ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Homem de 53 anos é morto a tiros em bar localizado na BA-148

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

‘Vou apoiar quem me apoiou’; Governador Jerônimo deixa claro que só apoiará pré-candidatos que 'caminhou junto com ele'

TJBA institui Semanas de Sentenças e Baixas Processuais

Número de mortos no Rio Grande do Sul sobe para 56 devido a fortes chuvas

Brumado: Fabrício Abrantes se destaca em concorrido evento do AVANTE em Salvador

Carreta tomba na BA-052 e carga é saqueada em Morro do Chapéu

Ex-prefeito de Macaúbas é multado por descumprimento de metas da educação

Homem é preso por estupro de vulnerável em Macaúbas

IBGE aponta que população quilombola na Bahia é mais jovem e masculina

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação

'Só é corretor de imóveis quem tem CRECI'; alerta presidente da instituição

Neoenergia Coelba é destaque em rankings de queixas no Procon e na Justiça

Dez animais morrem após serem atingidos por caminhão à beira de pista na Bahia

PM apreende veículo com restrição de roubo/furto em Presidente Jânio Quadros

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Além do vereador 'Boca' em Brumado, PDT perde vários mandatos pelo Brasil por fraude na cota de gênero


Brumado: Moradores reclamam da demora no atendimento do Samu; coordenação nega

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A população de Brumado, está denunciando a demora no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel (Samu). Na noite do último sábado (1º), após o homicídio contra Flávio dos Santos Porto e tentativa de homicídio contra Matheus Almeida Araújo, ocorrido no bairro Dr. Juracy, uma das vítimas foi atingida na cabeça e ficou agonizando sentado ao chão. Diante dessas cenas, que inclusive foram filmadas por populares, parentes e moradores reclamaram da demora no atendimento de Flávio. De acordo com os moradores, eles ligaram para o Samu pedindo uma ambulância para levá-lo ao hospital. E segundo eles, esperaram por alguns minutos sem serem atendidos. Matheus foi socorrido por populares e, já no meio do caminho a ambulância socorreu a vítima, levando-o para o Hospital Professor Magalhães Neto. Já no atendimento a Flávio, segundo os moradores, eles tomaram a iniciativa e levaram o mesmo para o pronto socorro. Buscando as versões do fato, a equipe do 97NEWS falou com o coordenador de enfermagem do Samu, Luiz Carlos Russo, que desmentiu os fatos, e relatou que o atendimento as vítimas foi feita de imediato. "O solicitante enviou a chamada as 19h47min, e agente tem todo um procedimento de regulação, que vai desde a ligação, fazendo alguns questionamentos e, de imediato passamos para o médico de plantão. Só assim ele vai saber o tipo de ocorrência. Então as 19h55min, a equipe já havia sido liberada, chegando ao local as 20h08min, isso se deu em 13 minutos", comentou Carlos. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segundo o coordenador, os questionamentos são importantes, para determinar que tipo de ambulância deve ser enviado ao local. "Dependendo da ocorrência, encaminhamos um tipo de ambulância, seja ela, básica ou avançada. Tentamos ser o mais breve possível para encaminhar de imediato essa unidade", destacou o coordenador. Sobre a quantidade de ambulâncias disponíveis no dia da ocorrência, o coordenador relatou que, apenas uma ambulância básica estava disponível, e que a unidade avançada realizava a remoção de um paciente cardíaco da cidade de Barra da Estiva para Brumado. "Nesse mesmo dia tínhamos uma unidade de UTI removendo um paciente de Barra da Estiva para Brumado, pelo fato da unidade, mesmo sendo instalado aqui, tem que atender cidades que compactuam com o nosso Samu, pelo fato de ser um polo regional", esclareceu.  Ele considera o número suficiente para o atendimento em Brumado. Mas admite que com a regionalização do serviço, o aumento da demanda vem influenciando no tempo de atendimento na cidade. 

 



Comentários

  • Leandro Meira

    "Estamos perplexos diante de tantos acontecimentos trágicos ceifando vidas de pequenos e indefesos e o pior acontecimentos que poderiam ser evitados. Nossa gente clama por melhores serviços e o efetivo comprometimento dos poderes constituídos para fazer valer estes serviços de forma segura, continuada e eficiente. Nossa gente está mais participativa e as novas tecnologias favorecem ainda mais esta participação. Todas as instituições públicas e privadas, órgãos fiscalizadores e prestadores de serviços se atentem para as reais necessidades do povo e correspondam a estas necessidades, pois este mesmo povo pedirá conta."

Deixe seu comentário