ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Audiência Para o Presidio não foi amistosa

Foto Cledeilton Santos

A Audiência Publica realizada na Vila Presidente Vargas composta por membros da Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, Poder Executivo Municipal, OAB-Brumado e Governo do estado, discutiu na ultima terça-feira (10) a implantação do Centro de Detenção Provisória naquela localidade.  

 

 

O encontro não teve um clima muito amistoso entre a comunidade e os interessados na construção do CDP. Durante as explanações realizadas pelo Secretário Estadual de Ressocialização Carcerária da Bahia Nestor Duarte, alguns moradores da Vila acabou vaiando parte das suas declarações, deixando o representante do Governo da Bahia chateado com a atitude. Logo após o mal estar, foi a vez do Major Berlink comandante da Policia Militar em Brumado expressar a sua decepção pelas vaias ouvidas anteriormente, declarou que: “não é assim que se comporta pessoas de bem”, e completou “algum ali fez uuuuu isso é palhaçada o fórum aqui é ouro.

 

 

Durante o pronunciamento do Juiz de Direito da Vara Criminal de Brumado - Dr. Genivaldo Alves Guimarães, que destacou a necessidade da construção do presídio, uma declaração deixou algumas pessoas preocupadas com o aumento da criminalidade e as consequências da não construção do estabelecimento prisional. Dr. Genivaldo afirmou que: “Se o presídio não for construído, terei de soltar vários presos. Se nas poucas celas da carceragem da Delegacia de Polícia a capacidade é para dezesseis detentos, manterei presos somente dezesseis. Não mais deixarei encarcerados trinta ou quarenta, como já ocorreu, e acrescento que não posso continuar transferindo detentos de Brumado para estabelecimentos prisionais situados fora da Comarca, exceto os já condenados, que, em regra, são levados à Penitenciária ou à Colônia Penal, em Salvador.

Esclareço que o presidio proporcionará, inclusive, o cumprimento de alguns mandados de prisão, pois, na situação atual, por vezes temos que retardar o cumprimento, ou soltar alguns presos, antes do julgamento, para que surjam vagas para outros".

Mesmo com todos os argumentos mostrando a extrema necessidade da construção do presídio, a comunidade da Vila Presidente Vargas deixou bem claro que não é contra a construção, mas deseja que o Governo do Estado da Bahia o construa bem longe da Vila.

Ocorre que a construção se dará a cerca de dois quilômetros daquela comunidade, sentido Caetité, e não há tempo para que se providencie outro imóvel, pois se em menos de duas semanas as obras não forem iniciadas, a unidade prisional será construída em outro Município, e Brumado novamente perderá a chance de ver melhorada a questão relativa à segurança pública.

 



Comentários

  • joao

    "Se Brumado tem meliantes sufiicientes para construir um presidio,deverá sim ser construido.Lembrando que segudo pesquisas nos entornos dos grandes presidios construidos pelo Brasil afora os moradores sente seguros. PRECISAMOS DE SEGURANÇA. "

  • Robison

    " Vejo que as necessidades "urgente" de nosso município não pode para por movimentos isolados (02), faça um plebiscito e vejamos uma verdadeira democracia manifestada pela população brumadense, sabemos nós da importância deste centro de detenção e seus benefícios maiores... Nós somos um povo de varias etnias e formações, para chegar um senso é muito complicado. Os governantes devem fazer o que for melhor para a população em geral."

Deixe seu comentário