ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Falta de sinalização atrapalha pedestres

Foto Cledeilton Santos

A pavimentação no centro da cidade promovida pelo Governo do Estado melhorou bastante a trafegabilidade dos veículos nas vias mais movimentadas do centro de Brumado. Com a novidade alguns problemas estão existindo devido à falta de cumprimento da Lei Nacional de Transito.

 

 

 

Parte da população que transita nas vias do centro reclamam com direito e conhecimento de causa das varias irregularidades existentes com a nova pavimentação. Por exemplo, a falta de pinturas nas faixas de pedestres deixa alguns idosos confusos quanto ao local correto de atravessar a rua quando o sinal estiver verde para os transeuntes. Os motoristas reclamam com a falta de pinturas nos quebra-molas existentes. Mesmo com a placa na lateral da rua as ondulações não são identificadas com facilidade quando o condutor está a mais de quinze metros do local do quebra-molas.

 

 

De acordo com a legislação brasileira a Resolução nº 39/98 do Código de Trânsito Brasileiro traz as seguintes definições: Art. 3º As ondulações transversais às vias públicas tem que ter a largura igual à da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial, como o comprimento de 1,50 e altura  até 0,08m. Já no inciso IV afirma que, os quebra-molas tem que ter marcas oblíquas com largura mínima de 0,25 m pintadas na cor amarela, espaçadas de no máximo de 0,50 m, alternadamente, sobre o obstáculo admitindo-se, também, a pintura de toda a ondulação transversal na cor amarela, assim como a intercalada nas cores preta e amarela, principalmente no caso de pavimentos que necessitem de contraste mais definido, conforme desenho constante do ANEXO III da presente citada Resolução.

 

Quando se fala nos quebra-molas existentes nos bairros, nenhum tipo de sinalização existe na maioria deles, muito menos pinturas como determina a lei nacional. 



Assalto na Avenida João Paulo I

Foto Marcos Paulo

Os assaltantes voltaram a marcar presença no comércio de Brumado que sofre com os assaltos quase todos os dias, e muita coisa não está sendo feita para evitar esse mal que assombra proprietários, funcionários e clientes, pelo menos este é o pensamento unanime de todos que são vítimas dos bandidos.

 

 

Ontem durante a Independência da Bahia a proprietária, parente e cliente do Bar e Mercearia Costa Viny ficaram na dependência da boa vontade de dois bandidos que levassem apenas o dinheiro e não fizessem mal as vitimas.

 

O assalto aconteceu na Avenida João Paulo I onde fica localizado o estabelecimento. A proprietária já passou por uma situação semelhante quando foi assaltada no Dia das Mães do ano passado, na ocasião os bandidos colocaram o revólver na boca de uma criança dentro do Bar e Mercearia.



TG 30 anos de apresentação no 2 de julho

Foto TG

Ontem um grande desfile cívico foi realizado para comemorar a Independência da Bahia. O evento que acontece todos os anos no dia 02 de julho em Caetité, nos últimos 30 anos tem contado com a participação do Tiro de Guerra de Brumado. Este ano comemorando o trigésimo ano de exposição durante o desfile em Caetité, o Tiro de Guerra brumadense realizou a demonstração de “Combate com Baioneta”.

 

Significado de Baioneta:

"Pequena - espada" e/ou "Espada - dos - praças", na forma que hoje se conhece, adaptável em arma de fogo, como se o fosse uma lança, é atribuída a Napoleão Bonaparte, Imperador francês, sendo produzida na cidade francesa na fortaleza arsenal de "Bayonette. Napoleão criou desde o princípio para ser adaptável à boca do cano de uma arma de fogo dando poder de lança - romana e/ou pilo, permitindo-lhe funcionar também como arma de estocada para combate corpo a corpo, na falta de munição.



Parquinho precisa de manutenção

Foto Marcos Paulo

No feriado de 02 de julho de 2014 os pais tiraram à tarde/noite para levar a criançada ao parque infantil que fica localizado ao lado da Prefeitura Municipal de Brumado.

 

Eram dezenas de crianças se divertindo na área que foi há muito tempo construída pensando no prazer deles. Os países só observavam o desempenho de cada um em cada brinquedo. Muitos dos pais que não tiveram na infância a oportunidade que os filhos atualmente têm, ficavam encantados com os seus herdeiros mirins.

 

O 97news observou também que apesar de estar fazendo a alegria dos pequeninos, o parque infantil da prefeitura já esta precisando de uma manutenção, já que alguns parafusos já perderam as porcas, e outros brinquedos da área já estão precisando de um ajuste maior, para evitar qualquer tipo de acidente, e também que uma brincadeira de criança se torne um problema de saúde para a família.



Oportunidade de emprego através deseleção

Surgem novas vagas de trabalho no município de Brumado e quem tiver qualificação e conseguir vencer na seleção terá um bom emprego socialmente falando.

 

O Ministério Público do estado esta promovendo concurso público na Bahia, e para Brumado foram abertas 02 vagas para estagiários de nível superior do curso de Direito, mais cadastro reserva. Os interessados podem realizar suas inscrições na Rua Pedro Coqueiro Filho nº 50 Bairro Nobre, no período entre os dias 1º e 16 de julho de 2014.



Revisão dos olhos terminam hoje em Brumado

Foto Ascom PMB

Hoje é o ultimo dia para que as pessoas que realizaram a cirurgia de catarata possam fazer a revisão do procedimento cirúrgico. A ação médica estará sendo realizado no Ginásio Esportivo Antônio Alves Ribeiro.

 

De acordo com informações da prefeitura local no Receituário que os pacientes receberam, consta a data em que devem se apresentar para a revisão pós-operatória. A revisão é de grande importância para os operados, pois ela detecta qualquer eventualidade que poderá ocorrer no restabelecimento do paciente.



Passagem de ônibus ficou mais cara

Foto Cledeilton Santos

A partir desta terça-feira, 1º, os passageiros do transporte interestadual de longa distância (acima de 75 km) terão que desembolsar mais para chegar ao destino. Isto porque o valor da passagem sofreu um reajuste de 4,72%, autorizado pela Resolução 4.351 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 

O reajuste - cuja autorização foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 27 - é realizado anualmente e faz parte do contrato assinado entre a ANTT e as empresas. Segundo a Agência, o valor é determinado pela variação de preço do óleo diesel usado pelas empresas e pelos índices de correção da variação salarial (INPC) e da inflação do período (IPCA), além de impostos. O último reajuste foi feito em outubro de 2013.



Idoso foi assaltado e perdeu 3 mil reais

Foto Marcos Paulo

Mais uma ação dos bandidos em Brumado deixou uma pessoa no prejuízo financeiro na manha de hoje. Nem bem começou um novo mês e a delegacia local já registrou ocorrência de assaltos no município.

 

Um idoso residente na zona rural veio ao centro da cidade retirar no banco R$ 3.000,00 (três mil) reais para pagar suas contas no comércio. Infelizmente ele não teve tempo de sanar suas dívidas porque três bandidos tomaram a grana e ainda rasgaram sua roupa.

 

A ação dos marginais aconteceu pela manha no fundo do mercado municipal no centro de Brumado. O senhor de idade após tomar o grande prejuízo, foi até a delegacia registrar a ocorrência e acabou passando mal devido a situação. Agora, a vítima ficou sem o dinheiro e com todos os débitos a serem pagos aos seus credores, e sem ter como conseguir dinheiro para manter seu nome limpo na praça.



Levaram 6 mil reais da Farmácia Santo Antonio

Foto Marcos Paulo

Os assaltos não param de acontecer em Brumado, principalmente na zona urbana, centro da cidade. Mais uma casa comercial foi vítima dos bandidos que assaltam a qualquer hora e de qualquer forma. A vítima de ontem dia 30 de junho foi a Farmácia Santo Antônio.

 

O estabelecimento que fica localizado na Avenida Doutor Antônio Mourão Guimarães recebeu a visita de quatro elementos que anunciaram o assalto e levaram um malote com R$ 6.000,00 (seis mil) reais que seriam depositados no banco, levaram ainda R$ 400,00 (quatrocentos) reais do Correspondente Coelba, e R$ 200,00 (duzentos) reais da renda do dia. Após o crime eles fugiram e a funcionária do local foi registrar a queixa na delegacia.



Carro continuará mais barato no Brasil

Foto Arquivo 97news

As concessionarias de carros e os consumidores de veículos no município de Brumado tem muito que comemorar, com a nova decisão do governo federal brasileiro em manter as alíquotas reduzidas para os automóveis até dezembro.

 

Brumado tem tradicionalmente um consumo compulsivo por carros novos, e poucas cidades do porte de Brumado, têm tantos veículos de últimos lançamentos desfilando pela cidade.

 

A capital do minério se destaca na região sudoeste como uma das cidades que vendem os carros mais caros da região, e que tem um trânsito que desfila beleza e glamour, com os veículos top de linha comprados e emplacados no DETRAN local.

 

Para ajudar manter esse consumo de alto nível no automobilismo local e de outras centenas de cidades do Brasil, o Governo Federal do Brasil resolveu manter a renúncia fiscal de R$ 1,6 bilhão e garantir a alíquota de 3% o final do ano. Com isso o preço do carro novo não vai subir e o sonho do carro próprio continua vivo na mente de quem trabalha para realizá-lo.



4ª Chopada Jobinho Gás foi sucesso

Foto Cledeilton Santos

Após organizar com sucesso mais um forró no Bairro Dr. Juracy, um dos líderes da Associação comunitária do bairro promoveu uma festa de agradecimento para a comunidade.

 

Jobinho Gás realizou pelo quarto ano da sua festa intitulada “4ª Chopada Jobinho Gás”. O encontro festivo sempre é realizado com o objetivo de promover uma confraternização entre as pessoas da comunidade do Dr. Juracy que ajuda a realizar o forró tradicional no logradouro.

 

Durante a “4ª Chopada Jobinho Gás” aproximadamente 200 pessoas dançaram ao som de Wallas e puderam degustar bebidas e comidas tudo de graça, já que o acesso ao evento teve um preço simbólico. O evento ainda contou com seguranças particulares e detector de metais. Confira as fotos:



Ocorrências das ultimas 48 horas registradas

Foto de uma das ruas onde aconteceram os arrombamentos

No Bairro Malhada Branca duas residências foi arrombada pela porta dos fundos e os ladroes levaram um aspirador de pó, eoutros equipamentos

Bairro Olhos D’água uma moto foi roubada de um folião que estacionou o veiculo e quando retornou o local estava vazio.

Uma mulher foi assaltada na porta de sua casa no Bairro Santa Teresa, levaram dela dinheiro documentos e os óculos.



26 ocorrências atendidas no final de semana

Foto Arquivo 97

O final de semana em Brumado foi mais um de muito trabalho para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. 26 ocorrências foram registradas e atendidas pelos integrantes do SAMU nas últimas 48 horas dentro do município, sendo 08 acidentes de carros e motos, 17 casos clínicos e uma agressão.

 

Colisão de moto com moto nas Ruas Euclides da Cunha e na Praça João Romão. Queda de moto próximo a Escola Roberto Santos, acidente de moto na Rua Brasília no Bairro Novo Brumado. Acidente de moto na BR 030, colisão de carro com moto na Avenida João Paulo I, queda de moto no Campo Seco I e queda de moto na Rua da Delegacia no Bairro do Hospital.



Um crime contra a alma e o coração

Foto Marcos Paulo

Agenora Medeiros Vieira que batalhou tanto com a sua família durante anos e anos para construir um lar e ter um aconchego maior ao colocar a cabeça no travesseiro, lamentavelmente foi vítima de bandidos que não tem alma nem coração. Além de arrombarem a casa dela e levar R$ 1.000,00 eles tocaram fogo na casa da mulher. 

 

 

O crime aconteceu no domingo as duas e meia da madruga na Vila Presidente Vargas enquanto a dona Agenora e sua família estavam na zona rural visitando amigos e familiares. Os vizinhos quando perceberam o fogo na casa ainda tentaram evitar o incêndio, mas com o desabamento do teto a ajuda ficou impossibilitada e tudo foi praticamente queimado no interior da residência.

 

 

 

De acordo com a dona da casa o roubo já tinha anunciado já que em dezembro enquanto a família dela estava também na roça, a janela da casa foi forçada por bandidos na tentativa de arrombamento. Este ano jogaram uma pedra em cima da casa possivelmente para saber se tinha alguém dentro da casa e recentemente durante uma festa na Rua da Palha jogaram uma bomba em cima da sua residência e quebraram quatro telhas.



Foto Cledeilton Santos

O forró do Bairro Olhos D’água está fazendo sucesso neste final de semana. Com a ajuda do poder executivo local o bairro montou uma mega estrutura para receber os visitantes de outros logradouros do município e de outras cidades.

 

 

 

Um dos grandes momentos marcantes da festa que começou na última sexta-feira dia 27 e termina hoje foi a apresentação da Quadrilha Junina do bairro realizador da festa. Com uma grande apresentação e conquistando o público que se encontrava no local, o grupo de dançarinos deu um show à parte.

 

A programação musical do Forró do bairro Olhos D’água terminará hoje com a apresentação dos músicos Ed Rossi, Lázaro Jacarine e Rasta Chinela.

 

Confira as fotos dos dois primeiros dias de folia.



Funcionários da Casa tambem cairam no forró

Foto Cledeilton Santos

Durante o São João várias instituições realizam suas comemorações no ritmo do forró. Em Brumado não só as empresas particulares, mas também as públicas promovem seus encontros para afinar a amizade entre funcionários e acender o espírito de parceria para o restante do ano.

 

 

Os funcionários da Câmara de Vereadores de Brumado realizaram mais um ano de confraternização junina. A festa que foi bancada pelos próprios funcionários e patrocinadores aconteceu no Clube do Sindicato no dia 13 de junho. Gente bonita, comida típica, bebidas e som ao vivo deram o tom da festa que contou com a presença da imprensa, políticos e empresários. Para uma das organizadoras Núbia “a festa é já se tornou uma tradição e tem como objetivo principal a confraternização entre colegas de trabalho”.



19 anos de caridade e acolhimento na associação

Foto Cledeilton Santos

Acidade de Brumado tem grandes valores na sua gente e nas suas instituições, sejam elas públicas ou particulares, sempre tem alguém ajudando alguém no município, e uma dessas instituições que dá a mão a quem precisa é a Associação de Caridade São Sebastião localizada a Rua Ester Trindade Serra nº 545 Bairro do Tanque.

 

 

 

A entidade que acolhe e alimenta os carentes do município, também tem abrigado os visitantes que chegam a Brumado e não tem aonde repousar. Há 19 anos vem ajudando muita gente a passar os primeiros dias na terra do minério com alimentação, local para dormir e aconchego fraterno. A casa é composta de duas alas, sendo uma masculina e outra feminina e seus complementos, sendo 06 sanitários, 06 banheiros, 06 quartos e 19 camas, lavanderias, copa-cozinha, uma capela para oração, uma sala de escritório, um cômodo para guardar bagagem, um salão com 3 máquinas de costura (costura reta, galoneira e overlock).

 

 

 

 

Ao longo de 2013 a associação acolheu pessoas de 84 municípios, inclusive pessoas de outros estados do Brasil passaram um tempo hospedado nas dependências da entidade. 139 pessoas foram alimentadas por mês ao longo do ano passado consumindo ao longo do ano 5.021 refeições. Financeiramente a Associação de Caridade São Sebastião realizou um gasto de 46.152,59 reais durante o ano de 2013, sendo que 46% desse valor foram bancados pelo seu sócio fundador Sr. Olímpio Moreira Pires.

 

 

A direção da associação durante o balanço dos trabalhos do ano passado aproveitou para “agradecer a ajuda que a comunidade tem dado para que este trabalho social continue acontecendo, e que a instituição continua precisando da ajuda de quem tem condições para que o atendimento aos mais carentes possa acontecer em maior escala daqui para frente”.

 

 

Saiba mais sobre esta instituição:

Associação de Caridade São Sebastião Comunidade de Brumado

Rua Vereadora Ester Trindade Serra, 545 Bairro do Tanque

(77) 3441 2995

[email protected]



começou a ser erguido o muro da APAE

Foto Cledeilton Santos

Com o objetivo de combater a invasão de vândalos no interior da instituição, a APAE Brumado começou a construir esta semana o murro que vai teoricamente proporcionar mais segurança para o patrimônio.

 

 

Depois de uma campanha intitulada “Vamos Abraçar a APAE” a associação conseguiu apoio financeira de várias empresas e do poder público local para realizar a obra que tem aproximadamente 700 m². Agora a APAE Brumado continuará precisando do abraço da comunidade para que os projetos sociais sejam realizados com mais eficiência e o atendimento aos necessitados seja aumentado gradativamente.

 



Colisão de motos deixa feridos

Foto Cledeilton Santos

Falta de sinalização e de atenção acabam gerando inúmeros acidentes nos cruzamentos existentes na zona urbana de Brumado. Ontem sexta dia 27 de junho foi registrado mais uma ocorrência e pessoas ficaram feridas em uma colisão envolvendo duas motos.

 

No início da noite condutores de duas motos acabaram se colidindo no cruzamento que liga as Ruas Paulino Chaves e Euclides da Cunha no centro da cidade. Durante o acidente os guiadores ficaram feridos e foram socorridos pelo SAMU até o hospital local.



44% de atendimento e 44% de trotes no SAMU

Foto Arquivo 97news

Quando Brumado não tinha a unidade do SAMU o atendimento emergencial era deficiente e pessoas ficavam sem ser atendidas e até vidas eram perdidas devido à falta de rapidez no socorro dentro e fora do município. Com a instalação do SAMU essa situação melhorou quase 100%, e mesmo assim, a falta de consciência de muitas pessoas acaba prejudicando quem precisa de atendimento emergencial.

 

 

Em um balanço feito entre os dias 24 de maio e 24 de junho de 2014 foi constatado que 44% dos atendimentos realizados pelo SAMU em Brumado e região poderiam ser muito maiores se não tivesse trotes realizados por pessoas irresponsáveis que perdem seu tempo para atrapalhar um trabalho tão importante para a comunidade.

 

 

Nos últimos trinta dias o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência atendeu 993 pessoas, realizou 58 orientações médicas, e lamentavelmente recebeu 988 trotes via telefone. Caso esses trotes fossem evitados o atendimento poderia ser muito maior e quem sabe mais vidas poderiam ser salvas.