ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial


Psicólogo da Clínica Mais Vida fala sobre o sentido da vida segundo Viktor Frankl

Foto: Divulgação

O sentido da vida é algo característico do ser humano. De todas as criaturas existentes, só o homem é capaz de refletir sobre a própria existência e questionar o sentido ou o significado de sua vida. A ideia de que a vida tem um sentido é um fato. É o conceito fundamental da teoria de Viktor Frankl. O psicólogo da Clínica Mais Vida, Rafael Lopes explica que outra conceituação da Logoterapia é a autotranscedência, onde se encontra a ideia de que o ser humano é um ser que não deve ser voltado só para si, porque é parte da existência humana transcender para além de nós mesmos. Pontua também que para o neuropsiquiatra Viktor Frankl os sentidos sempre são descobertos e nunca inventados. Importante salientar que o sentido para vida não é algo que possa ser encontrado dentro de si próprio. Ele é encontrado no ato de viver, através dos valores de criação, de experiência e de atitude. Porque é justamente nesse movimento do indivíduo para fora de si mesmo, em direção à outra pessoa, ao mundo, à natureza, aos animais, à arte, na relação com Deus, ao trabalho que ele vai encontrar o sentido.

Viktor Frankl observa que o sentido é único, porque ele é da vida de cada pessoa e cada pessoa é única. Ninguém pode viver a sua vida. Somente eu posso viver a minha vida e as possibilidades de significados que a minha vida me oferece, só eu posso concretizá-los. Porém, o psicólogo esclarece que há sentidos que entendemos por valores, que são transversalmente partilhados entre nós seres humanos. Porque se refere tanto a significados entre pessoas de uma mesma época, mas, de diferentes lugares do mundo e de diferentes culturas, como também, de pessoas de outras épocas. Então, são tidos como transversais, porque certas situações encontram similaridades tanto horizontalmente, quanto verticalmente, tanto geograficamente, quanto historicamente. Rafael Lopes lembra que um exemplo bem simples seria o de um pai e uma mãe que tem que cuidar de um filho. Essa possibilidade de sentido, de ter que cuidar de um filho, ela não é apenas uma possibilidade minha e sua. Ela foi do meu pai, foi do meu avô. Ela é dos meus amigos que moram no Brasil, das pessoas que eu não conheço que moram em outros países. Ela foi de outras pessoas em outras épocas… Logo, historicamente falando, esse entendimento de ter um filho e cuidar dele como sendo uma fonte de sentido, é compartilhado. Por fim, sobre o sentido/ propósito das coisas, pode-se dizer que os instintos do ser humano são transmitidos através dos genes e os valores através das tradições, mas quanto aos significados, do momento em que são únicos, eles são objetos de descoberta particular.

O sentido então:

Não pode ser dado arbitrariamente;

Deve ser encontrado responsavelmente;

Deve ser buscado conscientemente.

Concluindo o psicólogo Rafael Lopes deseja que esse conhecimento esclareça o que significa para Viktor Frankl, o termo encontrar o sentido da vida. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário