ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Homem é preso em flagrante por agredir companheira no bairro São Jorge

Chuva beneficia comunidades rurais de Dom Basílio nesta terça-feira (29/4)

CIPRv apreende veículo com restrição de furto em Itambé

Monitores Denunciam Assédio Moral e Omissão no Conjunto Penal de Brumado

Moradores denunciam matança de peixes no açude da comunidade de Várzea de Dentro, em Brumado

Defensoria Pública atua para garantir retorno das aulas no Complexo Penal de Brumado

Cones de sinalização da Prefeitura são furtados em Livramento de Nossa Senhora

Em fase de licitação, Terminal Rodoviário de Lençóis vai custar R$ 14 milhões

Fenômeno raro causa apagão na Europa; saiba mais

CIPRv apreende carregamento de produtos automotivos sem nota fiscal em Vitória da Conquista

Carreta carregada com mangas tomba na BA-148 após falha nos freios na 'Serra das Almas', em Rio de Contas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 05 de maio

Mulher é presa na Bahia suspeita de se passar por empregada doméstica para furtar joias; prejuízo chega a R$ 200 mil

Acordo entre Estado, UNEB e Prefeitura de Brumado pode definir o uso do Colégio Estadual de Brumado

Brumado: Major e soldadas denunciam ex-comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar por assédio sexual e moral

Polícia Rodoviária apreende caminhão bi-trem com carga de combustível sem nota fiscal na BA-262

Brumado: Hospital Municipal inaugura Sala de Estabilização para atendimento de casos graves

Campeonato Brasileiro de Pickleball terá representantes de Brumado

Jovem é detido por porte ilegal de arma de fogo no bairro Dr. Juracy, em Brumado

Prefeitura de Guanambi desmantela esquema de grilagem de terras públicas


Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas discute estratégias de fiscalização e preservação do ecossistema da bacia

Foto: Divulgação

A 51° Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas (CBHRC) reuniu, na última semana, membros e convidados para debater as consequências do desmatamento, a importância dos projetos de reflorestamento e educação ambiental, além da apresentação das principais atividades ambientais do município de Belo Campo, localizado no centro-sul da Bahia e uma das 24 cidades que fazem parte do território de identidade do sudoeste baiano. Tadeu Jesus Silva, presidente do Comitê, abriu o evento agradecendo a presença de todos e enfatizando a missão e importância da atuação do órgão: “O objetivo das reuniões do comitê é debater o que acontece ao longo do leito da bacia. É um espaço aberto onde a sociedade civil, os usuários e o poder público expressam o que acontece na sua realidade, fazem os encaminhamentos, as deliberações, discussões sobre os conflitos”. 

Nas reuniões itinerantes do Comitê fica evidente a diversidade de características de cada região no território baiano. Sandro Nascimento, membro representante do poder público do Comitê e coordenador de meio ambiente de Belo Campo, apresentou projetos de preservação e conscientização que já dão bons frutos na conservação dos recursos ambientais da região. As ações foram consideradas pelas outras instituições presentes, como a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), um exemplo de inspiração para outros municípios. O coordenador também sinalizou a importância da parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos(Inema) para ações de fiscalização na exploração e uso de águas do Rio Gavião, um dos afluentes da Bacia do Rio das Contas. “Belo Campo faz divisa com a barragem de Caraíbas e de Anagé e nós temos muitas demandas daquela região. Apesar de estarmos acima da barragem, temos a questão do uso da água pela barragem, na fruticultura com o plantio de manga, por exemplo, além da pecuária. Temos também uma demanda de alguns subleitos de mineração nos leitos de rios que são afluentes do Rio Gavião e, aqui, nós buscamos o apoio técnico do Inema para regulamentar e administrar da melhor forma possível esse trabalho na área da caatinga”, explicou Sandro. Um recurso importante apresentado pelo biólogo Ricardo Jucá Chagas, professor da Uesb e representante da sociedade civil do Comitê, é a preservação e criação de novas Unidades de Conservação na Bahia. “Elas são fundamentais dentro dos objetivos do comitê porque a vegetação íntegra serve não só para amenizar os efeitos climáticos do calor, mas para captação, purificação e retenção das águas. Essa vegetação é fundamental para a questão hídrica, é o suporte da biodiversidade. Temos espécies raras, algumas que só existem no estado da Bahia e, muitas que estão no âmbito da bacia”.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário