ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Ao testar moto na Av. Centenário, mecânico acabou se acidentando e teve que ser hospitalizado

(Fotos: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

O que era para ser um simples teste acabou se transformando num acidente com uma certa gravidade na manhã desta sábado, dia 11, na Av. Centenário, na saída para Caetité. Segundo informações passadas ao 97NEWS, um mecânico estava fazendo um teste em uma motocicleta, quando, de repente, a roseira acabou travando, o que levou o mecânico e a moto ao chão. Ele ficou tonto e precisou ser encaminhado para o Hospital Magalhães Neto para receber cuidados médicos, mas o seu estado não era grave. 



Ainda mais revoltados com a prefeitura, moradores da Israel Dias de Oliveira fazem novo protesto

Os moradores deixaram claro a revolta com a situação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Baseados no ditado “água mole em pedra dura, tanto bate que até fura” os moradores da Rua Israel Dias de Oliveira, localizada no Bairro Santa Tereza realizaram um novo protesto na noite desta sexta-feira, dia 10, desta feita, muito mais enfurecidos do que em vezes anteriores. Com cartazes com os dizeres ‘prefeito venha passar um dia em nossa casa e traga a sua família”, “chega de promessas, calçamento já”, “pagamos IPTU queremos o nosso direito”, os moradores deixaram claro a sua indignação. O dilema vivido por eles já vem se arrastando há muito tempo e, agora, a situação ficou ainda pior, já que segundo eles, uma rua próxima foi totalmente calçada, sendo que mora apenas um moradores e na referida rua, onde moram muitas famílias a obra já começou e parou por duas vezes. O morador Walter Gomes Sobrinho, um dos líderes do movimento, falou ao 97NEWS e expressou que “isso é um descaso total por parte da prefeitura que está nos descriminando, pois calçou a rua do lado que tem apenas um morador e nos deixa aqui desse jeito sem a mínima infraestrutura, onde as nossas residências são tomadas pela poeira e, quando chove, é a lama que toma conta de tudo. Não suportamos mais essa situação e queremos uma solução já” e emendou falando que “já mandei uma carta para o prefeito e ele disse que iria calçar a nossa rua, mas já se passaram 6 meses e nada, por isso não suportamos mais promessas, queremos o calçamento já”. Queimando tábuas e pneus (foto) eles chamaram a atenção de quem passava pelo local. Segundo eles o IPTU do Santa Tereza é o mais cara da cidade, mas a infraestrutura deixa muito a desejar. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Vivendo em Brumado desde 1985, idoso de 92 anos está à procura da família

O idoso está vivendo há cerca de 30 anos sem documentos, o que o impede de se aposentar (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O 97NEWS traz mais uma dessas histórias que parece só acontecer na ficção, a qual, desta feita envolve um idoso de 92 anos, o senhor José Francisco de Oliveira, que procurou a nossa redação para contar a sua trajetória de vida que é repleta de agruras, típicas do povo sertanejo, que, parafraseando o épico Guimarães Rosa, “encontra forças onde elas não existem”. Segundo o seu depoimento, ele veio para Brumado em 1985, quando vagava pelo mundo e acabou, como diz o povo da terra, bebeu a água misteriosa, acabando adotando a cidade como sua. Ele que nasceu na cidade de Irecê, desde cedo enveredou pelo vício da cachaça, e fugia sempre de seu pai, o que o obrigava a se esconder no mato para não receber as “chibatadas”, quando, certo dia, já adulto, no Povoado de João Correia, ele acabou perdendo todos os documentos. Até hoje ele continua dessa forma “sem lenço e sem documento”, morando na Fazenda Lagoa do Mourão, na zona rural de Brumado, onde ainda trabalha na roça para viver, mas, agora, ele resolveu procurar a família, já que com sua idade avançada ainda não consegui se aposentar, já que está como um indigente. Ele disse que é casado com Aurelina dos Santos e tem filhos que devem morar em Jussiape. Ultimamente ele vem precisando de acompanhamento médico e, como está sem documentos, o atendimento é muito complicado. Então, a Rede Alternativa de Comunicação, por meio do 97NEWS, vem divulgar a história desse guerreiro que está precisando de ajuda. Se alguém conhecer algum parente de José Francisco de Oliveira entre em contato por meio dos telefones: (77) 3441-2031 ou 9917-9109.

 



Mototaxistas dão uma de bombeiros e apagam as chamas em carro de passeio

Se não fosse a pronta intervenção dos mototaxistas o carro teria pego por completo (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um motorista de um Voyage branco passou por um baita susto na manhã desta sexta-feira (10) e só não teve um prejuízo maior porque entraram em ação os “mototaxistas bombeiros” que controlaram as chamas que iam tomando conta de seu veículo. O fato aconteceu por volta das 07h na Av. Exupério Pinheiro Canguçu, quando o motorista parou em frente de uma locadora para deixar um parente e seu carro começou a pegar fogo na parte dianteira (foto). Rapidamente os mototaxistas perceberam e gritaram “é fogo, é fogo” e saíram para buscar vários baldes de água para apagar as chamas que foram controladas. Aliviado o motorista que estava indo para a zona rural falou à equipe do 97NEWS que “foi muito sorte, pois se fosse na estrada o carro teria pegado fogo por completo”. E aproveitou para agradecer dizendo que “agradeço aos mototaxistas que deram uma de bombeiros e apagaram o fogo”. 



SMMT se defende e garante que balizador é totalmente legal e visa evitar acidentes

O abalizador vem sendo motivo de grandes discussões dos motoristas brumadenses (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Após um grande número de críticas que foram feitas contra a SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes, principalmente nas redes sociais, pela instalação de um balizador na Rua Euclides da Cunha que se iniciou nesta quinta-feira, dia 09, a reportagem do 97NEWS ouviu o responsável pelo SMTT, Clidemar Amorim, para explicar a questão. Segundo ele “a instalação do balizador é totalmente legal e, ao contrário das críticas infundadas, o objetivo é salvar vidas, já que o local foi campeão de acidentes com vítimas graves em 2014, principalmente envolvendo motociclistas”. Subindo o tom ele desabafou que “eu aceito críticas sim, mas desde que estejam dentro da lógica, neste caso é um absurdo alguém se colocar contrário a uma ação como essa que estamos fazendo, que busca, como já disse preservar a vida”. Questionado sobre a possibilidade de acidentes no local ele expressou que “o local é bem sinalizado, distante cerca de 30 metros de um semáforo, o que já indica que a velocidade é no máximo de 30 km, então, os riscos de acidentes, para quem estiver dentro das normas de trânsito é praticamente nula” e subiu o tom ao citar que “mas caso algum motorista embriagado venha a se chocar com o balazidor, primeiramente o mesmo estaria fora da lei, mas não existem muitos riscos, já que o balizador é feito de um cano revestido de uma massa flexível, justamente visando evitar o choque mais drástico”. 



Mulher clama para que prefeitura dedetize a Farmácia Popular porque quer comprar remédio e não pode

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A senhora Lucia Maria dos Santos, 55 anos, moradora da Urbis II, procurou a redação do 97NEWS na manhã desta quinta-feira, dia 09, para relatar o seu drama, já que, não está conseguindo comprar remédio para o seu filho que tem deficiência mental. Segundo ela a questão pode ser resolvida facilmente se a Farmácia Popular liberar a compra, que não está sendo feita porque o local ainda não foi dedetizado. “Já estou a mais de um mês nessa situação, pois fui primeiro à farmácia básica e me informaram que não tinha o remédio” e continuou explicando que “depois fui informada que na Farmácia Popular (foto) tinha o remédio a um preço bem baixo, então corri para lá, mas quando cheguei me disseram que tinha mesmo o remédio, mas que ele não poderia ser vendido, pois o local ainda não tinha sido dedetizado”. Com os olhos lacrimejantes, a mulher citou que “então venho fazer um apelo à prefeitura que dedetize logo o lugar, porque, assim como eu, inúmeras pessoas que são carentes necessitam do remédio e não podem comprar porque o lugar não foi dedetizado”. Nossa equipe procurou o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, que admitiu que existe mesmo o processo de rotatividade na dedetização das repartições públicas e que iria adiantar a questão da Farmácia Básica para que casos como esse não aconteçam mais. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Mototaxistas ouvidos pelo 97NEWS avaliam positivamente a regulamentação da Lei do Mototaxi

Os mototaxistas ouvidos pelo 97NEWS avaliaram positivamente a legalização dos serviços de mototaxi na cidade (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A expressão do latim “Dura Lex, Sed Lex”, ou seja, a lei é dura, mas é lei,  parece não ter encontrado muita receptividade no Brasil, porque, apesar dos rigores da lei, muitos brasileiros teimam em querer “dar jeitinho” em tudo, quebrando regras e fazendo o “proibido” valer. Nessa onda do “jeitinho” algumas leis importantes, que poderiam salvar vidas, são negligenciadas, trazendo grandes prejuízos para a sociedade. Em Brumado, que parece ter um gosto ainda maior pelo “jeitinho”, a Lei 12.009, de 29 de julho de 2009 que regulamentou o exercício das atividades dos profissionais de transportes de passageiros, especificamente os serviços de mototaxista, motoboy e motofrete, ainda não saiu do papel, já que os serviços são feitos na cidade de forma irregular. O medo dos políticos em querer mexer com a categoria, que hoje reúne mais de mil mototaxistas, uma das principais atividades remuneradas na cidade, agora, parece que está com os dias contados, já que o novo comando da 34ª CIPM irá adotar uma postura rígida e fazer valer a lei, possivelmente, ainda nesse primeiro semestre. Para tal já está comunicando as autoridades e as inúmeras locadoras que prestam o serviço na cidade, para uma reunião onde será exposta a nova metodologia punitiva para quem estiver em descumprimento com a referida lei. O 97NEWS ouviu alguns mototaxistas que mostraram uma boa receptividade a esta ação. “Vai ser muito melhor para a nossa categoria, pois teremos muito mais segurança para trabalhar, bem como os nossos passageiros”, argumentou o mototaxista Sinval Neto. Já o mototaxista Diego Lopes foi mais além ao dizer que “muitas vezes somos tratados como marginais, então, com a regularização vamos ser mais respeitados, além de receber os benefícios trabalhistas, então é um avanço importante e espero que seja logo implantado em nossa cidade”.



Advogado fala sobre as dificuldades da falta de uma unidade do Procon em Brumado

Advogado Dr. Nildoberto Meira (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

O advogado Dr. Nildoberto Lima Meira foi ouvido pela reportagem do 97NEWS nesta quarta-feira, dia 08, tendo como tema a questão do Direito do Consumidor e o fato das dificuldades que são causadas pela falta de uma unidade do Procon em Brumado. O advogado explicou que “até 1990 não havia uma lei que regulamentasse as relações de consumo entre prestadores de serviço e consumidores, mas a partir daí foi criada a Lei 8.079 do Direito do Consumidor, o que foi um grande avanço”. Ele também falou sobre a ausência de uma unidade do Procon no município de Brumado, mas, fez questão de esclarecer que “apesar disso os consumidores que forem lesados não estão desassistidos, pois o Juizado Civil de Pequenas Causas é um grande aliado, mas, com o detalhe de que as causas não podem ultrapassar a quantia de 20 salários mínimos”. Ele também abordou que “não é necessário um advogado para que se instale o processo, mas caso haja recurso de ambas as partes, ai sim, é necessária o acompanhamento de um advogado”. Questionado sobre quais são as situações mais comuns em que os clientes são lesados ele respondeu que “são muitas, mas as mais comuns são as cobranças indevidas, nomes levados ao Cerasa injustamente e empréstimos que as pessoas fazem, mas não recebem o dinheiro”. Diante disso, fica claro que o município de Brumado necessita sim de uma unidade do Procon, mas diante dos últimos acontecimentos, onde vários órgãos importantes deixaram o município, isso seria utópico nesse momento. 



Andarilho gatuno se dá mal ao tentar tirar bolsa de idosa na tarde desta quarta-feira (08)

O andarilho foi rapidamente imobilizado pelo policial (Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

No início da tarde desta quarta-feira, dia 08, uma senhora estava transitando pela Travessa Moreira quando, de repente, um andarilho a atacou querendo tomar sua bolsa a força, o provocou muito gritos de socorro por parte da senhora, o que chamou a atenção de todos, inclusive de um policial militar à paisana que estava nas proximidades para azar do “gatuno”, que acabou imobilizado e conduzido à Depol por uma guarnição da Polícia (foto), que chegou rapidamente ao local. Ele, a princípio, não é conhecido na cidade e está à disposição da Justiça, podendo responder por furto e resistência à prisão. 

(Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)


Passageiros relatam momentos de terror dentro de ônibus que faz transporte coletivo em Brumado

(Fotomontagem: 97NEWS)

Para muitos é um grande exagero se afirmar que existem braços de facções criminosas em Brumado, que o município está muito distante disso e que esse tipo de conversa é para os sensacionalistas de plantão. Mas, os fatos, começam a mostrar que quem pensa dessa forma é que está fora do contexto atual, tentando “tapar o sol com a peneira”, tentando criar um clima de tranquilidade no epicentro de um “furacão”. Setores da mídia, há um tempo atrás, necessitavam de certos exageros para querer atrair a atenção do “respeitável público”, muitas vezes criando um “circo” com um “picadeiro flamejante”, não se esquecendo de colocar o “fósforo” nas mãos do “palhaço”. Mas, nesta nova era do Whatsapp, sensacionalizar não é preciso, porque o sensacionalismo é coisa do passado, porque a verdade nua crua já é um puro sensacionalismo, com algumas situações inimagináveis, que fazem até os mais incrédulos se dobrarem. Então dentro desta nova lógica midiática, que assusta os tradicionais, mas que faz a alegria dos “ninjas” da informação, se dizer que em Brumado existe o “crime organizado” seria um exagero descomunal, mas, novamente os fatos começam a mostrar o contrário. Um desses fatos aconteceu nessa segunda-feira, dia 06, no Bairro Malhada Branca, onde passageiros de um ônibus de uma viação que faz o transporte coletivo na cidade, acabaram passando momentos de terror, muito similares aos que acontecem nas grandes cidades. Segundo testemunhas que foram ouvidas pelo 97NEWS, o ônibus estava passando pelo Bairro Malhada Branca, quando começou a ser alvo de disparos. Desesperados os passageiros mandaram o motorista correr e fugir, o que o deixou desesperado, quase provocando o capotamento do veículo. Os tiros atingiram o coletivo, mas não feriram ninguém, mas os momentos foram de muito desespero, já que até uma criança de colo estava dentro do ônibus. Ainda segundo informações, esta não é a primeira vez que isso acontece, já que esses dias, um ônibus da mesma viação que passava pelo Bairro São Jorge, também foi abordado por bandidos que ameaçaram colocar fogo no veículo, mas, um homem apareceu e conseguiu impedir o ato incendiário. Esse tipo de ação, vinculada a alguns homicídios que voltaram a acontecer na cidade, comprovariam a ação de grupos do crime organizado agindo na cidade, o que iria obrigar uma postura muito mais rígida das autoridades, que estariam deixando a coisa “à la vonté”.



Bizz fica embaixo de Duster em frente ao Clube do Sindicato na manhã desta terça-feira (07)

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um local da cidade de Brumado cada vez mais movimentado e que, por causa disso, tem uma sinalização defasada, merendo na verdade um semáforo ou uma constate presença de agentes de trânsito. Esse é o caso da Praça dos Trabalhadores, no Bairro do Tanque, que registrou na manhã desta terça-feira, dia 07, um acidente que poderia ter sido de maiores proporções, mas por sorte, os envolvidos tiveram ferimentos sem muitas gravidades. Segundo informações colhidas pelo repórter Marcos Paulo, do 97NEWS, uma Bizz que estava com dois irmãos ia descendo a via, sentido centro, atrás de um ônibus, quando acabou colidindo com uma Duster branca que vinha da Rua São João, no mesmo sentido e , acabou passando por cima da moto. No momento da colisão os dois ocupantes da Bizz se feriram, sendo que a garupa, uma adolescente que estava saindo da escola, acabou batendo na porta do carro. Os dois foram encaminhados pela equipe do SAMU 192 para acompanhamento médico no Hospital Magalhães Neto. A mãe dos irmãos disse para a nossa reportagem “foi um milagre, agradeço a Deus pelos meus filhos estarem vivos”. Segundo testemunhas a falta de sinalização acabou provocando o acidente. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Chuva impede funcionamento da Central de Marcação, usuários ficam na bronca

