ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Carreta de empresa brumadense carregada com cimento tomba na região de Caetité

Menina de sete anos morre após ser atingida por caixa de som em festa

Brumado: Agentes de trânsito e populares salvam criança de 5 anos esquecida em carro no estacionamento do Mercado

Parceria entre TCE e Abin visa apurar irregularidades com recurso público na Bahia

Brumado: Prefeitura realiza assinatura da ordem de serviços para modernização do Campo da Vila Presidente Vargas no valor de R$ 250 mil

Brumado: Moradora denuncia lixo jogado fora de horário por vizinhos no bairro Santa Tereza

Clínica Master: Ecocardiograma

Brumado: Homem passa mal no Mercado Municipal após beber cachaça e morre

Em defesa da democracia e contra a reforma da previdência, Waldenor e Zé Raimundo realizam Plenária em Vitória da Conquista

Brumado: Agricultores brumadenses buscam cada vez mais o recurso 'usucapião'

Brumado: Projeto Cineclube abre caminhos para alunos aprenderem sobre produção audiovisual

Bahia: Pró-semiárido promove capacitação em associativismo na cidade de Umburanas

Ministério Público baiano pede remoção de vídeos com Desafio do Momo que ensina crianças a suicidarem

Bahia: Adutora rompe e quatro casas são atingidas por 'mar de lama'

Adolescente é resgatado por PMs pouco antes de ser morto por suspeitos de tráfico

Falso médico é preso por usar nome de profissional verdadeiro na Bahia

Brumado: Casal fica ferido após colisão entre carro e moto na Av. João Paulo I

Brumado: Pino de segurança de peça hidráulica se solta de caminhão da EPCL e destrói carro no centro

Carro capota após motorista desviar de buraco na Av. Cleóbulo Meira, em Brumado

Embasa liderou ranking de reclamações dos consumidores em 2018 na Bahia


Brumado: Paralisação dos professores da rede municipal

Foto: Marcos Paulo/97news

Está acontecendo neste momento uma manifestação de professores na Pça. Cel. Zeca Leite. Uma das principais lutas dos trabalhadores da educação é fazer cumprir a Lei Nacional do Piso do Magistério, promulgada em 2008 (Lei 11.738/08). O moviemnto é para a valorização dos profissionais da educação por meio de planos de carreira que atraiam e mantenham os trabalhadores nas escolas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação. Em conversa com a presidente do SINDSEMB, Conceição Machado, a adesão à paralisação  chega a 90%.  O manifesto está acontecendo de forma pacífica, e a categoria pede a compreensão de todos, pois a luta é para uma educação de qualidade.

 

 



Brumado: Mercadinho é assaltado pela 3ª vez em pouco tempo

Foto: Marcos Paulo/97news

Na noite desta terça-feira 13 de agosto, um mercadinho na Rua Aureliano de Carvalho, foi assaltado pela 3ª vez nos últimos três meses. A proprietária diz que está difícil trabalhar desta forma, com esta onda de assaltos que nossa cidade vive. O elemento chegou ao estabelecimento por volta da 18h20min portando uma arma de fogo, pegou o dinheiro que estava no caixa e saiu do local tomando sentido ignorado. O valor levado pelo indivíduo não foi informado.

 



Brumado: Professores marcam dois dias de paralisação

Professores da rede pública municipal decidem suspender as atividades nesta quarta e quinta-feira próximas. De acordo com informações de Conceição Machado, presidente do Sindsemb – Sindicato dos Servidores Municipais de Brumado, a decisão foi tomada em assembleia da categoria depois de várias tentativas de negociação com a administração municipal. A categoria não concorda com a proposta da administração de 8,5 % de aumento, retroativo ao mês de maio, perdendo assim os valores retroativos de janeiro a abril. O sindicato da categoria discorda quando se diz que o reajuste na folha de pagamento dos professores fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, a presidente acredita que há um equívocoe e isto acaba atrapalhando a negociação . Segundo a sindicalista ainda não se fala em uma greve. Conceição Machado comunica também que haverá uma concentração na Pça. Cel. Zeca Leite na manhã desta quarta- feira(14), e conta com o apoio dos professores.  



Brumado: Ferroviários preocupados com desativação de trechos da FCA

Fot:Marcos Paulo

Com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) ainda em obras, o estado da Bahia corre o risco de ficar sem malha ferroviária em operação.A resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicada no Diário Oficial da União, início de julho de 2013,  que autorizou a Ferrovia Centro-Atlântica a desativar 1.760Km de trechos que cortam dezenas de municípios baianos, onde o documento autoriza inclusive, a retirada dos trilhos da ferrovia está deixando os ferroviários preocupados. O diretor da ANTT, Carlos Nascimento, reconheceu a deficiência da resolução e chegou a afirmar que a Agência elaborou os termos de forma “apressada” para acelerar a execução dos novos projetos. Segundo ele, o estado da Bahia receberá cerca de R$ 20 bilhões em investimentos em ferrovias a partir do final de 2014. “Não estamos retirando a infraestrutura ferroviária existente, mas substituindo por uma infraestrutura mais moderna”. Conforme Edmilson Santos Costa, diretor Sindicalista, são 1300 empregos em risco nesta região. A FCA garante a relocação dos funcionários, porém com um salário tão pequeno é inviável morar em grandes cidades.

Foto:Marcos Paulo


Brumado: Mamografia, um ato de amor

Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura - Foto: reprodução

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Um novo relatório mundial sobre o câncer de mama estima que, em 2013, pelo menos 60 mil mulheres a mais que em 2012 sejam diagnosticadas com a doença. A previsão de 2012 em todo o planeta foi de 1,6 milhão, contra 640 mil na década de 1980. Ou seja, em três décadas, o número mais que dobrou. Preocupada com as estatísticas a Secretaria de Saúde do município volta a informar a população quanto ao risco do câncer de mama, e também comunica que disponibiliza de vagas para o exame de mamografia - radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros).É realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável. Procure a Central de marcação para agendar a sua consulta e a disponibilidade de vaga é quase que imediata.



Barra da Estiva:Carros usados por assaltantes foram queimados

Bandidos colocam fogo em carros. Foto:Divulgação

Bandidos que nesta segunda-feira, assaltaram o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal em Barra da Estiva, atearam fogo nos carros que foram usados para o assalto, a polícia acredita que tal ação foi para impedir a passagem da guarnição da Polícia Militar que estava no encalço do bando. De acordo o Sindicato dos Bancários, gerente e vigilantes que foram feitos reféns logo foram liberados. A polícia continua em busca dos assaltantes. A quantia levada das agências ainda não foi revelada.



Defensoria Pública realiza exames de DNA gratuitos na capital e no interior

A Defensoria Pública da Bahia intensifica durante os meses de agosto e setembro a realização gratuita de exames de DNA para reconhecimento de paternidade. A ação faz parte do projeto Ação Cidadã Sou Pai Responsável. O projeto atendeu, desde 2007, 8 mil famílias baianas e tem como objetivo destacar a importância dos pais na vida das crianças.

 

A ação possibilita que pessoas que não podem pagar um advogado tenha uma possibilidade de procurar a Defensoria Pública, com o intuito de resolver conflitos familiares a partir de conciliações e mediações. O projeto prevê ainda a inclusão do nome do pai no registro de nascimento do filho a partir dos resultados de exames de DNA.

 

A Defensoria irá realizar esta ação na capital e no interior do estado. Na capital, os atendimentos acontecerão no Núcleo de Mediação Familiar da Defensoria Pública da Bahia, de 12 a 23 de agosto, das 8h às 17h. O Núcleo funciona na Rua J.J. Seabra, no, 2º andar do Shopping Baixa dos Sapateiros. Já no interior, as ações acontecem nas cidades em que a Defensoria Pública possui sede regional.

 

Teste
Para que o teste seja realizado, é preciso coletar o material salivar da mucosa bucal. O exame é rápido, simples e indolor. Após a coleta, os pais são convidados a comparecerem à sede da Defensoria, para juntos, presenciarem a abertura do resultado do exame. Se a paternidade for confirmada, os responsáveis são orientados a incluir o nome do pai no registro civil da criança. A ação prevê também o desenvolvimento de outras ações, como pensão alimentícia, guarda, entre outras.

Do:G1 BA

CONTINUE LENDO


Barra da Estiva: Assalto às agencias do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal

foto:reprodução

Uma quadrilha fortemente armada chega a Barra da Estiva e invade a agência do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Conforme informações colhidas pelo 97news, os assaltantes chegaram em uma Frontier de cor preta e um Corola cor prata e invadiram as agências. Os bandidos abandonaram o local levando reféns. As policiais civis e militares foram acionadas e já estão no encalço dos assaltantes. Ainda não se sabe o valor que a quadrilha conseguiu levar.

 



Segunda-feira violenta em Brumado

Homem assassinado ao chegar em casa depois de um levantamento cadavérico.

Por volta das 07h00min desta segunda-feira acontece mais um crime em Brumado. A vítima foi o Senhor José de Souza Reis, 49 anos, popularmente conhecido como “Tempero”. O homem foi assassinado com dois disparos de arma de fogo quando chegava a sua residência, acompanhado de sua esposa Vera Lúcia Muniz. De acordo Vera Lúcia o autor dos disparos foi seu sobrinho Derrian Pires Souza, 19 anos, que é neto da catadora que foi executada a tiros nesta madrugada.  Os crimes estão sendo investigados e a polícia acredita em envolvimento com o tráfico de drogas. A polícia está em busca do assasino, que até o fechamento desta edição ainda não tinha sido encontrado.  A crescente onda de violência está deixando a população atemorizada. O número de assassinatos este ano em Brumado já chega a 16, providências terão de ser tomadas, pois a população clama por isso.

Foto: Marcos Paulo/97news


Brumado: Catadora de recicláveis é morta a tiros no Bairro Baraúnas

Madrugada violenta em Brumado nesta segunda-feira, 12-08. Uma senhora de 69 anos foi encontrada morta depois de levar dois tiros nas costas no Bairro Baraúnas. D. Lucidalva Ramos Pires, 69 anos, era catadora de material reciclável, e tinha costume de sair nas madrugadas para catar latinhas. Durante uma ronda, policiais ouviram tiros e chegando a Rua Marquês de Caravelas encontraram a catadora já sem vida. A polícia ainda não sabe o que motivou o crime.



‘Saúde Não Tem Preço’ beneficiou 16,4 milhões de pessoas, diz governo

Foto: reprodução

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (12) que o Programa Saúde Não Tem Preço (que oferece remédios gratuitos à população) beneficiou 16,4 milhões de brasileiros. De acordo com a presidente, só em medicamentos para asma, 781 mil pessoas em todo o país tiveram acesso a remédios indicados para o tratamento. Esse fato teria contribuído para redução de internações relacionadas à enfermidade em16% no Sistema Único de Saúde (SUS) no período de um ano. Dilma Rousseff ainda enfatizou que o Saúde Não Tem Preço também distribui sem custo para a população remédios para hipertensão e diabetes. Os medicamentos ficam disponíveis nas farmácias da rede Aqui Tem Farmácia Popular e para as pessoas terem acesso a eles, precisam apresentar a carteira de identidade, CPF e receita médica dentro do prazo de validade. O programa Farmácia Popular também oferece remédios com 90% de desconto. O pronunciamento da presidente ocorreu no começo da manhã desta segunda no programa semanal Café com a Presidenta. Informações da Agência Brasil.



Ituaçu: Vítima de bala perdida

Foto: divulgação

Ituaçu viveu uma história triste neste domingo 11 de agosto com a morte de uma senhora  que foi alvejada por um tiro quando estava na porta de casa. Segundo informações colhidas pelo 97news durante a perseguição de policiais lotados na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar de Brumado (34ª CIPM), e a fuga de Willian Alves, 23 anos, foragido da Delegacia de Barra da Estiva, o criminoso começou a atirar contra a polícia, neste momento começou a troca de tiros que fez uma vítima de bala perdida. A bala atingiu a veia femoral que levou a senhora a óbito. Teste de balística será feito pela Polícia  Técnica para identificar de qual arma saiu o projétil. Willian Alves está a disposição da justiça.



Brumado: presos dois criminosos que sequestraram empresário

Bandidos fizeram terrorismo com uma família brumadense neste sábado, 10.08. No momento que chegava em casa com um filho, bandidos renderam o empresário e já começaram a sessão de tortura, entraram na casa do mesmo fazendo ameaças quebrando móveis revirando tudo e exigindo dinheiro. Eles não tiveram pressa em libertar a família feita refém, saíram dando voltas de carro pela cidade, passando em frente a casa de familiares demonstrando que estavam bem informados sobre a família. Tocando terror os bandidos foram até a fazenda do empresário onde conseguiram subtrair uma espingarda calibre 12 e um revólver. No momento de ir embora amarraram os reféns e jogaram óleo diesel em volta, abandonaram o local levando um membro da família e o deixaram perto do Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt e fugiram em outro carro.  

No domingo 11.08 a Polícia Militar durante uma ronda pelo Bairro Baraúnas suspeitaram de dois elementos que ao avistar os policiais tentaram fugir em duas motocicletas, a ação da polícia foi brilhante e logo a dupla foi detida. No momento da abordagem o celular do bandido tocou e era um terceiro cobrando as joias que foram roubadas na casa do empresário. Encaminhados à Delegacia foram interrogados pelo Delegado Dr. Romilson Dourado. Logo os reféns chegaram à delegacia e reconheceram os dois que fizeram parte do assalto. Um dos criminosos é menor e o outro é João Paulo de Oliveira já com 18 anos. Os dois estão detidos, e a polícia está na busca de outros dois.



Tanhaçu: jovem forja próprio sequestro

Chega ao fim na noite desta sexta-feira 09 de agosto, o falso sequestro de Aurenísia, jovem de Tanhçu-Ba,que teria forjado o próprio sequestro. A polícia foi informada que a moça se encontrava no Posto da PRE de Brumado, a mesma foi encaminhada para a Delegacia de Tanhaçu.  Depois de um trabalho exaustivo de investigação da Policia Militar e Polícia Civil de Tanhaçu-Ba, a polícia começou a desconfiar de que poderia ser uma farsa depois do pedido de resgate, a proposta  seria do irmão de  Aurenísia reatar com uma ex-namorada. A jovem diz ter sido induzida por um rapaz, que ela diz não saber quem é, pois tudo aconteceu através de mensagens e algumas ligações restritas, pedindo que o irmão se afastasse da atual namorada. 



Brumado: Trio assalta mercadinho no Bairro Malhada Branca

Por volta das 18h00min deste sábado, três homens armados invadiram um mercadinho no Bairro Malhada Branca e anunciaram o assalto. No momento o dono do estabelecimento estava fazendo pagamento a um fornecedor de cachaça, e eles avançaram tomando o dinheiro e os documentos que estavam no bolso do mesmo. Insatisfeitos se dirigiram ao caixa pegando todo o dinheiro que havia ali. Antes de deixar o local um deles disparou um tiro deixando todos muito assustados, no momento o mercadinho estava bastante movimentado.  Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Os elementos fugiram a pé em direção ao Loteamento Malhada Branca. A Polícia Militar foi acionada minutos depois do assalto. Rondas foram realizadas, mas até o fechamento desta edição ninguém havia sido detido.



Homem é morto a tiros na URBIS II

Na madrugada deste sábado, 10 de agosto um homem foi morto a tiros na URBIS II. De acordo a Polícia Militar, foi feito uma denúncia de troca de tiros no fundo da empresa Disbel. Não encontrando movimento suspeito a guarnição se deslocou para ronda que é de costume. Passando por uma Rua da URBIS II encontraram o corpo de Adelmar dos Santos Silva de 20 anos que foi alvejado com três tiros, um na cabeça, um nas costas e outro na barriga. O jovem era funcionário da Lig-lixo. Até o momento não se sabe o motivo do homicídio, a polícia acredita em acerto de contas, pois dinheiro e um celular foram encontrados junto ao corpo. A mãe de Adelmar no momento que recebeu a notícia tentou contra a própria vida e foi impedida de tal ato pela polícia.



Tanhaçu: jovem de 19 anos está desaparecida desde o últmo dia 07

foto:divulgação

Em Tanhaçu, Uma jovem de 19 anos pode ter sido sequestrada. Segundo a família, há algum tempo o irmão desta jovem estava recebendo ameaças através de ligações anônimas pedindo que se afastasse da namorada, ou sua irmã seria sequestrada e morta. Os pais da jovem estão muito preocupados e em contato com o 97news disseram que ela é muito tranquila, nunca teve problemas com ninguém, frequentadora de uma igreja evangélica e uma ótima aluna.  A mesma foi vista pela última vez na quarta-feira, 07 de agosto nas proximidades do Terminal Rodoviário de Tanhaçu, por volta das 19h30min. A família está fazendo divulgação da foto como forma de ajudar a polícia a encontrar pistas que levem ao paradeiro da adolescente. 

A família pede a quem souber de seu paradeiro que entre em contato pelo telefone (77)9837-3730.



Livramento: Adolescente morre prensado por elevador

foto:L12

Adolescente morre em acidente de elevador na cidade de Livramento de Nossa Senhora. O acidente ocorreu nas dependencias de um supermercado por volta do meio dia desta sexta-feira, 09 de agosto. Segundo informaçãoes colhidas pelo 97news o adolescente Gabriel Teixeira e mais alguns colegas do Colégio Polivalente de Livramento, teriam ido assistir um filme no cinema do supermercado, dando sequencia a um roteiro que já vinha acontecendo no colégio toda quarta, quinta e sexta-feira.

Segundo testemunhas, o estudante teria se descuidado no momento em que o elevador subia do subsolo ao térreo, tendo sua cabeça prensada contra o mecanismo. A tensão é geral entre a população. 

A administração do supermercado foi procurada, mas não prestou esclarecimentos.

 


 



Brumado: Polícia Militar e Operação Entardecer

Uma operação foi realizada pela polícia militar no início da noite desta quinta-feira, operação denominada entardecer, o Major Sérgio Berlink diz que a polícia está atuante contra a criminalidade.  As diligências devem acontecer nos locais da cidade que apresentam maior índice de criminalidade, a operação conta com 12 viaturas fazendo ronda pelos bairros. A polícia militar  pede a colaboração da população para que façam denúncias através do telefone 190 e o sigilo da denúncia é garantida.



Acidente com vítima fatal na BR-030

Na manhã desta quinta-feira um grave acidente na BR-030, nas proximidades de Pancadão, deixa um morto e dois feridos. Segundo informações o condutor de uma Hillux, tentou desviar de um caminhão que estava vindo em sua direção e acabou colidindo com uma moto. No momento da batida um rapaz que estava na moto morreu na hora, e o outro ficou gravemente ferido, o condutor do carro teve escoriações leves, e logo foram encaminhados ao hospital mais próximo e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal- IML para necrópsia. O motociclista e o carona estavam se dirigindo ao canteiro de obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste-FIOL em Ibiassucê.