Projeto de Lei de autoria do vereador Zé Ribeiro institui o Dia do Maçom em Brumado

Na oportunidade foram entregues presentes e certificados aos maçons por membros das filhas de Jó e polo vereador Zé Ribeiro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O vereador Zé Ribeiro (PT) vem buscando prestar homenagens à entidades e instituições que vêm contribuindo para o desenvolvimento do município de Brumado. Sempre atento a esse contexto histórico, o parlamentar, desta feita foi autor do Projeto de Lei 025/2017 que institui o Dia do Maçom no município. Segundo Ribeiro a entidade é uma das mais representativas e importantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, então, diante disso, o projeto foi apresentado na noite desta segunda-feira (21) e contou com a presença de vários maçons que compõem as 3 lojas que atuam em Brumado. Membros da Loja Aliança Sertaneja Baiana fizeram uso da tribuna livre da Casa Legislativa para narrar parte da história da entidade no mundo, no Brasil e em Brumado e aproveitaram para reforçar seus compromissos com a construção de um futuro melhor para o município.

O vereador Zé Ribeiro acompanhando os maçons à tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A Maçonaria que surgiu como uma sociedade secreta que tem fortes ligações com os ideais do Laicismo Humanitário e do iluminismo Liberal. Originalmente chegou ao século XVII se apoiando em fundamentos de filosofia natural e até mítico-alquímicos, tal como se depreende do simbolismo dos signos e dos números (a tríade, o triângulo, o círculo), onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam. A Maçonaria admite que todo homem é livre e possui bons costumes, não fazem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição. Em seu pronunciamento o vereador Zé Ribeiro destacou a importância da Maçonaria para Brumado e exaltou as ações da entidade que, segundo ele, é uma das mais representativas do município. Clique em (Continue lendo) e confira na íntegra o Projeto de Lei: 

O presente Projeto de Lei tem o objetivo de prestar homenagem a esta Instituição pelos relevantes serviços prestados a nossa cidade ao longo dos anos.

O homem sente a necessidade de comemorar os eventos importantes em sua vida, como por exemplo, todos nós festejamos o nosso aniversário natalício, bem como os cristãos comemoram o nascimento de Cristo com o Natal e sua ressurreição com a Páscoa. Com os Maçons não foram diferentes, sentiram a necessidade de comemorar a sua existência, então criaram uma data, que no Brasil comemora-se todos os anos no dia 20 de agosto e nos Estados Unidos da América dia 22 de fevereiro.

A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança com amor a Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com Tolerância, Virtude e Sabedoria e com a constante investigação da Verdade e sob a tríade LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princípios da Ordem, da Razão e da Justiça, o mundo alcance a Felicidade Geral e a Paz Universal.

A maçonaria começou como uma sociedade secreta que surgiu vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do iluminismo. Originalmente era uma das sociedades secretas que chegara ao século XVII se apoiando em fundamentos de filosofia natural e até mítico-alquímicos, tal como se depreende do simbolismo dos signos e dos números (a tríade, o triângulo, o círculo), onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam.

A maçonaria admite que todo homem é livre e possui bons costumes, não fazem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição.

Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.  Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 milhões nos Estados Unidos, 1,2 milhões no Reino Unido e 1,0 no resto do mundo. No Brasil existem aproximadamente 150 mil maçons e 4.700 lojas.

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, um Maçom por nome de Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os Maçons naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.

No Brasil escolheram o dia 20 de agosto em face ao papel da maçonaria na independência do Brasil.

É incontestável a presença da Maçonaria nos principais fatos da história do Brasil e de nosso Estado. Podemos citar: a Proclamação da República, a Abolição da Escravatura, a Conjuração Baiana, a Inconfidência Mineira, as Revoluções Pernambucanas entre tantas outras.

CONTINUE LENDO