ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motorista perde controle de carro, bate em motociclista e atinge porta de loja no Centro

Setembro Amarelo - um simples abraço pode salvar uma vida

Mulher aciona PM após relatar agressão do companheiro durante discussão em Brumado

Carro pega fogo e chamas atingem vegetação na Serra das Almas, entre Livramento e Rio de Contas

Reservatório se rompe em unidade de urânio da INB em Caetité; ANSN determina paralisação da área

MPBA recomenda restrições a paredões, fogos e escapamentos durante campanha eleitoral em quatro municípios da região de Livramento

Incêndio de grandes proporções destrói cerca de 50 km² de vegetação em Caetité

TCM-BA nega suspensão de licitação de R$ 6,8 milhões para implantação de 108 usinas solares em Lagoa Real

Brumado: Operação conjunta do 24º BPM e 20ª Coorpin cumpre buscas contra suspeitos de homicídio em posto de gasolina

Caminhão perde os freios, sai da pista e bate em poste na BA-148, em Livramento

Hemoba anuncia novas regras para doação de sangue a partir de outubro

Brumado: Ministério Público da Bahia abre inscrições para estágio de pós-graduação na área jurídica

Brumado recebe etapa do Campeonato Baiano de Pickleball neste fim de semana no IFBA

TJBA lança curso de Justiça Restaurativa para prevenir violência no futebol baiano

Brumado inaugura Unidade Verde e Azul, anexo do Hospital Municipal Magalhães Neto

Empregados da Caixa mantêm greve nacional após rejeição de proposta em assembleia

Brumado: fiscalização identifica extração irregular de areia na zona rural

Helicóptero que levava cantor Rick, da dupla com Renner, é localizado com cinco mortos em SC

Homem é preso com revólver e droga durante ação da PM no bairro Irmã Dulce, em Brumado

MPBA promove encontro regional para discutir implantação do serviço Família Acolhedora no Sudoeste


Desabafo impactante de universitária brumadense coloca em xeque slogan da administração municipal; 'não passa de um sofisma'

A universitária Joanne Vale foi desafiadora em suas colocações (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Numa explicação bem simples, o significado para o termo sofisma seria um um pensamento ou retórica que procura induzir ao erro, ou seja, um discurso cheio de retórica e de promessas, mas que, no fundo, não passa de um engano muito bem arquitetado. Foi justamente essa a leitura que acabou sendo despertada pelo pronunciamento da universitária Joanne Vale, que foi à sesão da Câmara de Vereadores de Brumado nesta segunda-feira (14), juntamente com outros estudantes que residem na REUSB de Vitória da Conquista para fazer um apelo aos vereadores para que a Casa do Estudante não seja desativada pela atual gestão municipal. Segundo o relato feito na tribuna livre, a estudante relatou que "são 21 jovens cheios de sonhos e que enfrentam muitos desafios para realizá-los. Muitas vezes apinhalados em quartos, comendo somente arroz, feijão e macarrão somente, eles não medem esforços para atingir os seus objetivos na busca da graduação universitária". 

A comissão dos estudantes que residem na REUSB fizeram apelos aos vereadores (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Ela continua a sua narrativa descrevendo que "se eles tivessem condições não estariam vivendo dessa maneira, mas, segundo a administração municipal, a leitura é totalmente outra, tanto que recebemos um comunicado velado de despejo". E indo para o andar de cima do "edifício da indignação", ela disparou que "me digam educação para quem?, pois em Brumado temos uma oferta praticamente inexistente em cursos universitários. Os jovens têm que sair do conforto dos seus lares para buscarem a continuidade de seus estudos, então, será mesmo que Educação é prioridade?" e emendou de forma radiante questionando que "se falou tanto durante essa sessão sobre os R$ 40 milhões para serem aplicados na educação, mas, sinceramente, que educação é essa que despeja jovens de sua residência, alegando um projeto de lei que só irá beneficiar alguns, sendo que todos os 21 estudantes que residem na Reusb necessitam da moradia. Então, o slogan "Educar para Libertar" não passa de um sofisma, pois na prática fica parecendo que estão querendo nos aprisionar no quarto escuro da ignorância, nos privando do saber. Fica aqui essa reflexão!". 



Comentários

  • Robison

    "Bom dia, vejo como continua grande e notório o não investimento na educação plena para com nosso cidadãos Brumadense. Gente já são mais de 30 anos este sofrimento para os que tentam um futuro ou carreira ou na sua vida, sem contar com real apóio ou incentivo dos gestores ADM. Só ficam de bla, bla, bla e nada. Triste de um povo que tem em seu gestor um real compromisso com a educação plena. O município deve investir plenamente na existência das Residências estudantis com suporte de pagamento de água, luz, biblioteca e alimentação para que os que ali estiverem buscando um futuro mais promissor tenham? bom desempenho nos seus cursos, e mostrando a grande cidade que estão representando. Tudo pela educação, só ela será capaz de mudar o cenário atual Brasileiro e Brumadense. "

  • MARIA MOURA

    "Boa tarde Sr. Prefeito de Brumado, O que o Sr. Acha de colocar um dos seus filhos para morar, alimentar nesta residência de estudantes da cidade de Brumado em Vitória da conquista. Gostaria muito de ouvir um SIM. Porque só podemos avaliar quando vivenciamos. As eleições estão chegando, Cuidado nas decisões. Aguardo resposta. "

Deixe seu comentário