ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem é preso com revólver e drogas durante abordagem em bar em Barra da Estiva

Mulher é contida pela PM após ameaçar outra com facão em via pública em Brumado

Rio do Antônio: Motociclista fica ferido após perder controle de moto em Ibitira

Motociclista cai após frear para evitar colisão com ciclista em Livramento de Nossa Senhora

Projeto Glaucoma realiza atendimentos em Brumado neste sábado (26) e domingo (27)

Greve dos Correios termina após 15 dias; trabalhadores começam a retornar às atividades

Polícia Militar conclui 9ª edição da Operação Força Total com 16 armas apreendidas na Bahia

Colisão frontal entre ônibus e carro funerário deixa dois mortos na BR-020, em Correntina

Fiat Uno com restrição por furto ou roubo é recuperado pela PM em Caetité

Policial aposentado de 103 anos é condenado por homicídio em Salvador

Homem preso com revólver e maconha recebe liberdade provisória em Brumado

Hospital Municipal de Brumado inaugura nova emergência e adota sistema de classificação de risco

Brumado: Motorista perde controle de carro, bate em motociclista e atinge porta de loja no Centro

Setembro Amarelo - um simples abraço pode salvar uma vida

Mulher aciona PM após relatar agressão do companheiro durante discussão em Brumado


Brumado: Gerente de micro finanças teve parte do FGTS usado em compras no Rio de Janeiro; golpe atinge vários brumadenses

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O 97NEWS ouviu relatos de cidadãos que, ao verificar suas contas, não encontraram o dinheiro. Após terem cadastros efetuados por impostores, eles buscam, incessantemente, reaver os recursos do fundo disponibilizados pelo governo federal. Após a Caixa Econômica Federal anunciar em junho a liberação de até R$ 1.045 do FGTS de contas ativas ou inativas, em caráter emergencial, fraudadores passaram a agir em todo o país. O 'modus operandi', segundo a Polícia Civil que ouviu algumas vítimas, é muito simples. Os fraudadores se cadastram no aplicativo Caixa Tem criada para que os trabalhadores movimentem o dinheiro no lugar dos verdadeiros titulares, criando um novo e-mail e utilizando os dados das vítimas. Elas só percebem ter caído no golpe ao ver o sistema acusar um cadastro já feito naquele CPF. A fraude acontece até com quem tem experiência no setor bancário, como o caso do gerente de micro finanças, Lucas Matias, de 31 anos, que após ser desligado da empresa em que ele trabalhava, foi orientado a usar o aplicativo para fazer seu cadastro, mas para a sua surpresa, quando se deparou com o aviso do sistema de que já havia um registro feito em seu nome. "Pra não precisar ir na agência física, a empresa orientou fazer pelo aplicativo, e lá percebi que tinham efetuado duas compras em um supermercado no Estado do Rio de Janeiro que chegou ao valor total de R$ 1.045 por meio do aplicativo, mas sem o meu conhecimento", disse Lucas que em seguida procurou a agência da Caixa Econômica de Brumado. "Quando fui a agência daqui, percebi que o golpe não havia acontecido só comigo, na minha frente tinha mais dois clientes que foram vítimas do golpe", afirma o bancário. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Matias ainda conta que após o golpe, ele não consegue mais acessar o aplicativo. "Já tentei por várias vezes acessar o aplicativo, mas não consigo por conta da senha e do e-mail que fizeram no meu cadastro. A Caixa de Brumado me orientou a realizar um boletim de ocorrência e procurar a gerencia novamente para reverter a situação", conta. Os pagamentos do FGTS emergencial são feitos em duas etapas: primeiro, o dinheiro fica disponível no Caixa Tem -- por onde é possível, por exemplo, fazer compras com cartão de débito e saldar boletos. Depois, o dinheiro pode ser sacado. Tendo essa experiência amarga, Lucas orienta aos trabalhadores, que mesmo sem a intenção de sacar, baixem o aplicativo e confiram seu FGTS. "Mesmo você não sacando o FGTS, faça o cadastro no Caixa Tem e veja se o seu Fundo de Garantia está lá, se não tiver, faça uma ocorrência na Polícia e procure o banco, porque mais tarde você vai ter problemas", afirma Matias. Por fim, o bancário teve a informação da gerência da Caixa Econômica de Brumado, que lhe dará uma resposta sobre o ressarcimento do valor após trinta dias. "Eles me deram um prazo de trinta dias para uma resposta. E nesse caso, fui informado ainda que quem vai entrar em contato comigo será a Polícia Civil", finaliza Lucas.

 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário