ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Brumado: Equipe do Samu relata dificuldades para chegar em alguns bairros e na zona rural devido ao crescimento da cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A reportagem do 97NEWS visitou a sede do SAMU Regional que fica localizado no Complexo do Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Em entrevista a nossa reportagem, o coordenador de enfermagem, Luiz Carlos, relatou as dificuldades que os motoristas enfrentam diariamente, durante os trajetos pelos bairros de Brumado, na tentativa de atender as ocorrências. De acordo com Carlos, com o crescimento da cidade, novos bairros foram surgindo e cada informação detalhada que as pessoas dão na hora do atendimento, ajuda na chegada rápida do resgate. “A Central de Regulação, não só Brumado, mas como no país todo trabalha com um protocolo, ou seja, quando o solicitante liga, quem atende a ligação é o Técnico de Regulação, e já com os dados principais da vítima, ele encaminha para o médico, e dependendo da situação esse médico vai definir que tipo de viatura vai liberar para a ocorrência”, revelou o médico. Mas o que ocorre, segundo o profissional, é que ao passar algumas informações, as pessoas detalhem mais o local em que ele está, principalmente se for em ruas novas. O enfermeiro também aproveitou para chamar a atenção dos motoristas, que muitas vezes vê a ambulância com a sinalização se aproximando, e não da preferência. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

E conforme Luiz, esses segundos pode acabar tirando a vida da vítima, ou causando sequelas maiores. "Temos uma dificuldade muito grande na passagem do veículo de emergência por algumas avenidas da cidade, alguns não respeitam a viatura, e simplesmente não abrem espaço", comentou o coordenar que também frisou que aos poucos, o trânsito brumadense vem se reeducando. De acordo com a regra básica de trânsito, os motoristas que estiverem à frente de uma ambulância, os mesmo devem entrar à direita da avenida ou rua e deixar a faixa à esquerda livre para veículos de emergência. Durante nossa reportagem, Luiz Carlos disse ainda que outra grande dificuldade é os atendimentos na zona rural, que além de ser extensa, tem nomes parecidos. "Sempre que atendemos uma ocorrência da zona rural, tentamos extrair o máximo de informações do solicitante, uma vez que, muitas comunidades tem nomes parecidos, ou ficam distantes", relatou o enfermeiro, que destacou a importância de uma pessoa, seja ela parente ou amiga da vítima vir de encontro com a Ambulância, para facilitar na chegada do socorro. "É muito importante que na hora que foi solicitado a emergência, após a saída da viatura, sempre que for possível, uma pessoa aguardar na entrada da comunidade, porque muitas vezes o condutor se perde, por conta de várias entradas que existem naquela mesma comunidade. E se haver alguém que venha de encontro, facilita ainda mais no atendimento", afirmou Carlos.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário