Cartões postais das cidades de Livramento e Rio de Contas ameaçados por conta de esgoto lançado no Rio Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

Escorrendo de manilhas de concreto e canalizações abertas no meio do mato, o esgoto lançado sem tratamento no Rio Brumado está transformando as cachoeiras do "Fraga" e "Véu de Noiva", nos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, Chapada Diamantina, em, um rio banhado por líquido cinzento e cheio de coliformes fecais. Esse é o mais evidente retrato do descaso com a conservação ambiental dentro do "Portal da Chapada", com quase 65 mil habitantes - juntando as duas cidades -. O agravamento das condições do manancial chegou a levar os dois municípios, às reuniões e ações no Ministério Público para tratar do crime ambiental. 

Estação de Tratamento não atende mais a demanda (Foto: Reprodução l Rádio 88)

Os participantes do encontro apontaram com testes em laboratório que os dejetos ainda continuam sendo jogados criminosamente dentro do rio. A situação parece ainda mais grave quando se considera que a estação de tratamento, construída em 2009, não funciona mais. Os esgotos são despejados dentro da rede pluvial. “O esgoto interfere diretamente na qualidade da água. Se o recurso for de má qualidade, fica facilitada a transmissão de doenças e perde-se uma grande quantidade da biodiversidade. A água contaminada por esgoto favorece o crescimento de poucos organismos, que não contribuem para o meio ambiente”, diz o ambientalista e advogado, Raimundo Marinho. Problemas que se agravam ainda mais com a falta de chuvas nos últimos anos. Enquanto isso, o esgoto não para de fluir.

 

Estação de Tratamento foi construída em 2009 (Foto: Reprodução l Rádio 88)

A cachoeira virou história


Em Livramento, a Cachoeira "Véu de Noiva" recebeu esse nome devido a uma queda d’água de mais de 80 metros que era aproveitada para lazer, e abastecia o Município. Hoje, a água mal escorre pelas pedras. A cachoeira era a principal atração de Livramento. Com o abandono pelo poder público e com os dejetos jogados no rio, o local turístico tem futuro incerto. A situação de degradação do Rio Brumado, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA) “é de amplo conhecimento”. De acordo com os especialistas da agência, em 2015, já era previsto que o sistema da estação de tratamento não funcionava mais, e em 2017, o sistema entrou em colapso. Assista a vídeo reportagem da Rádio 88 FM,