ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol


Brumado: Em reunião na Câmara, pais cobram que horário nas Escolas Em Tempo Integral seja facultativo

Foto: Carlos Silva l 97NEWS

Em 2020, a Câmara Municipal de Brumado votou o projeto de Lei (nº 1893/2020), no qual tornou o horário nas Escolas Em Tempo Integral (ETI) facultativo no município. Pelo projeto votado na época, o horário de permanência nas escolas passaria das 07h às 16h30, para as 07h às 14h. No entanto, com o retorno das aulas em 2022, a Secretaria Municipal de Educação, determinou a obrigatoriedade das ETIs da rede municipal para o horário das 07h às 16h30. A medida vai de encontro ao que prevê a Lei Federal do Ministério da Educação, que prevê que o funcionamento das Escolas Em Tempo Integral das 07h às 14h. Lei Básica de Educação Nacional, que diz que são obrigatórios apenas 07 horas de período letivo, ficando o tempo restante facultativo aos pais. A obrigatoriedade da permanência de até 10 horas dentro da instituição de ensino, levou diversos pais a questionar a Secretaria Municipal de Educação. O assunto também foi pauta de uma reunião na manhã desta sexta-feira (25) na Câmara Municipal de Vereadores, na qual contou com a participação de vereadores da bancada de oposição e situação, dos secretários de Educação e Saúde, da APLB/Sindicato, da Presidente da Câmara e de pais de alunos. 

 

Foto: Carlos Silva l 97NEWS

A reunião começou com os relatos de alguns pais que questionaram além da obrigatoriedade do horário, como também das condições físicas de algumas escolas e de problemas de saúde que estão surgindo em algumas crianças. Um dos pais questionou o cardápio oferecido nas escolas. "O município relata que a alimentação é nutricional, mas cada pessoas tem a sua comida balanceada de acordo com o seu porte físico. Inclusive tenho fotos que mostram animais sangrando em frente a escola e o mato tomando conta na porta da escola", relatou Ivonildo Gomes, que tem dois filhos estudando nas Escolas Idalina e CIC. Uma das mães relatou que sua filha começou apresentar problemas psicológicos. "Minha filha apresentou crise de choro, se eu levar ela em um psicólogo, ela vai apresentar transtornos de ansiedade causado pela escola, então porque não temos a escolha de um horário facultativo", questionou uma mãe sobre a sua filha de 6 anos. Ainda durante a reunião, diversos pais de alunos protestaram contra a obrigatoriedade da escola de tempo integral até às 16h30. 

 

Foto: Carlos Silva l 97NEWS

Além dos pais, vereadores da oposição também fizeram questionamentos ao Secretário de Educação, João Nolasco que defendeu a permanência do projeto das  ETIs no horário das 07h às 16h30, mas afirmou que vai atender outras demandas solicitadas na reunião com relação a infraestrutura das unidades, alimentação, psicológica e pedagógica. "A Escola Em Tempo Integral é uma realidade, ela vai continuar acontecendo, mas a demandas aqui hoje solicitadas, foram anotadas e vamos tentar solucionar essas demandas", disse. Por fim, foi solicitado pelos vereadores que o Projeto de Lei que altera o direito facultativo das 07h às 14h para as 07h às 16h30 seja retirado de pauta na próxima sessão ordinária. Ao fim da reunião, a presidente da Câmara, a vereadora Verimar do Sindicato solicitou a realização de um debate mais amplo no Poder Legislativo. "Eu peço a todos que aqui estão que continuemos esse debate, mas em uma audiência pública com todos os envolvidos, e também com a participação do Conselho Tutelar e do Ministério Público, o assunto é importante, mas é preciso que haja uma discussão mais ampla", destacou a vereadora.

 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário