Brumado: A simbologia que está por trás da marca ‘Educar para Libertar’

A nova logomarca da administração municipal de Brumado (Reprodução)

A nova gestão que irá comandar os destinos de Brumado, a qual tem a frente o engenheiro Eduardo Vasconcelos, irá ter na Educação a sua prioridade e, diante disso, o slogan e a logomarca oficial foram divulgados, mas ainda não foram bem interpretados pela população, que começa a questionar o significado do slogan “Educar para Libertar”. Visando ampliar as discussões o 97NEWS resolveu buscar decifrar a mensagem que está por trás da filosofia que irá reger o município nos próximos 4 anos.


Partindo da prerrogativa de que o atual gestor além de engenheiro é também psicopedagogo, tendo a característica de ser um “devoto” da filosofia de Paulo Freire, então, com isso, a primeira parte da charada já estaria decifrada, já que o mestre que revolucionou a Educação a partir dos anos 60, ficando mundialmente famoso, tinha como uma de suas frases celebres “A educação como prática da liberdade, ao contrário daquela que é a prática da dominação, implica a negação do homem abstrato, isolado, solto, desligado do mundo, assim também a negação do mundo como uma realidade ausente dos homens”.  Então, logo, o slogan “Educar para Libertar” é baseado nos ensinamentos de Paulo Freire que garantiu, por meio de sua obra fantástica que a Educação tem o caráter libertador e não domesticador, como o modelo tradicional da educação. Seria uma prática educativa capaz de libertar o homem de toda situação de opressão, ao qual se encontra sujeitado, através da libertação de sua consciência, tornando-o um sujeito crítico e reflexivo capaz de transformar sua realidade e inserir-se na sociedade de forma efetiva.


Nesse contexto podemos arriscar a afirmar que a Educação Libertadora proposta por Paulo Freire, poderá se constituir num importante instrumento de emancipação do homem diante da opressão, mas, isso implicaria num questionamento inevitável de qual seriam as forças opressoras das quais os estudantes brumadenses deverão se libertar.

 

No contexto social, podemos conjecturar que a Educação é o meio mais eficiente para fazer com que a consciência seja despertada assim que o conhecimento começa a ser absorvido, ou seja, somente por esse meio é que as crianças e adolescentes poderão trilhar um caminho positivo, distante das drogas e da criminalidade que busca a dominação, pois um ser consciente não se deixa dominar por coisas tão destrutivas.

 

A logomarca que foi criada por um designer local mostra o nascer do sol, que traz luz e calor, em meio a um livro que tem a forma de uma serra, possivelmente a Serra das Éguas cobertas de brumas, pode ser traduzida como o despertar para o conhecimento, que irá buscar transformar todas as escolas municipais em Tempo Integral, outra filosofia freiriana. Além disso deverão se concentrar esforços para magnetizar junto ao Estado e a União, novas conquistas educacionais para o município que no âmbito da educação superior, tem apenas dois cursos públicos (Direito e Letras) que são oferecidos pela Uneb de Brumado. Vale ressaltar também que a unidade do IFBA ainda está em fase de implantação, o que poderá trazer novas oportunidades para os jovens.

 

Em suma, a população de Brumado poderá esperar novos tempos para o município na área educacional, o que trará novas oportunidades para a aquisição do primeiro emprego e, consequentemente, o desemprego, principal “inimigo” a ser combatido, deverá sistematicamente ser diminuído.

 

Então que a Educação traga a Libertação e a Esperança de dias melhores, já que estamos diante da pior crise financeira de nossa história que ainda continua destruindo sonhos. Que a positividade, mesmo em meio a este momento de negatividade, venha a ser construída pela busca do conhecimento que é o maior bem que um ser humano pode possuir. 

 

Por Daniel Simurro | 97NEWS