ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória


Cumprimento de pena após quatro instâncias é um exagero que aniquila Justiça, diz Raquel Dodge

Raquel Dodge fez as declarações na véspera do julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no STF (Foto: Marcelo Camargo)

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, chamou de “exagero”, capaz de “aniquilar o sistema de Justiça”, o entendimento segundo o qual o cumprimento da pena de um condenado criminal só poderia ocorrer após esgotados os recursos em tribunais superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Durante fala na abertura da reunião do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), nesta terça-feira (3), Raquel reconheceu a importância, em todo o mundo, do princípio de presunção de inocência, segundo o qual uma pessoa só é considerada culpada após o chamado trânsito em julgado, quando não cabem mais recursos em nenhuma instância. “No entanto, apenas no Brasil, o Judiciário vinha entendendo que só pode executar uma sentença após quatro instâncias judiciais confirmarem a condenação. Este exagero aniquila o sistema de Justiça exatamente porque uma Justiça que tarda é uma Justiça que falha. Também instilava desconfiança na decisão do juiz, sobretudo o juiz de primeira instância”, disse a procuradora. 

Raquel Dodge fez as declarações na véspera do julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula teve sua condenação por corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato confirmada em janeiro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), segunda instância da Justiça Federal, com sede em Porto Alegre. Ao julgar o pedido de liberdade nesta quarta-feira (4), a questão de fundo a ser discutida pelo Supremo será a possibilidade do cumprimento provisório de pena após condenação em segunda instância. A questão gerou um impasse no STF. Desde fevereiro de 2016, o entendimento prevalecente na Corte, estabelecido no julgamento de um habeas corpus que posteriormente obteve o status de repercussão geral, é no sentido de que a execução de pena pode ser iniciada antes do trânsito em julgado, logo que sejam encerrados os recursos em segunda instância. Diversos ministros, entretanto, querem que o assunto volte a ser discutido em duas ações declaratórias de constitucionalidade (ADC) relatadas pelo ministro Marco Aurélio Mello e prontas para julgamento em plenário, uma delas protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ao menos dois ministros, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, mudaram seu entendimento desde o julgamento do habeas corpus que permitiu a prisão após segunda instância. Isso pode levar a uma reviravolta no entendimento, ante o placar apertado de 7 a 4 alcançado naquela ocasião.

CONTINUE LENDO


‘As pessoas não estão percebendo que não é só o caso Lula’, diz Dallagnol

Foto: Estadão

Em entrevista ao Jornal Eldorado na manhã desta terça-feira, 3, o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal na Operação Lava Jato, afirmou que o julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não diz respeito somente ao petista, mas a todo “poderoso que praticou crimes graves”. “As pessoas não estão percebendo que não é só o caso Lula. É o caso Lula. É o caso Renan (Calheiros), o caso Aécio Neves, se eles perderem o foro, é o caso do Eduardo Cunha, que está preso em primeiro instância. É o caso de todo poderoso que praticou crimes graves”, disse. O procurador ainda afirma que a medida não diz respeito só aos crimes de corrupção, mas também outros casos, como homicídios. De acordo com Dallagnol, caso o STF decida por impedir que Lula seja preso em segunda instância, a Lava Jato pode sofrer o “perigo de catástrofe”. “Nós vamos estar fazendo um teatro. Nós estamos trabalhando, as pessoas serão condenadas, mas as penas não serão executadas”. Para ele, com o impedimento da prisão após a condenação em segunda instância, o cumprimento da pena irá demorar mais tempo, o que pode gerar prescrição dos crimes e por consequência, impunidade. Sobre as apostas para o julgamento do STF nesta quarta-feira, 4, Dallagnol afirmou que, embora o resultado seja imprevisível, a grande esperança é uma mudança no voto da ministra Rosa Weber. “Na sabatina de quando entrou para o Supremo, ela tinha sinalizado, claro que de modo não profundo, que era a favor da prisão após a segunda instância. Depois, ela mudou de posição. A gente tem esperança que ela possa voltar à posição original”, declarou. O procurador também criticou a postura do ministro Gilmar Mendes que, segundo ele, “em 2016, fez uma defesa muito forte a favor da prisão em segunda instância e, agora, a meu ver de modo inexplicável, ele mudou para o contrário”. Deltan Dallagnol defende que a mudança em dois anos desgasta a credibilidade do Supremo e coloca em questão a sua imparcialidade.



Caminhão desgovernado desce rua, atinge outro caminhão baú e bate em motociclista em Brumado

O motorista disse que perdeu os freios ao descer a via (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Moradores e comerciantes do Bairro do Mercado, em Brumado, levaram um susto no início da tarde desta terça-feira (3). Um caminhão desgovernado desceu sentido a Praça Teófilo Alves de Lima, atingiu um motociclista que passava na Rua Virgílio Costa Ataíde, em seguida outro caminhão baú de um frigorífico e só parou após cair em uma vala por onde passa a Ferrovia Centro Atlântica (FCA). De acordo com informações da Polícia Militar, o motorista disse que perdeu os freios ao descer a via. Ele tentou frear, mas acabou colidindo com três veículos que estavam à sua frente. Apesar do susto, ninguém ficou ferido gravemente. O motociclista atingido pelo caminhão teve apenas ferimentos leves na perna, e uma equipe do SAMU esteve no local para prestar os primeiros socorros. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Excelência: Rotsat recupera mais um veículo furtado em Brumado

Foto: Divulgação

Com a excelente experiência de suporte e qualidade na área de rastreamento e monitoramento veicular e a crescente frota de clientes, a Rotsat vem acumulando vários veículos recuperados de forma precisa após roubos e furtos. Desta feita, na madrugada desta terça-feira (03), foi recuperado mais um veículo com rastreamento RotSat. Uma F-350 na cor prata, que havia sido furtada em Brumado. Após o crime, os indivíduos seguiram para a cidade de Jequié, a polícia foi acionada e posteriormente o veículo rastreado foi localizado e já se encontra a serviço do proprietário. Mostrando assim, a eficiência da tecnologia RotSat aos clientes de Brumado e Região. Acesse o nosso site e conheça mais, www.rotsat.com.br.



Presidente da Associação de Moradores obtém apoio da RHI Magnesita para melhorias na área de infraestrutura da V. P. Vargas

Os servições já estão sendo efetuados (Fotos: 97NEWS)

A insatisfação popular quanto ao déficit da área de infraestrutura em Brumado, especialmente no quesito vias públicas, continua produzindo episódios de protesto, mas, em algumas situações a criatividade acaba sendo aliada na busca das soluções. Uma delas mostra que quando existe a boa vontade, os problemas são enfrentados de uma forma alternativa. Este é o caso da Associação de Moradores da Vila Presidente Vargas, que, por meio da sua presidente, Rosa Riqueza, resolveu ir atrás da solução. Após ter ouvido negativas repetidas da administração municipal para que as ruas do Distrito fossem recuperadas, ela conseguiu, por meio de uma parceria com a empresa RHI Magnesita que os serviços fossem realizados. Ela afirmou ao 97NEWS que solicitou, por diversas vezes, a prefeitura o reparo das vias, que estavam em péssimas condições de trafegabilidade, mas, infelizmente, não foi atendida. 

Foto: 97NEWS

"Como o poder público não nos atendeu, solicitei ajuda das empresas RHI Magnesita nos ajudar. Solicitei material que é a cáustica para fazer a pavimentação e as empresas atenderam prontamente”, declarou. A ação teve o reconhecimento dos moradores, os quais não negam a indignação pelo que eles configuram como descaso do poder público municipal. Outro fator que evidencia a insatisfação é a falta de iniciativa do vereador Zé Carlos de Jonas (PT), que representa o distrito, mas que, segundo os moradores, depois que passou a fazer parte do grupo governista, não foi mais o mesmo, deixando, inclusive, de estar sempre presente no dia-a-dia da comunidade.



Pai de Júnior Brumado fala sobre a carreira do filho e pede: 'Pés no chão e cabeça erguida'

Zé de Maria não esconde a felicidade e pede para que o filho continue focado (Foto: Reprodução l TV Sudoeste)

Natural de Brumado, a "Capital de Minério", o atacante do Bahia Júnior Brumado vem se destacando em campo no futebol baiano. Terceiro de uma família de três irmãos, José Francisco Júnior, o Júnior Brumado, sempre foi incentivado pelo pai para ser jogador de futebol. Pelo Cruzeiro começou sua carreira, mas é pela boa campanha no Bahia que vem ganhando visibilidade no futebol. Acontecimentos que enchem de orgulho o pai que ainda recorda o tempo em que Júnior era menino. "O Júnior é uma pessoa muito disciplinada e muito focado naquilo que faz. É motivo de orgulho para mim. Agradeço a Deus por tudo que ele vem conquistando e pela força que ele dá para nossa família", destaca o pai. A última visita à Brumado foi em dezembro de 2017. 

A família reunida comemora a boa fase do filho e irmão (Foto: Reprodução)

O jogador que hoje mora em Salvador, passou a Páscoa na capital baiana. Para o pai, ainda virão momentos mais especiais na carreira do filho. "Mais oportunidades e momentos melhores vão aparecer na vida dele, e que continue focado, com os pés no chão, com a cabeça erguida para o que vai fazer", comentou. Mesmo já tendo estreando no time principal do Bahia, para Júnior Brumado faltava o primeiro gol, que veio na virada contra o Juazeirense, na oitava rodada do baianão, de lá para cá, três gols. O último, foi uma pintura, um gol que rendeu comemorações do pai. O vídeo gravado por sua irmã, viralizou na internet. "Ali foi uma explosão de sentimentos, de celebrar," disse emocionado seu Francisco, o Zé de Maria. O Bahia é o 21º colocado no Baianão, com 20 pontos, em 9 jogos. O tricolor enfrenta no próximo domingo (8) o Vitória no Barradão.



Pai coloca fogo em emergência de hospital após filho esperar duas horas por atendimento

Foto: Reprodução

Um homem é suspeito de ter colocado fogo no guichê de atendimento do Hospital Bruno Born, no município de Lajeado, no Rio Grande do Sul, na noite de domingo (1º). Imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que o homem joga combustível em uma mesa e acende um fósforo. O fogo se espalha em questão de segundos e uma explosão é ouvida no local. Segundo as testemunhas, o homem teria ido à unidade com a mulher e o filho. Após passar pela triagem, ficou determinado que a criança não apresentava sintomas que caracterizassem emergência e a família esperou cerca de duas horas pelo atendimento. Um tempo depois, os três decidiram deixar o local sem atendimento e por volta de uma hora depois o homem voltou ao hospital usando um capacete. Segurando um facão, ele teria mandado que as pessoas saíssem do lugar, pois ele colocaria fogo no guichê. O incêndio foi controlado com uso de extintores, no entanto, alguns funcionários e pacientes precisaram ficar em observação médica por terem inalado a fumaça. De acordo com a polícia, o suspeito tem passagens pela polícia, uma delas por homicídio, na cidade de Caxias do Sul.



Conquista: Polícia Federal cumpre 4 mandados de prisão em combate a corrupção em cartório

Foto: Conteúdo l 97News

A Polícia Federal cumpre quatro mandados de prisão na manhã desta terça-feira (3), na Operação Factum, que visa reprimir crimes de corrupção praticados no Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas da cidade de Vitória da Conquista. São três mandados de prisão temporária e um de prisão preventiva. Também são oito mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas, nas cidades de Vitória da Conquista e Salvador. Cinquenta e sete policiais federais participam da operação. 



Após acidente, carro pega fogo e mulher morre na Chapada Diamantina

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Uma mulher identificada como Isabela Bastos Carvalho morreu depois do carro pegar fogo, na manhã desta segunda-feira (2), na BA-052, perto da cidade de Piritiba, região da Chapada Diamantina, 430 km de Salvador. A mulher seguia para Salvador até sofrer acidente. Ela ficou presa nas ferragens do carro, que pegou fogo. Outras duas pessoas estavam no veículo, mas conseguiram ser retiradas. Não foi divulgado o estado de saúde delas. O corpo de Isabela foi conduzido para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) comunicou que ainda não sabe o que teria provocado o acidente.



Desistiu?: ACM Neto diz a aliados que não vai para a disputa pelo governo da Bahia

(Foto: Reprodução)

O prefeito ACM Neto (DEM) vai anunciar na sexta-feira, 6, se permanece à frente da prefeitura de Salvador ou se renuncia ao cargo para ser candidato ao governo da Bahia. De acordo com o Estadão, a aliados, no entanto, o presidente do Democratas disse que hoje a chance de permanecer na prefeitura é maior do que a de sair. O prefeito tem afirmado que vai analisar o cenário até o “último momento” e que a sua decisão vai depender das alianças que conseguir fechar com outros partidos, como o PP e o PR. Pelas regras eleitorais, ele tem que se desincompatibilizar do cargo até sábado, 7 de abril, seis meses antes da eleição. Um dos entraves para a decisão de ACM Neto é o fato de o MDB, que apoiaria a sua candidatura, não abrir mão de lançar o nome do deputado Lúcio Vieira Lima à reeleição. O prefeito teme o desgaste político que isso pode trazer, já que Lúcio é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima e também foi denunciado no caso dos R$ 51 milhões encontrados em um apartamento em Salvador. Aliados do DEM e de outros partidos, como PSDB, pressionam para que ele dispute a eleição, o que garantiria um palanque forte para o futuro candidato à Presidência, seja ele Rodrigo Maia (DEM) ou Geraldo Alckmin (PSDB). Caso ACM Neto não seja candidato, a avaliação desse grupo é que o atual governador, Rui Costa, que é do PT, vai se reeleger “sem dificuldades”. ACM Neto também tem sinalizado que, se não deixar a prefeitura, o DEM pode lançar como candidato ao governo o nome do atual prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo.



Cármen Lúcia pede em pronunciamento 'serenidade' contra 'desordem social'

(Foto: Reprodução)

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), gravou um pronunciamento nesta segunda-feira (2) no qual defende o “fortalecimento da democracia”, afirma que “há que se respeitar opiniões diferentes” e pede "serenidade" para que diferenças ideológicas não resultem em "desordem social". O pronunciamento, de 3 minutos e 18 segundos de duração, cujo texto foi divulgado antecipadamente pela assessoria do STF, foi ao ar na TV Justiça. A assessoria não informou o que motivou o pronunciamento da ministra. "Há que se respeitar opiniões diferentes. O sentimento de brasilidade deve sobrepor-se a ressentimentos ou interesses que não sejam aqueles do bem comum a todos os brasileiros", afirmou a ministra. Nesta segunda-feira, Cármen Lúcia se reuniu com o diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, a fim de discutir a segurança no dia dojulgamento do habeas corpus preventivo apresentado pela defesa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O julgamento está marcado para a próxima quarta-feira (4), e há expectativa de que atrairá manifestantes contra e a favor de Lula. Com o habeas corpus, a defesa de Lula pretende impedir que, embora condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de segunda instância, ele não possa ser preso antes de esgotados os recursos em todas as instâncias da Justiça. Cármen Lúcia afirma ainda que, na sociedade, “não podem persistir agravos e insultos contra pessoas e instituições pela só circunstância de se terem ideias e práticas próprias”. “Diferenças ideológicas não podem ser inimizades sociais. A liberdade democrática há de ser exercida sempre com respeito ao outro”, diz o texto. Segundo ela, "fora da democracia não há respeito ao direito nem esperança de justiça e ética".



SESAB desmente denúncia feita pelo deputado Luciano Ribeiro quanto ao corte dos repasses para a UTI de Brumado

Recentemente inaugura, a UTI de Brumado já começou a ser politizada (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A tendência de, a partir de agora, se politizar até os pequenos episódios envolvendo as esferas de poder, está cada vez mais evidente, o que faz com que o rascunho do mapa eleitoral já comece a ser esboçado. Em Brumado, esse esboço ainda está meio obscuro, já que as “peças do tabuleiro” estão se movimentando nas sombras, o que gera uma série de especulações. Nos últimos dias, um novo episódio envolvendo os repasses para a continuidade dos serviços da UTI acabou se transformando num “front”, tendo, inclusive, algumas colocações insinuando que uma possível ruptura de aliança entre o prefeito Eduardo Vasconcelos (PDB) e o governador Rui Costa (PT). O “molho” ficou ainda mais “apimentado” com recentes declarações do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), que teria denunciado que o governo do estado não estaria com os repasses referentes aos pagamentos dos serviços da UTI do HMPMN atrasados. Visando esclarecer o impasse, a SESAB emitiu uma nota (ver abaixo), na qual, rechaça completamente as denúncias e ainda explica que os atrasos aconteceram por erros de faturamento da administração municipal que não teria efetuado o processo de cadastramento no CNES, o que acabou sendo confirmado. Em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, ele garantiu que tudo foi regularizado, o que já fez com que os repasses fossem liberados, garantindo assim o bom funcionamento da UTI. Na nota, o governo ainda fez questão de lembrar os investimentos que foram e que continuam sendo feitos na unidade, chegando à casa dos R% 1,3 milhão.

(Reprodução: Sesab)


Brumado: 18ª Ciretran suspende atendimento a condutores de Dom Basílio, Livramento e Região

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 18ª Ciretran de Brumado, que atende cidades da região como: Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Jussiape e Rio de Contas, cancelou os atendimentos aos condutores desses municípios. De acordo com o que apurou o site 97NEWS, o problema se dá por conta de um impasse vindo da sede do Detran de Salvador, que decretou o não atendimento, alegando que serviços como transferências de CNHs, renovação e outros procedimentos deverão ser realizados na nova sede do Posto de atendimento do Ciretran da cidade de Livramento. A redação do 97NEWS recebeu na última semana, o radialista da cidade de Dom Basílio, Luiz Silva Brito, de 29 anos, no qual confirmou o problema, e foi além, relatando que o Posto do Ciretran de Livramento, ainda não funciona. O problema é que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor tem apenas 30 dias para renovação da CNH após seu vencimento. Passados os 30 dias, o condutor que for pego com a CNH vencida, poderá ter a mesma suspensa. "Procurei a 18ª Ciretran de Brumado por três vezes, e todas as vindas aqui, recebi a mesma resposta, o atendimento nas cidades citadas, agora depende do Posto de Livramento. Quer dizer, vou ter que ficar com a CNH vencida? Isso é justo?". Questionou Luiz. Ele ainda lamentou que, por questões políticas, quase 40 mil habitantes das três cidades vão ter ficar a mercê da boa vontade dos políticos. "Já procurei o Posto do Ciretran em Livramento, e eles não dão nenhuma resposta, dizem que depende de Salvador. Também questionei o prefeito de Livramento, o Sr. Ricardinho, e o mesmo informou que, não importa quem vai trabalhar no posto, ele apenas quer o local funcionando. Mas não deu garantias de data", lamentou o Radialista. Nossa redação, foi por duas vezes na sede da 18ª Ciretran de Brumado, para tentar falar sobre o assunto, com o coordenador do órgão, Cleber Kambuí, mas funcionários informaram a nossa equipe que o mesmo se encontrava em viagem.



Brumado: Segunda 'Páscoa Solidária' é realizada nos Brisas; evento distribuiu ovos e almoço para as crianças carentes

Foto: 97NEWS

Um grupo de amigos visitou neste domingo (01), o conjunto habitacional Brisas, no bairro São Jorge, em Brumado. Na ocasião, os amigos entregaram brindes e ovos de Páscoa às crianças da localidade e conheceram melhor os moradores da região carente da cidade. A doação de ovos de Páscoa, brindes e um grande almoço às crianças da comunidade, foi resultado de uma campanha realizada pelo segundo ano por Marcos Antônio Cardoso e amigos. “A visita teve a intenção de desenvolvermos atividades de cunho social e solidário e aproximar os empresários daquela comunidade carente. Após as brincadeiras, servimos um grande alomoço para todos”, afirmou "Kezinha", organizador do Projeto. De acordo com Marcos Antônio, a região foi escolhida pela segunda vez, para que seja dado um amplo atendimento à população mais carente dos Brisas, I, II,III e IV, levando cidadania, carinho e amor. 

Foto: 97NEWS

“A Pascoa significa  lição de amor e humildade. Desde o caminho percorrido até a sua morte no Calvário, Jesus nos mostrou que a caminhada pode até ser árdua e cansativa, mas não devemos desistir", comentou. Além das guloseimas e o almoço solidário, as crianças brincaram no playground montado especialmente para elas. O evento teve inicio às 09h e finalizou às 16h com roda de capoeira, pinturas de rosto, distribuição de kits páscoa e balões coloridos. "Este 1º de abril foi marcante, com muita alegria e fartura para as crianças e seus familiares, que Deus me dê vida longa e saúde para continuar. Feliz Páscoa". Desejou o grupo de amigos.



CMEAS retorna em grande estilo e vem confirmar que é um marco da Educação em Brumado

A reabertura foi iniciada com o hasteamento das bandeiras que foi acompanhada do Hino Nacional Brasileiro (Foto: Divulgação)

Com o slogan “Educara para Libertar”, a administração municipal vem desenvolvendo um planejamento diferenciado, buscando implantar novos conceitos para a área educacional do município. Dentre as várias ações que vêm sendo executadas nesse sentido, uma teve um momento muito especial na manhã desta segunda-feira (02) que foi a reinauguração do CMEAS – Centro Municipal de Ensino Agamenon Santana, o qual sempre teve sobre um si um nível de excelência. Após uma reforma que durou cerca de 2 meses, as obras foram finalizadas e a nova estrutura ficou invejável, com as salas totalmente climatizadas, telhas termoacusticas, e um espaço temático muito bem composto, além das salas de professores e diretoria com uma logística bem moderna, ou seja, um orgulho para os pais, alunos, professores e funcionários. A secretária municipal de Educação, professora Ednéia Ataíde, esteve presente à cerimônia de reabertura que foi iniciado com o Hino Nacional Brasileiro e o hasteamento das bandeiras. Ela se emocionou ao ver a aprovação dos alunos e dos pais que não esconderam a satisfação pela nova estrutura.

A nova estrutura comprova o compromisso com a Educação por parte da administração municipal (Foto: Divulgação)


Abertas as inscrições para a ‘Quadrilha Pé de Serra’

(Divulgação)

Passada a Semana Santa, o clima de festas juninas já começa a ficar mais evidente, promovendo uma atmosfera de alegria, já que “São João” é uma das manifestações culturais que mais representa o sertanejo. Em Brumado, vários eventos marcam o período, tendo um destaque para as quadrilhas, que são consideradas uma das melhores da Bahia. Entre as várias quadrilhas, a “Pé de Serra”, é uma das mais notáveis. Composta por moradores do Bairro Baraúnas e produzida com muito empenho por parte da associação, a edição 2018 da festa deverá ter grandes novidades, inclusive, com surpresas para a quadrilha, que é considerada um “xodó”. Então, quem quiser participar da quadrilha já pode fazer a sua inscrição. Informações pelo fone: (77) 9.9985-9664.



Rio de Contas: Corpo de caetiteense desaparecido na Cachoeira do Fraga é encontrado

Foto: Whatsapp l 97News

Bombeiros localizaram no início da manhã desta segunda-feira (02) o corpo do caetiteeense Fabiano Ferreira da Silva, de 32 anos que estava desaparecido nas águas da Cachoeira do Fraga, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A vítima desapareceu na tarde do último domingo (01). De acordo com a polícia, Fabiano, teria escorregado e caído em um poço de aproximadamente 06 metros de profundidade após tentar fazer uma ‘Selfie’ em uma área proibida para banhistas. As buscas foram realizadas por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado para a realização da necrópsia, e em seguida será liberado aos familiares. 



Prédios da Avenida Paulista e do Centro de SP são esvaziados após relatos de tremores

Os prédios da avenida mais famosa do Brasil tiveram que ser evacuados (Foto: Reprodução)

Dois prédios na região da Avenida Paulista foram esvaziados na manhã desta segunda-feira (2) após relatos de tremores. O Prédio da Petrobras, no número 901 foi esvaziado e o do Minsitério Público na rua Riachuelo, no Centro também. O Corpo de Bombeiros encaminhou viatura para a Avenida. A princípio, foi registrado um terremoto de 6,7 graus na Bolívia.



Brumado: Aumenta a crise entre prefeitura e governo do estado; Saúde é a preocupação central

O setor de Saúde pode ser o mais prejudicado caso o impasse continue (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em ano político, até as pequenas coisas se tornam gigantescas, fazendo com que os homens públicos venham, parafraseando as Sagradas Escrituras, a “engolir camelos e se engasgar com mosquitos”. A questão é histórica e, no atual momento pelo qual atravessa a nação,  com um forte descrédito da classe política, o período eleitoral deve ser ainda mais complicado. Em Brumado alguns fatos já corroboram nesse sentido, fazendo com que um dos grandes sonhos da população, que é a UTI, a qual foi recentemente inaugurada, possa ter o seu funcionamento em risco. Em sua última visita ao município, em janeiro deste ano, o governador Rui Costa (PT), após o ato inaugural, fez um pronunciamento em praça pública se comprometendo a resolver alguns problemas pontuais do município, confirmando o início da construção do sistema de esgotamento sanitário, que teria em sua primeira etapa com a estação de tratamento, além da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. Rui teria até confirmado uma nova visita a Brumado, que aconteceria em fevereiro, mas já passado o mês de março, a agenda foi cancelada e, até o momento, não há confirmação da data de uma nova visita oficial. Com isso uma lacuna se abriu e a questão política começou a falar mais alto, já que o relacionamento entre as partes, que já estava meio arranhado, ficou ainda mais desgastado. Um dos pontos nevrálgicos nesse contexto é o impasse sobre a UTI, que, segundo afirmações da administração municipal, teve os seus repasses bloqueados pelo governo do estado, o que pode fazer com que a unidade tenha que paralisar as suas atividades. Em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, ele garantiu que o município fez a sua parte e quitou todas as pendências, mas que, a questão foi para o campo político e, por isso, ele disse que não irá mais se posicionar sobre a situação. 

Em recente recepção o grupo liderado por Eduardo Vasconcelos já tinha sinalizado com muita intensidade o apoio ao governador Rui Costa, mas teria entrado 'areia nos mecanismos' (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Em contato com alguns representantes mais próximos do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), o clima de descontentamento é cada vez maior, já que, se for se colocar na balança, o governo do estado, apesar da UTI, não correspondeu às expectativas da população, ou seja, até o momento, “está deixando a desejar”. Especulações sobre um possível apoio nas eleições estaduais ao atual prefeito de Salvador, ACM Neto, por parte do grupo governista, - que tem no presidente do Legislativo, Léo Vasconcelos, o seu maior defensor -, também vêm potencializar a “queda-de-braço”. Outro fator que tem que ser colocado no “tabuleiro” é que o prefeito Eduardo Vasconcelos nunca mostrou simpatia ao PT, inclusive repercutiu em alto e bom som à mídia local a célebre frase que “há três coisas que a gente só faz uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT. Eu já votei uma vez no PT e por isso não o farei mais”. Então, como diz o velho e bom ditado “'Na briga entre o mar e o rochedo, é o marisco que apanha', ou seja, os mais humildes são as primeiras vítimas quando há embates entre poderosos. Neste mês de abril as definições sobre a confirmação da aliança ou o rompimento devem ficar ainda mais evidentes. Fontes garantem que tudo será devidamente equalizado e que a parceria será mantida pelo bem da população, mas, existem aqueles que afirmam que o processo de afastamento é irreversível.  

 

Durante a inauguração da UTI, em janeiro deste ano, as previsões eram de otimismo, mas, agora o quadro mudou (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


‘Não suportamos mais a estrada desse jeito’, protestam moradores da Comunidade de Roça de Baixo

A situação da estrada vicinal que serve a Comunidade de Roça de Baixo está cada vez pior segundo os moradores (Foto: Leitor 97NEWS)

O período chuvoso, segundo a tradição, passou, então, a partir deste mês de abril, as precipitações pluviométricas devem ser cada vez mais escassas, o que, por um lado causa preocupação às comunidades rurais, mas, por outro, traz esperança para a recuperação das estradas vicinais, as quais se encontram, em várias localidades do meio rural, com a infraestrutura bem prejudicada. Um desses locais é a Comunidade de Roça de Baixo, que fica localizada na região do Distrito de Cristalândia. Segundo os moradores que entraram em contato com a redação do 97NEWS, “a situação chegou ao limite”. Eles alegam que “não suportamos mais essa estrada dessa forma”.  Eles informaram que a última vez que foram feitos serviços na estrada foi em 2016, no governo do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias, onde foi passada uma patrol, devolvendo assim a trafegabilidade, que, após 2 anos, já está muito prejudicada. Eles apelam ao poder público municipal e esperam contar com a sensibilidade da atual gestão, pois as chuvas já passaram, o que permite que as obras de recuperação possam acontecer sem maiores problemas.