ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas

'Panamera', de Tony Salles, vence como Música do Carnaval e Melhor Coreografia no Troféu Band Folia

Ivete Sangalo vence Troféu Bahia Folia 2026 com o hit 'Vampirinha'

Idoso é preso em Bom Jesus da Lapa suspeito de estupro de vulnerável contra criança de 6 anos

Câmara da Argentina inicia debate sobre reforma trabalhista de Milei sob greve geral e tensão nas ruas

Catadores garantem coleta de mais de 6 toneladas de recicláveis durante o Carnaval de Brumado

Carnaval 2026: Brumado tem 16 conduzidos à delegacia e seis ocorrências com drogas, aponta balanço da PM


Educação em crise: APLB/Brumado acusa gestão de Fabrício Abrantes de repetir erros e abandonar professores

Vanuza Lobo - Presidente APLB-Brumado - Foto: Reprodução l Câmara de Brumado

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, realizada nesta segunda-feira (25), a presidente da APLB-Sindicato, Vanuza Lobo, utilizou a Tribuna Livre para fazer duras críticas à Secretaria Municipal de Educação (Semec) e ao prefeito Fabrício Abrantes (Avante). Segundo a sindicalista, a atual administração da pasta estaria em situação ainda mais delicada do que a anterior. “Qual o sentido de ter escolhido este governo? Qual o sentido de ter colocado uma secretária professora, que conhece a realidade dos colegas? Qual foi o sentido da fala na Jornada Pedagógica de acolher, de entender e não ser mais assediado e massacrado como na gestão passada? Está pior do que antes”, questionou Vanuza. A dirigente também cobrou posicionamento dos apoiadores da campanha de Fabrício Abrantes. “Cabe a nós, que apoiamos, vir falar realmente o que está acontecendo. Não nos cabe silenciar diante das falhas nas escolas. Nossa responsabilidade maior é com os professores, com a categoria, com a educação e com a sociedade”, frisou.

Prefeito Fabrício Abrantes - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Vanuza citou casos de professores afastados por problemas emocionais, como síndrome do pânico, que teriam relação com a falta de acolhimento por parte da gestão. “Uma professora foi desrespeitada e desenvolveu síndrome do pânico. Ela não consegue mais ir para a sala de aula, por despreparo da gestão, que não soube acolher e proceder naquele momento. Comunicamos à secretária, enviamos ofícios relatando a situação e pedindo amparo, porque essa foi a promessa feita durante a campanha”, relatou. A presidente da APLB também chamou atenção para riscos de prejuízos financeiros ao município. Segundo ela, falhas no SIOPE (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação) podem levar à perda de recursos. “Nós enviamos ofício falando do SIOB, vamos perder verbas. Avisei ao prefeito Fabrício e à secretária Ana Cristina, e nada foi feito”, criticou. Ao encerrar sua fala, Vanuza reforçou que a expectativa da categoria é de mudanças concretas. “Nós ainda não conseguimos avançar, porque sempre estamos voltando ao passado. A história agora é outra, é outra gestão, outro projeto. Mas precisamos ver isso acontecer na prática”, concluiu.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário