ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2017"

Brumado: A simbologia que está por trás da marca ‘Educar para Libertar’

A nova logomarca da administração municipal de Brumado (Reprodução)

A nova gestão que irá comandar os destinos de Brumado, a qual tem a frente o engenheiro Eduardo Vasconcelos, irá ter na Educação a sua prioridade e, diante disso, o slogan e a logomarca oficial foram divulgados, mas ainda não foram bem interpretados pela população, que começa a questionar o significado do slogan “Educar para Libertar”. Visando ampliar as discussões o 97NEWS resolveu buscar decifrar a mensagem que está por trás da filosofia que irá reger o município nos próximos 4 anos.


Partindo da prerrogativa de que o atual gestor além de engenheiro é também psicopedagogo, tendo a característica de ser um “devoto” da filosofia de Paulo Freire, então, com isso, a primeira parte da charada já estaria decifrada, já que o mestre que revolucionou a Educação a partir dos anos 60, ficando mundialmente famoso, tinha como uma de suas frases celebres “A educação como prática da liberdade, ao contrário daquela que é a prática da dominação, implica a negação do homem abstrato, isolado, solto, desligado do mundo, assim também a negação do mundo como uma realidade ausente dos homens”.  Então, logo, o slogan “Educar para Libertar” é baseado nos ensinamentos de Paulo Freire que garantiu, por meio de sua obra fantástica que a Educação tem o caráter libertador e não domesticador, como o modelo tradicional da educação. Seria uma prática educativa capaz de libertar o homem de toda situação de opressão, ao qual se encontra sujeitado, através da libertação de sua consciência, tornando-o um sujeito crítico e reflexivo capaz de transformar sua realidade e inserir-se na sociedade de forma efetiva.


Nesse contexto podemos arriscar a afirmar que a Educação Libertadora proposta por Paulo Freire, poderá se constituir num importante instrumento de emancipação do homem diante da opressão, mas, isso implicaria num questionamento inevitável de qual seriam as forças opressoras das quais os estudantes brumadenses deverão se libertar.

 

No contexto social, podemos conjecturar que a Educação é o meio mais eficiente para fazer com que a consciência seja despertada assim que o conhecimento começa a ser absorvido, ou seja, somente por esse meio é que as crianças e adolescentes poderão trilhar um caminho positivo, distante das drogas e da criminalidade que busca a dominação, pois um ser consciente não se deixa dominar por coisas tão destrutivas.

 

A logomarca que foi criada por um designer local mostra o nascer do sol, que traz luz e calor, em meio a um livro que tem a forma de uma serra, possivelmente a Serra das Éguas cobertas de brumas, pode ser traduzida como o despertar para o conhecimento, que irá buscar transformar todas as escolas municipais em Tempo Integral, outra filosofia freiriana. Além disso deverão se concentrar esforços para magnetizar junto ao Estado e a União, novas conquistas educacionais para o município que no âmbito da educação superior, tem apenas dois cursos públicos (Direito e Letras) que são oferecidos pela Uneb de Brumado. Vale ressaltar também que a unidade do IFBA ainda está em fase de implantação, o que poderá trazer novas oportunidades para os jovens.

 

Em suma, a população de Brumado poderá esperar novos tempos para o município na área educacional, o que trará novas oportunidades para a aquisição do primeiro emprego e, consequentemente, o desemprego, principal “inimigo” a ser combatido, deverá sistematicamente ser diminuído.

 

Então que a Educação traga a Libertação e a Esperança de dias melhores, já que estamos diante da pior crise financeira de nossa história que ainda continua destruindo sonhos. Que a positividade, mesmo em meio a este momento de negatividade, venha a ser construída pela busca do conhecimento que é o maior bem que um ser humano pode possuir. 

 

Por Daniel Simurro | 97NEWS



Paraíba: Cavalo se despede do dono morto em acidente e comove velório

Foto: Reprodução/WhatsApp/97news

Um cavalo comoveu a família e os amigos do vaqueiro paraibano Wagner Figueiredo de Lima, que morreu em um acidente de moto na madrugada do último dia 1º deste mês. O animal foi levado para se despedir do dono e ao ser colocado próximo ao veículo onde estava o corpo, deitou a cabeça sobre o caixão, um momento que chamou a atenção de todos que foram ao velório de Wagner de Lima. O enterro do vaqueiro aconteceu na tarde desta terça-feira (03/01) na cidade de Cajazeiras, Sertão da Paraíba. “Esse cavalo era tudo para ele [Wagner], era como se o cavalo soubesse o que estava acontecendo e quisesse se despedir. Durante todo o trajeto até o cemitério ele relinchava e batia com as patas no chão”, disse Wando de Lima, irmão de Wagner. Foi Wando quem teve a ideia de levar o cavalo para o enterro do irmão e organizou as homenagens junto com outros vaqueiros e amigos de Wagner. Com a morte do irmão, Wando de Lima disse que vai assumir a responsabilidade de manter e cuidar do animal. Segundo ele, o cavalo que já estava há oito anos com Wagner vai ficar “para sempre” com a família. Wagner de Lima Figueiredo tinha 34 anos e além de vaqueiro era funcionário da Prefeitura de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. Wagner morreu na madrugada do último dia 1º deste mês em um acidente de moto no estado do Rio Grande do Norte. Ele estava sozinho na motocicleta no momento do acidente e chegou a ser socorrido para um hospital da cidade de Mossoró, onde passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. (Por G1)

Veja o vídeo:



Mato Grosso: Ex-gari eleito a prefeito vai de bicicleta para solenidade de posse

Ele usou bicicleta para percorrer casas de eleitores durante a campanha (Foto: Arquivo pessoal)

Ex-gari, o prefeito eleito em Santo Afonso, em Mato Grosso, Joabe Almeida, usou a própria bicicleta para ir à solenidade de posse no último domingo (1º). O trabalhador foi eleito para chefiar o município de pouco mais de 2 mil habitantes, com 1.088 votos. Ele deixou a profissão há um ano. Joabe fez o trajeto de quase 1 km (da casa dele até o local do evento) com o filho na garupa. Ele diz que resolveu usar o meio de transporte, que foi usado na campanha, no momento em que realiza um sonho. "A bicicleta faz parte da minha história. Fiz toda a minha campanha em cima dela. Não me esqueço da minha origem humilde e achei essa uma forma de mostrar isso”, afirmou. Ser eleito prefeito era um dos sonhos da vida do ex-gari, que já exerceu a função de coveiro e garimpeiro. “Me sinto realizado hoje e quero demonstrar com o meu trabalho que o dinheiro do povo pode ser valorizado’, disse. Antes de ser empossado no cargo, Joabe contou que já começou a cuidar da cidade e convocou um mutirão de limpeza nos bairros. Com a ajuda de amigos, retirou entulhos, limpou terrenos e calçadas. 



Nicolas Kauã é o primeiro bebê a nascer em Brumado no ano de 2017

O pequeno Nicolas Kauã com a sua mãe Jenniffer (Foto: Luciano l 97NEWS)

Ano novo traz renovação e esperança e nada melhor que a celebração da vida para simbolizar esse momento tão especial. Então nessa atmosfera de positividade Brumado celebrou a chegada do seu primeiro bebê, o pequeno Nicolas Kauã que nasceu às 03h20m da madrugada no Hospital Magalhães Neto. Primeiro filho do jovem casal Jeniffer Morais da Silva e Jean Clayton Santana de Souza, os quais são moradores do Conjunto Residencial Brisa IV, ele foi recebido com muita festa e alegria. Saudável, Nicolas Kauã nasceu com 2,8 kg e 48 centímetros e trouxe uma grande alegria para a família que comemorou duplamente a chegada do ano novo. 



Ney Trindade realiza a Choppada Privilege; Novidade do carnaval de Rio de Contas

Foto: Divulgação

O empresário e promotor de eventos Ney Trindade, que tem realizado grandes eventos em Livramento, agora está com um projeto inovador que promete ser o diferencial nos eventos carnavalescos de Rio de Contas - BA. O tradicional carnaval Riocontense nunca recebeu antes, durante todos esses anos, um evento desse porte, com som e iluminação de última geração, estrutura de alto padrão e ornamentação planejada. Além do sistema All Inclusive que garante bebida e alimentação totalmente OPEN para todos os pagantes. A Choppada Privilege, como já foi nomeado, vem aí para mudar totalmente o conceito de carnaval que os foliões estão habituados a ver. Uma das atrações já confirmadas pelo promoter, é o ex integrante da conhecida banda de forró Calcinha Preta, o famoso Príncipe da Balada, Marlus Viana, que agora está seguindo carreira solo e cantando por todo Brasil com o seu grande sucesso "Balada Prime". O cantor promete agitar o evento que está sendo planejado a todo vapor. Ney Trindade em parceria com André Leite da É SHOW Estruturas tem o intuito de trazer a toda população da localidade, da região e a todos que presenciam seus eventos, um novo conceito de festa, mostrando a inovação, a qualidade, e claro, o compromisso com o público! A Choppada Privilege, na sua primeira edição, será realizada no Espaço Soraya, em Rio de Contas e Ney Eventos e É SHOW Estrutura garantem a todos: " O carnaval de Rio de Contas nunca mais será o mesmo!" Aguardem novidades!



UTI de Brumado: Sonho, pesadelo ou realidade?

A UTI de Brumado já tem placa, mas ainda falta um longo caminho para o seu funcionamento (Foto: Carlos Silva | 97NEWS)

A vida humana deveria ser o bem mais valioso para os governantes, mas, infelizmente, não é dessa forma que os que comandam a nossa sociedade agem, pois, um misto de negligência e sagacidade permeia as intenções daqueles que querem obter a glória com algo que deveria ser um ato de amor ao próximo. Mesmo que para muitos essa seja apenas uma elucubração filosófica, a vida real acaba atestando que isso é cada vez mais comum, pois várias situações mostram que a frieza em tratar uma questão tão séria é uma retórica que não está muito distante. Em Brumado temos um exemplo típico dessa metodologia que é a Unidade de Terapia Intensiva, a tão desejada UTI, que de sonho, pode estar se transformando em pesadelo. Objeto de desejo por parte dos governantes, pois, como já frisamos, ela é uma das armas mais eficazes na manutenção da vida, no caso de Brumado, ele já se tornou em uma grande incógnita, tendo ainda inúmeras incertezas sobre si. Vários fatos corroboram para isso, pois, primeiramente se anunciou a vinda do governador Rui Costa para vir fazer a inauguração da unidade que fica no complexo do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Só que isso não aconteceu e o governador acabou não vindo, o que gerou uma frustração popular, pois o anseio é de que a unidade entrasse logo em funcionamento. Só que a realidade da crise que afeta a Saúde no Estado da Bahia é muito maior do que se imagina, pois com 417 municípios, existem apenas 1.270 leitos de UTI disponíveis, o que é um déficit altíssimo que acaba sendo um grande desafio para o governo. O desespero de famílias que acabam tendo membros que necessitam com urgência de uma internação em uma UTI é tão grande, que alguns viajam milhares de quilômetros em busca de uma vaga, numa verdadeira “via crucis” que na grande maioria das vezes tem final infeliz, já que a escassez de vagas é muito alta. O Ministério Público, como no caso de Brumado, vem intercedendo pelas famílias, tanto que em 2016 o número de pedidos nesse sentido bateu recorde no âmbito local, mas também sem muito sucesso, como foi o caso do pedreiro José Fernandes Moço (56), o qual, após esperar por cerca de 5 dias uma vaga em uma UTI, não resistiu e veio a falecer causando uma comoção muito grande. 
 


O futuro da UTI de Brumado ainda é muito incerto, pelo menos nesse primeiro momento, já que apesar de entregue à população de uma forma muito tímida, sem pompa nem festa, tendo já os equipamentos instalados, - o que é já um avanço -, ainda existe um longo caminho a percorrer, porque somente os aparelhos não podem salvar as vidas, pois é preciso uma equipe de alta complexidade, formada por médicos muito capacitados, o que é uma missão das mais desafiadoras, porque Brumado ainda não tem a representatividade que deveria para que o processo fosse bem mais dinâmico, não podendo ser esquecidas as dificuldades geográficas e a falta de um aeroporto. Certo é que, existe o avanço, os equipamentos já estão instalados, a UTI já foi entregue, mas a grande pergunta é quando ela irá entrar realmente em funcionamento? O processo é árduo, mas existe sim a esperança, já que a atual gestão se comprometeu a fazer os sacrifícios que forem necessários para colocar a unidade em funcionamento, mas, infelizmente, não depende só da gestão local, pois somente com uma atuação tripartite (União, Estado e Município) nesse primeiro momento é que a UTI de Brumado será uma realidade como na foto acima. Então, em meio à uma forte crise econômica que assola o país, pensar que a unidade entrará em funcionamento em 2017 seria de um otimismo transcendental, então, o mais provável é que, como 2018 será ano eleitoral, é bem capaz que ela entre em funcionamento, tendo ainda sobre si o desafio da manutenção que poderá ser feita através de um consórcio de municípios, pois, se a conta que é bem salgada for toda de Brumado, não existe praticamente possibilidade, pois os custos são altíssimos e vale ressaltar que o município não precisa somente de UTI, pois existem também outras demandas urgentes. Então entre o sonho e pesadelo, é preferível ficar com a realidade, que, apesar dos desafios do caminho, mostra que poderemos ter uma UTI funcionando e salvando vidas em Brumado como a do Hospital Dom Malan em Petrolina, que é um exemplo para a região nordeste (foto abaixo). 

(Foto: Reprodução)


Rio de Janeiro: Filho de Fátima Bernardes e William Bonner sofre acidente de carro e passa bem

Vinícius Bonemer, de 19 anos, e o amigo Giuliano Costa voltavam para casa após passar o réveillon em Búzios (Foto: Polícia Militar)

Vinícius Bonemer, filho dos jornalistas Fátima Bernardes e William Bonner, de 19 anos, se envolveu em um acidente de carro na manhã desta terça-feira (03/01). Segundo o Corpo de Bombeiros, o carro em que estavam bateu em um caminhão e um ônibus, na rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), entre Búzios e Cabo Frio, na Região do Lagos. De acordo com militares, Vinícius e um amigo, identificado como Giuliano Costa, foram levados para a Unidade de Pronto-Atendimento de Tamoios, distrito de Cabo Frio. Segundo informações, o filho dos jornalistas passa bem e já teve alta, enquanto Giuliano tem o estado de saúde mais delicado e foi levado para o Hospital Santa Izabel. Funcionários do hospital, afirmam que se trata do sobrinho de Fátima e William. De acordo com as fontes do colunista Leo Dias, os dois haviam passado o réveillon em Búzios e voltavam para casa, no Rio de Janeiro, quando aconteceu o acidente, por volta das 8h.  A apresentadora Fátima Bernardes estaria na cidade acompanhando o caso. Procurada, a assessoria de imprensa da jornalista não comentou sobre o acidente.



Comerciantes brumadenses irritados com queimada no centro da cidade

O flagrante feito pela nossa equipe (Foto: 97NEWS)

As queimadas ainda são muito comuns em Brumado, não só aquelas que envolvem questões relativas à agricultura, mas também as que têm o lixo e produtos tóxicos como elementos corrosivos, as quais, na maioria das vezes acontecem em locais próximos ao centro da cidade. Isso ocorreu já na tarde desta terça-feira (03) num galpão onde funcionava a Comar, que fica ao lado do extinto Shopping Áppio. Não se sabe ainda a autoria, mas o incêndio acabou causando grandes transtornos principalmente aos comerciantes da região, já que a fumaça era bem tóxica. A nuvem escura produzida dava para ser avistada de longe (foto abaixo), o que mostra que a quantidade de material que entrou em combustão era grande. Esse tipo de ação fica sem punição, o que facilita a vida dos infratores. Várias foram as reclamações que chegaram à nossa redação de que os órgãos ambientais sejam mais atuantes para combater esse tipo de ação.

(Foto: 97NEWS)


Brumado: Matrícula nas escolas estaduais será de 24 a 31 de janeiro

Foto: Arquivo/97news

A matrícula na rede estadual de ensino será realizada de 24 a 31 de janeiro para os estudantes regularmente matriculados nas escolas estaduais que irão mudar de escola e os novos estudantes que desejam ingressar na rede. O primeiro dia de matrícula (24/01) é direcionado ao estudante da rede estadual de ensino nas seguintes situações: deve mudar de escola porque a atual não oferece a série subsequente, não renovou a matrícula no período determinado ou mudança de domicílio. Entre os dias 25 e 26/01, a matrícula é para os concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, regularmente matriculados na rede pública municipal no ano letivo de 2016, em razão das escolas não oferecerem a série subsequente. Alunos novos - A matrícula de novos estudantes que forem cursar qualquer série do Ensino Fundamental acontece no dia 27 de janeiro e do Ensino Médio e suas modalidades, nos dias 30 e 31 de janeiro, devendo ser realizada presencialmente em qualquer unidade da rede estadual de ensino. Documentos necessários – Para a matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo histórico em até 30 dias); original e cópia da certidão de registro civil ou da carteira de identidade (RG); original e cópia do CPF, original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel e IPTU. O ano letivo de 2017 na rede estadual começa no dia 06 de fevereiro. De acordo com o calendário escolar divulgado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, serão realizados 200 dias letivos. O recesso para o Carnaval será de 24/02 a 1º de março, o recesso da Semana Santa, de 13 a 16 de abril, e o recesso junino, de 22 a 25 de junho. O último dia letivo será 13 de dezembro de 2017. (Por: Ascom-Secretaria da Educação do Estado da Bahia)



Polêmica: 'Eu sou da macumba sim', afirma Daniela em show onde ela defendeu eleições diretas para o Brasil

(Foto: Reprodução)

Com mais de duas mil apresentações e 19 álbuns que marcam sua carreira, Daniela Mercury fez seu show na Praça Cairu, neste domingo (1), mostrando a sua trajetória na música e deixando pedidos de “resgate da democracia”. "Esse é um ano de reconstrução. Estamos perdendo nossos direitos. Vamos ter cuidado. Queremos eleições diretas", alertou. Entre uma música e outra, a cantora repudiou a aprovação da PEC do teto dos gastos e parabenizou os estudantes que ocuparam as escolas públicas do país. “Eu sou da macumba sim”, disparou Daniela antes de cantar a música “Rainha do Axé”. Os fãs da cantora e os demais presentes na Arena que traz o nome de Daniela acompanharam um espetáculo musical com clamor de reforma política, onde a artista iniciou dançando ao som de uma música clássica tocada pelo pianista Ricardo Castro. No fundo do palco, imagens dos álbuns da cantora foram expostas em cada canção que as representavam, como "O canto da cidade", "Feijão com arroz" e "Rainha Má", cantadas durante um show de 2h30. 



Polêmica: Após decreto 'anti-macumba', religiões afro vão processar prefeito de Guanambi

Prefeito será alvo de ação de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça da Bahia, após “dar as chaves da cidade para Deus”.(Foto: Reprodução)

O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães (PSB), causou polêmica em seus primeiros atos publicados no Diário Oficial do Município. O decreto de número 1/2017 da sua gestão entrega a chave da cidade a Deus. O ato chamou a atenção de seguidores de outras religiões e o fato pode ser alvo de uma ação de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça da Bahia por parte do Ministério Público estadual. O documento foi assinado pelo prefeito como irrevogável, no entanto pode estar ferindo o princípio da laicidade, uma vez que o município é composto por cidadãos de uma pluralidade de religiões, além de pessoas que não possuem nenhuma religião. Decreto é idêntico ao assinado pela prefeita de Sapezal no Mato Grosso, a prefeita Ilma Barbosa, declarando que não gosta do candidato que a derrotou nas urnas e por isso resolveu “entregar para Deus”. (Por 96FM Guanambi)



Polícia Civil está a procura de arrombador de estabelecimentos comerciais em Brumado

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil de Brumado divulgou para a imprensa regional a foto de um homem suspeito de fazer vários arrombamentos em estabelecimentos comerciais no município. A população pode fazer denúncias pelo telefone 3441-8443. O homem possui uma tatuagem que cobre a totalidade do braço direito. A tatuagem tem um formato de um dragão. As informações e o nome de quem fizer a denúncia serão mantidos em sigilo absoluto. 



Brumado: Nem na virada do ano os assaltantes deram trégua

O Bairro Nobre vem sendo um dos alvos preferidos dos assaltantes em Brumado (Fotomontagem: 97NEWS)

Realmente está se tornando um grande desafio para as mulheres andarem pelas ruas de Brumado sem serem assaltadas, pois os criminosos voltaram a intensificar as suas ações nesse sentido. A página policial na cidade mostrou que nem na virada do ano os meliantes deram trégua, pois foi registrado um assalto às 03h na Rua Donizete M. Meira, no Bairro Nobre, onde dois assaltantes em um moto, sendo que o garupa estava armado, renderam uma mulher que estava transitado na via, levando a sua bolsa com um Iphone 5, vários cartões bancários, estojos de maquiagem e a quantia de R$ 250,00. Como a via é onde fica localizado o Clube Social de Brumado, onde estava sendo realizada uma Festa de Réveillon, os indícios são de que a vítima estava saindo da festa quando foi abordada. Vale ressaltar que o Bairro Nobre vem sendo um dos locais preferidos dos assaltantes, o que faz com que os moradores redobrem os seus cuidados ao transitarem pelas vias do referido local. 



Brumado: Adolescente de 13 anos tem facebook hackeado; conteúdo pornográfico foi exposto

Estão cada vez mais comuns as invasões a perfis do facebook em Brumado (Foto Ilustrativa)

Estão cada vez mais comuns os casos de invasões de hackers a perfis de brumadenses no Facebook. Um cabeleireiro famoso na cidade foi uma das vítimas recentes, o qual relatou que o seu perfil foi invadido e fotos pornográficas foram adicionadas à sua linha do tempo. Desta feita, a última vítima foi uma adolescente de 13 anos, a qual foi alvo de uma ação mais ampla, já que a exposição pornográfica foi intensa, com inúmeras fotos e vídeos sendo publicados. Outra situação constrangedora foi que o invasor se passou pela adolescente e manteve conversas com várias pessoas que acreditar que ela era mesmo. O caso foi registrado na 20ª Coorpin e já foi aberta uma investigação para buscar prender o autor ou autores da invasão. A Polícia recomenda que não se abra perfis de redes sociais em computadores que são usados por várias pessoas ou mesmo em celulares alheios, o que facilita a invasão. 



Brumado: Cocos jogados na beira da pista são registrados pelo pessoal da caminhada

A imagem é negativa para a cidade (Foto: Whatsapp | Leitor 97NEWS

Apesar de alguns avanços na área ambiental, Brumado ainda sofre com a falta de consciência de várias pessoas, as quais ainda são capazes de vários atos de agressões ao meio ambiente. O 97NEWS sempre buscou dar a sua contribuição nessa área, reportando vários casos que acabam comprovando que há um longo caminho pela frente para que o município venha a ter uma responsabilidade ecológica funcional. Casos como os entulhos jogados terrenos e muitas vezes em locais de mananciais (clique) ainda são comuns no município. Uma nova denúncia chegou à nossa redação na manhã desta terça-feira (03), onde o pessoal da caminhada, logo nas primeiras horas do dia registrou um monte de cascas de cocos jogadas na beira da pista da BR-030 logo após a Arca Adonae. Apesar de muitos acharem que é lixo orgânico, no mínimo, a ação causa um aspecto negativo na entrada da cidade. Segundo os caminhantes os cocos foram jogados por uma F-350 prata. Espera-se da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que seja adotada uma postura mais rígida de combate a este tipo de ação pela nova gestão. 



Mês de férias requer atenção contra acidentes elétricos

Foto: Divulgação

O mês de janeiro é também o período em que as crianças estão de férias, em casa. O ambiente doméstico, no entanto, esconde armadilhas que comprometem a segurança com energia elétrica e que podem ser evitadas. Com a finalidade de orientar as famílias, a Coelba recomenda atenção redobrada dos pais ou responsáveis para prevenir e evitar acidentes domésticos e alerta a população para alguns cuidados que garantem a segurança dos pequenos e tranquilidade dos adultos. A primeira ação, e a mais básica, é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, caso muito comum devido à curiosidade das crianças. “Usar o “T” (benjamim) e extensões de maneira definitiva também é perigoso. Além de sobrecarregar as tomadas, pode causar curtos-circuitos e incêndios”, explica Ramon Lacerda, gerente de Segurança do Trabalho da Coelba. 

Sempre que for utilizar equipamentos, como a geladeira, é preciso estar atento para não manuseá-la com os pés descalços e nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina ou na praia, uma vez que é comum as pessoas saírem molhadas e abrir freezers e refrigeradores. Ramon Lacerda adverte que água e energia não combinam. Nessas áreas molhadas, a Coelba lembra a obrigatoriedade da instalação do condutor de aterramento, mais conhecido como “fio terra”, conforme exigência da NBR 5410 (Instalações Elétricas em Baixa Tensão). Equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário pode representar perigo de choque elétrico. Outro alerta importante são os cuidados com as pipas, uma das brincadeiras mais comuns nas férias de verão. Praticar em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte por meio de descarga elétrica. A brincadeira deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos. O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos causando a interrupção do fornecimento de energia. Outro perigo são as linhas com cerol que podem danificar os fios além de oferecer riscos à população, principalmente os motociclistas. Pokemón Go - A Coelba alerta, também, aos usuários do jogo Pokemón Go sobre os riscos de caçar os monstros virtuais próximos da rede elétrica e dentro de subestações de energia. A empresa lembra que apenas profissionais capacitados e a serviço da concessionária estão autorizados e aptos a subir em postes e entrar em instalações de acesso restrito do sistema elétrico. A empresa adverte que os cuidados também devem ser adotados em ambientes internos. As pessoas devem ficar atentas e se manter distantes de quadros de energia e subestações internas, mais conhecidas como casas de força, responsáveis pelo suprimento de energia prédios e condomínios. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica. “A energia elétrica proporciona benefícios como bem-estar e conforto para toda a família, desde que utilizada corretamente. Mas, para isso, é preciso que a população esteja atenta às consequências que o uso indevido pode acarretar. O senso do uso seguro e eficiente deve ser uma constante no convívio familiar. Seguro no sentido de prevenir acidentes e eficiente no combate ao desperdício”, destaca Ramon Lacerda. Em paralelo aos alertas realizados em períodos de férias, a Coelba promove orientações junto à população que reside próximo às subestações, em associações de moradores, entidades de classe e em escolas públicas, durante todo o ano. Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e  providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Nunca se deve tocar ou tentar resgatar a vítima sem ter a certeza de que a fonte alimentadora da energia está desligada. Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente à Coelba através do telefone gratuito 0800 071 0800.

 

Principais dicas para evitar acidentes elétricos com crianças:


 
1. Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados; 
2. Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas; 
3. Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão do Inmetro ou utilize protetores; 
4. Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio; 
5. Fique atento: usar o “T” (benjamim) ou extensões, em caráter definitivo, é perigoso, podendo causar curtos circuitos e incêndio; 
6. É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a Coelba. 
7. Para soltar pipas procure lugares abertos, afastados da rede elétrica. Além disso, não use cerol ou fio metálico. 
8. Energizar cercas, muros ou portões pode causar acidentes. 
9. Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais; 
10. Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la; 
11. Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios; 
12. Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes; 
13. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

 

 

CONTINUE LENDO


Guanambi: Primeiro decreto do prefeito ‘cancela trabalhos de macumba’ feitos na Prefeitura

“Declaro que esta cidade pertence à Deus (…) cancelo em nome de Jesus todos os pactos espirituais realizados com outros deuses”, diz o decreto assinado por Jairo Magalhães (PSB).(Foto: Divulgação)

O primeiro ato oficial de Jairo Magalhães (PSB), prefeito de Guanambi, foi assinar um decreto que “Entrega a Chave da Cidade ao Senhor Jesus Cristo”.O ato também “cancela, em nome de jesus, todos os pactos realizados com qualquer outro Deus ou entidades espirituais”. O decreto Nº1 de 2017 foi publicado no fim da tarde na versão on line do Diário Oficial do Município. O prefeito entrega ainda “todas as forças do mau” ao senhor Jesus Cristo e coloca todos os departamentos da prefeitura sobre a tutela de Deus. O documento é assinado pelo prefeito como irrevogável, no entanto pode estar ferindo o princípio da laicidade, uma vez que o município é composto por cidadãos de uma pluralidade de religiões, além de pessoas que não possuem nenhuma religião. A primeira edição do diário oficial da gestão de Jairo Magalhães ainda trouxe os decretos de nomeação dos secretários e apostilamentos de contratos. O decreto é idêntico ao assinado pela prefeita de Sapezal no Mato Grosso, a prefeita Ilma Barbosa assinou o ato no dia 19 de Dezembro de 2016. Ilma declarou que não gosta do candidato que a derrotou nas urnas e por isso resolveu “entregar para Deus”. // 96FM Guanambi.



Brumado: Ao tentar colocar fogo na casa da mãe, menor em fúria tem que ser imobilizado e autuado pela Polícia

(Fotomontagem: 97NEWS)

O ano de 2017 se iniciou com a comprovação de uma tendência social em Brumado, a qual traz uma grande preocupação, já que os casos envolvendo menores de idade são cada vez mais comuns. Por volta das 09h uma denúncia anônima feita ao 190 revelava que um menor estava totalmente descontrolado e ameaçava atear fogo numa residência no Bairro São Jorge. Chegando ao local, os policiais constataram a veracidade da denúncia, onde um adolescente de 15 anos de idade, em completo estado de fúria já tinha quebrado vários objetos na casa de sua mãe e, ainda por cima, ameaçando colocar fogo na residência. Com muita habilidade, os policiais militares tiveram que imobilizar o menor, que resistiu de forma intensão à ação. Ele foi trazido para a DP para passar pelas medidas cabíveis. Casos como vêm aparecendo com muita frequência na cidade, especialmente nos bairros periféricos, o que mostra que existe um grande abismo social para ser preenchido, já que os programas sociais nesta área ainda são muito poucos ou até inexistentes, o que acaba favorecendo de forma intensa o crescimento da criminalidade no município, pois os adolescentes se mostram muito vulneráveis e presas fáceis para os bandidos.  



Prefeito Eduardo Vasconcelos faz sua primeira reunião de trabalho na manhã desta segunda-feira (02)

A Sala de Treinamento ficou lotada de funcionários para a primeira reunião da nova gestão (Foto: Divulgação)

Confirmando a tese de que nada supera a força do trabalho, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) realizou na manhã desta segunda-feira (02) a sua primeira reunião oficial no comando da Prefeitura Municipal de Brumado. Ao lado do seu secretariado, o gestor reuniu o corpo de funcionários na sala de treinamento para começar a apresentar o seu planejamento. Repetindo as duas palavras que irão nortear o início de sua terceira administração à frente do município, que são Esperança e Coragem, ele fez questão de reafirmar o seu compromisso pela supremacia do bem comum e convocou a todos para atuarem ativamente nesse sentido. Ressaltando que a Educação será a prioridade de sua gestão, tanto que o slogan escolhido foi “Educar para Libertar”, Eduardo relatou que a conjunção de forças, inclusive com os outros poderes constituídos, será fundamental para que o planejamento possa ser executado em sua plenitude. O vice-prefeito Édio Pereira (PC do B) esteve presente à reunião, projetando que a sintonia e o diálogo produtivo serão também as marcas desta nova gestão. O clima foi de positividade e a convocação foi para que todos arregacem as mangas e se dediquem ao trabalho com todo o empenho possível visando a superação aos efeitos da forte crise econômica que vem atingindo o Brasil, que teve como um dos principais prejudicados, justamente os municípios, os quais vêm perdendo sistematicamente as suas arrecadações.

 

 



Brumado: Mantendo a escrita, drogas são apreendidas antes de virada do ano pela Polícia

Na primeira ação foram apreendidos cerca de 6kg de substância análoga à maconha (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Duas ações distintas, sendo uma na última sexta-feira (30) e a outra no sábado (31), marcaram a página policial no final de ano em Brumado. A primeira ocorreu nas proximidades da Rua Princesa Isabel, no Bairro do Mercado, onde policiais militares após observarem atitudes suspeitas de um grupo de indivíduos, os quais percebendo que iam ser abordados fugiram em louca disparada. Dando continuidade à ação, os policiais usando táticas especiais de rastreamento, acabaram encontrando num matagal nas margens do Rio do Antônio, 8 tabletes e várias trouxinhas de uma substância análoga à maconha, perfazendo um total de 6 quilos. No dia seguinte a apreensão foi após um patrulhamento específico na Rua Henrique Caldeira, foram autuados dois elementos, os quais estavam de posse de 69 pinos de uma substância análoga à cocaína (foto abaixo). Por fim a escrita de que Brumado é um polo regional de distribuição de substâncias entorpecentes se confirmou mais uma vez. 

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)