ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

A Clínica Mais Vida realiza diversos tipos de Ultrassonografia com Doppler com equipamento de alta definição e tecnologia

Morador em situação de rua é espancado no interior da Bahia

Sobe para 90 número de mortos devido as fortes chuvas no Rio Grande do Sul

SSP inicia implementação de câmeras em uniformes da Polícia Militar nesta terça-feira

Inmet anuncia alerta vermelho para tempestades no Rio Grande do Sul até esta terça

Alexandre Nardoni deixará prisão para cumprir pena em regime aberto

Carro parte ao meio e jovem morre após colisão em rodovia da Bahia

Operação apreende mais de R$ 7 mil em materiais falsificados em Feira de Santana

Brumado: Abertura da campanha Maio Amarelo reforça conscientização no trânsito

Dom Basílio, Ibiassucê, Presidente Jânio Quadros, Rio do Antônio e outros municípios vão receber novas ambulâncias e vans

Operação Rotas da Fauna atua contra o tráfico de animais na Bahia

Governo federal reconhece calamidade pública em 300 municípios do Rio Grande do Sul

Obesidade: Entenda os fatores de risco e complicações

Bombeiros baianos já resgataram mais de 160 vítimas das enchentes no RS

5 baianos são resgatados em situação análoga à escravidão no Espírito Santo

PM prende três traficantes com arma e recupera produtos furtados em Caetité

Clínica Santa Clara: Dicas para tornar ambiente de trabalho mais saudável e tranquilo

Vitória da Conquista: Homem simula o próprio sequestro para extorquir família que mora em Brumado

Brumado: Homem de 53 anos é morto a tiros em bar localizado na BA-148

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado


Projeto de Lei de autoria do vereador Zé Ribeiro institui o Dia do Maçom em Brumado

Na oportunidade foram entregues presentes e certificados aos maçons por membros das filhas de Jó e polo vereador Zé Ribeiro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O vereador Zé Ribeiro (PT) vem buscando prestar homenagens à entidades e instituições que vêm contribuindo para o desenvolvimento do município de Brumado. Sempre atento a esse contexto histórico, o parlamentar, desta feita foi autor do Projeto de Lei 025/2017 que institui o Dia do Maçom no município. Segundo Ribeiro a entidade é uma das mais representativas e importantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, então, diante disso, o projeto foi apresentado na noite desta segunda-feira (21) e contou com a presença de vários maçons que compõem as 3 lojas que atuam em Brumado. Membros da Loja Aliança Sertaneja Baiana fizeram uso da tribuna livre da Casa Legislativa para narrar parte da história da entidade no mundo, no Brasil e em Brumado e aproveitaram para reforçar seus compromissos com a construção de um futuro melhor para o município.

O vereador Zé Ribeiro acompanhando os maçons à tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A Maçonaria que surgiu como uma sociedade secreta que tem fortes ligações com os ideais do Laicismo Humanitário e do iluminismo Liberal. Originalmente chegou ao século XVII se apoiando em fundamentos de filosofia natural e até mítico-alquímicos, tal como se depreende do simbolismo dos signos e dos números (a tríade, o triângulo, o círculo), onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam. A Maçonaria admite que todo homem é livre e possui bons costumes, não fazem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição. Em seu pronunciamento o vereador Zé Ribeiro destacou a importância da Maçonaria para Brumado e exaltou as ações da entidade que, segundo ele, é uma das mais representativas do município. Clique em (Continue lendo) e confira na íntegra o Projeto de Lei: 

O presente Projeto de Lei tem o objetivo de prestar homenagem a esta Instituição pelos relevantes serviços prestados a nossa cidade ao longo dos anos.

O homem sente a necessidade de comemorar os eventos importantes em sua vida, como por exemplo, todos nós festejamos o nosso aniversário natalício, bem como os cristãos comemoram o nascimento de Cristo com o Natal e sua ressurreição com a Páscoa. Com os Maçons não foram diferentes, sentiram a necessidade de comemorar a sua existência, então criaram uma data, que no Brasil comemora-se todos os anos no dia 20 de agosto e nos Estados Unidos da América dia 22 de fevereiro.

A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança com amor a Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com Tolerância, Virtude e Sabedoria e com a constante investigação da Verdade e sob a tríade LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princípios da Ordem, da Razão e da Justiça, o mundo alcance a Felicidade Geral e a Paz Universal.

A maçonaria começou como uma sociedade secreta que surgiu vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do iluminismo. Originalmente era uma das sociedades secretas que chegara ao século XVII se apoiando em fundamentos de filosofia natural e até mítico-alquímicos, tal como se depreende do simbolismo dos signos e dos números (a tríade, o triângulo, o círculo), onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam.

A maçonaria admite que todo homem é livre e possui bons costumes, não fazem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição.

Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.  Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 milhões nos Estados Unidos, 1,2 milhões no Reino Unido e 1,0 no resto do mundo. No Brasil existem aproximadamente 150 mil maçons e 4.700 lojas.

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, um Maçom por nome de Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os Maçons naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.

No Brasil escolheram o dia 20 de agosto em face ao papel da maçonaria na independência do Brasil.

É incontestável a presença da Maçonaria nos principais fatos da história do Brasil e de nosso Estado. Podemos citar: a Proclamação da República, a Abolição da Escravatura, a Conjuração Baiana, a Inconfidência Mineira, as Revoluções Pernambucanas entre tantas outras.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário