ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


José Rocha é o deputado federal mais votado em Brumado

Foto: Divulgação

O deputado federal e candidato à reeleição, José Rocha (UB) foi reeleito neste domingo (02) com 78.246 votos, dos quais 5.365 foram conquistados em Brumado. Com o resultado, Rocha foi o deputado mais votado em Brumado. Em segundo, ficou o candidato reeleito Daniel Almeida (PCdoB) com 2.985. Já Ricardo Maia (MDB), teve 2.851 votos, seguido por Wladenor Pereira (PT), que teve 2.835 sufrágios, Arthur Maia (UB) 2.536 e Alexandre Xandó (PT) 2.267. Ivanildo Rocha (Republicanos), o Cartão Vermelho, obteve 349 votos na Capital do Minério, na Bahia foram 1.752.



Ao menos 25 pessoas foram conduzidas à delegacia por crimes eleitorais

Foto: Divulgação

Vinte e cinco pessoas foram conduzidas à delegacias suspeitas de cometerem crimes eleitorais neste domingo (2), primeiro turno das Eleições 2022 na Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a tipificação mais recorrente foi a de boca de urna nos locais de votação. Também houve a condução de um homem à DT de Coração de Maria, ao ser flagrado fazendo o transporte de eleitores, que também é configurado crime eleitoral. Em Paramirim, uma mesária foi levada à sede da Polícia Civil da cidade acusada de violar o sigilo de voto. Um guarda municipal foi conduzido por porte ilegal de arma de fogo, em Ibotirama, após ocupar a cabine de votação com o objeto, o que é proibido pelo TSE, exceto para profissionais em serviço. Em Salvador, um homem de 65 anos foi acusado de ofender uma mesária, xingando ela de tirana e incompetente, além de ter alegado que a agente eleitoral poderia favorecê-lo se o mesmo fosse negro ou homossexual. Uma eleitora que também se sentiu ofendida e outra testemunha foram ouvidas. Ele foi conduzido por policiais militares  da 39ª CIPM. 



Paramirim: Advogada é presa em flagrante após votar para outro eleitor

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma advogada da cidade de Paramirim foi presa neste domingo (02), em flagrante de crime eleitoral. De acordo com a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a advogada prestava serviço de mesária na seção eleitoral, quando foi flagrada votando no lugar de um cidadão. A Polícia Militar foi acionada e se dirigiu ao local juntamente com membros da 111ª Zona Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral (MPE). A denúncia foi confirmada e a advogada foi presa. Ela foi conduzida para a Delegacia da cidade.



Juiz eleitoral decreta 'lei seca' nas eleições em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O juiz  juiz Antônio Carlos do Espirito Santo Filho, da 90ª Zona Eleitoral em Brumado, no Sudoeste baiano, vedou a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas de 00h até às 18h deste domingo (2), para evitar perturbações no primeiro turno das eleições. Segundo a decisão do magistrado, o objetivo é “propiciar a segurança dos eleitores e a normalidade da votação”. A medida vale para bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, padarias, supermercados e demais estabelecimentos comerciais similares, bem como locais abertos ao público, ruas, avenidas e áreas externas das residências do município. Em caso de descumprimento, a pessoa pode ser presa em flagrante por desobediência, cuja pena é de três meses a um ano de prisão e multa, de acordo com a Lei Eleitoral. 



'Santinhos' tomam conta das ruas de Brumado desde o início da manhã

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mesmo antes das 08h deste domingo (02), as ruas no entorno dos locais de votação em Brumado já estavam tomadas por santinhos e material de publicidade de candidatos às eleições. O ato caracteriza-se como crime eleitoral. Os eleitores irão escolher seus deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente. Na Bahia, eles terão até às 17h dar seus votos. 



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



1 de outubro - Dia do Vereador

Foto: Divulgação l CMB

Neste sábado, 1 de outubro, é comemorado o Dia do Vereador, data instituída através da Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984. O Decreto de Lei definiu que a celebração seja no dia 1º de outubro pois, foi nesta data que Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador no Brasil. O vereador é o representante legítimo do povo, sendo o elo entre os munícipes e o governo. Sua função é identificar as demandas da população, propor e aprovar esses pedidos no legislativo municipal. Cabe aos parlamentares, ainda, fiscalizar se o Poder Executivo cumpre as leis vigentes e se faz corretamente a gestão do dinheiro público. A Câmara Municipal de vereadores de Brumado é composta por 15 vereadores:

*Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato);
*Lia Teixeira;
*Harley Lopes;
*José Santos (Santinho);
*João Vasconcelos;
*Vanderlei Bastos Miranda (Boca);
*Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão);
*Amarildo Bomfim;
*Beto Bonelly;
*César Bar;
*Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem);
*Renato Santos;
*Rubens Araújo;
*Luiz Carlos Caíres da Silva (Palito);
*Tiago Amorim.

Parabéns a todos os nossos representantes.



Motociclista morre após ser projetado da moto em colisão na BR-415 em Barra do Choça

Foto: Divulgação l CIPRv

No início da noite desta sexta-feira, 30 de setembro, por volta das 18 horas, ocorreu um acidente de trânsito com morte no km 192 da BR-415, entre os municípios de Vitória da Conquista e Barra do Choça. Segundo informações da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), o motorista de uma Fiorino, trafegava na rodovia, quando por motivos desconhecidos, colidiu contra a motocicleta Honda CG 125. No acidente, o piloto identificado pelo prenome de Cleber, 26 anos, foi projetado cerca de 20 metros, ficando gravemente ferido. Infelizmente, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O condutor da Fiat Fiorino de 49 anos foi socorrido, sendo conduzido por transeuntes para o Hospital Municipal José Maria Magalhães Neto, na cidade de Barra do Choça. Após o acidente, ambos os veículos pegaram fogo.

 



35% não se sentem à vontade para declarar voto para presidente

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (30), encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, aponta que 35% dos eleitores se sentiram menos à vontade para declarar seu voto para presidente para outras pessoas nos últimos meses. Há mais constrangimento na declaração de voto entre mulheres (38%) que entre homens (32%). Entre eleitores do ex-presidente Lula (PT), 40% se sentem menos à vontade para declarar o voto, índice similar aos registrados entre eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) -- ambos com 41%. Já entre os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), o índice é mais baixo: 27%. Esta é a primeira vez que o Datafolha mediu este indicador. A pesquisa ouviu 6.800 pessoas, entre 27 e 29 de setembro, em 332 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o nº BR-09479/2022. As informações são do portal G1.



Datafolha: 46% dos brasileiros deixaram de falar sobre política para evitar discussões

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A nova pesquisa Datafolha, encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, aponta que 46% dos brasileiros deixaram de falar com amigos e/ou familiares sobre política nos últimos meses para evitar discussões. No último levantamento, realizado em julho, o índice era de 49%. A pesquisa mostra que o silêncio é mais comum entre mulheres, mais jovens, mais escolarizados, mais ricos e eleitores do ex-ministro Ciro Gomes, do PDT (54%). Também é maior entre os apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT (48%), em comparação aos de Jair Bolsonaro, do PL (40%). A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29) mostrou que Lula manteve 50% dos votos válidos e Bolsonaro, 36%.



DataQualy: Nos votos válidos, ACM Neto venceria em 1º turno com 58,2%

Foto: Divulgação

O candidato do União Brasil ao governo da Bahia, ACM Neto, pode vencer as eleições no primeiro turno, de acordo com a pesquisa DataQualy encomendada pelo site Política Livre e publicada nesta sexta-feira (30). O ex-prefeito de Salvador lidera a disputa com 58,2% dos votos válidos contra 35% de Jerônimo Rodrigues, que registra 35%. Os dois são seguidos à distância pelo candidato João Roma (PL), que aparece com 5,6%, Kleber Rosa (PSOL), com 0,6%, Marcelo Millet (PCO), com 0,4%, e Giovani Damico (PCB), que registra 0,2%. O levantamento foi feito entre os dias 23 a 29 de setembro, de forma presencial, com 2.027 pessoas em Salvador e mais 93 municípios do Estado, com margem de erro de 2,2%, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada sob o número BA-05521/2022. Os válidos excluem da conta de intenção de votos os brancos, nulos e indecisos, já que este é o critério usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para contabilizar o resultado do pleito.



Eleições 2022: Confira tudo o que precisa saber para votar no domingo, dia 2

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O primeiro turno das eleições para presidente, governador, deputados e senador acontece neste domingo (2) em todo o país. Este ano serão mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores, quase 1,8 milhão de mesárias e mesários e mais de 29,2 mil candidatas e candidatos. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos. Todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Veja as principais dúvidas sobre o que pode ou não ser feito no dia da votação.

O que é o E-Título? 

O e-Título é um aplicativo que disponibiliza a versão digital do título de eleitor. Com o aplicativo, o eleitor acessa rapidamente dados como o número de inscrição do título de eleitor, a situação eleitoral e local de votação, com número da zona eleitoral e seção, além de um QR Code que serve para validar as informações. Todos os eleitores podem baixar o aplicativo sem pagar nada e quem cadastrou a biometria não precisa apresentar documento impresso com foto para votar.

Quais documentos devo levar?

Para quem não tem a biometria registrada, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. Entre as opções, estão carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Também não serão exigidos o comprovante de vacinação e o uso de máscara. É permitido ter consigo uma “cola” com os números dos candidatos nas urnas. Na urna, eles aparecem na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

Celular é proibido?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu, na semana passada, que o eleitor precisará entregar o celular para o mesário antes de entrar na cabine de votação. Na verdade, a proibição do aparelho já existia, agora só foram estabelecidas medidas para evitar que ela seja burlada. A regra existe para garantir a segurança do voto secreto no Brasil, evitando possíveis pressões e coações a eleitores. O registro e a divulgação do próprio voto, no entanto, não pode ser considerado crime eleitoral.

Voto nulo e em branco: qual a diferença?

O comparecimento às eleições no Brasil é obrigatório, mas o eleitor tem a opção de não escolher um candidato: pode votar nulo ou em branco. O voto nulo é registrado quando o eleitor digita um número que não pertence a nenhum candidato ou partido e aperta o botão confirma da urna eletrônica. Já o em branco, quando o eleitor pressiona o botão branco na urna e confirma o voto. No resultado, ambos não são contabilizados -- servem apenas para estatísticas. Ou seja, são considerados apenas os votos válidos: destinados a um candidato ou a um partido.

O que é voto útil?

O voto útil é uma tática para convencer o eleitor a votar em um candidato que, mesmo não sendo a sua primeira opção, tem mais chances de vencer o pleito. Ele é utilizado tanto para adiantar o fim das eleições, quanto para aumentar as chances de eliminar outro candidato do processo.

Voto na legenda?

Nestas eleições, para os cargos de deputado federal e estadual, é possível votar apenas na legenda. Nesse caso, o eleitor precisa apenas digitar os dois números do partido e apertar a tecla “confirma” duas vezes. Assim, o voto será computado para o partido. Quanto mais votos a legenda receber, mais vagas vai ter nas casas legislativas.

Local de votação ainda pode ser alterado?

O local de votação não pode mais ser alterado. Independente da circunstância, o prazo para a mudança é encerrado 60 dias antes do dia das eleições. É possível consultar informações sobre o seu local de votação. Basta inserir seção e zona eleitoral no site do TSE.

Mesário recebe folga ou hora extra?

Trabalhar como membro de mesa receptora no dia das eleições dá direito a folga ou hora extra em dobro.

Não compareci às eleições, e agora?

O eleitor que não comparecer ao seu local de votação no dia das eleições terá que pagar uma multa no valor de R$ 3,51, caso não justifique a sua ausência no prazo de 60 dias após o pleito. A multa pode ser paga através do site do TSE. Se o eleitor não pagar a multa, há uma série de penalidades, como o impedimento de tomar posse em um cargo público e de emitir o passaporte.



Macaúbas: Homem é detido com dinheiro falso

Foto: Divulgação

Um homem foi detido na quinta-feira (29) por uso de moeda falsa na cidade de Macaúbas. De acordo com a 4ª CIPM, responsável pela área, o flagrante aconteceu por volta das 10h30 na Rua Castro Alves. Policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) realizavam patrulhamento quando receberam informações de que no referido endereço havia um indivíduo que estaria portando uma certa quantidade de notas falsificadas. As informações foram confirmas pela equipe que se deslocou ao local. Com o homem foram localizadas, segundo a PM, R$ 1020,00 em notas falsas. O indivíduo e o material foram apresentados na delegacia da cidade.



Padre Kelmon, a 'arma secreta' de Bolsonaro contra Lula no debate da Globo

Foto: Reprodução l TV Globo

O Padre Kelmon, o candidato à Presidência pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) foi o assunto do momento após o debate na TV Globo. Kelmon fez grandes provocações a Lula (PT). O “religioso”, que surgiu no debate virou uma espécie de auxiliar de Jair Bolsonaro e acabou sendo um fenômeno de citações nas redes sociais -- ficando atrás dos líderes das pesquisas --. Durante o embate, subiu o tom contra o petista, e foi reclamado por várias vezes pelo apresentador, Willian Boner. O padre também foi um dos assuntos mais discutidos no twitter, Facebook, Instagram e outras plataformas. Além dos diversos memes. Atrás nas pesquisas e correndo o risco de perder no primeiro turno para Lula, o atual presidente praticamente teve o Padre Kelmon como um cabo eleitoral para bater no petista. A artilharia contra Lula foi pesada, não só nos casos de corrupção.

 



Você sabe quando deve consultar o endocrinologista? Especialista da Clínica Mais Vida orienta sobre principais sintomas

Foto: Divulgação

Responsável por avaliar todo o sistema endócrino, que é o sistema do corpo relacionado com a produção de hormônios, que são importantes para diversas funções no organismo, o endocrinologista é o médico que deve ser consultado caso haja alguma alteração, pois assim é possível que seja feita uma avaliação do estado geral de saúde da pessoa e ser indicada a realização de exames com o objetivo de verificar os níveis de determinados hormônios no sangue. A especialista da Clínica Mais Vida, Dra. Thaís Assis Coelho observa que é recomendado consultar o endocrinologista quando forem percebidos sinais ou sintomas que possam ser indicativos de alteração na produção de hormônios. Assim, algumas das situações em que é indicado procurar o endocrinologista são:

- Presença de sintomas relacionados a diabetes como sede excessiva e aumento de vontade para urinar.

- Dificuldade de perder peso; - Ganho de peso muito rápido; - Cansaço excessivo;

- Alterações no fluxo menstrual;

- Atraso na puberdade ou puberdade precoce;

- Aumento da tireóide;

- Excesso de pelos nas mulheres;

- Crescimento da mama nos meninos;

- Sinais e sintomas da menopausa e andropausa;

O acompanhamento e tratamento com esse especialista irão proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Faça seus exames na Clínica Mais Vida!

Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: 34ª CIPM realiza operação especial durante as eleições 2022

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) vai realizar uma operação especial a partir das 7h de domingo (2), devido às eleições 2022. De acordo com a PM, 29.836 agentes de segurança vão atuar nas proximidades dos 8.749 locais de votação, na escolta das urnas dos colégios eleitorais, entre outros. Além disso, o reforço acontecerá nos locais de comemoração. Após o encerramento da votação, às 17h, a PM vai escoltar o material utilizado no pleito até o encerramento de todas as atividades, previsto para às 22h. Os policiais também vão atuar na prevenção de crimes eleitorais como boca de urna, transporte clandestino de eleitores e tentativa de compra de votos. Em casos de flagrantes, a PM encaminhará os suspeitos e testemunhas para a Polícia Federal ou delegacia local. Em Brumado, 176 policiais estarão a disposição da 34ª CIPM.

 



Apresentador 'Ratinho' diz que vai votar de 'verde e amarelo' no domingo

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Nas redes sociais o apresentador do SBT, Carlos Massa, o "Ratinho" anunciou que votará vestido com uma camisa verde e amarela, cores usadas por Jair Bolsonaro (PL) em sua campanha à reeleição. Em seu perfil no Instagram, Ratinho publicou um vídeo dizendo que “ninguém” o impedirá de vestir a camisa da seleção brasileira no próximo domingo (2). “Olha, gente, eu não sei como é que você vai votar nesse domingo. Eu vou votar com camisa verde e amarela. Ninguém vai me impedir de votar com camisa da seleção nem a camisa que eu quiser”, afirmou. Ratinho ainda ressaltou que não vai fazer nenhuma manifestação política e não citou o nome de Bolsonaro. “Eu não vou fazer nenhuma manifestação política, mas vou votar como sempre votei, com camisa verde e amarela, porque sou brasileiro, amo este país e amo as cores deste país, está me entendendo? Ninguém vai me impedir de colocar minha camisa verde e amarela”, falou o apresentador do SBT. 



Campanha de vacinação nacional contra a poliomielite é prorrogada até esta sexta-feira (30)

Foto: Divulgação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, foi prorrogada para esta sexta-feira (30). A extensão do período de imunização foi motivada pelo baixo número de adesão do projeto em 2022. Este foi o ano com a menor porcentagem já registrada no território nacional desde 2000, atingindo a marca de apenas 54% de crianças brasileiras vacinadas, apesar da meta originalmente definida pelo Ministério da Saúde (MS) ter sido de 95%. O objetivo da campanha é o de vacinar todas as crianças menores de 5 anos que estão aptas para isso, ou seja, aquelas que ainda não tomaram as doses iniciais, que deveriam ter sido aplicadas durante os seus 2, 4 e 6 meses de idade; assim como aquelas que devem tomar o reforço, com 15 meses e 4 anos de idade.



Bahia: Segurança nas eleições 2022 contará com mais de 34 mil profissionais

Foto: Divulgação

Para garantir o respeito à democracia e o acesso ao voto para os mais de 11 milhões de baianos durante as eleições que ocorrem no próximo domingo (2), a Secretaria da Segurança Pública organizou a 'Operação Eleições 2022', com emprego de mais de 34 mil profissionais da segurança. Serão 29 mil policiais militares, 2 mil civis, e 1,3 mil bombeiros militares. A pasta apoiará a Justiça Eleitoral durante o primeiro turno, no domingo, com reforço do policiamento ostensivo para a garantia do livre direito de voto, escolta de urnas eletrônicas, prevenção e repressão a crimes eleitorais, além do resgate e atendimento de eleitores ou candidatos, caso seja necessário. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em operação plena desde a última segunda-feira (26), acontece a interlocução com 23 Centros Integrados de Comunicação (Cicoms) espalhados na Bahia e o monitoramento da operação. 



Brumado: Jovem é preso após espancar namorada utilizando uma mangueira

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um jovem de 18 anos foi detido na noite de terça-feira (27), na Rua Márcia de Souza Brito, no Bairro São José, em Brumado, após agredir a namorada com uma mangueira e um murro no olho. Segundo a Polícia, a mãe da vítima ligou para o 190. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), durante ronda na região, encontrou a jovem e sua mãe, que contou o que aconteceu. Os militares encaminharam o homem e a mulher para delegacia de Brumado a fim de registrar um boletim de ocorrência. O motivo da agressão ainda é desconhecida.