ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue


Ato contra cortes na educação mobiliza poucos estudantes em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ato contra os cortes no orçamento das universidades e institutos federais pelo Ministério da Educação acabou não reunindo muitas pessoas em Brumado, na manhã desta quinta-feira (30). A manifestação aconteceu no fim da manhã em semáforos das Ruas Dr. Marcolino Moura e Dr. Mário Meira, centro da cidade. No ato, os manifestantes levaram cartazes e gritaram palavras de ordem contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Eu sou estudante e não abro mão de mais pesquisa e educação”, gritaram. Na manifestação, o representante da União dos Estudantes de Brumado, Vanberg Barros, 29 anos, destacou que mesmo com poucos alunos aderindo o movimento devido a direção das escolas não podendo liberar os alunos, mas os que poderam participar mostrou sua insatisfação com o que vem acontecendo na educação. "Esse ato é para que possamos conversar com a sociedade e tentar mostrar que a educação é o caminho, e não tirando o dinheiro da educação que vamos resolver o problema do país", disse Barros. O representante da UEB esclareceu ainda que mesmo os professores e sindicalistas não aderindo ao ato desta quinta-feira, em sala de aula ou até mesmo em atos públicos como este, os profissionais da educação declararam total apoio ao movimento legítimo dos estudantes. "Esse movimento é dos estudantes, mas em muitas cidades ao contrário de Brumado, aderiram ao movimento e servidores foram as ruas como nas cidades de Vitória da Conquista, Caetité e Guanambi paralisaram, então é sinônimo de que eles estão compartilhando o mesmo sentimento de defesa da educação", comentou Vanberg que ainda lembrou da próxima paralisação que acontecerá no dia 14 de junho. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já a estudante Jéssica Bruna Lima, 19 anos, disse ao 97NEWS que o ato serve para chamar a atenção da sociedade de um modo geral, que pretendem no futuro ingressar em uma universidade estadual ou federal e não poder mais. "O governo está tratando a educação como uma despesa e não como investimento, e quando se corta investimentos na manutenção das instituições de ensino, no caso das universidades, dos IFS que vão parar de funcionar em setembro deste ano, eles não estão só afetando a manutenção em si, mas todo corpo docente daquela instituição que não vão ter como suprir as necessidades que a instituição tem para se manter funcionando", comentou. A estudante ainda chama a atenção da comunidade para conhecer de perto o que os cortes na educação pode representar para educação. "O ato de hoje também serve para abrir os olhos da população a título de conhecimento, pois muitos pais ainda não tem conhecimento do que a redução nos investimentos poderá cursar no futuro da nossa educação", diz Jéssica Bruna.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Comentários

  • Diones Leite da Silva

    "Gostaria que fosse perguntado para esses estudantes qual a diferença de corte e contingenciamento? Onde eles estavam quando houve contingenciamento nos governos passados?? Porque todos os governos recorreu ao contingenciamento, quando tinha baixa na arrecadação."

  • marco antonio

    "Há uma grande desinformação por parte dos organizadores do evento citado, porque direção nenhuma impôs entraves para os alunos participarem do evento. o que realmente aconteceu é que os próprios estudantes não compareceram nem em sala de aula e nem na sua própria manifestação. Seria falta de interesse ou pura comodidade em poder acordar mais tarde sem precisar ir para a escola? Fica a pergunta"

Deixe seu comentário