ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Governo marca reunião para discutir greve com professores e técnicos-administrativos federais

Motorista de transporte escolar é acusado de dirigir alcoolizado em Caetité

Menina de 9 anos é morta a tiros na Bahia; suspeito é pai da criança

Ministério da saúde anuncia investimento de R$ 2,9 bilhões na Atenção Primária da Bahia em 2024

Brasil tem queda no número de transplantes de órgãos no primeiro trimestre de 2024

Discussão entre homens, bala perdida e mulher morta em Malhada

Em menos de um mês, PRF registra quase 5 mil imagens de veículos acima da velocidade na Bahia

Comissão aprova projeto que permite o exercício de qualquer profissão como MEI

PM apreende veículo clonado com restrição de roubo/furto em Livramento de Nossa Senhora

Suspeito de matar idosa a facadas no Sudoeste baiano é encontrado morto em matagal

TJ-BA inicia nesta segunda-feira mutirão de emissão gratuita de registro civil

Dois meses após cirurgia, morre primeiro paciente a receber rim de porco

Clínica Santa Clara: Acidentes de trabalho e mortes aumentam no país

Colisão lateral seguida de capotamento foi registrada na BA-262 entre Vitória da Conquista e Anagé

Justiça decreta prisão de dupla acusada de arrombamentos no comércio de Brumado

Bombeiros da Bahia continuam nas buscas por desaparecidos no RS

Acusada de matar a filha para ficar com guarda do neto é presa após aparecer na TV

Cynthia Resende, presidente do TJ-BA, passa a ser a governadora da Bahia em exercício por sete dias

Brumado: Porteiro é preso acusado de facilitar a entrada de assassinos no Hospital Municipal

Motociclista fica em estado grave após atropelar pedestre em Guanambi


Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Foto: Divulgação

O câncer colorretal é mais conhecido como câncer de intestino e é um dos tumores com mais ocorrência no Brasil. São mais de 35 mil casos por ano. Para chamar a atenção para o alto grau de incidência tanto em homens como em mulheres o mês de março foi escolhido para a campanha de conscientização, sendo designado – “Março Azul-Marinho”. Cada dia mais comum e bastante agressivo quando diagnosticado tardiamente, o câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamado cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus). É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos. Os pólipos são adenomas e, portanto, lesões benignas, que crescem na parede do cólon e, quando associados a modos de vida não saudáveis e predisposição genética podem, com o passar do tempo, transformar-se em câncer. Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável (ou seja, pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras). O consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru e salame) e a ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas de carne cozida por semana) também aumentam o risco para este tipo de câncer. 

Em suma, os fatores de risco para o câncer colorretal são: Fumar; Consumir bebidas alcoólicas; Ter sobrepeso ou obesidade; Consumir alimentos com alta densidade energética (são aqueles que a cada 100g oferecem 225-275Kcal) e carnes vermelhas; Consumir carnes (quaisquer tipos, inclusive aves e peixes) preparadas na chapa ou na forma de fritura, grelhado ou churrasco; Consumir pouca quantidade de frutas, legumes, verduras e cereais integrais; Ser sedentário. Outros fatores relacionados à maior chance de desenvolvimento da doença são história familiar de câncer de intestino, história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama. Doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn, também aumentam o risco de câncer do intestino, bem como doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar (FAP) e câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC). Pacientes com essas doenças devem ter acompanhamento individualizado. É de suma importância que ao apresentar os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino como: Sangue nas fezes; Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados); Dor ou desconforto abdominal; Fraqueza e anemia; Perda de peso sem causa aparente; Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas); Massa (tumoração) abdominal, se busque um especialista para diagnóstico, pois esses sinais e sintomas também estão presentes em problemas como hemorroidas, verminose, úlcera gástrica e outros, e devem ser investigados para seu diagnóstico correto e tratamento específico. Na maior parte das vezes esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico, principalmente se não melhorarem em alguns dias. Portanto, a prevenção é o melhor remédio. Cuidem-se. Todos contra o câncer colorretal! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário