ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas

'Panamera', de Tony Salles, vence como Música do Carnaval e Melhor Coreografia no Troféu Band Folia

Ivete Sangalo vence Troféu Bahia Folia 2026 com o hit 'Vampirinha'

Idoso é preso em Bom Jesus da Lapa suspeito de estupro de vulnerável contra criança de 6 anos

Câmara da Argentina inicia debate sobre reforma trabalhista de Milei sob greve geral e tensão nas ruas

Catadores garantem coleta de mais de 6 toneladas de recicláveis durante o Carnaval de Brumado

Carnaval 2026: Brumado tem 16 conduzidos à delegacia e seis ocorrências com drogas, aponta balanço da PM

Barraqueiros e ambulantes comemoram vendas aquecidas no CarnaBrumas 2026


Negocie suas dívidas: O caminho jurídico e prático para sair do vermelho e retomar o crédito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O endividamento é uma realidade para milhões de brasileiros, mas ficar no vermelho não precisa ser uma sentença eterna. Com a orientação correta e um plano de ação, é totalmente possível negociar suas dívidas, reorganizar as finanças e, o mais importante, recuperar seu crédito no mercado. Conversamos com o advogado Dr. Jorge Malaquias, especialista em recuperação de crédito, que forneceu importantes passos para o consumidor sair das dívidas. O primeiro passo para sair das dívidas é encarar a realidade financeira com coragem e planejamento. Conheça suas dívidas e promova um diagnóstico financeiro geral. Promova a realização de um "inventário" completo, ou seja, liste tudo que tem de pendência, anote o credor, o valor original, o valor atualizado (com juros e multas), a taxa de juros aplicada e a data de vencimento de cada dívida. Não deixe nada de fora (cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, promissórias etc.). Lembre-se de priorizar as dívidas com as maiores taxas de juros, e aquelas que estejam em fase ou a caminho de serem executadas, gerando penhora de bens e bloqueios de contas e benefícios. Adiante, importante verificar seu CPF, consulte-o nos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC Brasil) para ter certeza de todas as pendências ativas e/ou dentro do prazo da cobrança. 

Próximo passo, crie um orçamento de renegociação, calcule o quanto você pagará mensalmente somando todos os novos acordos que está realizando sem comprometer as despesas essenciais (moradia, alimentação, saúde), evitando descumprir aquilo que combinou, pois a tendência em caso de descumprindo, seja do débito sofrer incidência de multa. Se for possível, proponha pagamento à vista, essa opção garante mais desconto. Quitar a dívida e limpar o nome é apenas o primeiro passo para a retomada da saúde financeira e do crédito. Necessário manter o cadastro positivo (nome limpo) mostrando ao mercado o seu histórico de bom pagador, aumentando assim seu score de crédito. Ponto importante, buscar pagar as contas em dia, como água, luz, telefone. Esse comprometimento faz com que sua pontuação de score melhore. Volte a utilizar de forma organizada a sua conta, seu cartão de crédito com moderação, isso demonstra responsabilidade financeira, e fará com o tempo que o mercado volte a confiar a lhe conceder crédito com boas taxas. Sair do vermelho exige disciplina, mas a liberdade de ter o nome limpo e acesso a crédito justo vale cada esforço. Não se intimide, organize-se, negocie e retome o controle da sua vida financeira.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário