Psicólogo da Clínica Mais Vida fala sobre o sentido da vida segundo Viktor Frankl

Foto: Divulgação

O sentido da vida é algo característico do ser humano. De todas as criaturas existentes, só o homem é capaz de refletir sobre a própria existência e questionar o sentido ou o significado de sua vida. A ideia de que a vida tem um sentido é um fato. É o conceito fundamental da teoria de Viktor Frankl. O psicólogo da Clínica Mais Vida, Rafael Lopes explica que outra conceituação da Logoterapia é a autotranscedência, onde se encontra a ideia de que o ser humano é um ser que não deve ser voltado só para si, porque é parte da existência humana transcender para além de nós mesmos. Pontua também que para o neuropsiquiatra Viktor Frankl os sentidos sempre são descobertos e nunca inventados. Importante salientar que o sentido para vida não é algo que possa ser encontrado dentro de si próprio. Ele é encontrado no ato de viver, através dos valores de criação, de experiência e de atitude. Porque é justamente nesse movimento do indivíduo para fora de si mesmo, em direção à outra pessoa, ao mundo, à natureza, aos animais, à arte, na relação com Deus, ao trabalho que ele vai encontrar o sentido.

Viktor Frankl observa que o sentido é único, porque ele é da vida de cada pessoa e cada pessoa é única. Ninguém pode viver a sua vida. Somente eu posso viver a minha vida e as possibilidades de significados que a minha vida me oferece, só eu posso concretizá-los. Porém, o psicólogo esclarece que há sentidos que entendemos por valores, que são transversalmente partilhados entre nós seres humanos. Porque se refere tanto a significados entre pessoas de uma mesma época, mas, de diferentes lugares do mundo e de diferentes culturas, como também, de pessoas de outras épocas. Então, são tidos como transversais, porque certas situações encontram similaridades tanto horizontalmente, quanto verticalmente, tanto geograficamente, quanto historicamente. Rafael Lopes lembra que um exemplo bem simples seria o de um pai e uma mãe que tem que cuidar de um filho. Essa possibilidade de sentido, de ter que cuidar de um filho, ela não é apenas uma possibilidade minha e sua. Ela foi do meu pai, foi do meu avô. Ela é dos meus amigos que moram no Brasil, das pessoas que eu não conheço que moram em outros países. Ela foi de outras pessoas em outras épocas… Logo, historicamente falando, esse entendimento de ter um filho e cuidar dele como sendo uma fonte de sentido, é compartilhado. Por fim, sobre o sentido/ propósito das coisas, pode-se dizer que os instintos do ser humano são transmitidos através dos genes e os valores através das tradições, mas quanto aos significados, do momento em que são únicos, eles são objetos de descoberta particular.

O sentido então:

Não pode ser dado arbitrariamente;

Deve ser encontrado responsavelmente;

Deve ser buscado conscientemente.

Concluindo o psicólogo Rafael Lopes deseja que esse conhecimento esclareça o que significa para Viktor Frankl, o termo encontrar o sentido da vida. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

CONTINUE LENDO