ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Concurso para monitor escolar em Brumado gera polêmica e denúncias ao MP-BA

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O edital nº 03/2025 do concurso público para o cargo de monitor escolar em Brumado tem gerado grande repercussão e indignação entre candidatos e moradores. O principal motivo da controvérsia é a exigência de contratação por meio de pessoa jurídica, caracterizando, segundo os denunciantes, um caso claro de pejotização -- quando se disfarça uma relação empregatícia formal por meio da contratação como prestador de serviço. Candidatos se organizaram em uma comissão e já acionaram o Ministério Público da Bahia (MP-BA), solicitando a revogação imediata do edital, alegando inúmeras irregularidades e violação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em entrevista ao site 97NEWS na manhã desta quinta-feira (10), a candidata Beatriz Meira afirmou que as exigências do certame vão contra os direitos trabalhistas. “O edital exige que o candidato seja MEI [Microempreendedor Individual], com salário fixo e carga horária definida. Isso configura vínculo empregatício, o que deveria garantir direitos como 13º salário e férias. No entanto, esses direitos estão sendo retirados”, criticou.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outro ponto levantado pela comissão diz respeito à falta de clareza sobre os requisitos para candidatos da área de Pedagogia. Segundo Tainara Gomes, também candidata ao cargo, o edital não especifica se profissionais formados em Pedagogia poderão atuar como professores de reforço nas disciplinas de Português e Matemática. “O edital fala em licenciatura plena na área afim, mas não deixa claro se a Pedagogia se encaixa nesse perfil. Isso impede a participação de muitos profissionais qualificados”, disse. Gomes destacou ainda que o movimento é apartidário e tem como único objetivo a defesa dos direitos dos trabalhadores. “Não há envolvimento político. Estamos unidos pela legalidade e por condições justas de trabalho”, diz. Outro ponto criticado diz respeito aos custos operacionais transferidos aos candidatos, como materiais didáticos utilizados nas oficinas. Conforme o item 8.2 do edital, tais despesas serão de responsabilidade do contratado. “Se o profissional tiver que usar cartolina ou outro material, sai do bolso dele. Isso diminui ainda mais o valor real do salário”, afirmou Beatriz. Mesmo com um valor bruto de R$ 1.600 mensais, após descontos e custos operacionais, a hora-aula cairia para cerca de R$ 6,71, segundo cálculos da comissão, valor inferior ao ofertado em concursos anteriores.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Além disso, os candidatos alegam que o edital não contempla estudantes que desejam trabalhar em turnos opostos aos horários de aula, o que excluiria uma parcela significativa da população interessada no processo seletivo. A comissão tentou espaço na Tribuna Livre da Câmara Municipal para debater o tema, mas o pedido foi negado nesta quinta-feira à tarde. Com a falta de diálogo e diante das exigências consideradas abusivas, os candidatos ameaçam boicotar o concurso, não realizando inscrições. “Cada um sabe o seu preço. Muitos aqui estão em dificuldades, mas essa forma de contratação retira todos os nossos direitos. A nossa decisão pode ser não participar”, concluiu uma das integrantes da comissão. Em 2024, sob a gestão do ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, 336 profissionais atuaram como monitores escolares no município, sem as exigências atuais. O Ministério Público da Bahia ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.



Deputado Vitor Bonfim solicita sede própria da UNEB em Brumado no antigo Colégio Estadual

Foto: Divulgação

O deputado estadual Vitor Bonfim (PV) reforçou seu compromisso com a comunidade acadêmica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Brumado, ao protocolar um pedido formal junto à Secretaria de Educação do Estado para que o antigo prédio do Colégio Estadual de Brumado (CEB), atualmente desativado, seja destinado à instalação da sede definitiva do campus XX da universidade no município. O parlamentar destacou a relevância da causa e manifestou apoio aos estudantes e servidores da UNEB, que há anos reivindicam uma estrutura própria. “Nos solidarizamos com todos os estudantes da UNEB de Brumado que seguem firmes na luta por uma sede própria. Já protocolamos, junto à Secretaria de Educação do Estado, o pedido para que o antigo Colégio Estadual de Brumado seja destinado à UNEB. Esse compromisso é antigo e segue firme. Vamos lutar junto ao governador Jerônimo e à secretária Rowenna para que esse sonho se torne realidade. Estamos juntos nessa caminhada!”, afirmou Bonfim. No ofício encaminhado à secretária de Educação, Rowenna Brito, o deputado solicita a cessão do imóvel do CEB, ressaltando que a universidade ainda funciona em um espaço alugado, o que limita sua estrutura e funcionamento. “Considerando que a universidade funciona em um espaço alugado, solicito o apoio e intercessão da Ilma. Senhora, no sentido de autorizar a cessão do imóvel desativado que funcionava o Colégio Estadual de Brumado para a UNEB”, registrou. Ainda segundo o documento, mais informações sobre a solicitação podem ser obtidas com Guilherme Bonfim, irmão do deputado e também engajado na mobilização pela sede própria da instituição. A iniciativa reforça a mobilização de lideranças políticas e da sociedade civil em torno da valorização do ensino superior público no interior da Bahia, especialmente em Brumado, onde a UNEB cumpre papel fundamental na formação de profissionais e no desenvolvimento regional.



Com gritos de: 'cadê o prefeito Fabrício?' Estudantes da UNEB protestam em frente a Prefeitura de Brumado por sede própria no prédio do antigo CEB

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde desta quarta-feira (09), estudantes e apoiadores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) saíram às ruas de Brumado para reivindicar a instalação da sede própria do Campus XX no prédio do antigo Colégio Estadual de Brumado (CEB). O ato, batizado de "UNEB no CEB", culminou em um protesto em frente à prefeitura, com o bloqueio da rua de acesso ao paço municipal. A Polícia Militar acompanhou a movimentação, que ocorreu de forma pacífica. Com cartazes, faixas e palavras de ordem, os manifestantes pediram respeito à instituição, que atua no município há 23 anos em instalações alugadas e sem estrutura adequada para expansão. "Cadê o prefeito Fabrício Abrantes que se diz ser defensor da educação? Ponha a cara, você é brumadense!", reclamou um dos manifestantes durante o uso da fala em um carro de som. A principal demanda é a destinação do prédio do extinto colégio estadual para abrigar o campus da UNEB, uma proposta que já vem sendo discutida há pelo menos dois anos. 

Foto: Divulgação

A revolta aumentou após a prefeitura, em menos de 15 dias, conseguir a cessão do imóvel -- o que os estudantes classificaram como “inexplicável” diante da demora em atender às solicitações da universidade. “A UNEB tem nome e nós queremos respeito. Estamos aqui de forma pacífica pedindo ajuda ao prefeito. Se ele fala que a educação é prioridade, agora é a hora de mostrar isso”, afirmou uma das representantes do movimento durante o protesto. A mobilização acendeu o alerta sobre a urgência de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação superior no interior baiano, especialmente em municípios que ainda enfrentam dificuldades estruturais para manter e desenvolver seus campi universitários. Até o momento, a prefeitura não se pronunciou oficialmente sobre a manifestação nem sobre os próximos passos em relação ao prédio do antigo CEB.



Brumadense morre em confronto com a PM do Oeste da Bahia

Foto: Divulgação

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de armas de grosso calibre, um veículo roubado e diversos objetos na tarde desta terça-feira (8), em Ibotirama, no oeste da Bahia. A operação também terminou com dois suspeitos mortos após confronto com os policiais. De acordo com a 28ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), uma equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) realizava rondas nas proximidades de uma estrada vicinal, que serve como desvio da BR-242, na entrada da cidade, quando avistou um veículo Jeep Compass de cor chumbo. Durante a abordagem, os policiais identificaram que o automóvel possuía restrição por furto e roubo. Ao tentar interceptar o veículo, os ocupantes reagiram com disparos de arma de fogo e fugiram em direção a uma área de matagal. O cerco contou com o apoio da Operação Opará, especializada no combate ao crime na região do Velho Chico. Durante as buscas, os suspeitos foram localizados e voltaram a atirar contra os agentes. No revide, dois homens foram baleados. Eles chegaram a ser socorridos e encaminhados ao Hospital Regional Velho Chico, mas não resistiram aos ferimentos. Um dos mortos foi identificado como Bruno Bezerra Matos, natural de Brumado, no sudoeste baiano. Na ação, foram apreendidos um rifle calibre 44, uma pistola 9 mm, diversas munições, ferramentas, dois mochilas com roupas e um celular danificado. Todo o material foi apresentado na Delegacia Territorial de Ibotirama, onde o caso será investigado.



Polícia Militar apreende drogas e dinheiro após perseguição no centro de Brumado

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (8), uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreendeu entorpecentes, dinheiro e documentos durante uma ação no centro de Brumado. O caso ocorreu na Rua Rui Barbosa, onde os policiais realizavam patrulhamento ostensivo. Durante a ronda, os militares avistaram um indivíduo já conhecido por envolvimento com o tráfico de drogas. Ele saía de uma residência carregando uma pequena bolsa preta. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito subiu rapidamente em uma motocicleta Honda Bros de cor preta e fugiu em alta velocidade. Durante a perseguição, o homem abandonou a bolsa que carregava. Dentro dela, os policiais encontraram 22 porções de uma substância semelhante à maconha, 41 porções de substância análoga à cocaína e R$ 601,00 em espécie. Também foi localizado um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) correspondente à motocicleta usada na fuga. Diante dos indícios, a guarnição decidiu averiguar a residência de onde o suspeito havia saído. No local, foram encontradas mais porções das mesmas substâncias entorpecentes e um caderno com diversas anotações que, segundo a PM, podem estar ligadas à atividade de tráfico de drogas. Nenhuma pessoa foi encontrada na casa no momento da abordagem. Todo o material apreendido, incluindo as drogas, o dinheiro, o caderno de anotações, o CRLV e a bolsa preta, foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Brumado, onde o caso será investigado.



Brumado: Páscoa movimenta o varejo e abre espaço para experiências que encantam o consumidor

Foto: Divulgação

A Páscoa vai muito além dos tradicionais ovos de chocolate. Ela representa um momento de conexão emocional com o consumidor, oferecendo ao varejo a chance de transformar essa atmosfera mágica em experiências memoráveis, e lucrativas. Neste ano, comerciantes de Brumado e região têm apostado em estratégias que vão além da vitrine. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado destacou ações voltadas para o fortalecimento das marcas, atração de novos públicos e aumento da competitividade. Segundo a entidade, a chave está em proporcionar mais do que produtos: criar histórias, conexões e experiências. “Cada detalhe conta. Desde a decoração acolhedora até as embalagens criativas e o atendimento personalizado, tudo deve convidar o cliente a viver a magia da Páscoa”, afirma a CDL. Campanhas bem planejadas, redes sociais ativas e promoções temáticas também estão entre as iniciativas recomendadas. A ideia é mostrar que o comércio local está pronto para oferecer muito mais do que chocolate, e sim, momentos inesquecíveis. Para os lojistas, é a oportunidade perfeita de estreitar laços com o consumidor, aumentar a visibilidade da marca e impulsionar as vendas em um dos períodos mais afetivos do calendário. Saiba mais em nosso instagram (veja aqui).



Homem é preso em flagrante após agredir ex-companheira na frente do filho de 4 anos em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem de 27 anos foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (7), após agredir a ex-companheira na presença do filho do casal, de apenas quatro anos, em Brumado, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, populares acionaram a guarnição informando que uma mulher estava sendo agredida por um homem na Avenida Centenário. Uma equipe da Seção de Emprego Tático Operacional (SETO) foi enviada imediatamente ao local e encontrou o suspeito ainda na cena da ocorrência. A vítima de 23 anos, relatou que foi agredida com socos e murros na cabeça pelo ex-marido, na frente do filho do casal e de outras testemunhas. Além das agressões físicas, ela apresentou à polícia mensagens com ameaças enviadas pelo agressor. Ao ser questionado, o suspeito negou as agressões, alegando que estava no local apenas para ver o filho. No entanto, diante das evidências, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Brumado, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de lesão corporal e ameaça, com base na Lei Maria da Penha. O homem permanece à disposição da Justiça.



Justiça suspende revogação de decreto e mantém aprovação de loteamento em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O juiz Tadeu Santos Cardoso deferiu, na última quinta-feira (3), uma medida liminar que suspende os efeitos do Decreto Municipal nº 36/2025, mantendo válida a aprovação do Loteamento São Francisco de Assis, empreendimento de propriedade do ex-prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos. A decisão judicial atende a um mandado de segurança impetrado por Vasconcelos contra ato do atual prefeito Fabrício Abrantes (Avante), que, em 6 de fevereiro deste ano, revogou o Decreto nº 6.432/2024, responsável pela autorização do loteamento. O argumento da gestão atual era de que haveria inconsistências no processo de aprovação do empreendimento, além da necessidade de reavaliar a documentação apresentada e o projeto arquitetônico e urbanístico. No entanto, para o magistrado, o ato administrativo que anulou a autorização carece de fundamentação concreta. “A autoridade coatora não indicou as infrações supostamente cometidas nem justificou, de forma objetiva, a cassação da autorização”, afirmou na decisão. Ele acrescentou que os documentos constantes nos autos demonstram o cumprimento dos requisitos legais por parte do ex-prefeito para a implantação do loteamento. O Loteamento São Francisco de Assis foi aprovado por meio do Decreto nº 6.432, publicado em 30 de dezembro de 2024, um dia antes do término do mandato de Vasconcelos. A decisão judicial reforça a necessidade de fundamentação clara em atos administrativos que impliquem restrições de direitos, especialmente quando envolvem a revogação de decisões anteriormente legitimadas. Com a liminar, o decreto de revogação emitido por Fabrício Abrantes está suspenso, garantindo, por ora, a continuidade do projeto de loteamento.



Brumado institui 21 de junho como o Dia Municipal das Religiões de Matrizes Africanas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em uma decisão histórica para a promoção da diversidade religiosa e o respeito à ancestralidade afro-brasileira, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou, em segunda votação nesta segunda-feira (07), o projeto de lei que institui o 21 de junho como o Dia Municipal das Religiões de Matrizes Africanas. A sessão legislativa foi marcada por emoção e reconhecimento. Representando os povos de terreiro do município, o Pai Dionata de Xangô utilizou a tribuna livre para ressaltar a importância da nova data comemorativa. “É com grande satisfação que nós, povos de terreiros e comunidades de matrizes africanas do município, agradecemos esse marco. Todo terreiro de candomblé, umbanda, quimbanda e todo grupo de matriz africana terá uma data de referência anual, assim como outras religiões”, destacou o babalorixá. Após a aprovação, com o aval da presidência da Câmara, os representantes das religiões afro realizaram uma manifestação cultural dentro do plenário, com toques de atabaques, cantorias e danças de terreiro, simbolizando a força da ancestralidade e o orgulho de suas raízes. A criação do Dia Municipal das Religiões de Matrizes Africanas representa um avanço significativo na valorização da diversidade religiosa e no combate à intolerância, reafirmando o papel do poder público na garantia dos direitos constitucionais de liberdade de crença e expressão da fé.



Movimento 'UNEB no CEB' pede apoio da Câmara para sede própria da universidade em Brumado

Foto: Reprodução l CMB

Representantes do movimento “UNEB no CEB” ocuparam a tribuna da Câmara de Vereadores de Brumado, na última segunda-feira (7), em busca de apoio institucional e popular para a instalação da sede própria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no prédio do antigo Colégio Estadual de Brumado (CEB). A estrutura, atualmente desativada, é considerada o espaço ideal para abrigar o campus da Uneb, que há mais de duas décadas atua na cidade. Tatiana Porto, uma das porta-vozes do movimento, ressaltou que a presença no legislativo tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a relevância da universidade e o impacto de sua atuação na região. “Nesses 23 anos que estamos em Brumado, já foram mais de 2.500 pessoas formadas pela Uneb. Com esses dados e informações, queremos sensibilizar a comunidade, a Câmara e todos os setores a se unirem em prol da nossa bandeira, que é a educação pública de qualidade e o fortalecimento do ensino superior em nossa cidade”, afirmou. A estudante Fernanda de Souza, representando o núcleo estudantil do movimento, destacou a precariedade da atual estrutura utilizada pela universidade. Segundo ela, o campus funciona atualmente em um shopping desativado, com salas comerciais improvisadas como salas de aula. “Enquanto o prédio do antigo Ceb está abandonado e deteriorado, nós seguimos estudando em condições improvisadas. Precisamos de um espaço digno, que seja nosso de verdade”, pontuou. O movimento tem utilizado as redes sociais para mobilização popular, por meio da hashtag #UnebnoCeb, na tentativa de ampliar o alcance da causa e pressionar as autoridades competentes. Também presente na sessão, o professor Rui de Oliveira reforçou o papel estratégico da Uneb em Brumado e na microrregião, reiterando a importância de uma estrutura própria. “A Uneb é resiliente e serve não só a Brumado, mas a diversos municípios vizinhos. Depois de tantos anos, é justo que tenhamos um local definitivo para nossos laboratórios, salas adequadas e mais investimentos. Uma instituição pública como essa não pode continuar sem sede”, declarou. O movimento agora aguarda um posicionamento oficial da Câmara de Vereadores, que deverá encaminhar a demanda ao Governo do Estado, responsável pela gestão dos imóveis públicos estaduais.



Polícia Militar recupera motocicleta furtada na zona rural de Brumado com apoio de moradores

Foto: Divulgação

Uma motocicleta furtada foi localizada na região da Fazenda Tamboril, na zona rural de Brumado, graças à rápida ação do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) e à colaboração de moradores locais. O veículo, uma Honda CG 150, havia sido escondido em meio à vegetação, supostamente para ser recuperado posteriormente pelos suspeitos. Segundo informações, os moradores estranharam a movimentação de dois indivíduos em uma motocicleta na região, na última segunda-feira (07). Pouco tempo depois, os mesmos homens foram avistados em duas motocicletas, o que aumentou a desconfiança da comunidade. Diante da situação, os moradores acionaram a Polícia Militar, que se dirigiu ao local. Antes da chegada da guarnição, os suspeitos foram novamente vistos, desta vez utilizando apenas uma motocicleta e tomando rumo desconhecido. Durante as diligências, os policiais localizaram a moto escondida na mata. O veículo foi recuperado e devolvido ao proprietário, que sequer havia notado o furto até então. A ação reforça a importância da parceria entre comunidade e forças de segurança para combater a criminalidade e proteger o patrimônio dos cidadãos. A PM destacou a colaboração dos moradores como fundamental para o sucesso da operação.



Brumado: Prefeito decreta calamidade financeira e denuncia herança de problemas estruturais e administrativos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante), anunciou uma série de irregularidades e problemas estruturais deixados pela gestão anterior, comandada por Eduardo Vasconcelos. Um relatório detalhado com as constatações foi encaminhado à Procuradoria-Geral do Município, à Câmara de Vereadores, ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). Diante do cenário crítico, a prefeitura publicou, na última quinta-feira (3), um decreto de calamidade financeira e administrativa. O objetivo, segundo Abrantes, é permitir a adoção de medidas emergenciais para reverter os danos e responsabilizar os envolvidos. Entre os principais problemas apontados no relatório estão deficiências estruturais no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, onde foram encontrados riscos à segurança como portas escoradas com madeira, piso deteriorado, paredes mofadas e pintura descascada. Na área da educação, escolas e creches -- tanto na sede quanto na zona rural do município -- foram encontradas em situação precária, com infiltrações, rachaduras, falta de água regular, fiações elétricas expostas, banheiros sem condições de uso e quadras esportivas abandonadas. A situação também é preocupante na área social. O Cadastro Único do Bolsa Família estaria com falhas e bloqueios de acesso, dificultando o trabalho dos servidores. Além disso, o computador da coordenação social estaria sem arquivos, o que compromete a continuidade dos atendimentos e serviços. O decreto de calamidade terá validade inicial de 180 dias e poderá ser prorrogado, caso necessário.



CIPRv/Brumado recupera veículo com restrição de circulação na BR-030

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (07), por volta das 9h, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto de Sussuarana, recuperaram um veículo com restrição judicial de circulação durante uma fiscalização na BR-030. Durante a abordagem, os militares realizaram consulta no sistema e identificaram que o automóvel possuía uma restrição ativa registrada no RENAJUD -- sistema do Poder Judiciário que permite o bloqueio eletrônico de veículos. A medida de restrição foi determinada pelo município de Franca, em São Paulo. Diante da irregularidade, o veículo foi apreendido e encaminhado ao pátio do Detran, em Brumado, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis. A ação reforça o compromisso da CIPRv/Brumado com a segurança nas rodovias baianas e o combate a irregularidades no tráfego de veículos.



Brumado inicia campanha de vacinação contra a gripe com foco no público-alvo prioritário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Teve início nesta segunda-feira (07) em todo o país a campanha nacional de vacinação contra a gripe, promovida pelo Governo Federal. Em Brumado, a mobilização já está em andamento nos postos de saúde do município, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários. A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado reforçou a importância da imunização, garantindo a proteção de crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, profissionais de saúde e da educação, pessoas com comorbidades e idosos. A vacina contra o vírus influenza é atualizada anualmente com base nas cepas mais recentes e circulantes, o que a torna essencial na prevenção de quadros gripais mais graves. O município recebeu inicialmente cerca de 1.640 doses da vacina, com previsão de recebimento de mais 4 mil unidades ao longo da campanha. Diferente dos anos anteriores, neste ano não haverá o tradicional Dia D de vacinação. Apesar disso, a Pasta alertou para a importância de procurar os postos o quanto antes. A vacinação é gratuita e está disponível nas unidades de saúde de Brumado. A campanha segue até o esgotamento das doses disponíveis.



Ciclista brumadense representa o Ceará no Tour da Bahia 2025

Foto: Divulgação

Mesmo sendo natural de Brumado e carregando o nome da cidade em grandes competições há quase duas décadas, o ciclista André Luiz mais uma vez competiu sem apoio do município. Aos 18 anos de carreira, o atleta participou da Volta Ciclística da Bahia 2025 (Tour da Bahia) representando o estado do Ceará, após ser convidado por uma equipe daquele estado. A competição aconteceu entre os dias 4 e 6 de abril, passando por seis municípios baianos distribuídos nos territórios do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Piemonte do Paraguaçu. A cidade de Castro Alves foi a sede do evento, com percursos também em Sapeaçu, Santa Teresinha e Luís Medrado. “Já é o terceiro ano consecutivo que participo representando Brumado, mesmo sem apoio local. Dessa vez, fui convidado pela equipe Jardel Silva para correr pelo Ceará. Largaram 125 atletas e 83 chegaram ao final. Eu fui sozinho representar a cidade mais uma vez”, contou André. Segundo o ciclista, o único apoio que recebeu foi de um comércio local. Ele segue aguardando a promessa de incentivo feita pela nova gestão da prefeitura. “Estou buscando esse apoio da prefeitura e sigo na expectativa de que ele se concretize”.

Foto: Divulgação

Durante os três dias de competição, os atletas enfrentaram quatro provas, totalizando 450 km percorridos. As etapas incluíram provas de resistência, contra-relógio e a chamada “etapa rainha”, com 157 km entre Santa Teresinha e Luís Medrado (ida e volta). “Foi uma etapa muito dura, e foi nela que foram definidos os campeões”, relatou o ciclista. Com uma carreira iniciada em 2004, André Luiz tem um extenso currículo no ciclismo baiano e nacional. “Já ganhei todas as maiores provas da Bahia. Fui campeão baiano em 2023 na categoria Master, já fui vice-campeão baiano na Elite, campeão Norte-Nordeste e campeão da tradicional corrida Brumado–Rio de Contas. São 18 anos carregando o nome de Brumado por onde passo”, destacou. Enquanto coleciona títulos, o atleta segue pedalando com determinação – mesmo sem o reconhecimento institucional do seu município de origem.



Com açude secando, moradores de Várzea da Pedra, em Brumado, enfrentam seca e falta de água potável

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A seca severa tem castigado os moradores da comunidade de Várzea da Pedra, localizada na zona rural de Brumado, no sudoeste da Bahia. O único açude que abastece a região está secando, e a água restante já apresenta coloração barrenta, tornando-se imprópria para consumo humano. A situação tem gerado preocupação e indignação entre os moradores, que cobram ações urgentes das autoridades. Em busca de socorro, a moradora Thaiane recorreu às redes sociais para denunciar a condição crítica da comunidade. “Semana passada tive que vir às redes sociais fazer uma postagem relatando que a água que a gente usa no dia a dia não serve para cozinhar nem para beber”, relatou ela ao site 97NEWS. A repercussão da publicação surtiu efeito: no dia seguinte, um caminhão-pipa foi enviado até a casa de Thaiane e de sua tia. No entanto, segundo ela, o abastecimento não contemplou todas as famílias da comunidade. “Tem mais pessoas que fazem uso dessa água também, e eles não colocaram. A gente está tendo água na cisterna por enquanto, pra cozinhar e beber, mas e quando a água da cisterna acabar?”, questiona.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A água que resta no açude ainda é utilizada para banho e limpeza, apesar do aspecto turvo e da baixa qualidade. “Infelizmente essa aí é a água que a gente está usando pra tomar banho, limpar a casa e demais coisas, e já está acabando também. Sinto até vergonha de dizer isso”, desabafa Thaiane. Um agravante é o fato de Várzea da Pedra ser, ironicamente, a única comunidade da região que não recebeu água encanada, ao contrário de localidades vizinhas como Roça de Baixo, Várzea do Moco e Várzea de Areia, que foram beneficiadas com o serviço desde 2024. “A água encanada vem até em Roça de Baixo, pra cima aqui só ficou nosso Várzea da Pedra”, relata a moradora. Ainda segundo Thaiane, um poço artesiano chegou a ser perfurado na comunidade em 2024, por meio de uma ação dos vereadores Vanderlei e Boca. No entanto, até hoje o equipamento não entrou em funcionamento. “Abriram o poço no terreno de um senhor, mas esse poço até hoje ninguém está utilizando”, lamenta. Os moradores seguem esperando providências concretas e contínuas, pois a cada dia a situação se agrava, e a sobrevivência depende de um recurso que deveria ser básico: a água.



Veículo com restrição de roubo é apreendido na BA-262 ao passar por desvio na rodovia, em Brumado

Foto: Divulgação

Na manhã deste sábado (5), por volta das 9h, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) apreenderam um veículo com restrição de roubo na BA-262, no trecho que compreende o município de Brumado, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da corporação, o carro trafegava por um desvio na rodovia quando foi abordado durante uma fiscalização de rotina. Ao realizar a verificação dos dados do veículo, a guarnição constatou divergências na numeração do motor em relação às informações registradas no sistema. Após uma análise mais minuciosa, foi confirmada a existência de uma restrição por roubo vinculada ao automóvel. Diante da situação, o veículo e o condutor foram conduzidos à Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A Polícia Rodoviária reforça a importância das fiscalizações como forma de coibir crimes e garantir a segurança nas estradas estaduais.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Jovem de 23 anos morre em acidente de moto na BR-030, em Brumado

Foto: Reprodução

Um jovem identificado como Wanderson Silva Vieira, de 23 anos, morreu na madrugada deste sábado (05) após se envolver em um grave acidente de moto na BR-030, no trecho que corta o município de Brumado, no sudoeste baiano. De acordo com informações apuradas no local, o acidente aconteceu por volta das 3h30. Vieira conduzia uma motocicleta Honda CG 160, de cor preta, quando perdeu o controle da direção e caiu na pista. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar o levantamento cadavérico. O corpo do jovem será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde passará por necropsia. A Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) também esteve no local para registrar a ocorrência e controlar o tráfego na região. Wanderson residia na Fazenda Angico, na zona rural de Brumado. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento.



PM apreende veículo com restrições judiciais em Brumado; carro acumula dívidas e bloqueios em quatro estados

Foto: Divulgação

A Polícia Militar apreendeu na última quarta-feira (02/04), em Brumado, um automóvel com diversas restrições judiciais registradas em Tribunais Regionais do Trabalho de quatro estados brasileiros. O carro, um Volkswagen Gol de cor branca, foi identificado com bloqueios no sistema RENAJUD, reflexo de processos trabalhistas em tramitação na Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Avaliado em mais de R$ 31 mil pela Tabela Fipe, o veículo apresentava pendências judiciais e uma dívida de aproximadamente R$ 7.500,00 junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Segundo informações apuradas, o condutor afirmou ter adquirido o carro em Caetité, por pouco mais de R$ 20 mil. Apelidado popularmente como “cabrito”, termo usado para veículos com procedência duvidosa ou irregular, o automóvel foi recolhido pelas autoridades e encaminhado a um pátio credenciado, onde ficará à disposição da Justiça. A apreensão reforça a importância da verificação completa da situação documental antes da compra de veículos usados, especialmente junto aos sistemas oficiais como o RENAVAM, Detran e RENAJUD.