ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem é preso em Brumado por dívida de pensão alimentícia

Cardiopediatra da Clínica Mais Vida salienta a importância da alimentação saudável para as crianças

Colisão frontal na BA-262 deixa 6 pessoas feridas entre Anagé e Aracatu

CIPRv apreende veículo com restrição de roubo em Condeúba

Presidente do INSS é afastado após operação da PF contra desvio bilionário

Trabalho escravo em pedreiras de Jacobina: 91 pessoas são resgatadas e empregadores firmam acordos com MPT e DPU

Confira a agenda dos especialistas da Clínica Luíza Feres, em Brumado

Anvisa aprova medicamento inédito para Alzheimer

Debate sobre legalização de cassinos físicos reacende discussões no Congresso

Ponte centenária em Brumado preocupa moradores e exige atenção das autoridades

Tiroteio assusta moradores do Bairro Irmã Dulce, em Brumado; facção criminosa estaria por trás dos ataques

Fann Original lança CD 'As Melhores do São João' com repertório animado para embalar o São João 2025

Cuidadores de creche em Brumado denunciam sobrecarga e adoecimento em carta aberta

Polícia Rodoviária apreende carro com restrição de roubo durante fiscalização em Brumado

Venha para a Terça e Quarta Verde da Central das Carnes

Gravidez aos 13 após 'roleta russa do sexo' em escola de elite acende alerta sobre educação sexual

Adolescentes são apreendidos após furtarem motos de concessionária recém-inaugurada na Bahia

Chuva forte alivia calor e provoca alagamentos na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Oito cardeais brasileiros estão aptos a se tornarem o próximo líder da igreja Católica após morte do Papa Francisco

Homem é preso em Brumado por dirigir embriagado, causar danos e desacatar policiais


Ato contra cortes na educação mobiliza poucos estudantes em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ato contra os cortes no orçamento das universidades e institutos federais pelo Ministério da Educação acabou não reunindo muitas pessoas em Brumado, na manhã desta quinta-feira (30). A manifestação aconteceu no fim da manhã em semáforos das Ruas Dr. Marcolino Moura e Dr. Mário Meira, centro da cidade. No ato, os manifestantes levaram cartazes e gritaram palavras de ordem contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Eu sou estudante e não abro mão de mais pesquisa e educação”, gritaram. Na manifestação, o representante da União dos Estudantes de Brumado, Vanberg Barros, 29 anos, destacou que mesmo com poucos alunos aderindo o movimento devido a direção das escolas não podendo liberar os alunos, mas os que poderam participar mostrou sua insatisfação com o que vem acontecendo na educação. "Esse ato é para que possamos conversar com a sociedade e tentar mostrar que a educação é o caminho, e não tirando o dinheiro da educação que vamos resolver o problema do país", disse Barros. O representante da UEB esclareceu ainda que mesmo os professores e sindicalistas não aderindo ao ato desta quinta-feira, em sala de aula ou até mesmo em atos públicos como este, os profissionais da educação declararam total apoio ao movimento legítimo dos estudantes. "Esse movimento é dos estudantes, mas em muitas cidades ao contrário de Brumado, aderiram ao movimento e servidores foram as ruas como nas cidades de Vitória da Conquista, Caetité e Guanambi paralisaram, então é sinônimo de que eles estão compartilhando o mesmo sentimento de defesa da educação", comentou Vanberg que ainda lembrou da próxima paralisação que acontecerá no dia 14 de junho. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já a estudante Jéssica Bruna Lima, 19 anos, disse ao 97NEWS que o ato serve para chamar a atenção da sociedade de um modo geral, que pretendem no futuro ingressar em uma universidade estadual ou federal e não poder mais. "O governo está tratando a educação como uma despesa e não como investimento, e quando se corta investimentos na manutenção das instituições de ensino, no caso das universidades, dos IFS que vão parar de funcionar em setembro deste ano, eles não estão só afetando a manutenção em si, mas todo corpo docente daquela instituição que não vão ter como suprir as necessidades que a instituição tem para se manter funcionando", comentou. A estudante ainda chama a atenção da comunidade para conhecer de perto o que os cortes na educação pode representar para educação. "O ato de hoje também serve para abrir os olhos da população a título de conhecimento, pois muitos pais ainda não tem conhecimento do que a redução nos investimentos poderá cursar no futuro da nossa educação", diz Jéssica Bruna.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Comentários

  • Diones Leite da Silva

    "Gostaria que fosse perguntado para esses estudantes qual a diferença de corte e contingenciamento? Onde eles estavam quando houve contingenciamento nos governos passados?? Porque todos os governos recorreu ao contingenciamento, quando tinha baixa na arrecadação."

  • marco antonio

    "Há uma grande desinformação por parte dos organizadores do evento citado, porque direção nenhuma impôs entraves para os alunos participarem do evento. o que realmente aconteceu é que os próprios estudantes não compareceram nem em sala de aula e nem na sua própria manifestação. Seria falta de interesse ou pura comodidade em poder acordar mais tarde sem precisar ir para a escola? Fica a pergunta"

Deixe seu comentário