ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2014"

Seguros não cobrem tratamento e Lais pede doações

Apesar de contar com duas apólices de seguro, uma do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e outra da CBDN (Confederação Brasileira de Desportos de Neve), Lais Souza precisa recorrer a uma "vaquinha" virtual para poder dar continuidade aos tratamentos para se recuperar do acidente sofrido em janeiro. Na ocasião, esquiava em Salt Lake City (EUA), enviada pelo COB e pela CBDN, treinando para os Jogos Olímpicos de Sochi/2014. A campanha foi lançada no sábado à noite, a partir de uma página no Facebook, denominada "Lais Souza", apenas. A campanha usa a hashtag #EuapoioaLais e visa arrecadar dinheiro para custear a continuidade do tratamento da atleta, internada na Unidade de Reabilitação de Lesões Medulares do Jackson Memorial Hospital, da Universidade de Miami, nos Estados Unidos. Sete semanas após o acidente, ela segue sem movimentos nos braços e pernas. Respira, fala e come sem ajuda de aparelhos. Durante a semana, o COB divulgou uma foto de Lais Souza, numa cadeira de rodas elétrica (movida pelo movimento do queixo da ex-ginasta), acompanhada da equipe médica que cuida dela em Miami. A cadeira, porém, pertence ao hospital e precisa ser devolvida quando ela receber alta e voltar ao Brasil. Poucos dias após o acidente, Antonio Marttos Jr., médico do COB que acompanha Lais, exaltou o fato de que ela receberia um tablet especial para poder utilizar ferramentas de comunicação online. O mesmo, porém, não será provido pelo COB ou pela CBDN. Vale lembrar que, entre os seis patrocinadores oficiais do Comitê Olímpico Brasileiro está a Bradesco Seguros, que era quem segurava a ex-ginasta na sua campanha olímpica no inverno. "Acreditamos no poder solidário do brasileiro. Até o momento já foram arrecadados 75 mil reais para adquirir a cadeira de rodas e o tablet para Lais", diz texto publicado na página da campanha. Lançada com o apoio do COB, ela será gerida completamente por pessoas da confiança de Laís. As doações são feitas diretamente numa conta que está no nome de Laís Souza, a de número 0110490-0 na agência do Bradesco da Vila Clementino, em São Paulo, com código 0548-7. Robinho, Kaká, Hortência, Luciano Huck e Felipe Massa estão entre os que posaram para fotos fazendo um L com os dedos.

Bahia Notícias



Wagner adia viagem para negociar montagem de chapa do governo

O governador Jaques Wagner adiou para a Semana Santa a viagem de “férias” que faria esta semana e preferiu continuar na capital baiana, para negociar o processo de montagem da chapa da situação, encabeçada pelo PT. Embora Wagner – e o próprio candidato petista à sua sucessão,Rui Costa – já tenham sinalizado uma provável indicação do PP para ocupar a vice, nenhuma decisão oficial foi comunicada. Por outro lado, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), já jogou a toalha na disputa para ser candidato a vice de Rui. “Não sou menino amarelo. Quem conhece de política sente que está encaminhado para [João] Leão”, declarou o pedetista. Nilo recebeu em sua casa, neste domingo (16), o secretário estadual de Relações Institucionais, Cícero Monteiro, que foi ao local com a missão de pacificar o aliado, amigo pessoal do governador. Em uma longa conversa, Monteiro disse ao presidente da AL-BA que nada estava definido sobre o posto de vice na chapa do PT.

A Tarde



Brumado:Senhor de 41 anos é a assaltado na ponte do padre.

Na noite deste domingo (16) por volta das 23 horas um senhor de 41 anos estava transitando sobre a ponte do padre próximo a ponte do São Felix com alguma amigas, quando aproximou, dois elementos sendo que um dele o aplicou uma gravata por traz enquanto o outro, fez nele uma revista levando da vitima um aparelho de celular e em espécie R$ 1,200,00 reais a vitima já estava sendo observado a muito tempo  por alguns elementos que aguardaram o momento e o lugar onde não havia movimentos de pessoas, o caso  foi registrado na delegacia de brumado e a polícia busca pista dos elementos.



Brumado: Asas Livres em Abril no Juntos e Misturados

No dia 19 de abril deste ano você tem um encontro marcado com a alegria. O espaço de festas Planet Show II irá ser palco do show Juntos e Misturados, que conta com três atrações de peso: Iord City, Asas Livres e Ê Paixão. Garanta já seu kit com camisa, pulseira e ingresso. Além da pista, a festa terá camarote Open Bar. Você não vai ficar de fora dessa, VAI? O show tem início a partir das 16h.



Brumado: Homem é assaltado na urbis IV

Foto: Marcos Paulo / 97news

Na noite desta quinta feira (13) um funcionário de 40 anos que trabalha em uma empresa que presta serviço a prefeitura de Brumado,segundo informações ele estava indo na direção a urbis IV pra pagar pensão alimentícia quando recebeu voz de assalto por alguns elementos que estavam no caminho , quando os assaltante deram voz de assaltos a vitima assustado acelerou a moto e recebeu uma pedrada na cabeça e veio a desmaiar com o impacto da pedrada, e só acordou com populares ao seu redor tentando reanimar  , a policia procura a pista dos assaltantes.



Brumado: Mercadinho é assaltado no Bairro Drº Juracy

Foto:Marcos Paulo / 97news

Na noite desta sexta feira (14) por volta das 19h, dois homens armados em uma moto adentrou em um supermercado no bairro Drº Juracy, segundo testemunhas, um deles ficou esperando com a moto ligada, e o outro adentrou anunciano o asalto apontando a arma pra atendente, a mesma  tomou um susto e saiu correndo para os fundos,deixando o elementos   fazer um verdadeiro “rapa” no caixa, logo em seguida fugindo pra um destino ignorado . a policia esteve no local e já tem pista dos autores do assalto.



Aracatu: Agricultor é encontrado morto em um tanque‏ de água

Foto:Marcos Paulo / 97news

Na tarde desta sexta-feira (14) foi encontrado o corpo do agricultor José Antonio de Sousa de 71 anos na fazenda formosa, segundo familiares o agricultor deixou alguns objetos indicado que ele poderia ser encontrado naquele local, o corpo foi encontrado por uma de suas filhas que entrou em desespero,  ao notar que era  seu pai,  o aposentado foi tirado por familiares que esperaram a polícia civil e o Departamento de Polícia Técnica esteve no local para apurar a ocorrência, O corpo foi transferido para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

 



Nessa sexta-feira 14/03 a policia militar através do serviço de inteligência chegou a um FIAT Strada

Foto/Marcos Paulo/97news

Na manhã desta sexta-feira a policia militar através do serviço de inteligênciachegou a um FIAT Strada preto de placa policial DUH 4770 São Paulo ao ser averiguada a placa do veiculo constatou que a mesma placa pertencia a um outro estado, o agricultor de 71 anos foi conduzido a delegacia, onde afirmou que o carro foi comprado com um homem concede na cidade de Brumado, e ele disse que o veiculo era usado só na zona rural



Praça da Câmara torna-se referência com rede de WIFI a disposição da população

Foto:Divulgação CMB

A tecnologia oferece a cada dia meios mais rápidos e mais eficazes de realizar contato com pessoas a quilômetros de distância, assim como nos inteirarmos sobre o que acontece no mundo todo.

Para oferecer a oportunidade às pessoas de terem este acesso de forma gratuita e promovendo a inclusão social, importante instrumento para a socialização de todos, o presidente do legislativo brumadense, vereador Alessandro Lobo e Silva disponibilizou acesso a rede de WI-Fi na Praça da Câmara.

O presidente Alessandro Lôbo e Silva observou que a disponibilização da rede de WiFi é uma ação que visa promover a inclusão social, pois a internet passou a ser um meio importante para a busca de informações de todo o mundo e também uma excelente ferramenta para os estudos. “Nossas ações visam sempre ofertar à população meios para que possam obter uma vida de melhor qualidade em todas as áreas e a informação é vital para a busca de um futuro mais promissor”, pontuou o vereador Alessandro Lôbo.  



A família de Luzia Santos Nascimento vem a público tecer os seguintes comentários:

No dia 08 de março de 2014 a Sra. Luzia dos Santos Nascimento esteve em contato com a Sra. Maísa de Lima Nascimento e a convite dela esteve em seu local de trabalho para expor produtos cosméticos. Ocorre que, quando já se dirigia para saída da casa, porquanto encerradas as tratativas entre elas, foi surpreendia, por um golpe de uma barra de ferro desferido por Maísa, seguido de sucessivos outros golpes da mesma natureza. A agressora, não satisfeita com os golpes com a barra de ferro, ainda se valeu de uma pedra que estava na casa para continuar intento nefasto.

Caída ao chão e sem qualquer reação, porque fora pega de surpresa com os golpes (não houve qualquer discussão prévia ou animosidade que justificassem as agressões)...



Campanha orienta população sobre tratamentos para incontinência urinária

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)  aproveita o Dia Mundial da Incontinência Urinária, comemorado, nesta sexta-feira, (14/02), para divulgar a campanha "Segura aí", que visa a conscientizar a população sobre esse problema que afeta homens e mulheres de todas as idades. A campanha educativa para o público leigo começa no próximo dia 26, nas ruas e em unidades hospitalares de várias localidades do país.

O coordenador do Departamento de  Urologia Feminina da SBU, Márcio Averbeck, disse à Agência Brasil que estão definidas, até o momento, atividades em Porto Alegre e São Paulo. A capital paulista concentra a maior parte dos serviços médicos do Brasil.  Outras capitais deverão aderir ao movimento.

"A ideia é fazer atividades de divulgação em locais de ampla movimentação de pessoas. Em Porto Alegre, foi escolhida a Esquina Democrática, no centro da cidade, próximo ao Mercado Público. Além disso, vão ser abordadas algumas instituições hospitalares", informou. Na capital gaúcha, por exemplo, Averbeck citou o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, que atende grande número de mulheres com queixa de incontinência urinária.

Em cada uma das cidades que sediarão a campanha, um médico urologista membro da SBU, acompanhado por uma equipe, estará divulgando publicações que explicarão às pessoas o que é a incontinência urinária e as modalidades de tratamento existentes.

"Infelizmente, a gente sabe que muitas pessoas acabam não procurando ajuda, tendo esse problema de incontinência urinária". Segundo Averbeck, a prática médica mostra que quando as pessoas procuram ajuda, em geral elas se encontram em uma etapa em que a perda involuntária de urina está mais severa e as chances de tratamento com cura não são as melhores. O constrangimento ou a vergonha de falar do assunto com outras pessoas é um dos fatores que levam quem sofre desse problema a não buscar ajuda médica e, muitas vezes, a se afastar do convívio social.

Outro fator identificado pela prática clínica é o fato de as pessoas acreditarem que a incontinência urinária é algo que acontece, de forma normal, com o envelhecimento, "o que não é verdade", acentuou Márcio Averbeck. Ele deixou claro que "em qualquer etapa da vida, a incontinência urinária atrapalha muito a qualidade de vida das pessoas". Acrescentou que, muitas vezes, o problema acaba levando as pessoas que sofrem dessa doença à depressão e até ao suicídio.

Um estudo europeu demonstrou que idosos que levantam duas ou mais vezes à noite para urinar, ou seja, que podem ter a bexiga hiperativa - uma das causas da incontinência urinária, têm risco aumentado de quedas e fraturas e mortalidade maior do que a população em geral, relatou o médico. "A incontinência urinária gera um prejuízo importante na qualidade de vida do indivíduo", frisou.

O terceiro fator que leva as pessoas a não procurarem  auxílio médico é o desconhecimento sobre as modalidades de tratamento. Hoje, com a evolução técnica, Averbeck assegurou que as cirurgias, quando necessárias, são minimamente invasivas. Existem três tipos de incontinência urinária.

Uma delas é a incontinência por esforço, que ocorre quando a pessoa tosse, espirra, levanta peso ou ri. A incontinência urinária de urgência é um sinônimo de bexiga hiperativa  e ocorre quando há uma súbita vontade de urinar e a pessoa não consegue chegar a tempo ao banheiro. Um terceiro tipo de perda involuntária de urina mistura esses dois sintomas.

Além desses tipos, existe a incontinência por transbordamento, que afeta com mais frequência homens que têm aumento da próstata e apresentam dificuldade de esvaziar a bexiga. Em consequência dessa dificuldade, a bexiga começa a transbordar e ocorre um gotejamento contínuo de urina. Esse tipo de incontinência é muito perigoso, disse o urologista, porque pode indicar insuficiência renal aguda.

Averbeck lembrou que, a partir de janeiro deste ano, as pessoas que sofrem de incontinência urinária contam com dois novos procedimentos para o tratamento, incluídos no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para 2014. Um deles é o implante do esfíncter urinário artificial em homens que sofrem de incontinência urinária, após a remoção cirúrgica da próstata. "A gente estima que entre 5% e 10% dos homens que fazem a cirurgia radical da próstata vão apresentar incontinência urinária persistente, com necessidade de tratamento. A gente sabe que esse esfíncter urinário artificial beneficia esses homens". O médico lembra que, no Brasil, o câncer mais frequente nos homens é o da próstata.

Outro tratamento que entrou no rol da ANS é o implante de um marca-passo da bexiga, chamado tecnicamente de neuromodulação sacral. Ele consiste na estimulação elétrica do nervo da pelve para melhorar o sintoma de urgência em pacientes que têm incontinência urinária de urgência. Cerca de 18% da população brasileira apresentam sintomas de bexiga hiperativa. No Rio Grande do Sul, que tem uma população de 10 milhões de pessoas, são 2 milhões de pessoas que sofrem os sintomas da bexiga hiperativa. O implante do marca-passo é importante para os pacientes que não respondem aos tratamentos mais conservadores, apontou.

O urologista da SBU disse ainda que menos de um terço dos brasileiros que sofrem de incontinência urinária procura ajuda médica e, dentre os que procuram auxílio clínico, 70% relatam que o tratamento feito não foi suficiente para resolver o problema. "Isso significa dizer que hoje as pessoas não conhecem e não desfrutam de todas as modalidades de tratamento que a gente tem para oferecer no armamentário para essas condições".

Por meio da divulgação do problema, a SBU quer melhorar as condições de saúde da população brasileira. Averbeck informou que os sintomas de bexiga hiperativa são mais comuns e mais frequentes  na população do Brasil do que a asma e o diabetes, que são doenças crônicas e bastante conhecidas. "A bexiga hiperativa é tão prevalente e tão frequente, ou até mais, que o diabetes", disse.

A campanha "Segura aí", de esclarecimento da incontinência urinária, é realizada pela SBU em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida.

CONTINUE LENDO


Missa de sétimo dia pela morte de Catulino José de Souza

A morte é apenas mudança de uma aparência passageira, Jesus Cristo nos garante; a saudade triste, que hoje aflige a família, traz a esperança de que um dia todos se encontrarão novamente para nunca mais se separar. 

Filhos, genros, noras , netos e bisnetos, agradecidos pelas demonstrações de carinho recebidas, comunicam que a missa de sétimo dia de falecimento de Catulino José de Souza, será celebrada neste sábado (15/03), às 7:00 hs, na Igreja Matriz de Brumado, localizada na Praça Capitão Francisco de Souza Meira.



Trabalhador pode se dar bem nos feriados da Copa do Mundo de 2014

Há cerca de três meses da Copa do Mundo, o cenário ainda é de indefinição com relação às folgas durante o mês do Mundial. Mas, em maior ou menor grau, é certo de que haverá um acúmulo incomum de feriados no mês do evento, tanto nacionais, em dias de jogos do Brasil, como municipais, nas cidades onde cada jogo será realizado. Neste cenário, o trabalhador com carteira assinada pode se dar bem. Isso porque, segundo a legislação trabalhista, as empresastêm duas opções: pagar a remuneração em dobro caso resolva abrir as portas nos feriados, ou conceder uma folga em outro dia da semana como forma de compensar o trabalhador. Na segunda situação, o empregador não precisa pagar a remuneração em dobro. Em caso de ponto facultativo, o empregador pode escolher dispensar ou não os empregados. Se a decisão for pela não liberação, não tem nenhuma obrigação de pagamento diferenciado. Já no caso de trabalhadores autônomos ou pessoas jurídicas (PJ), há um espaço maior para negociação sobre os dias de trabalho durante os jogos na Copa. É necessário observar as cláusulas dos contratos de trabalho e negociar alternativas para os dias de feriado. Se a pessoa jurídica contratada, contudo, for uma terceirizada, como serviço de limpeza, vigilância, fornecimento de alimentos, por exemplo, deve observar, em relação aos empregados, as mesmas questões entre funcionários e a empresa contratante.

iG



Novo curso de medicina na Bahia custará a estudante R$ 424 mil ao final da graduação

O mais novo curso de medicina da Bahia vai cobrar R$ 5,9 mil de mensalidade. No final dos seis anos de curso, segundo matéria do Correio, a formação na Unime vai custar ao estudante R$ 424,8 mil. A graduação será a quarta particular oferecida na capital baiana, e está inlcusa nas dez que funcionam no estado. Segundo a instituição, o curso foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 30 de janeiro e será disponibilizado em período integral, com 7.610 horas e duração de 12 semestres. O início das aulas está previsto para 31 de março.



Irmãos morrem dentro de tanque de combustível em Jequié

Os irmãos Leomar Antonio da Silva Santos, de 38 anos, e Jorge Carlos da Silva Santos, de 42 anos, morreram asfixiados dentro de um tanque de combustível no Posto da Qualhada, na BR-116, na cidade de Jequié, sudoeste do estado, nesta quinta-feira (13). Um dos irmãos passava mal dentro do tanque quando tentava fazer a limpeza do local. O outro tentou entrar para salvá-lo, mas acabou também asfixiado. Uma equipe do Samu chegou a ser enviada para prestar socorro. O Corpo de Bombeiros fez o resgaste dos corpos. A mãe das vítimas faz aniversário nesta quinta (13) e saiu de São Paulo, onde mora, para o sepultamento dos filhos.

Itiruçu online



Rui alfineta Nilo e crava PP: 'Do partido que tiver relevância nos critérios sairá o vice'

Tal qual o governador Jaques Wagner, o pré-candidato à sucessão estadual Rui Costa (PT) não nominou a definição do seu parceiro de chapa nas eleições deste ano, mas deu ainda mais sinais de que só falta o anúncio oficial para que o PP seja confirmado no posto. Em entrevista ao Bahia Notícias, durante o evento de apoio do PTB à sua candidatura, nesta sexta-feira (14), o petista usou como parâmetro de escolha tanto a exigência de critérios pelo PDT quanto os dados apresentados ao BN pelo PP para cravar o modelo e alfinetar um dos postulantes ao cargo. "Até por sugestão do deputado Marcelo Nilo, que vinha reclamando e solicitando a definição de critérios claros e objetivos, o governador vai aplicar cinco, seis, sete, oito critérios objetivos e tomar a decisão. Os critérios são diversos: o tamanho do partido, quer dizer o número de cidades que o partido governa; o tamanho das prefeituras; o tamanho das cidades governadas por cada partido (sic); número de deputados estaduais, número de deputados federais, de senadores, tempo de televisão, enfim...", listou. Confrontado com a afirmativa de que o balanço apresentado favorecia os pepistas, Rui riu e sacramentou: "O partido que tiver relevância nesses critérios será o partido do qual sairá o vice". Vencedor em todos os quesitos colocados, o PP já indicou, conforme documentação da executiva nacional enviada ao BN, que o indicado é o deputado federal João Leão.

Bahia Notícias



Homem é condenado a 12 anos de prisão por inserir agulhas em enteado

Foto: Macaúbas on off

O homem acusado de colocar 31 agulhas no enteado em Ibotirama, oeste da Bahia, foi condenado a 12 anos e seis meses de prisão por tentativa de homicídio triplamente qualificado. O crime foi cometido em 2009. O júri popular começou às 8h30 e terminou por volta das 23h50 desta quinta-feira (13). Segundo as informações da assessoria do Fórum Professor Nestor Duarte, além do réu, oito testemunhas foram ouvidas; sendo quatro de acusação, duas de defesa e duas do juízo (selecionadas pelo juiz Pedro Henrique Izidro, que responde pelo caso). Inicialmente, um total de nove pessoas seriam ouvidas, mas uma testemunha de acusação foi dispensada pelo magistrado no decorrer da sessão. Condenado, Roberto Carlos Magalhães será transferido para a comarca de Salvador, onde deverá cumprir a sentença. Dia e horário da transferência não foram informados. Na época do crime, ele chegou a afirmar que a ação foi realizada como parte de um ritual de magia negra, com objetivo de se vingar da mãe da vítima. O caso foi descoberto em dezembro de 2009, quando a criança fez um exame de raio-x para descobrir a origem de dores misteriosas pelo corpo. O menino atualmente tem sete anos e continua morando em Ibotirama com a mãe e os irmãos. Ele ainda tem quatro agulhas no corpo, mas em locais que não apresentam riscos à saúde.

G1



Caloura de universidade em São Paulo corta cabelo para doar a pacientes com câncer

Calouras do campus Sorocaba, da Universidade de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, participaram de um trote solidário diferente. Influenciadas por veteranos, as meninas cortaram os cabelos e doaram para pacientes com câncer. Uma das participantes da ação foi a caloura de pedagogia Calíope Corcovia, de 20 anos, que raspou as madeixas de 40 centímetros. “Foi algo muito mais forte que me motivou a fazer isso. Espero que quem receba esse cabelo ganhe também um sorriso no rosto e um incentivo”, afirma. O trote solidário foi divulgado em uma rede social e pessoas de outras faculdades acabaram se interessando e resolveram participar da iniciativa também. Além da mobilização das voluntárias, a ação envolveu um salão de beleza, que fez os cortes e um estúdio que fará o tratamento das mechas cortadas para transformá-las em perucas. Um grupo de auto-ajuda, chamado Andanças, que reúne pacientes que já tiveram ou têm câncer, será o responsável pela escolha da entidade que vai receber o material. 

G1



Política de reutilização em hemodiálise vai mudar

A política de reutilização de materiais em clínicas de hemodiálise vai mudar. Resolução aprovada nesta quinta-feira (13) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o prazo de um ano para que os estabelecimentos passem a descartar capilares e dialisadores de pacientes com hepatite B ou C. Atualmente, esses equipamentos são reutilizados, depois de serem submetidos a um processo de limpeza. O descarte após o primeiro uso é feito somente em casos de pacientes com HIV. Dentro de três anos, a medida se amplia: capilares usados em todos os pacientes terão de ser descartados. "O prazo foi concedido para que os centros possam se adequar às novas regras" afirmou a gerente de regulação e controle sanitário em serviços de saúde da Anvisa, Maria Angela da Paz. A resolução determina ainda que, dentro de quatro anos, as clínicas passem a usar processamento automático para fazer o reaproveitamento de materiais. Atualmente, a limpeza é feita de forma manual. Embora não existam estatísticas, Maria Angela diz não ser incomum relatos de infecção por hepatites em clínicas de hemodiálise.

De acordo com registro do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, existem atualmente no País 650 serviços de hemodiálise. A maior parte delas é conveniada com o Sistema Único de Saúde: o governo paga aos estabelecimentos pelo atendimento prestado para os pacientes. "Haveria um grande impacto para o SUS se as novas exigências passassem a valer num curto espaço de tempo. Daí a necessidade desse cronograma", afirmou Maria Angela.

A resolução, programada para ser publicada amanhã no Diário Oficial, prevê também que um concentrado usado durante a hemodiálise, conhecido pela sigla CPHD, somente poderá ser preparado na clínica se o serviço tiver autorização da Vigilância Sanitária. "O mercado também dispõe do produto industrializado, mas constatamos um aumento do número de estabelecimentos que prepara o próprio concentrado." Maria Ângela acredita que a exigência de autorização não vai afetar o atendimento dos serviços. "Há um número limitado de clínicas. As vigilâncias sanitárias locais têm condições de dar autorização num curto espaço de tempo", completou.

Agência Estado



Wagner espera poeira baixar para anunciar Leão; PP nacional confirma indicação com critérios

O governador Jaques Wagner vai esperar a "poeira baixar" e prorrogar a novela do anúncio do vice escolhido para a chapa liderada pelo pré-candidato do PT à sucessão, Rui Costa, até o fim do mês, informou o secretário estadual de Relações Institucionais Cícero Monteiro ao Bahia Notícias no fim da noite desta quinta-feira (13). De acordo com o titular da Serin, apesar da expectativa para que o martelo fosse batido nesta sexta-deira (14/02), a previsão é a de que a informação seja divulgada oficialmente à imprensa somente após o retorno do chefe do Executivo baiano, que sai de "férias" neste domingo (16) – dia em que comemora 63 anos – para viajar por um período de cinco dias com a primeira-dama, Fátima Mendonça. Segundo Monteiro, a reunião do deputado federal João Leão (PP) na Governadoria contará apenas com a presença de Rui e não servirá para Wagner sacramentar a indicação. O nome escolhido, no entanto, conforme a executiva nacional pepista, é mesmo o do parlamentar. A agremiação encaminhou comunicado (veja aqui) e documentos fundamentados em levantamentos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) ao BN para comprovar a sua tese (veja aqui e aqui). Com os dados, a sigla não só assegura ter vencido a batalha pelo posto com o PDT do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, como elenca os critérios – exigidos pelo adversário – que teriam levado à opção pelo pepista. "Crescimento e contribuição do partido na chapa em âmbito nacional (tempo na TV, bancada no Congresso Nacional etc.); Presença no comando das administrações municipais; Percentual e quantidade de votos recebidos nas eleições de 2012; População e PIB das cidades que são administradas na Bahia; Representação nas casas legislativas – Assembleia Legislativa da Bahia e Câmara Federal", lista a legenda, ao arrematar: "De posse desses dados, um nome do PP preenche as condições objetivas para integrar a chapa como vice-governador. O partido indicou o nome do deputado João Leão". No comparativo emitido pelo PP, os 41 prefeitos do PDT, no total, comandariam uma população pouco superior a 1 milhão de habitantes, com eleitorado de 791.812 pessoas, Produto Interno Bruto (PIB) de quase R$ 12,3 milhões e PIB per capita de R$ 357,3 mil. Com números bem mais expressivos, mostra o estudo, os 54 gestores pepistas abrangeriam uma população de quase 1,8 milhão de habitantes, com eleitorado de aproximadamente 1,25 milhão de cidadãos, PIB de R$ 19,5 milhões e PIB per capita de R$ 417,8 mil. Em termos de bancada, o PP possui cinco deputados estaduais contra quatro do PDT e três federais contra dois do oponente. Em tempo de TV, nova vantagem: PP, 1 minuto e dois segundos; PDT, 0'28''.