ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

TSE informa que mais de 90% das urnas já estão prontas para as Eleições 2026

WhatsApp é principal meio digital citado em processos de assédio eleitoral no trabalho, aponta TST

Agentes de Endemias de Brumado recebem novos kits de proteção para atividades de campo

Brumado: embate entre grupos políticos acirra clima na reta final das Eleições 2026

Ex-goleiro de Brumado participa de reencontro dos campeões do Descalvadense de 1986

Zé Roberto é confirmado como atração do Futebol Solidário 2027 em Brumado

Érico Cardoso: prefeito firma TAC com MPT para combater assédio eleitoral contra servidores

O Centro de Treinamento Cross Master conquista cinco troféus no Spring Games 2026, em Itabuna

Motocicleta com restrição de roubo/furto é localizada após anúncio no Facebook em Brumado

Brumado: Advogado aponta possível prevaricação após agressão a Jornalista e anuncia medidas legais

Brumado recebe 10ª edição do Show da Alegria no Dia das Crianças

Projeto Glaucoma atende 728 pacientes com consultas e exames em Brumado

Polícia Civil reforça plantões na Bahia para atendimento durante as Eleições 2026

Obras avançam na Ponte do São Félix com instalação dos novos arcos

Procurado por feminicídio em Guajeru é preso pela Policia; arma que teria sido usada no crime é apreendida

Governo Federal mantém subsídio ao diesel e amplia fiscalização contra alta de preços

Outubro deve ter chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas em áreas da Bahia

Casos de intolerância religiosa na rede de ensino de Brumado preocupam autoridades

Terça e Quarta Verde da Central das Carnes; Confiram!

PMBA recebe 115 novas viaturas para reforçar policiamento na Bahia durante Operação Eleições


Chapada: Região registra surto de esquistossomose; Menina perdeu movimentos após banho

Além da garota, um grupo de 32 turistas mineiros também contraíram a doença, após tomarem banho no mesmo local, que já foi interditado pela Secretaria de Saúde de Lençóis (Foto: Reprodução)

Uma menina de nove anos está sem conseguir andar após contrair esquistossomose, depois de tomar banho de rio em Lençóis, na Chapada Diamantina, na Bahia. A criança, que é da cidade de Itaberaba, visitou a região com a família em janeiro desse ano e, somente em abril, começou a apresentar os sintomas da doença. Os parentes dizem que só desconfiaram que a menina estava com a doença depois de verem uma reportagem sobre 32 turistas mineiros que também contraíram esquistossomose após um passeio na Chapada. Os turistas tomaram banho em um ponto turístico conhecido como Poção, que fica dentro de uma fazenda particular. A menina de 9 anos também passou pelo local com os parentes. A área foi interditada após os visitantes mineiros serem diagnosticados com a doença. Ainda conforme os familiares, dois irmãos da criança também foram contaminados, mas não manifestaram a doença. Os pais aguardam resultados de exames para saber se também foram infectados. Além do Poção, dois locais utilizados por moradores da cidade baiana de Lençóis para banho foram interditados após uma análise detectar presença de caramujos infectados com esquistossomose na água. Os dois locais de banho interditados agora foram o “Poço Verde” e o “Banho da Ponte”, que fica às margens da BR-242. Segundo a secretária de Turismo da cidade, Lilian Andrade, esses locais estão no leito do Rio Santo Antônio, assim como o “Poção”, e por isso todos foram fechados. Os turistas mineiros infectados, que são praticantes de trilhas com bicicletas, só descobriram a doença dois meses após o passeio na Bahia.

 

“O Rio Santo Antônio recebe dejetos de comunidades ribeirinhas e foram detectados presença de caramujos contaminados nesses três pontos. A vistoria foi realizada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e pela Vigilância Epidemiológica do município. Fizemos a coleta na colha do rio e detectamos o problema”, destacou, em contato com o G1 nesta quarta-feira (21). A secretária disse que o “Poço Verde” e o “Banho da Ponte” não são locais turísticos e que são utilizados para banho somente pela população local. O Poção, por sua vez, que fica localizado dentro de uma fazenda particular do município, foi aberto por um período de três meses como atrativo turístico, mas fechado logo depois de os turistas mineiros serem detectados com a doença. “Logo quando começou a circular as informações sobre a suspeita da doença nos turistas, o proprietário [da fazenda] fechou e continua fechado até hoje”, disse a secretária. Lilian Andrade disse que ainda não há uma previsão de quando os locais serão liberados. “Isso é imprevisível, porque, para se ter uma certeza, é preciso uma ação do poder público, não só em nível municipal, como estadual e federal. Falta saneamento básico”, destaca. A prefeitura informou que está tomando providências para realizar uma campanha de prevenção junto à população, incluindo as escolas do município e agentes de turismo local. A médica infectologista Letícia de Mello Mota, que realizou o tratamento de alguns dos turistas infectados, diz que a esquistossomose é adquirida mediante o contato com águas contaminadas com ovos do Schistosoma e a presença do caramujo, onde o parasita passa uma parte do desenvolvimento dele e tem a sua maturação para a forma larval denominada cercaria. A especialista diz que, após o diagnóstico da doença, é preciso fazer um monitoramento com os pacientes até que seja eliminada a possibilidade de liberação desse óvulos pelas vítimas da doença.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário