ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Detran abriu novo leilão com quase 250 veículos e sucatas em Brumado e mais 5 municípios

AstraZeneca reconhece efeito colateral de vacina da covid-19

INSS realizou pagamento de R$ 193 milhões em benefícios a pessoas mortas durante 4 anos

Projeto pretende manter como herdeira mulher que matar parceiro em legítima defesa

Temporal no RS com 10 mortos: vítimas morreram por choque, deslizamento e afogamento

Morte de Ayrton Senna completou 30 anos; o maior ídolo do Brasil

Acusado de empurrar de carro mulher com bebê tem prisão decretada

Programa Ver Mais Brumado entra em nova fase e vai realizar mais de 1700 consulta

Casal é preso em flagrante por torturar filha de sete anos na Bahia

Suspeito de matar Felipe Batista dentro do hospital de Brumado tem prisão preventiva decretada

Aulas na rede estadual de ensino retornam nesta quinta-feira (1º) na Bahia

Cigarros eletrônicos são apreendidos em Vitória da Conquista

Governo dos EUA busca mudar classificação da maconha para substância de nível leve

Bahia registra mais de 25 mil novas vagas de emprego no ano, aponta Caged

Senado aprova teto de R$ 15 bilhões para setor de eventos até 2026

'A Bahia tem uma malha ferroviária decadente que foi feita para não funcionar', diz presidente da CBPM

Brumado: CDL celebra dois anos de parcerias com a Evo Estágios

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Brumado: Empresa perde prazo e projeto de Hospital particular poderá não sair do papel

Garçom esfaqueia e mata vereador em restaurante no interior do Ceará


Gargalo do esgotamento atravanca mega projeto de pavimentação em Brumado; mas mesmo assim obras continuam em toda a cidade

As obras da Rua Antônio Alves Gonçalves, foram retomadas nesta quinta-feira (27), mas o atraso se deu pela questão da colocação das manilhas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O saneamento básico, ou seja, o sistema de esgotamento sanitário é a maior urgência da infraestrutura urbana em Brumado, só que diferentemente do que muitos imaginam, a responsabilidade do mesmo cabe a Embasa que é a empresa que detém os direitos sobre a exploração dos serviços, só que, até o momento, essa pendência vem se arrastando por muitos anos, criando um grande gargalo que impede o desenvolvimento da cidade. Mesmo diante deste grande desafio, a administração municipal está desenvolvendo um mega projeto de pavimentação, o qual irá contemplar 137 vias públicas do perímetro urbano. Em pleno andamento, várias frentes de serviços estão espalhadas pela cidade, só que, muitas das obras são iniciadas e têm que ser paralisadas devido à falta de material e também pelo fato de que tem que se construir, primeiramente, uma rede de esgoto pluvial. É exatamente esse processo de colocação de manilhas que muitas vezes causa a demora, pois são difíceis de encontrem em abundância no mercado. 

As obras do esgotamento pluvial já foram concluídas na Rua Padre Cícero e a pavimentação da via já foi iniciada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Esse é o caso que acontece com a Rua Antônio Alves Gonçalves, localizada no Bairro Baraúnas (foto principal), a qual estava com as obras paralisadas há cerca de 3 meses. Nesta quinta-feira (27) as obras foram retomadas, mas o atraso se deu, segundo o secretário municipal de planejamento, engenheiro André Cardoso, justamente pela questão da complexidade da colocação das manilhas, que, como já foi citado, têm que acontecer antes da pavimentação. Quem fizer um “tour” pela cidade observará com facilidade várias frentes de serviços, como na Rua Padre Cícero, no Bairro São José, que apresentava um problema de décadas na área do esgotamento, o qual já foi resolvido, tendo agora iniciadas as obras de pavimentação sentido IFBA ao centro. Também estão em pleno andamento a pavimentação de várias vias nos bairros Jardim de Alah (que será todo pavimentado), Dr. Juracy, Olhos d’Água e Santa Tereza. 

O Bairro Olhos d'Água também vem tendo a pavimentação de várias ruas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Outras obras muito importantes são a canalização dos riachos, que continuam em andamento e serão realizadas em várias etapas, inclusive com a construção de pontilhões, sendo que a conclusão é o desaguamento no Rio do Antônio. Segundo afirmações do prefeito Eduardo Vasconcelos, o déficit na área de pavimentação em Brumado gira em torno de 50%, mas ele vem dando declarações que, até o final do seu mandato, esse déficit será 100% sanado, ou seja, não ficará uma via pública em Brumado sem ser pavimentada, o que será um grande símbolo de progresso e desenvolvimento da cidade.

As obras oriundas de emendas parlamentares tiveram que ser paralisadas e só retornarão após o período eleitoral (Foto: Divulgação)


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário