ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória


Brumado: Mesmo com projeto arquivado na Câmara prefeito realiza atualização do IPTU por conta própria; assunto gera polêmica

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O projeto de lei nº 34/2018, que dispõe sobre a atualização e reajuste do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da taxa de localização de funcionamento para o comércio, mesmo ele tendo sido arquivado pelos vereadores da Câmara Municipal de Brumado, continua valendo, isso aos olhos do Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Desde a semana passada, começaram a ser distribuídos em toda cidade, o boleto do IPTU 2019, mas o que chama a atenção, é que o imposto já está vindo com o tamanho do imóvel atualizado e com as taxas recalculadas, o que vem gerando polêmica em Brumado. O motivo, é o sistema de georreferenciamento, que na maioria dos imóveis cadastrados, estão irregulares. Na atualização, os que eram terrenos, porém já têm casas e até prédios. Outros que não passavam de uma pequena construção, foram reformados e ampliados. A partir das imagens, uma empresa contratada pela prefeitura, refizeram os cálculos e as propriedades passaram a integrar o cadastro de IPTU predial. Para os moradores é aumento, em alguns casos, de até 200% em relação ao IPTU que pagavam até 2018. Para o município, é regularização e atualização do cadastro. Mesmo assim, o contribuinte que se sentir prejudicado deve procurar o serviço de IPTU no térreo da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. 

Na imagem registrada pela empresa a esposa de Patrus estava na sacada do prédio - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outra questão levantada pela maioria da população, é com relação a exibição de imagens dos moradores quando foram fotografados pelo sistema, em alguns boletos, ha imagens de moradores dentro de suas casas, o que segundo eles, seria uma violação da privacidade. Morador do bairro Dr. Juracy, Petrus Vinícius, levou um susto ao receber o boleto para pagamento, com a foto de sua esposa na sacada do prédio. “Se ela estivesse mais à vontade, estaria pra todo mundo ver. Invasão de privacidade! Quem responde por isso?”, criticou. O morador  disse ainda que há cinco anos recorreu à prefeitura para resolver um problema com a cobrança do imposto de sua residência, mas nada foi solucionado. Na época, o morador relatou que o seu imóvel não tinha documentação legal e a prefeitura o autorizou a construir na área, porém, agora, está fazendo as cobranças devidas. “Procurei a legalização há cinco anos e me negaram”, completou. Caso o problema não seja resolvido de forma amigável, o morador afirmou que irá procurar os seus direitos pelos meios legais. O assunto IPTU não agradou também os vereadores, tanto de oposição, como de situação. Nos corredores da Câmara, muito se fala sobre a insatisfação de boa parte dos vereadores aliados diante do modo como estão sendo tratados ou cobrados pelo prefeito. Em uma entrevista ao 97NEWS, o prefeito comentou que o município está sem dinheiro. “Se não fizermos essa correção hoje, a cidade ficará estagnado, sem desenvolver”, avaliou Vasconcelos.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário