ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas


MODERA quer audiências com os poderes

Cumprindo deliberação do colegiado do seu núcleo de Brumado, o MODERA protocolou ofícios ao Prefeito Aguiberto Lima Dias e ao Presidente da Câmara daquele Município, Alessandro Lôbo, no último dia 09 de julho, solicitando elaboração participativa do Plano Municipal de Saneamento – PMS e definição de mecanismo de controle e gestão democrática dos serviços de saneamento.

 

Dentre os serviços de saneamento, o que mais preocupa o MODERA é o esgotamento sanitário, uma vez que o lançamento de esgoto in natura representa uma poluição crônica sobre o Rio do Antônio. E em função disso, ao longo da sua existência, o MODERA já realizou seminário, levantamento fotográfico, Educação Ambiental, palestras, caravanas, visitas a comunidades, passeatas, protestos, participou de audiências e enviou documentos a autoridades.

 

O MODERA está aguardando audiências com o Prefeito e o Presidente da Câmara de Brumado, para tratar do cumprimento do Decreto Federal 8.211 de 21 de março de 2014, que prorroga para os estados, Distrito Federal e os municípios, os prazos para elaboração do Plano de Saneamento até 31 de dezembro de 2015 e instituição do controle social dos serviços de saneamento até 31 de dezembro deste ano. Conforme o Decreto, os entes da Federação que não cumprirem esses prazos, não poderão acessar os recursos da União para esgotamento sanitário, abastecimento de água, gestão dos resíduos sólidos e drenagem das águas de chuva.

 

Baseando-se no Decreto 7.217 que regulamenta a Política Nacional de Saneamento, o MODERA entende que a elaboração do PMS deve garantir a ampla participação das comunidades, movimentos e entidades da sociedade civil, por meio da apresentação de críticas e sugestões em consulta ou audiência pública, antecedida por acesso à proposta do Plano na internet.

 

Sobre a solicitação para que seja definido mecanismo de controle e gestão democrática dos serviços de saneamento, além dos Decretos 7.217 e 8.211, o MODERA se fundamenta principalmente no § 2º do Artigo 192 da Lei Orgânica do Município de Brumado, o qual prevê que as entidades representativas da comunidade devem deliberar, acompanhar e avaliar as políticas e as ações dos órgãos ou empresas responsáveis pelo saneamento.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário