ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas

'Panamera', de Tony Salles, vence como Música do Carnaval e Melhor Coreografia no Troféu Band Folia

Ivete Sangalo vence Troféu Bahia Folia 2026 com o hit 'Vampirinha'

Idoso é preso em Bom Jesus da Lapa suspeito de estupro de vulnerável contra criança de 6 anos

Câmara da Argentina inicia debate sobre reforma trabalhista de Milei sob greve geral e tensão nas ruas

Catadores garantem coleta de mais de 6 toneladas de recicláveis durante o Carnaval de Brumado

Carnaval 2026: Brumado tem 16 conduzidos à delegacia e seis ocorrências com drogas, aponta balanço da PM

Barraqueiros e ambulantes comemoram vendas aquecidas no CarnaBrumas 2026


'Governo de Pão e Circo': Festa e promessas marcam véspera do Dia do Professor em Brumado

Foto: Divulgação

Na noite desta terça-feira (14), às vésperas do feriado do Dia do Professor, o prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante), promoveu uma grande festa com bandas em um espaço da cidade. O evento, que se estendeu por cerca de seis horas, contou com a presença de vereadores da base governista, secretários municipais e de educadores da rede pública. Durante o encontro, o gestor anunciou o envio de um projeto de lei à Câmara de Vereadores prevendo o pagamento de um abono salarial aos professores. A proposta, entretanto, ainda depende da aprovação da maioria dos parlamentares para entrar em vigor. Apesar da medida ter sido apresentada em tom de comemoração, o clima entre os educadores é de insatisfação. Nos bastidores da rede municipal, os questionamentos se concentram na falta de valorização real da categoria e nas condições precárias de trabalho enfrentadas nas escolas. Em dez meses de mandato, a gestão de Fabrício Abrantes vem sendo alvo de críticas após o corte da alimentação dos professores nas unidades escolares, episódio que ganhou repercussão após denúncias de que refeições chegaram a ser descartadas em vez de destinadas aos educadores.

Foto: Divulgação

Outro ponto de preocupação é o adoecimento emocional dos profissionais, com relatos crescentes de problemas psicológicos relacionados à sobrecarga e ao ambiente de trabalho. Casos de agressões verbais e até físicas contra docentes também têm sido registrados, sem uma resposta efetiva por parte da administração municipal. Em fala recente na Tribuna Livre da Câmara Municipal, a presidente da APLB/Brumado, Vanuza Lobo, cobrou uma postura mais comprometida da Prefeitura com a valorização dos profissionais e questionou a falta de preparo da equipe diretiva da Secretaria de Educação. Enquanto isso, a população observa o contraste entre as festas promovidas pelo governo e a realidade enfrentada nas salas de aula — um cenário que reacende o debate sobre as prioridades da gestão municipal.

- "Governo de Pão e Circo" -

'O termo "pão e circo" refere-se a uma política de governo que usa a distribuição de benefícios materiais básicos (pão) e entretenimento (circo) para manter a população satisfeita, distraída de problemas sociais e políticos, e evitar revoltas. A expressão surgiu na Roma Antiga como uma estratégia de governantes para garantir a ordem social e o poder, distribuindo comida e promovendo espetáculos como lutas de gladiadores para acalmar a plebe'. 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário