ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Aracatu: Ataque em cavalgada termina em tentativa de homicídio e deixa ferido na zona rural

Operação no Conjunto Penal de Brumado reforça segurança e termina sem apreensões

Lamborghini apreendida em esquema de rifas ilegais na Bahia é leiloada por mais de R$ 3 milhões

Brumado ganha destaque em evento internacional sobre desenvolvimento sustentável em Vitória da Conquista

IFBA de Brumado abre 60 vagas em curso de Libras para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica

Abastecimento de água será suspenso temporariamente em Brumado e Malhada de Pedras para manutenção

Suspeito de feminicídio em Maetinga é procurado; carta e possível veneno reforçam suspeita de crime premeditado

CIPRv apreende droga durante abordagem em Tanhaçu; dois ocupantes são conduzidos à Delegacia

Caetité: Disputa por ativos da Bamin envolve ferrovia, porto e interesse estratégico em urânio na Bahia

Maetinga: mulher é morta a facadas dentro de cada e ex companheiro é suspeito

TJ-BA anula decisão por falhas graves e reabre disputa de terras em Brumado com perícia obrigatória

Brumado: Prefeitura interven clínica de hemodiálise e assume após irregularidades graves


Brumado: Um dos maiores centros de candomblé do mundo é alvo de suposta intolerância religiosa

A escultura que representa uma entidade Africana foi danificada - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Quem passa pela Avenida Lindolfo Azevedo Brito, em Brumado, talvez não saiba, mas ali fica um dos maiores centros de candomblé do mundo: o Castelo Alto de Xangô. No último final de semana, na madrugada de domingo (15), no entanto, a escultura "Deus do Sol Rá" e plantas que ficam do lado de fora do muro que cerca o templo candomblecista foram danificadas. O terreiro diz estar resolvendo a situação com seu setor jurídico. Um Boletim de Ocorrência foi feito para que uma denúncia formal, de intolerância religiosa, possa ser realizada. “Já foi feito um registro na delegacia de Brumado. Além disso também acionamos a Defensoria Pública e posteriormente o Ministério Público para que juntos com a Polícia Civil, as autoridades competentes possam investigar a intolerância religiosa”, contou o sacerdote, Dionata de Xangô ao 97NEWS. 

Plantas e luminárias da entrada foram pisoteadas - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O babalorixá ressaltou que ficou surpreso com a ação, pois este é o primeiro registro de ataque contra a denominação no município. “Nós fazemos ações para que a intolerância não ocorra, mas nos surpreendeu a ação deste final de semana”, lamentou Dionata em conversa com o 97NEWS. O número de registros de intolerância religiosa na Bahia quase que dobrou entre 2017 e 2019. Este ano na Bahia, foram notificados 74 casos de racismo e 36 de intolerância, totalizando 110 casos pela Secretaria estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Em 2017, foram 66 no total, sendo 45 de racismo e 21 de intolerância. O Castelo Alto de Xangô virou referência mundial ao ser pauta de matérias como o programa Fantástico da Rede Globo em 2006. Outros programas também fizeram matérias sobre o centro como as TVs: Cultura e Sudoeste e no programa Mosaico da Rede Bahia. Na época, o sacerdote do centro, Dionata de Xangô criava um casal de leões que despertou a curiosidade do Brasil. 



Comentários

  • Ana Cláudia

    "Não devemos nos calar perante tamanha falta de respeito, temos nossos direitos de igualdade, não a intolerância, não ao racismo, temos livre arbítrio, respeitamos para sermos respeitados, as pessoas se julgam superiores até mesmo a Deus julgando, e condenando! isso só nos fortalece! Sou de oxosse sou castelo alto de xango essa luta também é minha. "

Deixe seu comentário