ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista vai parar em cima de picape após colisão na Otávio Mangabeira

Fim da exigência de simulador para CNH e suspensão de aulas para cinquentinha valem a partir de hoje (16)

Brumado: Projeto que será apresentado na sessão da Câmara desta segunda (16) prevê readequação da Zona Azul

Brumado: Alunos de escolas municipais são premiados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Brumado: Com orçamento em R$ 211 milhões, prefeitura realiza plano orçamentário para 2020

Brumado: Defensoria Pública lançará cartilha 'sobre abordagem policial'

Exame Toxicológico é na Clínica Master

Homem morre e mulher é presa em ação que apreendeu 40 kg de drogas na cidade de Vitória da Conquista

Brumado: Prefeitura, CDL, MP, Legislativo e a Zadar se reunirão na quinta-feira (19) para resolução da Zona Azul

Romeiros viajam mais de 200 km a cavalo para visitarem o Santuário da Gruta da Mangabeira em Ituaçu

Confusão durante concurso da Prefeitura de Aracatu deixa candidatos revoltados

Governador da Bahia anuncia plano de pagar royalties do petróleo a municípios

Projeto da Coelba oferece desconto na compra de placas de energia solar

Brumadense Alípio Júnior é vice-campeão Sul Americano de fisiculturismo no Peru

Brumado: PM apreende homem e drogas no bairro do Mercado

Brumado: Menor é apreendido com entorpecentes no bairro São Jorge

Juiz entende legítima defesa e arquiva inquérito de brumadense que matou jovem de 22 anos em Bom Jesus da Lapa

Brumado: 34ª CIPM forma mais uma turma do Proerd

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2019"

Brumado: 1ª Promotoria de Justiça solicita aos idosos que tiveram o direito de passagens negado pela Viação Novo Horizonte compareçam ao MP

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 1ª Promotoria de Justiça de Brumado alerta a sociedade aos direitos de gratuidade nos transportes rodoviários aos idosos e pessoas com deficiência, para que estes possam desfrutar também do lazer, a fim de promover a inclusão social. Os direitos de gratuidade são divididos em lei interestadual, que vale para todo o Brasil, em intermunicipal, que vale para todo o estado, e municipal, que vale para Brumado. Os idosos e pessoas com deficiência devem se atentar às especificidades de cada lei, para não se confundirem ao cobrar seus direitos. Em casos de desrespeitos à lei o Ministério Público está disponível para atender todas essas reclamações. Diante desses fatos recorrentes que vem acontecendo em nossa região, a Promotoria de Justiça de Brumado, em contato com a Redação do 97NEWS, emitiu comunicado "para que os idosos aos quais a Viação Novo Horizonte tenha recusado o direito à gratuidade nas passagens interestaduais, compareçam nesta Promotoria de Justiça". Informou o Promotor de Justiça, Dr. Millen Castro Medeiros de Moura.

Serviço

1ª Promotoria de Justiça de Brumado
Endereço: Rua Pedro Coqueiro Filho, 50, bairro Nobre, Brumado-Ba
Telefones: (77) 3441-5419 / 3441-5051
Email: [email protected]



Brumado: 22 de maio, 2 anos sem o radialista 'Maluco do Veneno'

Foto: 97NEWS

Passados dois anos de seu falecimento os ouvintes ainda têm saudades do folclórico apresentador Sinval de Souza, o "Maluco do Veneno", no comando do programa ‘Entardecer no Sertão’, na Rádio Alternativa FM, que era transmitindo para Brumado e região. Maluco do Veneno, morreu aos 61 anos, e deixou quatro filhos. Atuou no rádio 12 anos, e começou com Anselmo Soares na Rádio Atividade FM e Digital FM com participações ao vivo, sua última participação foi na Alternativa 97,9. Natural de Brumado, havia adotado a cidade de Malhada de Pedras como sua terra natal, onde morava com sua companheira de rádio, a "Gauchinha". Sua morte foi algo que surpreendeu a todos quando o mesmo sofreu um acidente de moto no dia 18 de maio de 2017 na zona rural de Malhada de Pedras e teve o seu estado de saúde agravado dias depois. Após ter sido transferido para o Hospital de Base de Vitória da Conquista no dia 19 do mesmo mês, ele passou pela unidade semi-intensiva por um procedimento de drenagem do pulmão, já que o órgão teria sido perfurado e, devido a isso, surgiu uma hemorragia interna. Mas o destino que sempre prega uma peça nos sonhos de cada um, no dia 22 de maio do mesmo ano, por volta das 06h15, Maluco do Veneno não resistiu, e veio a óbito. Passados dois anos de sua morte, ainda hoje, fãs, amigos e admiradores lembram do Sinval de Souza, que alegrava o povão, sendo personagem de causos e histórias engraçadas e multiplicando o seu bordão ‘que beleza’ por todos os cantos do país. Conheça um pouco da história deste grande sertanejo que nos deixou no vídeo abaixo: 



Enterro de PM lotado na 34ª CIPM é marcado por várias homenagens em Brumado

Foto: Arquivo da Família

Familiares, amigos e colegas se despediram na tarde desta terça-feira (21) do policial militar José Passos Guimarães, 52, no Cemitério Jardim Santa Inês, em Brumado. O enterro contou com diversas homenagens ao Cabo da PM que morreu na manhã de segunda-feira (20), na cidade de Feira de Santana, após lutar contra problemas renais. Segundo os amigos, Guimarães vinha fazendo tratamento de hemodiálise, mas como o seu caso se agravou nos últimos dias, ele não resistiu e veio a óbito na manhã de segunda. O corpo de José Passos foi velado em Brumado, onde atuou pela 34ª CIPM desde 1994. Durante o cortejo até o cemitério, policiais em viaturas prestaram homenagem ao Policial. Em seguida, já no cemitério Jardim Santa Inês, os colegas fizeram um corredor e, batendo continência em frente ao caixão. Guimarães era natural de Contendas do Sincorá, mas adotou Brumado como sua cidade.



Em greve há 43 dias, professores da Uneb decidem manter paralisação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em greve há 43 dias, os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiram, na segunda-feira (20), pela continuidade da paralisação. Em nota, a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) reclamou da declaração do governador Rui Costa (PT), que, em entrevista à imprensa, afirmou que a greve é "partidária". Segundo os grevistas, "o pronunciamento de Rui Costa sobre a greve, além do desrespeito à categoria, demonstrou que o gestor não conhece a realidade das universidades estaduais baianas", diz trecho da nota. Os professores reivindicam reajuste salarial e melhores condições de trabalho. 



Sem papas na língua: Faustão anuncia fim do 'Domingão' em 2022 e tem contrato milionário revelado

Foto: Reprodução l TV Globo

No último final de semana, o apresentador do programa "Domingão do Faustão", Fausto Corrêa da Silva, que desde 1989 atua na emissora de maior audiência do país, pegou muita gente de surpresa ao declarar ao publico que algo ira acontecer com seu futuro, e isso tem bastante significado. Enquanto apresentava seu programa, Faustão que não tem 'papas na língua' soltou uma frase que gerou certo corre corre nos bastidores da emissora carioca. “O dia que o programa acabar -- e esse dia não está longe -- eu revelo os verdadeiros bastidores do arquivo confidencial”, disparou o apresentador. Devido a esta afirmação, foram apurados vários fatos sobre a ligação dele na emissora e, foi descoberto que ele tem um contrato com a Globo apenas até 2022 -- contrato este assinado em 2015 -- onde ele renovou apenas por mais 7 anos. “O glorioso Carlos Henrique Schroder [diretor-geral da Globo] me convenceu nesta semana a ficar mais sete anos. Espero que vocês me aguentem”, disse, em tom de brincadeira. Se tudo se confirmar até 2022, o Domingão do Faustão completará cerca de 33 anos no ar de forma interrupta. Falando a verdade ou não, com toda certeza, Fausto Silva, já acumulou um bom patrimônio, com o humilde sálario de R$ 5 milhões por mês, tornando-se o apresentador mais bem pago do Brasil.



Brumado: Cejusc ministra palestra para os assistidos do CRAS Yolanda Pires

Foto: Divulgação

Desde que entrou em atividade o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) vem realizando um trabalho primoroso, que vem promovendo a conciliação de conflitos jurídicos com uma alta resolutividade. Dentro das várias atividades do órgão, as palestras são instrumentos importantes e, na semana passada, foi realizada uma delas para os assistidos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Yolanda Pires da comarca de Brumado em sua sede localizada na Praça Deoclides Gonçalves, Vila Presidente Vargas. Tendo como mote o grande leque de serviços oferecidos, bem como sua importância para a comunidade brumadense. Conflitos que antes acabavam indo para a página policial, como enfrentamento entre vizinhos, familiares, credores e devedores, hoje são resolvidos de forma muito mais civilizada. A ministração da palestra ficou a cargo da experiente advogada Carolina Araújo e também teve a participação da assistente social Irene Martins e da advogada Rowane Dias, que atua também da facilitadora do Círculo da Construção da Paz.

 



Brumado: Prefeitura Municipal realizará leilão de equipamentos, veículos e outros bens

Foto: Divulgação

Visando a modernização de seus equipamento e outros bens moveis, a Prefeitura Municipal de Brumado, irá realizar, na modalidade Leilão, a qual será regida pela Lei Federal. Todos os interessados em participar do leilão podem obter as informações junto à Comissão Permanente do Leilão, que atende diariamente das 08h às 12h e das 14h às 18h na sede da Prefeitura, localizada na Praça Coronel Zeca Leite ou pelo fone: (77) 3441-8766. O Leilão será realizado no dia 31 de maio, às 09h no Auditório da SEMAC, que fica localizado na Rua Dr. Mário Meira, 79, Centro, Brumado. 



Lavrador de 51 anos tem pedra de 1,3 Kg e 18 cm retirada da bexiga durante cirurgia na Bahia

Foto: Renan Oliveira l 97NEWS

O procedimento ocorreu no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, na segunda-feira (20), em Salvador. O médico que realizou a cirurgia, Dr. João Cleber Coutiunho, disse que essa é uma das maiores pedras em bexiga já registradas. O médico relatou ainda que o paciente há 10 anos sentia ardência ao urinar e um peso na barriga, mas somente em janeiro deste ano ele procurou saber as causas. Exames identicaram um cálculo de 10 cm na bexiga e o paciente, então, foi encaminhado para a capital baiana, onde foi alertado sobre a necessidade de realização da cirurgia. O procedimento cirúrgico durou cerca de 1h e, além do médico João Cleber, outros cinco especialistas participaram da operação. O paciente, que é da cidade de Jacobina, não teve nome divulgado, ainda está internado, mas segundo os médicos, está bem e falando. O médico explica que as pedras na bexiga geralmente são causadas pela inamação do órgão. Isso ocorre quando o corpo está desidratado ou a urina está muito concentrada, fazendo com que ela forme cristais na bexiga, que podem acumular ao longo do tempo e criar uma pedra cada vez maior.

Foto: Renan Oliveira l 97NEWS


Governador defende discussão sobre cobrança de mensalidade em universidades públicas da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na segunda-feira (20), em um almoço com jornalistas, o governador Rui Costa (PT) defendeu a discussão sobre a cobrança de mensalidade em universidades públicas do país para alunos de famílias “que têm condições”. Para o petista, o assunto ainda é um tabu que precisa ser discutido. “Uma família que pagou educação privada a vida inteira não tem condições de contribuir com a universidade? Qual o problema disso?”, argumentou Costa. O governador entende, no entanto, que a atual polarização política do país pode prejudicar o debate e criar atritos no próprio governo. “Quem tem renda maior, deve pagar. Acho que deveria ser assim, mas isso é considerado um tabu. Ninguém é contra que rico pague universidade pública, mas teme que isso seja o início da privatização do ensino superior”, esclareceu o petista, que ainda completou, “nós queremos fazer coisas que país rico não faz. A gente abre mão de um recurso. País rico não abre mão”, acrescentou. O assunto já começou a gerar polêmica, e assim como Bolsonaro, Rui também é alvo de protestos da comunidade universitária da Bahia. Os professores das universidades estaduais estão em greve há mais de um mês e reclamam de cortes no orçamento.



Operação da PF prende grupo que fornecia drogas para Bahia e Espirito Santo

Foto: Divulgação l PF

Quatro pessoas foram presas na Operação Serra Verde, deflagrada pela Polícia Federal do Espírito Santo na manhã desta terça-feira (21). O objetivo é desarticular um grupo criminoso que era responsável pela distribuição de drogas nos municípios da Serra, na Grande Vitória, e Alcobaça, na Bahia. Um suspeito ainda está foragido. De acordo com o G1, a operação, que ainda está em andamento, conta com apoio da Polícia Militar do Espírito Santo e da Polícia Militar da Bahia. Foram expedidos um total de 11 mandados de busca e apreensão, sendo cumpridos seis no município de Serra, quatro em Alcobaça e um em Armação de Búzios. Os quatro mandados de prisão já foram cumpridos na Serra, Foz do Iguaçu (PR) e Alcobaça, estando um investigado foragido. Foram apreendidos uma arma de fogo, drogas e ferramentas usadas no preparo da droga para distribuição. Segundo a PF, o fornecedor das drogas foi identificado e preso em Foz do Iguaçu e foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa dele, em Armação de Búzios. As investigações tiveram início em fevereiro de 2019 e permitiram identificar a rede de distribuição e seu fornecedor de entorpecentes. A polícia acredita que as prisões vão interromper por completo as atividades ilícitas realizadas pelo grupo.



Brumado: Homicídio é registrado no bairro Dr. Juracy na manhã desta terça (21)

Foto: Edinaldo l 97NEWS

Um homicídio foi registrado na manhã desta terça-feira (21), em Brumado. De acordo com as primeiras informações, a vítima, identificada como Marcelo de Jesus dos Santos, de 40 anos, foi morta a tiros. O crime aconteceu na Rua Maria Quitéria no bairro Dr. Juracy. Segundo testemunhas, por volta das 09h30, Marcelo passava pela via de motocicleta quando foi surpreendido por dois homens armados que já chegaram atirando. Ainda conforme as testemunhas, três disparos atingiram a vítima. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegar ao local o homem já estava sem vida. Na ação dos criminosos, uma casa foi atingida por um disparo. A Polícia Militar foi acionada e preservou a cena do crime até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que posteriormente encaminhou o corpo de Marcelo para o Instituto Médico Legal (IML). Segundo a Polícia Civil, ainda não há informações sobre a motivação do crime.



Homem morre afogado em caixa d’água na zona rural de Caetité

Foto: Reprodução l Sudoeste Bahia

Um homem de 48 anos, morreu afogado na tarde de segunda-feira (20), em uma caixa d’água utilizada para consumo animal, na região do Distrito de Maniaçu, zona rural de Caetité. Segundo o site Sudoeste Bahia, familiares disseram que Aelson Silva Brito era epilético e, possivelmente, tenha sofrido um ataque próximo ao reservatório. Ainda segundo a família a vítima estava sozinha quando se afogou. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi foi acionada para fazer a remoção do corpo. A Polícia Civil investiga o caso e aguarda o laudo da perícia feita pela Polícia Técnico-Científica.



Ciclista brumadense tem boa colocação no 'Comocoxico MTB Race' em Caculé

Foto: Divulgação

No último dia 19 de maio, a cidade de Caculé recebeu atletas de todo o sudoeste baiano para uma competição de mountain bike.  O Comocoxico MTB Race, contou com a participação de aproximadamente 250 ciclistas de todo o território baiano, incluindo atletas profissionais de várias categorias. A largada aconteceu na Praça da Lagoa Manoel às 8h da manhã. A competição teve dois percursos, o PRO, direcionados às categorias de atletas mais experientes, que é um percurso com maior grau de dificuldade, cuja distância e altimetria são, respectivamente, 50 km e 1.100 m. Já o percurso SPORT, foi direcionado às categorias criadas pela organização do evento, com grau de dificuldade moderado, cuja distância e altimetria são de, respectivamente, 40 km e 700 m. O ciclista brumadense, Fernando Santana, que é patrocinado pela Ótica Fabíola, acabou ficando em terceiro lugar, na categoria PRO, em uma prova bastante acirrada pelo competidores, com trechos de subida que chegavam à 3 km. "Ficar em terceiro, ainda depois de trabalhar a noite e, viajando logo pela manhã depois do trabalho, e ainda chegando lá em cima da hora. Só tenho a agradecer a Deus por este pódio", comentou Santana.



Pedido de licença ambiental unificada

Foto: Divulgação

A Argamassa Quartzolar LTDA, com o nome fantasia: Quartzolar e Rejunte, CNPJ: 08.537.630/0001-01, torna público que está requerendo a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Brumado, a Licença Ambiental Unificada para atividade de fabricação de artefatos de cimento para uso na construção e extração mineral de areia, localizada no anel rodoviário da BR-030, km 03, na Fazenda Tocassu, neste município.



Crise financeira faz população diminuir gastos com entretenimento na Região Sudoeste

Foto: Reprodução l Rede Social

O mercado de entretenimento não escapou da crise financeira que atinge o País. Pelo menos é o que vem acontecendo na Região Sudoeste da Bahia, onde a população vem diminuindo os gastos com lazer. Está cada vez mais raro as pessoas abrirem a carteira para irem ao cinema, shopping e, os mais cobiçados, que são os shows por exemplo. Por mais que a economia já esteja acertando em alguns indicadores, ainda impera uma incerteza e muito mais o medo das pessoas em relação aos gastos. Quando isso acontece, as pessoas tendem a diminuir o consumo e o gasto de entretenimento, que são considerados bens supérfluos, para que elas possam continuar tendo o gasto com aquilo que é considerado primordial. Com esse medo do consumidor de gastar, o mercado de entretenimento sofre. Nos últimos 2 anos, produtores de eventos viram o público diminuir. Um fato recente e que ganhou a internet neste final de semana foi os shows da Banda Calcinha Preta e Tayrone na cidade vizinha de Livramento de Nossa Senhora. Em fotos divulgadas nas redes sociais, é possível ver o pequeno público na espaço de eventos "Tio Dedé". O Apaixona Livramento aconteceu no último domingo (19), e teve como atrações bandas de peso como Calcinha Preta, Tayrone e Kevi Jonny. 

Foto: Reprodução l Rede Social

O evento foi promovido pela empresária Janete Meira. Mas de acordo com os próprios moradores da cidade, a população não compareceu em massa ao evento, o que deixou outros organizadores preocupados. Nas redes sociais, o promotor da mesma cidade, Ney Trindade, comentou sobre o fato e lamentou o momento de crise que o entretenimento vive. "É muito triste para dois grandes nomes do Brasil, como Calcinha Preta e Tayrone não colocar público no show que aconteceu em Livramento neste domingo dia 19. Na boca de quem compareceu no evento, não tinha 300 Pessoas", disse Ney Trindade, que também já realizou vários eventos em Brumado, e teve que voltar para Livramento de Nossa Senhora, após crise no entretenimento na Capital do Minério. Lamentando o momento, Trindade ainda escreveu, "eu como organizador de eventos estou cauteloso em fazer eventos diante da crise que estamos atravessando no País... Deus no comando de tudo... essa crise vai passar...", disse o empresário. Na região, outros eventos conhecidos também foram afetados. Em muitos deles, atrações de peso foram canceladas e, em outros, empresários e prefeituras optaram pela não realização dos festejos de São João.



Brumado: UNEB disponibiliza curso preparatório para Vestibular e ENEM

Foto: Divulgação

O Programa Universidade Para Todos (UPT) é um curso preparatório para o vestibular e para o Enem, com aulas das disciplinas de português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, com aulas regulares de segunda a sexta e eventuais sábados, no período de junho a dezembro de 2019. Em Brumado, o programa disponibilizou 100 vagas para atender alunos egressos ou cursando o último ano do Ensino Médio e equivalentes, oriundos de rede pública de ensino municipal e/ou federal. A matrícula (De 21/05 a 24/05) pode ser realizada no Campus da UNEB, localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 300, Centro, de 08has às 11hs e das 13hs às 16hs. Os documentos necessários são: cópia, acompanhada de original da carteira de identidade e Cadastro de Pessoa Física – CPF; Comprovante de residência; Histórico escolar do ensino fundamental II -5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º anos ou modalidades correspondentes - na rede pública municipal ou estadual; Histórico escolar de conclusão do Ensino Médio para quem concluiu e para os alunos que estão no último ano do Ensino Médio ou equivalente, declaração devidamente assinada e carimbada pelo diretor da Unidade Escolar, constando que o aluno cursou o 1º e o 2º ano na rede pública municipal ou estadual e que se encontra regularmente matriculado no 3° ano, bem como as médias finais de Português e Matemática. Para acompanhar a lista dos contemplados (clique aqui). Mais informações: (77) 3441-2387 / 3441-3652.



Parlamentares do DF devem R$ 2,46 milhões em impostos à União

Foto: Divulgação

Quatro parlamentares eleitos pelo Distrito Federal possuem débitos de impostos junto à União que somam R$ 2,46 milhões. Os nomes dos deputados federais Paula Belmonte (PPS) e Luís Miranda (DEM), e o do distrital Daniel Donizet (PSDB) estão na lista de devedores da Fazenda Nacional. A relação também traz o deputado distrital Valdelino Barcelos (PP), que recorreu à Justiça para se ver livre da cobrança. Segundo o site G1, os débitos dos quatro parlamentares estão inscritos na Dívida Ativa da União, e podem ter sido contraídos pelos próprios políticos ou por empresas pelas quais eles têm responsabilidade. A inscrição na Dívida Ativa permite que os deputados sejam acionados judicialmente por conta da cobrança. Além disso, como qualquer cidadão, eles não conseguem tirar certidão negativa de débitos e podem ter dificuldades para conseguir empréstimos, financiamentos imobiliários e ainda ver o nome em serviços de proteção de crédito.



Agnaldo Timóteo é internado em Barreiras após mal-estar

Foto: Reprodução

O cantor Agnaldo Timóteo, de 82 anos, foi internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barreiras, na tarde de segunda-feira (20), após ter um mal-estar. Agnaldo foi levado para a UPA pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo a unidade médica, o cantor deu entrada por volta das 16h, com quadro de pressão alta, vômito e glicemia baixa. Até por volta das 17h20, ele permanecia internado. O artista está na Bahia para cumprimento de agenda, mas devido ao problema de saúde, algumas datas foram suspensas poucas horas após o internamento.



Decreto de Bolsonaro que regulamenta uso e porte de armas no país libera compra de fuzil por qualquer cidadão

Foto: Reprodução

O decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que regulamenta o porte e posse de armas no país, permitirá a qualquer cidadão comprar um fuzil. A compra do fuzil passou a ser possível a partir da nova classificação estabelecida pelos responsáveis pelo decreto. No documento, se aumenta em até quatro vezes o valor do poder de fogo de armas que podem ser adquiridas pelos civis. A nova classificação inclui o fuzil T4, uma arma usada por forças táticas militares e produzida no Brasil. De acordo com o decreto, a arma poderá ser comprada por qualquer brasileiro. Até antes da assinatura do decreto, os brasileiros só podiam comprar armas com energia cinética até 407 joules. Isso se refere a revólveres, de calibres 32 e 38, e pistolas de calibre 380. O decreto sobe o limite para o uso de armas com 1.620 joules, ou seja, quatro vezes mais do que é estabelecido atualmente. Com isso, passam a ser permitidas pistolas de calibre ponto 40, autorizadas apenas para forças policiais; as pistolas nove milímetros (de uso de policiais federais) e de calibre 45 (empregado pelos militares do Exército). O Ministério da Defesa não se pronunciou. 



Brumado: População cobra carro-fumacê após infestação de mosquitos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A população brumadense está sofrendo com a infestação de mosquitos em todas as regiões da Capital do Minério. A proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, é uma das maiores preocupações dos moradores. Segundo eles, a ausência do carro Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como carro-fumacê, nas ruas tem contribuído para o agravo do problema. De acordo com Leonardo de Souza, morador do bairro São Felix, a prefeitura poderia amenizar a situação e usar o carro-fumacê no bairro. “Nós gostaríamos de saber porque o município não usa mais o carro-fumacê. Nunca mais vi esses veículos passando pelas ruas, e o pior é que todos os bairros da cidade estão empestados de mosquitos. Aqui no São Felix e Malhada Branca não é diferente. Dia e noite nós temos que lidar com essa situação. Os mosquitos não dão sossego”, afirmou. No bairro Dr. Juracy e São Jorge, a situação é a mesma. “Fizeram a limpeza nos bairros, mas mesmo assim os mosquitos estão tomando conta das residências e a infestação é intensa”, relatou o morador Henrique Gonçalves Amorim, que mora as margens do Rio do Antônio, onde a situação se agrava ainda mais, devido ao descarte de esgoto no leito do rio. Segundo o morador, a população necessita dos veículos destinados ao combate e à prevenção da dengue. “A Secretaria de Saúde alega que não se pode mais usar o carro-fumacê por uma recomendação do Ministério da Saúde. Mas eu pergunto, porque na cidade vizinha de Caetité está usando? Lá é diferente de Brumado?", argumenta Amorim. Gonçalves fez um apelo para que as autoridades deem suporte à sociedade. “Tenho notado que há anos os carros-fumacê não circulam por nenhum bairro de Brumado. E todos estão vendo que aumentou a quantidade do mosquito em nossa cidade”, concluiu.

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou boletim que apresenta os dados de 2019, sobre as notificações da Dengue, Febre Chikunguya e doença aguda pelo vírus Zika. Segundo a Sesau, foram apresentadas a classificação final dos casos, bem como o coeficiente de incidência, calculado utilizando-se o número de casos prováveis dividido pela população da área geográfica, e expresso por 100 mil habitantes. Em 2019, foram registrados em Brumado 87 casos de dengue, destes, 13 foram confirmados e 23 descartados. As localidades com maiores ocorrência de notificação foram os bairros: São Félix, Santa Tereza, Centro, São José, Nobre, Mercado, Flores e Lagoa Funda. Em relação a Febre Chikungunya foram registrados 06 casos, destes, 4 confirmados. Os locais com registro foram os bairros: Baraúnas, Centro e Maria José Viana. Doença aguda pelo vírus Zika foram registrados 03 casos, destes, 01 confirmado no bairro Santa Tereza. Conforme a secretaria, para prevenção de novos casos, a pasta vem realizando desde o acompanhamento e monitoramento dos casos notificados  até campanhas de limpeza urbana para eliminação de depósitos em localidade com elevado índice de infestação, bem como palestras em escolas, associações rurais e urbanas, empresas e unidades básicas de saúde.