ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem é preso com revólver e drogas durante abordagem em bar em Barra da Estiva

Mulher é contida pela PM após ameaçar outra com facão em via pública em Brumado

Rio do Antônio: Motociclista fica ferido após perder controle de moto em Ibitira

Motociclista cai após frear para evitar colisão com ciclista em Livramento de Nossa Senhora

Projeto Glaucoma realiza atendimentos em Brumado neste sábado (26) e domingo (27)

Greve dos Correios termina após 15 dias; trabalhadores começam a retornar às atividades

Polícia Militar conclui 9ª edição da Operação Força Total com 16 armas apreendidas na Bahia

Colisão frontal entre ônibus e carro funerário deixa dois mortos na BR-020, em Correntina

Fiat Uno com restrição por furto ou roubo é recuperado pela PM em Caetité

Policial aposentado de 103 anos é condenado por homicídio em Salvador

Homem preso com revólver e maconha recebe liberdade provisória em Brumado

Hospital Municipal de Brumado inaugura nova emergência e adota sistema de classificação de risco

Brumado: Motorista perde controle de carro, bate em motociclista e atinge porta de loja no Centro

Setembro Amarelo - um simples abraço pode salvar uma vida

Mulher aciona PM após relatar agressão do companheiro durante discussão em Brumado


Cartões postais das cidades de Livramento e Rio de Contas ameaçados por conta de esgoto lançado no Rio Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

Escorrendo de manilhas de concreto e canalizações abertas no meio do mato, o esgoto lançado sem tratamento no Rio Brumado está transformando as cachoeiras do "Fraga" e "Véu de Noiva", nos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, Chapada Diamantina, em, um rio banhado por líquido cinzento e cheio de coliformes fecais. Esse é o mais evidente retrato do descaso com a conservação ambiental dentro do "Portal da Chapada", com quase 65 mil habitantes - juntando as duas cidades -. O agravamento das condições do manancial chegou a levar os dois municípios, às reuniões e ações no Ministério Público para tratar do crime ambiental. 

Estação de Tratamento não atende mais a demanda (Foto: Reprodução l Rádio 88)

Os participantes do encontro apontaram com testes em laboratório que os dejetos ainda continuam sendo jogados criminosamente dentro do rio. A situação parece ainda mais grave quando se considera que a estação de tratamento, construída em 2009, não funciona mais. Os esgotos são despejados dentro da rede pluvial. “O esgoto interfere diretamente na qualidade da água. Se o recurso for de má qualidade, fica facilitada a transmissão de doenças e perde-se uma grande quantidade da biodiversidade. A água contaminada por esgoto favorece o crescimento de poucos organismos, que não contribuem para o meio ambiente”, diz o ambientalista e advogado, Raimundo Marinho. Problemas que se agravam ainda mais com a falta de chuvas nos últimos anos. Enquanto isso, o esgoto não para de fluir.

 

Estação de Tratamento foi construída em 2009 (Foto: Reprodução l Rádio 88)

A cachoeira virou história


Em Livramento, a Cachoeira "Véu de Noiva" recebeu esse nome devido a uma queda d’água de mais de 80 metros que era aproveitada para lazer, e abastecia o Município. Hoje, a água mal escorre pelas pedras. A cachoeira era a principal atração de Livramento. Com o abandono pelo poder público e com os dejetos jogados no rio, o local turístico tem futuro incerto. A situação de degradação do Rio Brumado, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA) “é de amplo conhecimento”. De acordo com os especialistas da agência, em 2015, já era previsto que o sistema da estação de tratamento não funcionava mais, e em 2017, o sistema entrou em colapso. Assista a vídeo reportagem da Rádio 88 FM,



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário