ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Associação do Campo Seco se destaca na produção de vassouras e artesanatos em Brumado

Nova vítima do golpe com 'falso depósito' perde carro avaliado em R$ 7 mil

Barreiras: Bombeiros são atacados a tiros enquanto combatia incêndio

Hemoba esclarece falta de 'bolsas' de coleta no hemocentro de Brumado

Clínica Master: Cirurgião Geral Dr. Pedro Thiébaut

Especialistas alertam para risco de pandemias globais em assembleia da ONU

RotSat: Rastreamento veicular com qualidade, eficiência e segurança

Brumado: Câmara vota hoje (23) projeto de lei que insere, altera e revoga dispositivos da Zona Azul

Brasileiros de alta renda são menos tributados na média dos países do G7, diz pesquisa

Inovare Odontologia & Saúde: O que é Gengivite e Periodontite

Brumado: Moradores do bairro São Jorge denunciam queimadas provocadas pela população na margem do Rio do Antônio

Caculé: Homem que estava desaparecido à três dias é encontrado morto; choque elétrico pode ter provocado o óbito

BR-030: Caminhão carregado com maracujina tomba próximo ao distrito de Ibitira

Brumado: Homem é baleado em tentativa de assalto na BA-148, próximo à entrada de Pedra Preta

Homem se afoga após pedido de casamento debaixo d'água

Homem é detido transportando mais de cem celulares sem nota fiscal em Jacobina

Moradora de Guajeru relata susto com roda de ônibus escolar que se soltou enquanto transportava alunos da zona rural

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Livramento de Nossa Senhora: Polícia investiga casos de clonagem de números de telefone na cidade

Brumado: Despesas com saúde pública chega aos 34% com vítimas do trânsito



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2016"

Deputado Lúcio Vieira Lima sugere nome de José Pedral para o novo aeroporto de Conquista

(Foto: Blog da Resenha Geral)

Ao conceder entrevista neste sábado (10), o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), acompanhado do candidato a prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PMDB), destacou o seu esforço em Brasília para a conclusão da 1ª etapa das obras de construção da pistado do novo aeroporto. Falta balizamento noturno, torre de controle e outros detalhes. Os recursos são na ordem de 95% do Governo Federal. O deputado sugeriu o nome de José Pedral para o aeroporto que está sendo construído na região de Iguá. O deputado federal Lúcio Viera Lima foi o relator da MP que aprovou para o Orçamento do próximo ano recursos na ordem de R$ 398 milhões para os aeroportos do Brasil. Apesar de não estar carimbado, nenhum valor para Vitória da Conquista, o parlamentar em articulação com ministros e o Governo Federal, incluiu Conquista como prioridade. A primeira licitação para construção do terminal de passageiros será a de Conquista. Na entrevista concedida a Anderson Oliveira (blog), o parlamentar falou da visita que fez a SAC – Secretaria da Aviação Civil em Brasília, acompanhado de Gusmão, e ouviu do secretário, Dario Lopes, revelações importantes a cerca da conclusão da obra. (…) ” foi colocado na LDO um valor no Orçamento para os aeroportos do Brasil – não é carimbado para o aeroporto de Conquista. A 1ª etapa, que é a pista, até o final do ano, depois das eleições, provavelmente eu estarei aqui com o ministro Geddel, presidente Michell Temer, com o prefeito eleito Herzem Gusmão para inaugurar a 1ª etapa. Ai teremos que fazer a licitação da 2ª etapa – que nesta visita que nós fizemos em Brasília com o ministro da SAC, o secretário da Aviação Civil, ele nos garantiu, e logicamente isso foi recomendado pelo ministro Eliseu Padilha, ministro Geddel, que já tinha conversado com o presidente Michel Temer, que a 1ª licitação do ano de 2017 será a licitação de Vitória da Conquista, a 2ª etapa”. Para concluir o deputado Lúcio reforçou: “Agora temos que ficar atentos, ficar vigilantes,  porque é o que eu disse. O dinheiro não é carimbado”.



Novo beta do Whatsapp vem com recursos parecidos com Snapchat. Veja como usar

Por enquanto, as novidades só são para usuários do WhatsApp Beta, disponível para celulares Android. Novos recursos só aparecem quando você usa a câmera do mensageiro (Foto: Reprodução)

A versão beta do WhatsApp recebeu uma atualização com recursos bem parecidos com os do Snapchat. Agora, é possível usar flash na câmera frontal, adicionar stickers às fotos tiradas pelo aplicativo e dar zoom com uma mão só enquanto estiver gravando vídeos.As novidades apareceram na versão 2.16.263 do mensageiro, disponível na última quinta-feira (8) na Google Play Store. Vale ressaltar que os novos recursos só aparecem quando você usa a câmera do mensageiro (localizada na parte de baixo, à direita). Se você clicar no ícone de “Anexo” e, depois, em “Câmera”, as funcionalidades não estarão disponíveis. O “flash” da câmera frontal funciona com a própria tela do celular, no estilo do virtual flash, dos celulares da LG, e do Flash Retina, dos iPhone 6S e iPhone 6S Plus.



Brumado: Polícia Militar prende autor de tentativa de homicídio em Brumado

(Fotos: Divulgação Polícia Militar)

Por volta das 17h50 desta sexta-feira (09) na Rua Princesa Isabel, no Bairro São Félix, o indivíduo conhecido com o vulgo "Davi Cabeça Torta" esfaqueou a senhora Sueli Correia Silva na perna, a guarnição da 34ª CIPM/ Brumado foi deslocada e após fazer rondas conseguiu prender o autor do crime. O autor e vítima foram conduzidos à delegacia. (Ascom 34ª CIPM)



Brumado: Polícia Civil prende indivíduo que incendiou a residência da sua genitora

Na noite desta quinta-feira (08) compareceu na Delegacia de Polícia Civil de Brumado a mãe do jovem Renato Rosenberg Teixeira dos Santos, moradora da região de Cristalândia, a qual narrou que seu filho havia acabado de incendiar a sua residência, após ter lhe ameaçado de morte e agredido um vizinho. Disse ainda que há tempos vinha sofrendo ameaças e agressões perpetradas por Renato, de 31 anos de idade, o qual seria usuário de drogas há muitos anos. Após apurações preliminares, soube-se que o autor do fato havia sido hospitalizado. Então uma equipe capitaneada pelo Delegado Plantonista, Dr. Cláudio Marques,  deslocou-se até o Hospital Regional de Brumado e lá deu voz de prisão à Renato. Posteriormente, o citado Delegado oficiou ao Comandante da Polícia Militar, a fim de que prepostos daquela instituição fossem designados para realizar a guarda temporária do preso naquela unidade hospitalar. Renato foi autuado em flagrante e, ao final da instrução do inquérito policial, deve ser indiciado pela prática dos crimes de incêndio, ameaça e lesão corporal. 



Mulher morre após tentar apagar incêndio na casa da sogra, em Poções

Maria Pereira de Jesus , que sofria de hipertensão e ansiedade, começou a passar mal e não resistiu a uma parada cardíaca (Foto: BDM)

Uma mulher morreu na manhã desta quinta-feira (9), após tentar apagar fogo que incendiava a casa da sogra.De acordo informações, a Srª Maria Pereira de Jesus moradora da Rua Vital Soares, 108 no Bairro Primavera, morava ao lado da casa da sogra Maria França. Por volta das 08h30min a sogra dona Maria França encontrou o quarto pegando fogo, ela gritou pelo seu esposo Hélio para ajudar apagar o fogo que só queimou um pouco do colchão. Ele informou que quando chegou para ajudar apagar o fogo sua esposa já estava passando mal e que ela sofria de hipertensão e ansiedade, e ela não sofreu nenhuma queimadura, eles chamaram o SAMU mais quando chegou Maria de Jesus já estava em óbito.(BDM)



Cadeirante morto em vídeo foi vítima de 'tribunal do tráfico', diz a Polícia Militar

Eduardo Santos Silva, 42 anos, teria perdido o celular, que continha vídeos dele mantendo relações sexuais com menores, o que chegou ao conhecimento da facção “BDM (Foto: Reprodução)

O cadeirante Eduardo Santos Silva, 42 anos, foi morto na noite desta quinta-feira (8), em Simões Filho, após perder o celular que continha vídeos dele tendo relação sexual com adolescentes. A polícia recebeu a informação de que as imagens foram divulgadas nas redes sociais e que a vítima foi morta como uma forma de represália por ter cometido estupro de vulnerável. O crime ocorreu por volta das 21h, no Condomínio Recanto dos Pássaros, no bairro Vida Nova. De acordo com o subcomandante da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Simões Filho), o capitão Evaristo Alves Brandão, a localidade onde o cadeirante morava é dominada pela facção Bonde do Maluco (BDM), que não toleraria esse tipo de ação. “Temos a informação de que o crime foi cometido por Lucas Feio, a mando de Luisvan, que é uma das lideranças do BDM no condomínio”, contou.



Cenas fortes: Cadeirante é executado na Bahia após confessar que abusou de menores

Eduardo Santos Silva, de 42 anos, teve a própria morte filmada pelos assassinos, segundos após confessar pedofilia. Ele foi flagrado através de imagens encontradas em seu celular (Fotos: Bahia Já)

Um cadeirante de nome Eduardo Santos Silva, de 42 anos, foi assassinado na noite desta quinta-feira (08), em Simões Filho, região metropolitana de Salvador. A polícia já confirmou a veracidade das imagens. A execução, diante das câmeras, ocorreu por volta das 21h30. Ele era acusado de estuprar menores. Morador no Conjunto Habitacional B13, no bairro do Vida Nova, próximo ao Ginásio de Esportes, no Recanto dos Pássaros. O cadeirante foi executado com um tiro no olho esquerdo. Segundo informações que chegaram à redação, o cadeirante teria perdido o seu aparelho celular contendo fotos e vídeos em que ele pratica estupro de vulneráveis. Um vídeo da execução circula nas redes sociais e mostra Eduardo sendo morto dentro da própria residência. No vídeo, Eduardo é questionado sobre fazer sexo com crianças e ele declarou seu erro. A autoria do homicídio ainda não foi identificada pela polícia. Veja o vídeo, mas cuidado, pois as cenas são fortes: 



Policia Militar apreende armas de fogo em Guajeru

(Fotos: Divulgação Polícia Militar)

Na madrugada desta sexta-feira (09) às 03h e 45 min, na zona rural do município de Guajeru, após ter ocorrido um furto num estabelecimento comercial, a guarnição da 34ª CIPM/ Guajeru  foi solicitada e prendeu em flagrante delito: ELIVELTON SOUZA SOUBRINHO (à direita da foto) e HELVANO AZEVEDO BITENCOURT (à esquerda da foto). Residentes na Fazenda Baixa Grande-Guajeru-BA. Ambos portavam uma espingarda do tipo chumbeira. O fato foi encaminhado à Delegacia de Rio do Antônio para que as medidas cabíveis sejam tomadas.



Brumado: ‘Foi uma fatalidade’, afirma delegado responsável fala sobre o ‘Caso Yasmin’

O delegado apontou o caso como uma fatalidade (Foto: 97NEWS)

O delegado responsável pelo caso “Yasmin”, - a bebê de 1 mês que chegou morta ao HMPMN na manhã desta quinta-feira (08) -, Dr. Claudio Marques deu uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (09) para falar sobre o fato. Com um aspecto emocional muito forte, o delegado começou seu relato afirmando que “pelos depoimentos que ouvimos o ambiente onde a criança estava era repleto de carinho e não existe nenhum indício de maus tratos”. Ele ainda fez questão de destacar que “os indícios apontam de forma muito clara para um acidente domiciliar, ou seja, o sufocamento foi involuntário” e, num tom emocionado ele declarou que “foi uma fatalidade”. Marques aproveitou para fazer um alerta às mães de que “evitam dormir com bebês recém-nascidos na mesma cama, pois casos como esse acontecem regularmente no país. Sabemos que a situação financeira negativa das famílias, muitas vezes, obriga essa situação, só que o bom senso aponta que isso não deve acontecer”. E finalizou de forma impactante citando que “a mãe acabou sendo extremamente punida com a perda da filha”. O caso deverá ser arquivado segundo comentários do próprio delegado, pois não teria existido dolo em momento algum por parte da genitora. 



Campus do IFBA em Brumado Realiza Jornada Pedagógica

Foto: Divulgação

Acontece neste sábado, dia 10, mais uma Jornada Pedagógica do IFBA Campus Brumado. O evento pretende promover reflexão sobre questões de didática, implicações psicológicas no processo de avaliação da aprendizagem, além das perspectivas e desafios político-administrativos no âmbito do Campus. A jornada visa estimular a troca de experiências a respeito das temáticas propostas. Na ocasião será apresentada uma mostra sobre o trabalho realizado pelo NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – do Campus. Além de debates e reuniões, professores e técnicos administrativos participam de palestra com personal trainer, sobre qualidade de vida. Ascom-IFBA



Inaugurou: A Ultra Forte abre suas novas instalações e os clientes aprovam o ambiente

Foto: Divulgação

Foi com grande sucesso e vários clientes que a Loja Ultra Forte abriu suas novas instalações em Brumado. Com um espaço climatizado, dois andares, vitrines modernas, elevador e uma equipe de atendimento de primeira que a loja Ultra Forte lhe espera em seu mais novo espaço. Na Ultra Forte você vai encontrar um estoque com produtos de alta qualidade e requinte. Aproveite e corra para conferir as melhores ofertas e preços da região. Ultra Forte – Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, nº 56, Centro, Brumado, Bahia.  

Foto: Divulgação


Greve dos bancários continua e categoria aguarda nova proposta da Fenaban

Uma reunião foi convocada para hoje (9), pelos banqueiros, para a apresentação de uma nova proposta de reajuste salarial e negociação das demais demandas (Foto: Ascom \ SEEB)

As mobilizações continuam em todo o país e, neste terceiro dia de greve, aproximadamente 80% das agências permaneceram fechadas na base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região. Para esta sexta-feira (09) está marcada uma reunião às 11h, em São Paulo, entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. A reunião foi convocada pelos banqueiros para a apresentação de uma nova proposta de reajuste salarial e negociação das demais demandas reivindicadas pela categoria. De acordo com o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, os bancários devem continuar na luta e manter a greve até que uma proposta justa seja apresentada pelos banqueiros. “Vamos aguardar o que a Fenaban tem a nos propor e, a partir daí, definir como serão os próximos rumos do nosso movimento. Por enquanto, continuaremos firmes e vamos manter as paralisações”, afirma.



Brumado: Polícia Civil prende autor de roubo a estabelecimento comercial

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Uma equipe de Investigadores da Polícia Civil efetuou hoje, no bairro São Jorge, em Brumado, a prisão de Jonilson Pascoal Barbosa dos Santos, de 26 anos. Jonilson foi preso em cumprimento de Mandado de Prisão Preventiva, expedido em razão da prática do delito de roubo majorado, fato ocorrido em um estabelecimento comercial, situado em Brumado, em dezembro de 2015. Vale salientar que Jonilson também fora preso em flagrante pela Polícia Civil, em 2013, logo após jogar drogas na carceragem da Delegacia de Brumado. (Ascom \ 20ª Coorpin)

 



O Poder das Cacheadas: Desfile do Movimento ‘Meu Cabelo me Empodera’ rouba a cena, cria polêmica e confronta o mito da ‘chapinha’ em Brumado

A participação do Movimento 'Meu Cabelo me Empodera' foi a grande surpresa do desfile cívico de 07 de setembro em Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O “Mito da Chapinha” que pode ser compreendido pela “imposição” de que mulher tem que ter o cabelo liso todo o tempo, sofreu um duro e poderoso golpe neste feriado de 07 de setembro em Brumado, já que, de forma brilhante e impactante, o movimento “Meu Cabelo me Empodera”, resolveu “brilhar na avenida” e roubar a cena do Desfile Cívico da Independência. Vale ressaltar que Brumado é uma terra de mulheres lindíssimas e o “cabelo chapado”, até então, era considerado quase como uma unanimidade, já que, em evento em que a chuva comparecesse na cidade, as mulheres quase não apareciam. Mas a “ditadura da beleza” agora está encontrando uma forte resistência deste movimento natural do “empoderamento do fio negro” que surgiu alguns anos atrás e que, agora, com as redes sociais, ganhou muita musculatura e vem conquistando cada vez mais adeptas. Em Brumado, uma página no facebook conseguiu reunir um grande grupo de mulheres que resolver ir para a avenida e participar do desfile cívico com as camisas do movimento, causando um grande impacto positivo e ganhando o reconhecimento popular. Cheias de entusiasmo, beleza e exibindo as madeixas encaracoladas, as integrantes do movimento fizeram bonito, num desfile de exaltação à verdadeira beleza da mulher brasileira e brumadense. Mas, como tudo que brilha, incomoda, teve quem não gostou e resolveu criar uma grande polêmica e ironizar as cacheadas. Posicionamentos colocados nas redes sociais, que foram interpretados como críticas severas, deram ainda mais visibiidade ao desfile do "Meu Cabelo me Empodera”. A equipe do 97NEWS faz questão de parabenizar as criadores e participantes desse movimento em Brumado que, além de legítimo, vem quebrar paradigmas e mostrar a verdadeira beleza da alma feminina. Veja fotos da participação: 



Coelba orienta sobre pagamento da conta de energia elétrica

Foto: Divulgação

Mesmo com a paralisação nacional dos bancários, iniciada na última terça-feira (6), a Coelba orienta os consumidores que não possuem faturas em débito automático a efetuar o pagamento da conta de energia elétrica por meio da internet ou terminais de autoatendimento bancário (caso dos correntistas do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Nordeste). A Coelba também lembra que é possível efetuar o pagamento das contas nos 616 postos da Rede Coelba Serviços espalhados pela Bahia (estabelecimentos comerciais credenciados pela Coelba), correspondentes bancários (estabelecimentos comerciais credenciados pelos bancos) e Casas Lotéricas. A relação da Rede Coelba Serviços com os respectivos endereços está disponível no site servicos.coelba.com.br (clique na aba “Coelba Serviços”). Os consumidores que necessitarem de informações adicionais ou estiverem com dúvidas podem entrar em contato com a Coelba através da Central de Teleatendimento 0800 071 0800.





Jânio Quadros: Polícias Civil e Militar prendem arrombadores e recuperam produtos de furto

(Fotos: Divulgação Polícia Militar)

Um Investigador da Polícia Civil foi informado por populares, hoje pela manhã, acerca de um furto, modalidade arrombamento, acontecido nesta madrugada, na região do Caetano, no município de Presidente Jânio Quadros. Então, a Polícia Civil acionou uma guarnição da Polícia Militar e saíram em diligência conjunta. Na estrada que liga os municípios de Jânio Quadros a Tremedal as equipes localizaram Sílvio Moreira da Rocha, de 19 anos e de um adolescente de 16 anos, sendo que em poder do maior foram encontrados 4 (quatro) cartuchos calibre 38, bem como a quantia de R$ 97,00 (Noventa e sete Reais). Os indivíduos logo admitiram o arrombamento da residência, localizada na supramencionada região, e confessaram a prática de outro arrombamento na zona rural, mais especificamente Lagoa da Volta, município de Presidente Jânio Quadros.  Na residência de Sílvio ainda foram encontrados um simulacro de arma de fogo e uma espingarda artesanal.  Silvio já tem passagem pela Delegacia de Polícia de Pres. Jânio Quadros, também por prática de arrombamento, ocorrido há cerca de 02 (dois) anos.Além do dinheiro, ainda foi recuperada pelos policiais  uma motoneta furtada na referida residência. Os conduzidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Brumado e serão ouvidos pelo Delegado Plantonista Dr. Cláudio Marques, o qual adotará as providências que o caso requer. 



Brumado: Protesto dos professores chama atenção durante desfile de 7 de setembro

A APLB no momento em que passava no ponto principal do desfile (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A “queda de braços” entre Prefeitura de Brumado e a APLB \ Sindicato, que representa a categoria dos professores municipais, ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (07), durante o desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil. No momento da passagem do ala da APLB, os professores exibiram vários cartazes de protesto, os quais traziam até mensagens subliminares, como num cartaz expondo um professor caindo num formigueiro (foto abaixo). Eles buscaram culpar a administração municipal pela realização da greve da categoria que acabou ganhando contornos políticos, já que estamos em pleno período eleitoral. A manifestação dividiu opiniões, mas conseguiu atrair a atenção do grande público que esteve presente à cerimônia. Segundo informações uma nova rodada de negociações deverá acontecer para que se chegue a um acordo e a greve seja encerrada, já que cerca de 10 mil alunos da rede pública municipal podem ser prejudicados com a paralisação.

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Mais uma colisão na rotatória da BA-262 na manhã desta quinta-feira (08)

A van estava lotada de passageiros, mas ninguém se feriu (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A rotatória da BA-262 que faz interligação com a BR-030 voltou a ser palco de mais um acidente na manhã desta quinta-feira (08). O fato aconteceu às 06h20m e envolveu uma van que saiu de Livramento de Nossa Senhora às 04h e um veículo de passeio que era conduzido por uma mulher que vinha de Brasília (foto abaixo). Segundo informações a condutora acabou invadindo a pista e causando a colisão. Os ocupantes da Van que estava lotada, ficaram muito assustadas, mas alegaram que, por estar em baixa velocidade, um fato mais grave foi evitado. A Polícia Rodoviária Estadual chegou logo ao local e controlou o tráfego e fez também os primeiros levantamentos sobre as possíveis causas do acidente. Ninguém se feriu, só tendo danos materiais. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Polícia já investiga caso de bebê de 1 mês que chegou morta ao hospital

A criança já teria chegado morta ao hospital (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um fato extremamente delicado aconteceu na manhã desta quinta-feira (08) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, que poderá ganhar uma enorme repercussão, caso as suspeitas sejam confirmadas. A reportagem do 97NEWS esteve no hospital e falou com uma mulher de prenome Daniela, a qual tem 30 anos de idade e é moradora do Conjunto Residencial Brisa III. Ela explicou que, na manhã de hoje, ao acordar, foi ver a sua bebezinha Tayla Iasmim, de apenas 1 mês de idade, a qual estava apresentando dificuldades para respirar pois estava com o nariz muito entupido e, quando percebeu viu que a criança estava com aspecto estranho e parecia estar sem vida. Ato contínuo, ela, em desespero, foi rapidamente levar a criança para o hospital e, chegando lá, o médico rapidamente fez o atendimento, mas, segundo informações, ele verificou alguns hematomas na bebê e acionou a Polícia que chegou rapidamente ao local. A mãe foi conduzida para dar explicações sobre o fato. O caso é realmente grave, porque a criança morreu e, agora, a Polícia deverá emitir nas próximas horas um primeiro laudo para confirmar a causa. Novas informações em seguida.