ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Professores de Aracatu exigem diploma de Pedagogia; diretora da Uneb de Brumado esclarece o impasse

A representante dos professores de Aracatu, Terezinha Almeida, diz que a aflição pelo medo da perda do cargo pela falta do diploma é cada vez maior (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com o avanço do Ensino Superior no Brasil, que foi alavancado por meio de parcerias entre governos e instituições, várias graduações que antes eram um sonho, se tornaram realidade. Uma das é a Pedagogia, que dimensiona a qualidade do ensino, fazendo com que os professores sejam muito mais capacitados. Diante disso, inúmeros professores que possuíam apenas o Magistério, começaram a buscarem a graduação. Esse é o caso de 36 professores do município de Aracatu, que, em 2010 ingressaram no Curso de Pedagogia que foi oferecido por meio do PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores. Até aí tudo bem, só que concluindo o curso em 2014, os referidos professores, até hoje, não receberam o diploma, o que segundo eles pode trazer prejuízos no trabalho, já que estariam, segundo eles, sendo ameaçados de rebaixamento para o cargo de monitores. A representante dos professores, Terezinha de Souza Almeida falou com o 97NEWS e declarou que “nós podemos perder até o nosso emprego, já fizemos de tudo para receber o diploma, já ingressamos no Ministério Público, mas até agora não recebemos o nosso diploma” e ainda emendou falando que “só a nossa turma não recebeu o diploma, o que está tirando o nosso sono, pois a prefeitura de Aracatu exigiu que temos que entregar o documento até o final deste mês, ou se não seremos rebaixados de cargo”.

A diretora do Campus da Uneb de Brumado, Jaciara Santana, esclareceu o impasse (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Visando esclarecer a situação, nossa equipe entrevistou a diretora do Campus da Uneb de Brumado, a educadora Jaciara de Oliveira Santana, que foi muito receptiva e não se furtou a responder a nenhum dos nossos questionamentos. Muito segura ele começou a explicar que “esses cursos foram promovidos por meio da Parfol, para os municípios de Brumado, Livramento e a turma de Aracatu foi a última a ingressar. O papel da UNEB é oferecer o curso e fazer o projeto de reconhecimento e depositá-lo no Conselho Estadual de Educação, que é responsável pela formação das comissões que irão reconhecer esses cursos”. Ela continuou argumentando que “há mais de 2 anos o projeto foi enviado para o Conselho Estadual de Educação, mas como existem apenas 5 conselheiros para toda a Bahia, o processo de reconhecimento é lento, pois tem que vir uma comissão para validar o curso, para que o diploma seja concedido”. Ela ainda fez questão de declarar que “a universidade tem poder para designar a vinda da comissão, então a solução para esses 36 professores passa por acionar o Conselho Estadual de Educação”. Questionada sobre a possibilidade do rebaixamento dos professores, ela foi taxativa ao afirmar que “a legislação da LDB é clara, se eles fizeram o concurso para professores, então tinham magistério para atuar na Educação Básica, então, caso seja dada a ordem para o rebaixamento de cargo, o que acho muito difícil, seria um ato contra a lei, o que eles irão ter é mudança de nível, com aumento dos salários, assim que o diploma chegar”.

O abaixo-assinado dos professores que foi anexado à representação que foi dada entrada no Ministério Público (Foto: 97NEWS)


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário