ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy

Consumo de ovos no Brasil deve crescer e chegar a 307 unidades por pessoa em 2026


Mais de mil profissionais desistem do programa Mais Médicos no Brasil; Brumado está entre os que perderam profissionais

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde confirmou na quinta-feira (4) que 1.052 profissionais desistiram do programa Mais Médicos nos primeiros três meses do ano. O número representa 15% das vagas preenchidas por médicos brasileiros após a saída de Cuba do programa em novembro de 2018. Um edital foi aberto em novembro para ocupar as 8.517 vagas deixadas pelos cubanos no programa. No total, 7.120 vagas foram preenchidas por brasileiros. As vagas foram distribuídas por 2.824 municípios e 34 distritos indígenas. O salário é de R$ 11,8. Do total de 1.052 desistências, 14 foram em distritos indígenas. São Paulo é o estado com o maior número de vagas abertas (181), seguindo de Bahia (117) e Minas Gerais (104). Diversos estados relataram a desistência de profissionais do Mais Médicos. Os médicos pediram demissão e deixaram de atender as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em Brumado, segundo o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, o processo de contratação de novos médicos pode ser demorado. "Estamos em constante contato com o Ministério da Saúde para tentar trazer mais profissionais do programa 'Mais Médicos' para Brumado", explicou. No último mês, o município perdeu alguns profissionais, como é o caso da Unidade Básica de Saúde Dr. Arlindo Magno Stanchi, localizada no bairro São Felix. Mas de acordo com o secretário, outro profissional já foi realocado a vaga. "O município vem procurando profissionais para cobrir esse vazio assistencial, tanto que na quinta-feira iniciou um médico na unidade, voltando a ter dois profissionais", disse Claudio. Feres ainda ressaltou que sem a abertura de um novo edital, os municípios ficam sem total cobertura. "Essa culpa da falta de médico não pode cair no colo dos prefeitos, esse problema quem criou foi o Ministério da saúde, portanto o Ministério precisa achar uma saída para o problema", afirmou o secretário.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário