ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2015"

Convite: CARP

(Divulgação)

É com muita alegria que convido a você e sua família para a Solenidade em ação de graças pelos  10 de fundação da Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz - CARP.
Celebração em ação de graças dia 11 de Fevereiro de 2015, as 19:30hs, na Igreja Santa Rita, Brumado- BA , presidida pelo Bispo Diocesano Dom Ricardo. 
Será uma grande satisfação contar com sua presença.



Documentos de homem que veio procurar a irmã em Brumado há seis meses estão na Alternativa FM

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma história, no mínimo, estranha, aonde um homem veio a Brumado há cerca de seis meses procurar uma irmã que era casada com um médico famoso na cidade. Ele estava fazendo a busca na Rua Aureliano de Carvalho quando resolveu deixar uma mochila numa panificadora, prometendo voltar em breve para buscar. Passado esse tempo todo o homem, que se chama Pedro Feliciano dos Santos, não retornou e o proprietário da padaria resolveu entregar a mochila na sede da Rádio Alternativa, já que a rádio tem um serviço muito eficiente na área de utilidade pública. Na mochila estão todos os seus documentos, cartões bancários, roupas, perfumes e até uma arma branca (foto). Então fica aqui o comunicado para quem possa conhecê-lo para avisar a ele para vir até a rádio para pegar os seus pertences. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Operação conjunta entre Polícia Civil e Caesg resulta em prisão e apreensões

Foram apreendidos celulares, munição calibre 12, drogas e dinheiro (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil e a Caesg realizaram na manhã de hoje a Operação Varredura que resultou na prisão do suspeito de tráfico Antônio Sandoval Nascimento Filho, de 30 anos (foto abaixo) com o qual foi encontrado uma quantidade de drogas, munição calibre 12, celulares e dinheiro. A operação cumpriu 5 mandados de busca e teve a participação de 20 policiais e 10 viaturas. O delegado que comandou a operação, Dr. Marco Torres falou com a reportagem do 97NEWS. “Foi mais uma operação exitosa realizada em conjunto com a Caesg, onde acabamos de tirar de circulação um elemento que estava comercializando entorpecentes, ou seja, um agente da degradação social”, ele ainda disse que “apesar do baixo efetivo, nós temos obtidos ótimos resultados em nosso trabalho que vem tendo todo o apoio do Ministério Público e da Justiça de Brumado”. 

(Foto: Policia Civil)


‘Os bandidos procuram os distraídos e os exibidos, então evite a ostentação’, afirma delegado

O Dr. Orlando Quaresma afirmou que a distração e a ostentação acabam sendo aliados dos bandidos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Buscando dar maior segurança aos transeuntes, visando o conhecimento de informações que venham facilitar a prevenção de roubos na cidade de Brumado, já que esse número vem tendo um grande aumento nos últimos dias, o repórter do 97NEWS, Marcos Paulo, falou com o delegado plantonista da 20ª Coorpin, Dr. Orlando Quaresma, que deu umas dicas importantes e citou um fato marcante ao citar primeiramente que “os bandidos procuram os distraídos”. Questionado sobre os motivos do crescimento desse tipo de delito em Brumado, ele declarou que “um dos motivos principais é a ostentação, que está cada vez mais em moda, mas que é um prato cheio para os bandidos que adoram quem fica se mostrando e exibindo seus bens pelas ruas, então, o conselho que eu dou é evite exibir o celular, principalmente esses mais chamativos e também não passe em local ermo, pois isso facilita a vida dos meliantes, ou seja, não dê sopa para o azar, pois o fator surpresa é a principal arma dos assaltantes”. Ele continuou explicando que “a violência não é um problema exclusivo de Brumado, ela se alastrou por todo o país, então, tem que se precaver em qualquer lugar”. E ainda questionado sobre a febre do whatsapp, que faz as pessoas saírem digitando no seu celular pelas ruas da cidade, ele falou que “se você não quer se tornar uma presa fácil para os bandidos evite o whatsapp quando estiver na rua, seja em qualquer lugar da cidade, pois os bandidos não têm local específico para agir, eles agem quando aparece a oportunidade na grande maioria dos assaltos a transeuntes”. 



Vale tudo pela Terra: Cunhados protagonizam guerra do facão e da enxada na zona rural de Brumado

Os ferimentos na cabeça mostram a intensidade do conflito (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As brigas dos antigos coronéis no sertão baiano ainda têm seus reflexos na era moderna, pelo menos na zona rural de Brumado, já que nesta terça-feira, 27/01, dois cunhados protagonizaram um duelo ao melhor estilo lampião. Tendo como palco a Lagoa das Flores e como oponentes: Antônio José dos Santos (65) e José Ferreira (56), os quais foram as últimas consequências na disputa por um terreno que fica no fundo da residência de Antônio. Segundo informações colhidas pela nossa reportagem, ele descreveu que “essa briga é velha, já tem muitos anos, mas hoje a coisa ficou mais grave”. Segundo ele tudo começou quando a sua esposa foi empurrada por José Ferreira, que buscou destruir a cerca que ficava no fundo de sua residência no começa tarde. Alegando que o terreno é seu, José Ferreira, muito alterado, partiu para cima de seu oponente e acabou desferindo vários golpes de cabo de enxada, ferindo a cabeça de Antônio José dos Santos, o qual não se deu por vencido e partiu para cima do seu rival com facão ferindo as mãos do seu oponente (foto abaixo). Após a chegada da turma do deixa disso, os dois foram parar na delegacia e podem responder por tentativa de homicídio. Em seguida ambos foram conduzidos para o Hospital Magalhães Neto para receber cuidados médicos. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Confusão: Família desiste de viajar para São Paulo por causa de má qualidade do ônibus

A família ficou muito revolta com a situação e acabou desistindo da viagem (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

A empresa Novo Horizonte continua tendo sobre si inúmeras reclamações, sendo que as principais são sobre os atrasos e a qualidade deficiente dos ônibus. No início da tarde desta terça-feira (27) mais um caso desses ocorreu, desta feita com uma família, que estava indo para São Paulo que acabou desistindo de embarcar solicitando o dinheiro de volta. O repórter Marcos Paulo do 97NEWS esteve na garagem da Novo Horizonte onde ouviu a senhora Tânia Aparecida da Silva que não escondeu a sua indignação. “Que empresa é essa que há 30 anos vem tendo descaso com os seus clientes, pois é um absurdo não temos nem a quem reclamar”, citou. Ela ainda, muito alterada, disse que “virou uma empresa fantasma, como que eu vou viajar para São Paulo com criança num ônibus sem as mínimas condições de fazer uma viagem de mais de 24 horas” e emendou dizendo que “se ela não tem condições de atender a demanda que desista, que dê lugar a outra que faça o trabalho bom”. A confusão se estabeleceu e a família acabou desistindo da viagem e obrigou que o dinheiro da passagem fosse devolvido. 



Polícia prende homem que estava com maconha e já tinha mandado de prisão sobre ele por homicídio

Com o homem foram encontradas 6 petecas de erva aparentando ser maconha (Foto: 97NEWS)

A guarnição da PETO, na manhã desta terça-feira, 27/01, em uma operação rotineira próximo à Pousada Brumado, acabou autuando Alessandro de Jesus Silva, conhecido como “Teco”, com o qual foram encontrados seis petecas de canabis sativa. Ele foi levado para a delegacia e chegando lá se descobriu que tinha sobre ele um mandado de prisão por homicídio, o que, imediatamente, fez com que os agentes o conduzissem para o setor de carceragem. As abordagens e blitzes específicas continuaram sendo realizadas pela PM, que apesar da dificuldade da falta de contingente, vai se esforçando ao máximo para combater o crime na cidade. 



Arrocha Prime: Dia da Sofrência vem aí, então garanta logo seu ingresso antes da virada de preços

Divulgação

A galera de Brumado e região não vê a hora que sábado chegue logo para lotar o Planet Show I para a maior festa deste verão, o Arrocha Prime que irá trazer o grande sucesso em todo o Brasil, Pablo que promete um show todo especial para os brumadenses. Outra grande atração será o fenômeno Jhon Falcão, O Rei da Cacimbinha, que estará pela primeira vez na cidade para contagiar o público com o seu hit “Muriçoca” que já ganhou a massa, se tornando o melô do momento. Com uma mega estrutura, com novidades como o camarote geo túnel, que só é usada nos grandes eventos do Brasil, o evento poderá bater o recorde de público do Planet Show. Então, você que ainda não comprou o seu ingresso garanta já o seu antes da nova virada que acontecerá na sexta-feira (30). 



Livramentense que transportava drogas é preso na cidade mineira de Porteirinha

Ele estava no SW4 blindada (Fotos: Porteirinha Notícias)

A Polícia Militar Rodoviária do Estado de Minas Gerais, em operação contra o combate de drogas, apreendeu dois quilos de crack, dois quilos pasta base de cocaína e remédios de uso controlado, na MGC-122, entre Janaúba e Porteirinha, no norte do Estado, nesta segunda-feira (26). Um homem de 29 anos, que transportava a droga, foi preso. Segundo as informações da PM passadas ao site G1, a droga estava sendo levada no porta-luvas e em um fundo falso de um carro blindado. O homem, reside na cidade de Livramento e estava sozinho no veículo. Ainda segundo informações ele já tem passagens por tráfico de drogas. O material apreendido e o homem foram encaminhados para a Polícia Civil da cidade.

(Foto: Porteirinha Notícias)


Confirmada primeira morte por dengue em Jequié em 2015

Um exame confirmou a primeira morte por dengue em Jequié, no sudoeste do estado, em 2015. A vítima foi um homem de 42 anos, morador do bairro KM 14, que faleceu no Hospital Geral Prado Valadares. Segundo o Blog Marcos Frahm, a informação foi confirmada pela prefeita, Tânia Britto (PP). Depois da confirmação do primeiro caso de óbito, a prefeita convocou uma coletiva para tratar do assunto. No bairro KM 04, onde a vítima residia, é registrado um alto índice de infestação da dengue, 11,76%, aproximadamente 12 vezes maior que o estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.



Motorista passa sufoco com incêndio em seu veículo quando voltava de uma festa neste final de semana

O veículo foi todo destruído pelas chamas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um motorista brumadense passou um grande susto na noite deste sábado, quando, ao voltar de uma festa, por volta das 23 horas, na estrada vicinal próximo à Comunidade dos Pebas, acabou vendo o seu carro, um Corsa Wind, prata, ano 1999, começou a pegar fogo do nada. Ele, que estava acompanhado da esposa, saiu rapidamente do carro, tento controlar as chamas, mas sem sucesso, o que resulto na perda total do veículo, que ficou totalmente destruído pelo fogo. Apesar do susto, o motorista e a esposa nada sofreram, só tiveram que amargar o prejuízo do veículo, que, ao que tudo indica não tinha seguro contra incêndio. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Após fuga espetacular, motociclista ‘fantasma’ acaba colidindo com a viatura da Peto

Parece que está virando moda motociclista colidir com a viatura policial em Brumado. Após um caso desses acontecer na sexta-feira, 24/01, na noite deste domingo outro caso semelhante aconteceu, só que com maior gravidade, onde envolveu um motociclista que não estava portando a CNH – Carteira Nacional de Habilitação - e também sem nenhum documento, o qual protagonizou uma cena ao melhor estilo cinematográfico, quando, primeiramente empreendeu uma fuga espetacular de três guarnições ao mesmo tempo no Bairro da Urbis II. Em seguida ele foi novamente perseguido só que desta feita acabou colidindo com uma viatura sendo detido em seguida. Ao que tudo indica ele é menor de idade e poderá passar por medidas sócio educativas, já que desobedeceu autoridade. Devido ao fato de estar sem documentos e querer ocultar a identidade, ele recebeu o apelido de “motoqueiro fantasma” em alusão ao famoso filme com esse título. 



Brumadense mantém viva a tradição da Charrete na cidade

A charrete é muito bem produzida e chama a atenção por onde passa (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A velha tradição da Charrete, que já foi um veículo muito disputado no século passado, inclusive utilizados pelos nobres, para muitos teria morrido, mas, em Brumado, essa velha tradição não irá acabar, já que o brumadense, Edmilson Rocha dos Santos, utiliza o veículo para transporte da sua família e ainda libera o seu “xodó” para locação como casamentos, aniversários, desfiles e eventos afins. Ele que reside na altura do KM 05 da BR-030, sempre vem a Brumado com a família em sua charrete, atraindo a atenção de todos, que fazem questão de tirar fotos ao lado da raridade. Um de seus irmãos, que faz questão de ser conhecido como “Daí”, que reside em Sorocaba, São Paulo, está passando uns dias em Brumado e também faz questão de andar pela cidade com a charrete, mas não escondeu a sua preocupação com a violência. Ele foi ouvido pela reportagem do 97NEWS e citou que “eu sou brumadense, mas moro em Sorocaba já há um bom tempo e, infelizmente, tenho que dizer que me sinto seguro mais lá do que aqui, já que a violência na cidade está demais”, citou. 



Destruidor de lares: Pesquisa revela que mais de um terço dos divórcios é provocado pelo Facebook

O Facebook tem sido citado como responsável por um terço dos casos de divórcio em todo o mundo. Os dados foram obtidos por meio de pesquisas do site The Mirror. O número de casos envolvendo a rede social como motivo de separação aumenta gradativamente. Isso porque comportamentos considerados inadequados, evidências de infidelidade e relações extraconjugais ficam cada vez mais expostas por meio da rede. “As mídias sociais fornecem um registro permanente de nossas vidas”, contou Lyn Ayrton, sócio de um escritório de advocacia de Leeds, na Inglaterra. Segundo ele, o compartilhamento de mensagens ou publicações são muitas vezes usados nos processos judiciais.



Andreza já vai sair da UTI e deve voltar para casa ainda essa semana

A notícia da recuperação da jovem Andreza Pereira Dias foi uma informação que causou muito alegria, principalmente ao grupo Alternativa de Comunicação. Muito querida de todos, ela sofreu um grave acidente no domingo passado na Av. Centenário. Ela que teve que ser internada em uma UTI deixou famílias e amigos muito aflitos, mas, na manhã deste domingo ela já enviou um vídeo através do Whatsapp já falando e agradecendo a força de todos. Informações de familiares dão conta que ela já irá sair da UTI amanhã e deverá voltar para casa ainda essa semana. A família Alternativa fica muito feliz com essa notícia fantástica que mostra a força de uma jovem e o seu amor pela vida. 

(Foto: 97NEWS)


BA-148: Motorista pegou o carro da namorada emprestado, mas cabou capotando na curva

Os acidentes continuam acontecendo na BA-148, que provavelmente é uma das rodovias da região mais perigosas, principalmente em alguns locais como a região da Lagoa do Arroz, que sempre é palco de acidentes, muitas vezes com muita gravidade. Essa tendência teve mais uma confirmação no final da manhã deste domingo, onde um motorista que conduzia um Siena branco, placa OKT 8109 – Brumado – BA, que acabou sobrando numa curva na altura do KM 468 e capotando o veículo. O carro ficou bem danificado, mas o motorista só teve escoriações leves, mas foi atendido pela equipe do SAMU192 que chegou rapidamente ao local (foto). Segundo informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, o motorista é um caminhoneiro experiente e tinha pegado emprestado o carro da namorada. Segundo informações de pessoas que estiveram no local, o motorista tinha sinais de embriaguez. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Homem descontrolado causa quebra-quebra no Hospital de Brumado

Um homem causou um grande alvoroço na noite deste sábado, por volta das 23:30 horas, no Hospital de Brumado. Segundo informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, um homem de cerca de 30 anos foi trazido pela equipe do SAMU 192 para ser sedado, já que ele estava em estado muito alterado, possivelmente pelo uso de substâncias entorpecentes. Muito agitado ele chegou a quebrar uma das portas de vidro da unidade, além de ameaçar os funcionários que estavam no plantão. Ele só foi controlado com a chegada da Polícia que o conduziu para a delegacia. Não se sabe se ele tinha em sua posse alguma droga. 



Menina de 11 anos morre ao usar celular ligado à tomada em Brasília

(Foto Ilustrativa)

A morte de uma menina de 11 anos após sofrer uma parada cardiorrespiratória, na última segunda-feira (19), no Distrito Federal, em decorrência de choque elétrico enquanto utilizava o celular com o aparelho ligado à tomada chamou atenção para os risco da prática. A garota, que não teve o nome divulgado, foi atendida no Hospital Regional de Ceilândia por três pediatras, um cirurgião e uma clínica médica, segundo a Secretaria de Saúde. Ela foi submetida a reanimação cardiopulmonar durante uma hora e dez minutos, mas não sobreviveu. A família informou aos médicos que a menina levou um choque enquanto jogava em um aparelho celular ligado à tomada. Segundo a capitã Juliana Leal, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a situação se agravou porque houve sobrecarga de energia. “O chão estava molhado e eles botaram um ventilador e um celular na mesma tomada e a menina tomou um choque fatal”, disse. “As pessoas devem ter cuidado quando forem arrumar a casa para não deixar que a fiação entre em contato com a água. É importante também ter cuidado com as tomadas e não deixar sobrecarregar. Quando o carregador está estragado ou há problema de instalação elétrica, potencializa o risco de choque”, afirma Juliana. Segundo a engenheira elétrica Marylene Roma, professora do Instituto Federal de Brasília, o risco de usar o celular ligado à tomada aumenta quando a instalação elétrica da casa está deteriorada. “Usar uma extensão, que a gente coloca quatro, cinco equipamentos, é muito perigoso, pois sobrecarrega a tomada. Às vezes, colocamos até dez vezes mais carga que o suportado por uma tomada”, disse.

“O equipamento que a criança estava usando, nesse caso, era um celular, mas ela podia estar com um video game e ter acontecido a mesma coisa”, avalia Marylene. A professora recomenda que a instalação elétrica da casa seja revisada regularmente por um profissional especializado. “Não se deve atender o celular na tomada, nem puxar o cabo do aparelho enquanto carrega ou usar baterias e carregadores que não sejam originais”, acrescenta Marylene. A professora também orienta carregar a bateria de celulares longe de locais inflamáveis, evitar ligar aparelhos nas tomadas do banheiro enquanto o chuveiro estiver ligado, pois a umidade aumenta os riscos de acidente. “A recomendação é colocar em lugares que, se acontecer curto-circuito e incêndio, não prolifere fogo pela casa inteira. Colocar longe de cadeiras, mesas, camas - o que a gente faz regularmente. Mas é melhor colocar no chão e bem longe de um local inflamável”, completa. Se mesmo após tomar todos os cuidados necessários uma pessoa levar choque, a primeira recomendação do Corpo de Bombeiros é desligar a rede elétrica e desprender a vítima da fonte de energia com um objeto isolante, como um cabo de madeira. Em seguida, verificar se a vítima está respondendo. Se responder, deve ser encaminhada imediatamente para o hospital. Se não, além de chamar socorro, deve-se iniciar a massagem cardíaca, pois a vítima pode estar em parada cardiorespiratoria. A corporação diz também que nunca se pode tocar na vítima sem os devidos cuidados: ao tocar numa pessoa que está sofrendo uma descarga elétrica, a energia pode ser transmitida e fazer com que o socorrista também seja eletrocutado. A estudante Kátia Valéria, 19 anos, diz que não sabia que pode ser arriscado usar o celular ligado à rede elétrica. “Quando o celular está na tomada sempre recebo mensagem, dá vontade de entrar nas redes sociais e não resisto: uso mesmo carregando”, conta. Agora, ela garante que vai tomar mais cuidado. “É melhor esperar um pouco. Se for muito urgente, tirar da tomada para usar, porque é mais seguro”.

CONTINUE LENDO


Mais um acidente na manhã deste sábado em Brumado próximo a Igreja Matriz

A Polícia chegou logo ao local do acidente para controlar o tráfego que ficou congestionado nos dois sentidos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Parece piada, mas é verdade. Passado cerca de 1 hora do acidente envolvendo um gol que perdeu a direção, praticamente no mesmo local, outro acidente acabou acontecendo no cruzamento entre a Exupério Canguçu e a Av. Coronel Santos, envolvendo uma carreta que vinha de Altamira – Maranhão, que vinha descarregar um trator em Brumado para o consórcio Andrade Gutierreza e uma L220 Triton, que acabou sendo arrastada alguns metros pela carreta quando fazia a manobra para entrar na via. Segundo o motorista da Triton, que foi ouvido pela nossa reportagem, ele estava almoçando num restaurante que fica em frente ao ocorrido, quando percebeu seu veículo tinha sido arrastado. A Polícia chegou ao local e está fazendo o levantamento do ocorrido para se apurar quem foi o culpado pelo acidente. Segundo o motorista da carreta o culpado do acidente foi o proprietário da L200 por que estava estacionado em local proibido. Ninguém ficou ferido, somente a Triton sofreu avarias em sua carroceria. 

A Triton foi arrstada (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS


Brumado: Motorista desastrado acaba provocando acidente ao lado da Igreja Matriz

(Foto: 97NEWS)

Os acidentes não param em Brumado e na manhã deste sábado, 24/01, às 11:20 horas, mais um aconteceu bem no coração da cidade, ao lado da Igreja Matriz, na Praça Capitão Francisco de Souza Meira. Segundo dados colhidos pelo repórter Marcos Paulo, um homem, aparentemente embriagado perdeu a direção do seu veículo, um Gol vermelho placa CGV – 1729 – Brumado e acabou atingindo uma motocicleta Yamaha 125 e um Fiat Estrada, pertencente a uma empresa de perfuração de postos. A Polícia chegou rapidamente ao local e está fazendo o teste de bafômetro para constatar se o motorista do Gol estava ou não embriagado. Caso haja confirmação ele deverá ser conduzido para a delegacia. A ocorrência ganhou contornos maiores com a chegada da mulher do motorista do gol, que acabou agredindo o seu companheiro com várias capacetadas, tendo que ser contida pelos policiais. Ninguém se feriu no acidente.