bope e inúmeros policiais militares que abriram fogo contra os bandidos que automaticamente revidaram. No confronto um policial militar foi ferido e precisou de ser internado às pressas, mas não corre risco de morte. Na ação, segundo as informações, o bando, que estava  com rifles e armamento pesado, também baleou pessoas, o que pode contabilizar mais mortes. Um dos bandidos acabou sendo atingido e morreu ainda no local. A quadrilha conseguiu fugir sem cumprir o seu intento, sendo que, segundo informações, policiais podem ter sido feitos reféns, já que uma viatura abandonada foi encontrada perto da ponte. Um dos veículos utilizados pelos criminosos foi incendiado e abandonado. As buscas continuam sendo feitas pela Polícia. Novas informações em seguida. 

(Foto: 97NEWS | Whatsapp)


Motociclista escapa por milagre de colisão impressionante

Quem viu a cena considerou um verdadeiro milagre o motociclista não ter sofrido maiores danos físicos, diante do forte impacto com o carro, em uma avenida de Irecê (Foto: Reprodução)

Um incrível acidente entre um carro e uma moto, na noite do sábado (21), foi gravado por uma câmera de monitoramento na cidade de Irecê, centro Norte da Bahia. Mesmo com as imagens impressionantes, de acordo com a Polícia Militar que chegou ao local rapidamente, o motociclista teve leves ferimentos na boca. Quem assistiu ao acidente ou viu as imagens, considerou ter sido um verdadeiro milagre o motociclista não ter sofrido maiores danos físicos, diante do forte impacto com o carro que fez uma conversão no meio da avenida Santos Lopes e o motorista não prestou atenção na aproximação da moto. Ainda segundo testemunhas, o rapaz que teve a moto bastante estragada depois da batida, nem precisou ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(Samu). O motorista do carro não sofreu ferimentos.



Trump não gosta da imprensa

(Foto: Reprodução)

Donald Trump não gosta da mídia, escolhe o jornalista para fazer perguntas e só responde ao que lhe parece conveniente. Não é o primeiro caso de governante vaidoso e arrogante, com aversão a repórteres e a notícias negativas. O pior é que a moda pode pegar por aqui. Cômodo e gratificante. Bons repórteres fuxicam, escavam, insistem , contestam, descobrem coisas e irritam os governantes como aconteceu esta semana com Trump e a CNN que revelou a existência do relatório de inteligência americano sobre supostas operações ilegais de agentes russos para chantageá-lo. “Você, não”, Trump agrediu o repórter na primeira coletiva como presidente. “Você publica notícias falsas”. E continuou, ” só a imprensa liga para o meu imposto de renda. O povo não dá a mínima. Notícias falsas…” O episódio trouxe lembranças nefastas ocorridas há 33 anos. Lembra o general Newton Cruz quando convocou uma coletiva em dezembro de 1983 para prestar contas sobre as medidas de emergência em vigor no país há dois meses. Logo no começo o repórter Honório Dantas , da rádio Planalto , perguntou : “A democracia sofreu um retrocesso ?”. Ouviu-se a gritaria de Nini, como era mais conhecido o então comandante militar do Planalto.

“Que retrocesso coisa nenhuma! Democracia é a aplicação da lei. Que retrocesso coisa nenhuma, isso daí é reproduzido em centenas de jornais, atinge milhões de brasileiros, uma única fonte dizendo falsidades — cada jornal reproduz como se fosse notícia sua! Vale dizer,  sai de uma maneira num jornal, sai de outra maneira em outro jornal! Isso aí fica espalhado no Brasil todo! Fonte? Uma única– e falsidade!”


O presidente João Figueiredo chamava Nini de  “o nosso Mussolini”. Que fazia jus à comparação . O general primeiro exigiu que o radialista calasse a boca, depois o empurrou  com violência e seguida enlaçou seu pescoço numa “gravata” exigindo, aos berros, um pedido de desculpas. Tudo exibido no Jornal Nacional para a posteridade.


Esta semana a FENAJ, Federação Nacional dos Jornalistas registrou 161 casos de agressões físicas , verbais e intimidações a jornalistas no ano passado, cerca de 18% a mais que em 2015 , a maioria por parte de policiais militares, guardas municipais mas , também, de manifestantes nas ruas. Dois mortos .


Jornalistas não podem se intimidar com o berro de um general, agressões de policiais ou de quem quer que seja, mesmo  vindo de um presidente dos Estados Unidos. Nenhum juiz pode exigir quebra de sigilo de suas fontes como aconteceu ano passado com o colunista Murilo Ramos da revista Época.


E não só porque os jornalistas podem derrubar um presidente como aconteceu com Bob Woodward e Carl  Bernstein que tiraram  Richard Nixon da Casa Branca ao conduzir até o fim as investigações do caso Watergate no Washington Post na década de 70.


Os detetives da democracia


Ou porque jornalistas como Martin Sixsmith descobrem uma história fantástica e escrevem um livro como “Philomena” que virou filme (Stephen Frears, 2016) sobre o convento que abrigava mães solteiras na Irlanda de 1952, separando filho e mãe em nome do pecado. Ou porque três repórteres revelam a os abusos sexuais cometidos por mais de 70 padres pedófilos na cidade de Boston em 2002, feito que também virou filme, “Spotlight” (Tom McCarthy, 2015) reproduzindo as reportagens do Boston Globe.


Se não fosse pela Folha de S.Paulo não saberíamos que ex-governador do Rio Sérgio Cabral e sua mulher Adriana Ancelmo fizeram 71 viagens, 40 oficiais e 24 a turismo durante o mandato e mesmo sete anos após. Jornalistas da Folha se deram ao trabalho de cruzar os dados da Polícia Federal na Operação Calicut quando perceberam que não mostravam as entradas e saídas do casal.


E se não fosse o repórter Lucas Martins do programa “Brasil Urgente”da Band talvez o corpo esquartejado encontrado em Cotia ainda estivesse sem reconhecimento. Foi ele que desconfiou do saco plástico azul com fecho vermelho encontrado em supermercados que atendem a população de maior poder aquisitivo. Os sacos envolviam as partes do corpo anônimo que o repórter investigava. Uma perna na estrada dos Pires, em Caucaia do Alto. Achou outros sacos. Percebeu que vestia calça Diesel. “Joguei no Google,  mais de R$600 mil”, descobriu. Em outro saco a camiseta polo de manga comprida trazia a etiqueta Ralph Lauren. Olhou a cueca branca de marca, o rosto indicando traços asiáticos. Pensava: “isso não é coisa do crime organizado, esse cara tem dinheiro, essa história vai render”. O editor não parecia convencido mas o repórter lutou até o fim para emplacar a matéria.


O corpo era de Marcos Matsunaga, morto pela mulher Elisa a 19 de maio de 2012, um sábado, um crime sem testemunha. O repórter da Band com faro apurado foi o primeiro a dar o furo. O caso está contado na revistaPiauí deste mês na reportagem “Um Caso Célebre” por Paula Scarpin.


Segundo o diretor de Jornalismo em Stanford, o economista James T. Hamilton, autor de “Democracy’s Detectives”(Harvard University Press), jornalismo investigativo gera lucros para a sociedade : “Para cada dólar investido pelo Washington Post numa reportagem investigativa envolvendo governantes, os ganhos da sociedade foram superiores a US$ 140″(Folha de S.Paulo,2/1).


Vale a pena desafiar , inclusive Donald Trump.

CONTINUE LENDO


Auditor do TCU morre afogado ao mergulhar no Lago Paranoá

(Foto: Reprodução)

O auditor Tribunal de Contas da União (TCU) Geraldo Torres Filho, de 40 anos, morreu afogado na manhã desse sábado (21), após mergulhar a uma profundidade de cerca de 30 metros, no Lago Paranoá. Torres Filho estava com quatro cilindros de oxigênio que foram apreendidos pela polícia – assim como todo o material utilizado no mergulho. “Ele utilizava um equipamento que monitorava o trajeto que fez durante o mergulho e também a velocidade que ele submergiu e emergiu. Isso vai nos ajudar a entender o que pode ter acontecido”, disse o delegado. O auditor era mergulhador desde 2003 e era casado. No local, colegas mergulhadores relataram acreditar em fatalidade. O presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, comentou o acidente. "Com muito pesar, em nome dos ministros e dos servidores do Tribunal de Contas da União, me solidarizo neste momento de luto com a família e amigos de nosso colega Geraldo Torres, que nos deixa de forma prematura e trágica, vítima de uma fatalidade."



O hotel oficial da Lava Jato

Foto: Reprodução

Serra Pelada foi durante a década de 1980 o maior garimpo a céu aberto do mundo, de onde foram extraídas, oficialmente, 30 toneladas de ouro. A extração começou em 1979, quando um pequeno sitiante, ao cavar um pé de bananeira, encontrou uma estranha pedra. Em duas semanas, aventureiros de todo o Brasil ocuparam o garimpo, inaugurando a maior corrida do ouro do século XX. Em 21 de maio de 1980, quando já havia 30 mil garimpeiros na área, o governo militar decretou que todo o ouro encontrado deveria ser vendido à Caixa Econômica Federal. A intervenção foi comandada pelo major Curió, torturador de presos políticos e assasino confesso de militantes da chamada Guerrilha do Araguaia. Nessa terra de ninguém muitos perderam a vida e uns poucos fizeram fortuna. Um deles se chamava Carlos Alberto Filgueiras. Com o ouro de Serra Pelada, Filgueiras construiu, em 2000, o primeiro hotel-boutique de São Paulo, com apenas 56 quartos, onde a diária mais barata custa, hoje, em torno de 2 mil reais. Nesses quinze anos o Hotel Emiliano e seu proprietário foram citados centenas de vezes nas mais badaladas colunas sociais, graças à sua clientela estrelada, que ia do cantor Roberto Carlos à upermodel Gisele Bundchen, para citar apenas dois. Esta semana passaram das colunas sociais às manchetes policiais com a morte de Filgueiras no acidente com seu avião, onde também viajava um de seus amigos do peito, o ministro do STF Teori Zavascki.

A tragédia abriu a caixa de Pandora.


Revelou que o Emiliano era o hotel preferido não só do impoluto ministro Teori, relator da Lava Jato no STF, mas de políticos como o senador Renan Calheiros que, numa das ocasiões em que lá se hospedou recebeu, em seu quarto, o empreiteiro Ricardo Pessoa, que lhe entregou dinheiro de propina, conforme delatou à Lava Jato; de ministros de Estado como José Dirceu, outro hóspede vip do hotel e habitué da fazenda de Filgueiras em Paraty, antes de ser preso na Lava Jato; de advogados criminalistas como Nélio Machado, defensor de Paulo Roberto Costa, o primeiro delator da Lava Jato.


Ou seja, era talvez o único lugar do Brasil onde réus, advogados e juízes da Lava Jato poderiam se encontrar sem testemunhas.


Porque todos eles preferiam se hospedar no Emiliano e não no Fasano, por exemplo, tão boutique quanto, tão chique e charmoso quanto e localizado a poucos metros, nos Jardins, o bairro mais parisiense de São Paulo é uma pergunta que só o tempo, ou talvez nem ele, poderá responder.

CONTINUE LENDO


HeLi-on é o carregador solar retrátil que cabe no seu bolso

HeLi-on possibilita que você carregue seu smartphone mesmo quando estiver fora de casa e longe de qualquer fonte de energia (Foto: Reprodução)

Você é daquelas pessoas que não conseguem ficar offline? Ou precisa apenas dar uma checada nos emails ao longo de uma viagem? Seja qual for o seu perfil, uma empresa dinamarquesa desenvolveu um aparelho sustentável para diminuir esse "problema": um carregador solar portátil que cabe no bolso de qualquer um. Batizado de HeLi-on, o carregador tem formato de cápsula. Em seu interior, há um painel solar retrátil feito com dois tipos de células solares minúsculas que são conectadas à uma bateria - esta armazena energia coletada pelos raios de sol. Por possuir uma conexão USB, o acessório é capaz de carregar a maioria dos dispositivos da atualidade, como smartphones, lanternas, câmeras, tablets, etc. Ele é capaz de coletar energia o suficiente para carregar baterias em cerca de duas horas ao sol. Se os raios solares estiverem aparecendo pouco nas redondezas de sua casa, você pode carregar o HeLi-on em uma tomada convencional e ele fornecerá energia para seus gadgets do mesmo jeito. Após coletar e armazenar a energia solar, é possível carregar os aparelhos eletrônicos mesmo com o HeLi-on retraído.  A empresa autora e distribuidora do item, a InfinityPV, afirma que o produto combina três componentes essenciais: um painel solar com bom poder de coleta, uma bateria com grande capacidade de armazenamento e componentes eletrônicos eficientes. Confira o vídeo para entender melhor o funcionamento.



Secretaria da Educação do Estado realiza nesta segunda-feira (23) o sorteio eletrônico da Educação Profissional

Foto: Claudionor Junior

A Secretaria da Educação do Estado realiza, nesta segunda-feira (23), o sorteio eletrônico para 11.748 mil vagas da Educação Profissional. O sorteio será realizado às 15h, no auditório da Secretaria, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. São ofertados 33 cursos técnicos de nível médio de 11 Eixos Tecnológicos, oferecidos nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e seus anexos, em 57 municípios baianos, nos 27 Territórios de Identidade. Das vagas ofertadas, 9.288 são para o interior do Estado e 2.460 mil para Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Somente poderá participar do Sorteio Eletrônico o estudante que se inscreveu e que tenha concluído o Ensino Médio e suas modalidades, de forma gratuita, em estabelecimentos de ensino da rede pública de Educação – no âmbito federal, estadual ou municipal – ou que tenha, comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral.



Temer tem hoje quatro opções principais para substituir Teori no Supremo

Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

Quatro nomes se destacam hoje no processo de escolha do presidente Michel Temer para ocupar a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal. Interlocutores do presidente dizem que, nesse momento, as principais opções são o ministro do STJ Luis Felipe Salomão, o tributarista Heleno Torres, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas. Contra o último existe a resistência pelo fato de ser ainda muito ligado politicamente ao grupo do senador Renan Calheiros. A opção pelo respeitado Salomão traria a vantagem de abrir outra vaga para Temer no STJ. Já Moraes tem muito apoio político e a torcida velada de pelo menos três ministros do Supremo. Já Heleno tem o conhecimento tributário a seu favor, justamente num momento em que o presidente Temer tem insistido na ideia de apresentar uma nova proposta de reforma nessa área, o que pode gerar recursos jurídicos sobre o assunto no Supremo.



Moradores da Padre José Dias questionam os entulhos deixados por empreiteira em frente ao CRAS

Os entulhos foram despejados em frente ao CRAS do São Félix (Foto: 97NEWS)

Um dos pontos que deverá ser, de agora em diante, muito mais severo no setor de infraestrutura é o despejo de entulhos em frente a obras, o que, na última gestão foi bem flexível, mas, agora, a rigidez deverá ser muito maior e os que praticarem esse procedimento irregular deverão ser rigorosamente penalizados. Nesse sentido, os moradores da Rua Padre José Dias, no bairro São Félix, trouxeram ao 97NEWS um questionamento interessante, já que, segundo eles, uma empreiteira que estava realizando as obras de reestruturação do CRAS, fez, justamente, essa ação reprovável, despejando uma grande quantidade de entulho na frente do órgão. Diante disso entramos em contato com o secretário municipal de Infraestrutura, Renato Mendonça, o qual explicou que “tenho conhecimento sim desse entulho e ele será retirado na próxima semana, só não foi ainda porque o maquinário está passando por uma reestruturação” e ainda citou que “não iremos tolerar esse tipo de procedimento seja com quem for”. Mendonça ainda descreveu que “na última gestão foi modificado o sistema do ‘bota-fora’, ou seja, do entulho que sobre das obras, o qual ficou sob a responsabilidade do município, antes era encargo do empreiteiro, que, inclusive, tinha essa atribuição inserida na planilha da obra. Isso voltará a ser norma na atual gestão, pois essa é a melhor forma de evitar que fatos como esse aconteçam”. 



Wagner é nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico

(Foto: Reprodução)

O ex-ministro e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, e outros quatro foram nomeados como novos secretários do governador do estado, Rui Costa (PT), em uma minirreforma publicada no Diário Oficial deste sábado (21). Jaque Wagner, que em novembro de 2016 já tinha sido nomeado pelo governador como coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), estrutura vinculada à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), agora ganha status de secretário ao assumir a pasta do Desenvolvimento Econômico (SDE). Houve mudanças também em outras pastas. Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), deixa o cargo Carlos Martins e assume Fernando Torres. Manoel Mendonça deixa a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o cargo será assumido por Vivaldo Mendonça.



20 de janeiro: Brumadenses comemoram o `Dia de São Sebastião´ patrono de Brumado

Foto: Luciano Santos/97News

Em Brumado, sudoeste da Bahia, aconteceu nesta terça-feira (20/1), o último dia dos festejos em homenagem ao Santo guerreiro São Sebastião. Durante toda semana foram realizadas várias atividades pela Comunidade Católica. A festa tradicional é celebrada desde a década de 1960 em homenagem ao patrono  da cidade, o qual foi eleito pelo Monsenhor Fagundes e incluiu a comemoração no calendário religioso da cidade. A Igreja Católica se prepara todos os anos para as festividades em homenagem ao santo. São realizadas novenas, leilão e no último dia, a procissão percorrendo as principais ruas do centro de Brumado. Como todos os anos a Lira Ceciliana, acompanhou todo cortejo tocando dobrados e vários temas religiosos. Após a procissão foi celebrada a missa campal.

Foto: Luciano Santos/97News


Bahia: Mais de 2 mil casos registrados da superbactéria em um ano

Foto: Divulgação

A capital baiana já registrou a morte de seis recém-nascidos devido a um surto de infecção pela bactéria Serratia Marcescens. Casos de bactérias multirresistentes, ou simplesmente superbactérias, têm se tornado cada vez mais frequentes. Apenas em 2015, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) foi notificada de 2.442 casos, contra 1.367 em 2014. A pasta ressaltou que o aumento está relacionado principalmente ao trabalho desenvolvido junto às unidades hospitalares para que sejam feitas notificações e informou que os valores de 2016 não foram fechados. Ainda assim, o número é preocupante e, segundo a própria Sesab, não corresponde à realidade, já que há subnotificação. Segundo o infectologista Robson Reis o surgimento das superbactérias está relacionado a uma série de fatores, todos relacionados ao uso inadvertido de antibióticos. “As superbactérias levam esse nome porque conseguiram desenvolver mecanismos de resistência à maioria dos antibióticos atuais”, explicou. “A gente vem falando sobre a questão do ser humano utilizando antibiótico de maneira inadvertida. Claro que outras coisas também acabam influenciando, como o uso indiscriminado de antibióticos para a produção de animais. Em algumas aves ou suínos estão utilizando antibióticos extremamente potentes para tratar diarreia para que eles possam ganhar peso mais rapidamente. Outra coisa envolve nossa cultura de se utilizar antibiótico para tudo. Hoje já temos uma legislação que só permite vender antibiótico com receita médica, mas anteriormente as pessoas utilizavam antibiótico de maneira indiscriminada. Tinha uma dor de garganta, não era um processo infeccioso, mas inflamatório, e se utilizava antibiótico, por exemplo. Isso faz com que as bactérias criem cada vez mais um mecanismo de resistência, por meio de uma seleção natural entre elas. Outra coisa é a prescrição de colegas médicos de maneira inadvertida em algumas situações. A escolha do antibiótico não foi correta, o tempo de tratamento foi exageradamente longo... Isso tudo acaba influenciando”. Não é por acaso que a maioria das superbactérias surge em unidades de saúde. Nesses locais, principalmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), os pacientes mais graves precisam de antibióticos mais fortes, chamados de amplo espectro. “Quando você usa um antibiótico de amplo espectro, que é mais abrangente, acaba tratando bactérias que não deveriam ser tratadas, então elas desenvolvem esse mecanismo de resistência”, completou o profissional. Reis ressaltou que o maior risco que envolve as superbactérias é a possibilidade de não se controlar mais infecções simples, como urinária e gastrointestinal, levando ao óbito dos pacientes.



Brumado: Pais acampam em frente de escolas municipais em busca de vagas para seus filhos

Os pais já estão montando acampamento com colchões, mesas e panelas (Fotos: 97NEWS)

Empolgados pelo slogan “Educar para Libertar”, que foi adotado pela nova gestão municipal, centenas de pais de alunos resolveram se antecipar a data estipulada para a matrícula na Rede Pública Municipal e já estão acampando em frente às unidades escolares para garantir uma vaga para seus filhos. Marcado para ter o início na próxima segunda-feira (23), o período de matrículas promete, mais uma vez, ser muito movimentado. Na noite desta quinta-feira (19), véspera de feriado de São Sebastião, a reportagem do 97NEWS esteve em uma das principais escolas do município e, por isso, talvez a mais procurada e o que se viu foi centenas de pais já na fila, os quais ficarão acampados durante o feriado para garantir a vaga para seus filhos, inclusive com colchões, mesas e fogões para fazerem as refeições. 
 

Os pais confeccionaram senhas de papelão para controlar o fluxo (Foto: 97NEWS)

 

Foi, inclusive, elaborado um sistema alternativo de senhas, as quais foram confeccionadas em papelão e já passam da casa dos 3 dígitos. Segundo as informações o município irá dar somente 50 senhas para as novas matrículas, então, como o número de pretendentes já passa dos 100, inevitavelmente, irá ter alguma espécie de conflitos.  A nossa equipe buscou contato com a Secretaria Municipal de Educação, mas ao que tudo indica os números de celulares mudaram e não conseguimos contato, além do fato de ser feriado. Em outra escola, a Zilda Neves, que também é muito procurada pelos pais, as filas e os acampamentos também estão se formando, só que, pelas informações passadas pelos pais, lá serão somente fornecidas 15 senhas para novas matrículas. Vale ressaltar que a renovação das matrículas para os alunos que já estão cursando normalmente escolas é um processo diferente e a data também será outra.  

(Foto: 97NEWS)


Lutando pela Vida: Jovem brumadense busca com o máximo de urgência uma neurocirurgia; o caso se agravou nas últimas 24 horas

O quadro do jovem se agravou muito nas últimas 24 horas (Foto: 97NEWS)

Brumado registra mais um caso grave na área de saúde, desta feita envolvendo o jovem Welwerson Gabriel Santos Meira Lino, de 24 anos, o qual, desde o último dia 14 de dezembro de 2016 começou a enfrentar um grande desafio pela vida. Ele que deu entrada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto com fortes dores de cabeça, acompanhadas de quadros convulsivos, foi transferido no dia seguinte para o Hospital de Base de Vitória da Conquista, onde, após a avaliação de um neurocirurgião, foi diagnosticado que ele estava com um tumor cerebral e que era necessária uma urgente neurocirurgia, pois existia um forte risco de morte. Como o referido hospital não oferece esse procedimento cirúrgico, Welwerson teve que retornar para Brumado no dia 23, onde começou outra grande batalha, que era conseguir um hospital especializado para a realização da neurocirurgia. No dia 30 de dezembro o município iniciou a sua busca por uma vaga por meio da Central de Regulação em Salvador, mas até o momento a vaga não foi obtida. Com o quadro se agravando, a família buscou a Justiça da Comarca de Brumado que concedeu uma liminar assinada pela juíza designada, Geysa Rocha Menezes, com pedindo de urgência dando 48 horas para que o paciente fosse transferido, sob pena de multa diária de R$ 10 mil e ainda o bloqueio das verbas públicas para o cumprimento da tutela específica concedida. 

 

Uma nova liminar foi publicada nesta quinta-feira (19)

 

Na manhã desta sexta-feira (20), a família do jovem entrou novamente em contato com o 97NEWS e informou que a uma nova liminar foi publicada, na qual foi dado o prazo de 02 horas, mas, já tinha se passado mais de 5 horas do prazo que a Justiça concedeu e liminar ainda não tinha sido atendida. Eles estão clamando para que a transferência seja feita o mais rápido possível, pois o quadro clínico de Welwerson vem piorando de forma acentuada. Nós buscamos contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas não obtivemos sucesso, pois hoje é feriado no município. Em contato com prepostos do governo municipal fomos informados que todos os esforços para se obter um hospital para a realização da cirurgia estão sendo feitos, mas que, até o momento não foi dado o retorno por parte da Central de Regulação. Ressaltou-se também que não se pode colocar o paciente numa ambulância e sair a esmo à procura de um hospital, pois a situação de saúde dele é bem delicada. Enquanto isso o drama do jovem brumadense continua e caminha para à espera de um milagre, pois o sistema de saúde pública no Brasil, na Bahia e em Brumado ainda está muito distante do ideal. A família pede para que todos possam estar intercedendo pela vida de Welwerson realizando correntes de orações, pois ele sempre foi um jovem alegre e cheio de vida (foto abaixo).

(Foto: 97NEWS)


Brumauto: 20 de janeiro – Dia Nacional do Fusca

Foto: Divulgação

O modelo, que completa 71 anos do início de sua produção na Alemanha em 2017, foi líder de mercado no Brasil por 24 anos consecutivos. Ele teve 3 milhões de unidades produzidas aqui, todas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A primeira produção dele foi de 1959 a 1986. A pedido do presidente da república da época, Itamar Franco, ele voltou a ser produzido em 1993, apenas com motor movido a etanol, e teve a produção interrompida novamente em 1996. No mundo todo, o Fusca deixou de ser produzido em 2003, na fábrica de Puebla, no México. Apesar disso, duas releituras do veículo surgiram, o New Beetle, em 1998, e o Fusca, com o nome que tinha em cada mercado resgatado, em 2012.