ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória


Brumado: APLB-Sindicato aciona Sindsemb na justiça por não reconhecer 'legitimidade' do órgão em defesa dos profissionais da educação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um processo judicial foi aberto na justiça de Brumado pela APLB-Sindicato por não reconhecer a legitimidade do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (SindsemB). Segundo o Sindsemb, a ação movida pela APLB questiona a legitimidade do Sindsemb em atuar na defesa dos profissionais da educação pública municipal. Em entrevista ao site 97NEWS, Jerry Adriano, presidente do Sindsemb afirmou que recebeu com surpresa a intimação. "A APLB-sindicato quer tirar do Sindsemb o direito de lutar pelos professores municipais de brumado. Nós repudiamos este tipo de ação, provavelmente a instituição se considera unicamente legítima para atuar em prol dos interesses dos profissionais da educação de Brumado", disse. A intimação foi entregue dia 02 de junho, no entano, só esta semana é que o presidente do Sindsemb resolveu se pronunciar. Segundo Adriano, a ação será devidamente contestada. "Serão apresentadas todas as razões jurídicas que demonstram o profundo equívoco da APLB-Sindicato", diz. De acordo com o presidente do Sindsemb, a APLB sempre foi parceira em defesa dos servidores, mas nos últimos anos, os pensamentos da atual gestão da Delegacia da APLB de Brumado vem se divergindo. "Como se sabe, a pedido dos próprios professores, o Sindsemb tem encampado lutas de caráter administrativo e judicial em favor destes profissionais face à inércia de outras instituições que dizem defender a classe, mas que nada fazem de efetivo e concreto a fim de favorecer a categoria", pontuou Jerry no qual ainda alfinetou dizendo que: "Sindicato de verdade é aquele que briga, que vai atrás, que aciona todo e qualquer meio legal para concretizar e tornar reais as suas demandas. Aparentemente, ainda existem líderes sindicais que, em vez disso, se preocupam apenas com as finanças da instituição e têm medo de perder filiados".  

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme o presidente do Sindsemb, a administração municipal reconhece, apenas, o Sindsemb enquanto instituição sindical legítima para lutar por qualquer servidor público municipal. "Retirar de nosso sindicato a autonomia para lutar pelos professores é o mesmo que deixá-los completamente desamparados, sem qualquer perspectiva de proteção administrativa", destaca. Para o advogado José Bento Brito, que representa a instituição, esse possível "atrito" só trás prejuízos aos servidores municipais. "O fato é que, infelizmente, alguns diretores de outras instituições possuem desentendimentos de ordem política com os gestores municipais, o que só prejudica a luta sindical, criando embaraços nitidamente desnecessários e de ordem pessoal. Então, os maiores prejudicados com isso são os servidores. O Sindsemb não perde com isso, não sei qual o interesse da APLB com este tipo de ação", comentou o advogado. Questionado se o ato seria "por ciúmes", Jerry Adriano afirmou que acredita ser um ato de "vaidade". "Olha, possa ser vaidade ou por medo de perder afiliados! Mas pra nós foi uma surpresa. Posso te afirmar que isso um verdadeiro retrocesso social, uma mancha histórica em nossa sociedade que será difícil de se apagar", finalizou Jerry Adriano Garcia Prates.

 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário