ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas

'Panamera', de Tony Salles, vence como Música do Carnaval e Melhor Coreografia no Troféu Band Folia

Ivete Sangalo vence Troféu Bahia Folia 2026 com o hit 'Vampirinha'

Idoso é preso em Bom Jesus da Lapa suspeito de estupro de vulnerável contra criança de 6 anos

Câmara da Argentina inicia debate sobre reforma trabalhista de Milei sob greve geral e tensão nas ruas

Catadores garantem coleta de mais de 6 toneladas de recicláveis durante o Carnaval de Brumado

Carnaval 2026: Brumado tem 16 conduzidos à delegacia e seis ocorrências com drogas, aponta balanço da PM


Lavar as mãos ajuda a evitar boa parte das doenças que aparecem no Verão

O verão é a época em que as pessoas mais se aproximam uma das outras. A proximidade e o contato acabam por facilitar a transmissão de doenças. Por isso surgem, ou intensificam-se, as ocorrências de certas enfermidades  como a diarréia, conjuntivite, brotoejas, micoses, entre outras. A infectologista Nanci Silva, explica que boa parte dessas doenças pode ser prevenida com o simples ato de lavar as mãos. “O estado gastaria muito menos orientando as pessoas a fazer prevenção do que tentando curá-las e lavar as mãos é uma poderosa ação preventiva”, disse. A médica, que é também professora da Escola Baiana deMedicina, informa que o maior contato entre as pessoas não seria tão perigoso se a Bahia, assim como muitos outros estados do Brasil, não sofresse de um déficit em saneamento básico. A diarréia é um exemplo disso. “Não é uma doença de verão, mas do ano todo, na Bahia. E isso é devido à falta de saneamento. No verão, a situação piora”, explicou. 

O exemplo da diarréia é valido para a médica aconselhar as pessoas a utilizar a forma de prevenção mais simples e eficaz. “Lavando as mãos constantemente pode-se diminuir as chances de contágio”.  A médica lembra que se faz necessário também que os espaços públicos, como praias, por exemplo, ofereçam a infraestrura necessária para que as pessoas possam zelar por sua higiene. “A população teria que ter acesso fácil, ao menos, às pias”, acrescentou.  Apesar de ser a estação em que o sol se faz mais presente, Nanci Silva lembra que há doenças de verão que têm seu índice de contágio aumentado durante o verão devido a outro fenômeno: as chuvas.  “A mesma falta de saneamento vem à tona com as chuvas de verão e as poças de água se tornam perigosos poços de contágio”. A infectologista informa que a leptospirose e a hepatite são exemplos dessas doenças. 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário