ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Brumado: Jovem estudante volta a protestar contra o programa Glaucoma; ‘preciso urgentemente do colírio’

O jovem estudando Bruno Moreira tem medo de perder a visão, caso os colírios não sejam novamente distribuídos aos pacientes (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Os cortes feitos pelo governo federal no Programa Glaucoma trouxeram grandes infortúnios aos usuários, muitos dos quais ficaram altamente prejudicados, principalmente pela falta da distribuição dos colírios para o tratamento. Esse é o caso do jovem estudante brumadense, Bruno Moreira Santos (21), que, novamente procurou o 97NEWS para relatar o seu desespero, já que está já há um bom tempo sem receber os dois colírios, o que vem causando uma grande apreensão, pois os riscos da doença avançar vêm aumentando. “Estou desempregado e apenas estudando, minha família tem poucos recursos e os colírios são caros, o que impede que os compremos, por isso faço novamente um apelo para que eles voltem a ser liberados para os pacientes”, argumentou. Ele ainda destacou que “segundo a secretária de saúde os recursos foram cortados em mais de 70%, então compreendemos que os atendimentos não podem ser mais feitos, mas o colírio é uma questão muito mais séria, então deveriam estar sendo distribuídos normalmente como vem acontecendo em Salvador e nos grandes centros”. O estudante ainda explicou que “a secretaria de saúde nos informou que está esperando uma decisão de uma liminar na justiça, mas até lá, como iremos fazer” e finalizou disparando que “infelizmente nesse país os políticos só lembram da população de 2 em 2 anos, quando saem da toca para pedir os seus votos. Realmente é uma situação caótica e talvez por isso que o país está vivendo esse clima de tamanha apreensão, onde todos não sabem o que irá acontecer”.

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Em nota, a Sesau esclareceu o corte no orçamento. "Caro usuário do programa Glaucoma, venho através deste informar que o problema maior não são as consultas, nosso maior problema é a aquisição dos colírios, temos 4800 pacientes em tratamento, o recurso só é suficiente para atender aproximadamente 1600 pacientes. A secretaria municipal de saúde de Brumado esta aguardando um posicionamento da SESAB para orientar os municípios baianos frente ao problema, em reunião CIB do mês de maio ficou acordado de esperar uma nova resposta do MS até a CIB de Junho. O glaucoma atinge 2% da população, onde a maior prevalência são nos afrodescendentes, diabéticos, hipertensos e pacientes com pré disposição genética. A Bahia está entre os 5 estados do país em que o recurso é insuficiente, isso por conta que a população afrodescendente do estado é maior em comparação aos estados do Sul e Sudeste. Por fim, informo que o recurso que estamos recebendo está sendo provisionado, portanto está guardado, esse recurso são dos pacientes glaucomatosos da região de saúde de Brumado", diz a nota.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário