ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Futebol da Paz, um torneio que visa resgatar a família e o esporte

(Divulgação)

O Futebol era e ainda é um dos meios mais eficientes para promover a interação social para os seus praticantes. Democrático, sempre há espaço para mais um “boleiro” que quer se divertir. Mas, hoje, em tempos de WhatsApp, o Futebol ainda é forte, mas vem perdendo espaço em algumas localidades, o que vem preocupando os apaixonados pela modalidade esportiva. Este é o caso do Bairro Baraúnas, que criou um projeto muito interessante visando resgatar a paixão nacional nas famílias que moram na localidade. O Iº Torneio de Futebol da Paz, reunirá 8 equipes e terá o seu jogo de estreia, às 08h30m do dia 12 de abril, no Estádio “O Gauchão”, que fica na pista da Magnesita. Então, você que é morador do Bairro Baraúnas divulgue esse evento e participe para fazer o Futebol voltar a ter o lugar de destaque entre a juventude.



Usuários do Dr. Juracy reclamam da falta de higiene da Unidade de Saúde Dr. Paulo Vargas

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A equipe de reportagem do 97NEWS esteve na manhã desta quinta-feira, dia 12, atendo a chamados de usuários da Unidade de Saúde Dr. Paulo Vargas, que fica situada no Bairro Dr. Juracy. Segundo eles há cerca de um mês não há faxineira para fazer a limpeza da unidade, o que vem preocupando a população, já que está cada vez mais patente a sujeira dentro do posto (foto abaixo). A usuária Mariana Souza, gestante de seis meses, muito indignada, relatou que “a faxineira saiu de férias e não colocaram outra no lugar, com isso a sujeira tomou conta do lugar, o que está nos deixando preocupadas, porque podemos nos contaminar”. Já Lecione Viera descreveu que “vim trazer meu filho para ser atendido e fiquei assustada com a falta de higiene, principalmente do banheiro”. Por fim, Maria das Graças de Jesus falou que “é um absurdo um lugar que era para tratar da saúde numa imundice dessas. A gente vem aqui para tratar da saúde e, ao invés disso, pode sair contaminada. Que se resolva com urgência essa situação”.

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brincadeira de criança quase vira tragédia no Bairro São Jorge

As chamas chamaram a atenção e poderiam ter atingido à rede elétrica se não fossem contidas (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

Uma brincadeira de criança quase acabou ganhando grandes proporções no Bairro São Jorge em Brumado. Segundo informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, algumas crianças estavam brincando com pneus velhos na Rua Rio do Antônio, deixando os mesmos amontoados próximos a um poste. Algum elemento mal intencionado acabou colocando fogo nos pneus na manhã desta quinta-feira, dia 12, o que acabou dando um grande susto nos moradores, já que as chamas se intensificaram e quase atingiram a rede elétrica. Os próprios moradores deram um jeito de apagar o fogo, mas o susto foi grande, porque segundo eles faltou muito pouco para que os fios de alta-tensão fossem atingidos, o que poderia, além de causar um apagão no bairro, ter ocasionado uma tragédia, inclusive com alguma criança que brinca no local.



Brumado: Gerente de revendedora de gás de cozinha garante que não há cartel na cidade

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Buscando verificar a situação de falta de segurança dos entregadores de gás de cozinha em Brumado, a reportagem do 97NEWS falou com um dos gerentes das maiores revendedoras da cidade, o qual garantiu que “não há cartel na cidade, nós já provamos isso para o vereador Édio Pereira”. Com farta documentação em mãos ele explicou que “o aumento que foi dado em Brumado está abaixo da média nacional, tanto que alguns estados a majoração chegou aos 14%” e continuou dizendo que “de forma alguma existe cartel na cidade, pois se for feito uma pesquisa de preços nas revendedoras, irá ficar claro que há diferenças de umas para as outras”. O gerente ainda fez questão de destacar que “o preço do bujão de gás está estipulado em 6% do salário mínimo, então, aqui em Brumado estamos totalmente dentro das normas. O aumento foi decorrente do alvará na cidade é uma dos mais caros da região, somados aos custos de transporte e repasse do IPTU que também é alto, não houve jeito em não praticar a majoração dos preços, ainda mais que a inflação vem crescendo”. Ele ainda citou a questão da falta de segurança dos entregadores relatando que “já tivemos entregadores que foram alvejados por bandidos. Frequentemente os nossos entregadores são alvo de meliantes que levam os bujões, então essa falta de segurança na cidade também prejudica o nosso serviço”.



Moradores dos Olhos d’Água reclamam que algumas ruas do bairro viraram pista de corrida

Alguns moradores já começam a fazer buracos para funcionem como uma espécie de quebra-molas para que os condutores reduzam a velocidade (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Se houvesse um estudo mais aprofundado sobre o perfil do motorista brumadense, é quase certo, que o mesmo iria apontar que o excesso de velocidade e a imprudência são realidades inquestionáveis, as quais são as grandes causadoras da maioria dos acidentes que ocorrem na cidade. Esse “gostinho” pela velocidade fica mais acentuado em bairros mais afastados e com menor fluxo de veículos. Um desses locais é o Bairro Olhos d’Água e a reportagem do 97NEWS esteve lá nessa tarde e pode verificar a procedência do perigo, já que os moradores afirmam que os condutores fazem de várias ruas do bairro uma verdadeira pista de corrida, sendo que a principal é a Horácio José dos Santos. O morador Dásio Marques de Oliveira chegou a relatar que “os abusos são tão grandes que esses dias eu fiquei com tanta raiva que se tivesse uma pedra próxima eu teria atirado no condutor que estava numa velocidade muito alta para uma rua como essa”. Outros moradores, por conta própria, estão fazendo buracos na rua para funcionarem como uma espécie de quebra-molas. Outro fato que os moradores reclamam é que as ruas por serem de terra, vem acumulando também o pó que vem das chaminés da Magnesita, o que vem prejudicando a saúde dos moradores, especialmente de idosos e crianças.



Brumado: Furtos e roubos a entregadores de gás aumentam na cidade

No ato da entrega os botijões ficam vulneráveis aos assaltantes

Os roubos e furtos a entregadores de gás de cozinha em Brumado vêm aumentando consideravelmente nestes primeiros meses de 2015, deixando a categoria em estado de alerta, já que, em alguns casos, existe o enfrentamento com bandidos armados, principalmente nos bairros mais afastados da cidade. Um dos locais preferidos dos “gatunos” é a região da Feira Livre Municipal, onde inúmeras ocorrências nesse sentido vêm acontecendo, como na manhã desta quarta-feira (11), onde um entregador ao levar um botijão a um determinado local, teve um dos botijões furtado com rapidez. Ele falou com a equipe do 97NEWS e confirmou que os casos desse gênero vêm aumentando muito, talvez porque o preço do botijão teve um aumentando acima do esperado, o que chamou a atenção dos bandidos. Os proprietários das distribuidoras também afirmam que a situação vem sendo cada vez mais preocupante e que os meliantes agem até em plena luz do dia, aproveitando da falta de segurança dos entregadores que, no ato da entrega, acabam deixando o veículo bem vulnerável, facilitando a vida dos ladrões.



Professora que foi autora de escândalo no Legislativo poderá ser punida pelo ato

A professora poderá ser punida pelas agressões vrbais e também por ter atirado objetos nos parlamentares (Foto: Reprodução Whatsapp)

Os atos protagonizados pela professora Márcia Gama na sessão da última segunda-feira da Câmara de Vereadores de Brumado poderão acabar em alguma punição à autora, já que, pelos primeiros entendimentos da Polícia Civil, o escândalo poderá caracterizar uma infração e até um crime contra a administração Pública. Segundo informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, o delegado Dr. Claudio Marques já está estudando o caso e o fato da professora ter proferido palavras de baixo calão aos vereadores e, ainda por cima, jogar objetos e impedir o andamento da sessão poderá imputar a penalidade por uma conduta criminosa. Porém, neste primeiro momento, o delegado disse que ainda é cedo para emitir um juízo de valor mais abrangente, mas as pessoas envolvidas no caso serão ouvidas e terão que se explicar, já que, segundo ele os eleitores e os contribuintes não merecem fatos lamentáveis como esses que ocorreram na última segunda-feira, dia 09. 



Membros da UGT-BA vem a Brumado e colocam em dúvida as eleições do Sindicato dos Comerciários

Os representantes da UGT se mostraram dispostos até a anular o pleito (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Vários membros da UGT-BA – União Geral dos Trabalhadores da Bahia estiveram em Brumado na nesta terça-feira, dia 10, para acompanhar o processo eleitoral do Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região. Segundo o porta-voz da entidade, advogado Gil Sales, as eleições teriam sobre si uma dúvida muito grande, já que apenas uma chapa foi inscrita, se impedindo a inscrição de novos sócios. Ouvido pela reportagem do 97NEWS, ele declarou que “como que uma eleição de um sindicato pode ocorrer sem sócios, somente com uma chapa que detém uma lista de 81 nomes de pessoas que se mostram totalmente favoráveis apenas a um lado. Isso fere dos princípios da Democracia, por isso estamos aqui hoje para buscar a realização de um pleito justo”. Ele ainda explicou que “existe uma urna sem lacre e outra itinerante sem qualquer acompanhamento de uma comissão eleitoral, o que é um disparate  medonho”. E encerrou dizendo que “viemos à delegacia para registrar uma queixa para que dessa forma que está as eleições sejam impedidas de acontecer ou anuladas, já que o estatuto da entidade está sendo grosseiramente desrespeitado. Que haja lisura no pleito é somente o que queremos, porque é um sindicato que representa uma categoria importante, dos empregados de bens e serviços do comércio de toda essa região”.



Gerente do Banco do Brasil de Brumado é agredido por cliente totalmente descontrolado

O homem teve que ser imobilizado pelo segurança do banco (Foto: 97NEWS)

A agência do Banco do Brasil de Brumado foi palco de uma cena nada comum na tarde desta segunda-feira, dia 09, já que um cliente, totalmente descontrolado acabou agredindo o gerente da Agência. A reportagem do 97NEWS esteve presente ao local e ouviu várias testemunhas que relataram que o homem primeiramente discutiu com um dos funcionários, exibindo um extrato bancário e quando chegou o gerente para dar maiores explicações, ele perdeu a cabeça e partiu para cima do gerente que acabou sendo agredido. Rapidamente os seguranças do banco entraram em ação e imobilizaram o homem que acabou sendo preso pela Polícia que chegou rapidamente ao local.





Em desespero, mulher que precisa de urgente cirurgia se diz injustiçada pela SMS de Brumado

Edileuza dos Santos Costa diz não suportar mais o seu sofrimento e precisa urgentemente de uma nova cirurgia (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Saúde é o bem maior de um ser humano e, no Brasil, apesar de estar na Constituinte que é um direito de todos, em alguns casos, somente com a intervenção da Justiça que alguns pacientes conseguem obter o direito a tratamentos e cirurgias. Este é o caso da dona de casa brumadense Edileuza dos Santos Costa (46), que mora no Bairro São Jorge e procurou o Grupo Alternativa de Comunicação para relatar o seu drama, que segundo ela “se tornou em um grande tormento e desespero”. Ouvida pela nossa reportagem ela descreveu que necessitou de realizar uma cirurgia na coluna cervical e, como não lhe foi dado essa possibilidade pelo município, ela entrou no Ministério Público e conquistou o direito por meio de uma ordem judicial. Ela realizou a cirurgia pensando que o seu problema seria resolvido, mas, a questão se agravou porque ela não conseguiu o direito para fazer as revisões e todo o tratamento pós-operatório, que é caro e, por isso, ela não tinha as mínimas condições de pagar, bem como tomar a medicação prescrita pelos médicos, que também é muito cara e não está a disposição na Farmácia Básica. Então, como não houve resposta por parte da Secretaria Municipal de Saúde, ela voltou ao Ministério Público e ganhou novamente o direito à uma nova cirurgia de correção, só que, mesmo com a nova medida judicial, a qual foi obtida desde setembro do ano passado, ela ainda não foi atendida pela secretaria que vem alegando que ela não foi encontrada em sua residência tendo se mudado para São Paulo. Triste e com os olhos lacrimejantes ela afirmou que “não procede essa informação que eu fui para São Paulo e não moro mais em Brumado, estou aqui morando com a minha filha, tanto que fui na secretaria falar com uma funcionária sobre o meu caso e ela disse que estaria marcando a cirurgia, mas até agora nada”. E finalizou relatando que “minha situação está ficando cada vez mais grave, minha cabeça para uma bexiga sempre pronta a estourar. Meus filhos e minha família não suportam mais em ver nessa situação, por isso faço um apelo para que resolvam o meu caso com urgência, pois não aguento mais ficar sofrendo desse jeito”. Veja fotos com documentação comprobatória abaixo:



Atropelamento com vítima fatal na noite deste sábado

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um atropelamento ocorrido na Av. Coronel Santos na noite deste sábado, dia 07, acabou tendo uma vítima fatal, uma idosa de 73 anos. Segundo testemunhas ela foi atingida em cheio por um motociclista que vinha em sentido centro e chegou a ser arremessada a metros de distância, não resistindo à força do impacto e morrendo já no local, apesar das tentativas dos SAMU192 em reanimá-la. O motociclista ficou muito ferido e teve que ser encaminhado com urgência para o Hospital Magalhães Neto. A perícia vai apurar as causas do acidente. A Polícia veio rapidamente e controlou o tráfego no local.



Motociclista invade residência e acaba passando e cai em cima de idosa de 73 anos

O idosa teve que ser removida pelo Samu192 (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O ritmo alucinado de muitos motociclistas pelas ruas de Brumado é somente mais um componente do caótico trânsito local, que tem muito que avançar para atender as grandes necessidades viárias da cidade. Um caso, ocorrido na tarde desta sexta-feira, dia 06, acabou mostrando isso. O fato aconteceu na junção dos bairros Baraúnas e Olhos d’Água, os quais não tem um grande fluxo de veículos, onde um motociclista, um tanto quanto desastrado, acabou invadindo a frente de uma residência (foto abaixo), que fica localizada na Rua Afrânio Peixoto, e acabou caindo por cima de da idosa Anália da Silva, de 73 anos, que segundo informações de vizinhos, foi encaminhada para o hospital com suspeita de fratura em um dos braços. Ainda segundo informações, o motociclista se evadiu do local sem prestar auxílio à vítima.

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Moradores da Malhada Branca começam vender suas casas por causa da grande violência no bairro

(Foto: Reprodução Google Maps)

“Hoje o Bairro da Malhada Branca se tornou o maior reduto do crime de Brumado”, essa é a afirmação de um grande número de moradores que foram ouvidos pelo 97NEWS. A situação da criminalidade no local aumentou de uma forma tão assustadora nos últimos meses que os moradores, até os mais antigos, já começam a vender suas propriedades para irem morar em outro local da cidade. Um morador enviou um relato desesperado à nossa redação citando que “o bairro está sendo aterrorizado, são assaltos constantes aos comércios, roubos de motos, invasão de residências e ameaças às pessoas, tudo a luz do dia e o pior que a Polícia quase não vem aqui” e continuou descrevendo que “estamos abandonados muitas pessoas já colocaram suas casas a venda para sair do bairro e ficar longe dessa violência. Estamos pedindo socorro e contamos com a ajuda da mídia para divulgar essa situação e chamar a atenção da policia e das autoridades”.



‘Os cães estão dominando as ruas, eu mesmo já levei até mordida nas nádegas ’, afirma carregador

O carregoador está com pavor dos cães e pede logo providência das autoridades sanitárias (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A situação dos cães soltos pelas ruas de Brumado está atingindo um ponto inaceitável, pois vários já são os casos de pessoas atacadas por esses animais. O repórter do 97NEWS, Marcos Paulo, ouviu o carregador Saite Pereira dos Santos, que falou sobre o problema citando que “só aqui na região da feira livre são mais de 40 cachorros que se ajuntam, inclusive para atacar as pessoas”. Ele ainda destacou que “eu mesmo já fui mordido duas vezes, uma na perna e outra na bunda, tendo que ir para o Hospital tomar vacina” e continuou falando que “eu tenho colegas que também foram atacados, então pedimos que a Vigilância Sanitária resolva logo essa situação, já que as pessoas estão correndo riscos, inclusive aquelas que fazem caminhadas que passam por essa região no final da tarde e no início da manhã”.



Moradores da 1º de Maio não suportam mais o descaso com terrenos baldios

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A situação dos moradores da Rua 1º de Maio, que vivem há anos sofrendo com terrenos baldios, não é incomum, pois acontece em diversos pontos da cidade. A equipe de reportagem do 97NEWS e da 2ª Edição do Jornal da Alternativa esteve no local na tarde desta quarta-feira, dia 04, para verificar a denúncia que foi feita pelos moradores, os quais afirmaram não suportar mais a situação, pois, os terrenos, além de ser foco de insetos, animais peçonhentos e doenças. O apresentador do JA, Emanoel Araújo, também compareceu ao local e ouviu as reclamações dos moradores que pedem uma solução urgente para a situação. Na visita foi constatado também o estado preocupante dos terrenos, bem como de uma construção abandonada, que vem se transformando em esconderijo de meliantes (Foto abaixo) . A equipe se prontificou a contribuir para a solução da problemática e irá levar o problema ao conhecimento do secretário de infraestrutura municipal, o engenheiro André Cardoso, pedindo-se urgência na notificação dos proprietários, para que os mesmos murem e limpem os seus terrenos.



Na Urbis II: Aposentada busca reconstrução da sua casa que está desabando

A situação da residência da aposentada é bem precária (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O vácuo social no município de Brumado vem produzindo alguns casos que são emblemáticos, de pessoas que vivem literalmente “na rua da amargura”, as quais buscam forças para continuar a viver em meio a tantas adversidades que a vida lhes impõe. Este é o caso da aposentada Maria das Graças Vieira de Jesus, moradora do Bairro Urbis II, Caminho 16, Casa 22. Ele procurou a Rádio Alternativa FM e a redação do 97NEWS para buscar ajuda, já que está vivendo uma situação de extrema carência, com a sua residência praticamente destruída. A nossa equipe foi até a residência da aposentada e confirmou a situação precária, na qual a estrutura está praticamente toda vinda ao chão. Segundo ela “as últimas chuvas praticamente arruinaram a minha casa. Hoje eu e minha irmã moramos em apenas dois cômodos, pois os outros já estão derrubados”. Ela ainda explicou que “essa casa foi herança de nossa mãe e não queremos sair daqui por isso estamos pedindo ajuda para reconstruí-la”. A aposentada está pedindo ajuda e pede a doação de matérias de construção como blocos, telhas, madeira e cimento. Todos que querem contribuir para a reconstrução da casa da aposentada podem entrar em contato com: (77) 9917-9109 e agendar a sua doação.



Presidente do TJ-Bahia, Dr. Eserval Rocha, visitou a Comarca de Brumado nesta quarta-feira

O presidente do TJ Bahia, Dr. Eserval Rocha falou rapidamente com a imprensa local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Dr. Eserval Rocha esteve visitando a Comarca de Brumado na manhã desta terça-feira, dia 04, dando continuidade à agenda de visitas às comarcas do interior do Estado, para conhecer mais de perto as demandas. A visita foi rápida, mas houve uma grande recepção (foto abaixo), com o comparecimento da grande maioria das autoridades locais. Ele veio acompanhado do seu corpo de assessores que receberam uma lista com as principais necessidades do órgão a nível local. A criação de duas novas Varas, uma da área criminal e outra da área cível, foi a principal reivindicação, mas a questão do déficit de serventuários também ficou no topo da pauta, que foi entregue pelos juízes locais. Em rápida entrevista à imprensa local ele disse que “a criação de novas varas é uma demanda histórica do Tribunal de Justiça da Bahia e vamos lutar para que haja uma diminuição da mesma, criando não só varas crime e civil, como também da infância e da juventude e da violência doméstica. Já na questão da falta de serventuários deveremos convocar em breve os aprovados no último concurso, o que diminuirá o déficit”. E ainda fez questão de ressaltar que “o TJ Bahia é um dos melhores tribunais do Brasil, mas sabemos que temos muito que avançar, por isso estamos conhecendo de perto as necessidades locais para elaborar um planejamento de resultados mais amplo e factível”.



Funcionário de supermercado tem sua motocicleta roubada por dupla de assaltantes

O modo em que os assaltantes em Brumado agem é quase sempre o mesmo, dois elementos em uma motocicleta, um fica aguardando e o outro sai armado para abordar as suas vítimas. Foi exatamente dessa forma que um funcionário de um supermercado teve a sua motocicleta roubada na noite desta terça-feira, dia 03. Segundo informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, o funcionário tinha acabado de sair do supermercado e ia pegar sua moto que estava estacionada atrás do estabelecimento, quando foi abordado por um elemento armado que lhe deu voz de assalto levando a sua motocicleta Bros, vermelha, placa policial JLA – 2584 – Brumado – Bahia. O elemento subiu na moto e saiu em disparada e foi seguido pelo seu comparsa. A Polícia investiga o caso.



Após várias reivindicações, moradores de Itaquaraí se unem para recuperar ruas da Praça do Mercado

As chuvas formaram uma lagoa bem em frente ao mercado (Foto:Leitor 97NEWS via Whatsapp)

Diz o ditado que “quem não tem cão, caça com gato”, é mais ou menos dessa forma que pode ser descrito um fato que ocorreu no Distrito de Itaquaraí, onde, os moradores, após insistentes reivindicações ao poder público, resolveram partir para uma ação conjunta para solucionar a questão da falta de estrutura das ruas da Praça do Mercado. Segundo os moradores, que entraram em contato com a redação do 97NEWS, a situação piorou muito com as últimas chuvas, que acabaram formando uma lagoa, dando um aspecto negativo ao local. Eles se uniram em mutirão, contrataram uma retroescavadeira e estão fazendo as obras com recursos próprios. Segundo eles houve descaso na situação por parte da prefeitura, o que causou revolta em muitos deles. “A que ponto nós chegamos, tendo que tirar dinheiro do próprio bolso para resolver uma situação que é de competência da prefeitura. Realmente é de amargar uma situação dessas”.