A unidade não pode funcionar por causa do alagamento provocado pelas chuvas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A chuva em Brumado é sempre bem vinda, mas sempre acaba trazendo contratempos, como é o caso da Central de Marcação e Regulação, que, toda vez que chove, tem as instalações alagadas, o que impede que os funcionários façam o atendimento, já que existem riscos de acidentes por causa da fiação elétrica. A auxiliar de cozinha Ivanilde Silva Vieira, entrou em contato com a reportagem do 97NEWS e expressou a sua indignação já que, segundo ela, não houve possibilidade de marcação de um exame para o seu filho, que necessita passar por um ortopedista. Ela que não pode falar com o secretário de saúde, porque foi barrada pelo guarda por estar de bermuda, não escondeu a sua revolta ao dizer que “como pode uma coisa dessa, o guarda disse que eu não podia entrar por que estava de bermuda, mas a vergonha maior é o estado em que se encontra a saúde de nossa cidade, pois um alagamento está prejudicando a vida de muita gente”. O agricultor Luciano Ribeiro dos Santos, morador da Fazenda Canudos, na zona rural de Brumado, também relatou a sua frustração citando que “como que um simples alagamento faz com que o atendimento seja suspenso. Eu vim da zona rural, de longe e nem teve tanta chuva assim, então seria uma situação fácil de resolver, pois poderia ser feito o atendimento em outro local”. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o atendimento poderá ser normalizado na tarde de hoje, dia 07, caso não haja mais chuva. 



Em Desespero: Moradores do Loteamento Malhada Branca clamam atenção das autoridades

Segundo os moradores, o Loteamento Malhada Branca está esquecido pelas autoridades (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

“O Loteamento Malhada Branca foi feito para pessoas de bem”, foi com esta afirmação que vários moradores procuraram a redação do 97NEWS na manhã desta segunda-feira, dia 06, relatando que a situação no local é de abandono por parte das autoridades, que fizeram muitas promessas durante a campanha, mas que depois que se elegeram se esqueceram de voltar lá para cumprir o que prometeram. Segundo eles já existem inúmeras casas que estão destruídas e sem as mínimas condições de habitação, o que facilita ainda mais o crescimento de focos de criminosos. “Temos medo de tudo. De levar as crianças na escola, de ir trabalhar e até de sair na porta de casa, porque a violência passou dos limites, aterrorizando a tudo e a todos”, relatou uma moradora, que ainda fez questão de citar que “estamos desesperados, pois até que ponto essa situação irá chegar, pois existem famílias de bem que moram no loteamento, que está totalmente abandonado, com as ruas cheias de lixo e até uma creche que estava sendo construída, agora está toda abandonada”. O relato teve um aspecto de esperança, já que os moradores relataram que o novo comando que assumiu a direção da 34ª CIPM está realizando um policiamento mais ostensivo no bairro. “Isso está nos devolvendo a esperança, já que toda hora vemos viaturas e motos aqui no bairro, coisa que antes não acontecia”, citaram os moradores que esperam que o seu clamor encontre eco nos corredores do poder e que ações importantes comecem a ser desenvolvidas no local, principalmente nas áreas de infraestrutura e social, visando o resgate das famílias que receberam uma residência no referido loteamento.  

 

 



Dor, revolta e muita tristeza em velório de idoso vítima de latrocínio na zona rural

O clima no velório era de muita tristeza e dor (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um crime brutal que chocou os municípios de Brumado e Aracatu, já que o mesmo, além de ter sido executado em plena Semana Santa, revelou um bando de desalmados que estão à solta, capaz de praticarem os atos mais horrendos e repugnantes. A reportagem do 97NEWS esteve na manhã deste sábado, dia 04, no Bairro Malhada Branca em Brumado, local do velório do idoso José Meira Sobrinho (Lili), o qual tinha 65 anos e morreu na última quinta-feira em sua residência que fica localizada na divisa entre os municípios de Brumado e Aracatu. Segundo relatos dos irmãos, parentes e amigos, 3 bandidos em duas motos chegaram por volta das 19h30m na residência e já foram atirando na vítima, que estava catando feijão na hora. Os outros irmãos que estavam na parte de dentro da casa, ficaram muito assustados e ao saírem se depararam com os bandidos que reviraram toda a residência, atrás de dinheiro. Eles levaram uma quantia pouca e uma arma de caça e na hora que saíram ainda zombaram de todos. Foram cerca de 30 minutos de muito terror, que fez com que a vítima perdesse muito sangue e, mesmo sendo transportando para Conquista para buscar atendimento médico de emergência, não resistiu e veio a falecer. O clima no velório foi de muita dor, tristeza e revolta em todos, que esperam Justiça pelo ato covarde de matar um idoso que não esboçou a mínima reação



Caminhão desce a Ladeira do Cinema desgovernado e atinge 3 veículos e 4 motos na manhã deste sábado

O acidente atraiu um grande número de pessoas ao local (Foto:

Um acidente, ao melhor estilo dos filmes de ação, bem no centro da cidade movimentou a manhã deste Sábado de Aleluia em Brumado. Segundo informações colhidas pela equipe do 97NEWS que esteve no local, um caminhão de placa CLJ– 1646 – Brumado, acabou descendo a Ladeira do Cinema (Rua: Oflávio Silveira Torres) de ré e, sem seguida foi fazendo um “arrastão”, atingindo ao todo 3 carros e 4 motos, causando um prejuízo muito grande aos proprietários, sendo que algumas motos tiveram perda total. O fato ocorreu por volta das 09h e, segundo informações, teria sido provocado pelo caminhão (foto abaixo) que estava desengrenado, que estava na porta da casa do proprietário. O motorista do caminhão disse que é costume ele guardar o veículo em frente sua casa e que não tinha palavras para explicar o ocorrido. O montante dos prejuízos não foi calculado, mas, todos, agradeceram muito por não haver vítimas, já que era um horário muito movimentado e lojas poderiam ter sido atingidas e, caso não houvesse os veículos, o caminhão poderia ter descido em sentido a Rua Coronel Tibério Meira, o que poderia ocasionar um acidente de grandes proporções, inclusive com vítimas graves. A Política Técnica vai apurar as causas do acidente.



PM de Brumado deflagra Operação Semana Santa

(Foto: Ascom / 34ª CIPM)

A 34° CIPM desencadeou uma operação com o objetivo de neutralizar a ação delituosa de inviduos que utilizam motocicleta para cometerem crimes. 
Foram apreendidas 16 motos em situação de suspeição de envolvimento em crimes.  01 motocicleta foi recuperada após ter sido roubada no bairro Dr Juraci.  A operação contou com 26 Policiais Militares, 05 viaturas 04 rodas e 06 viaturas 02 rodas.  Toda a operação foi acompanhada pelo Comandante da 34 CIPM



Pastoral Carcerária realiza visita aos custodiados da 20a Coorpin

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A equipe da Pastoral Carcerária de Brumado, comandada pelo Padre Waldeck realizou, nesta quinta-feira, dia 02, uma visita aos custodiados da 20ª Coorpin. A visita faz parte do calendário religioso da Semana Santa e é feita na quinta-feira pela representatividade da prisão de Cristo, que, segundo a tradição, foi feita nesse dia. Segundo o padre Waldeck a visita foi muito positiva e os presos foram muito receptivos, inclusive entoando junto com o grupo os hinos e as canções que fizeram parte do culto. A Pastoral Carcerária integra os trabalhos da Igreja Católica e, durante a Semana Santa, realiza uma série de atividades, tendo um dos seus pontos altos nesta Sexta-feira da Paixão, com a realização de missas e de uma procissão. As comemorações se encerram no domingo, onde todos comemoram a Páscoa.



Amargos templos: Fábricas de doces destruídas pelo vandalismo se tornaram antro de drogas e sexo

As intalações na Lagoa do Arroz estão totalmente destruídas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um projeto que, literalmente, iria adoçar a vida dos brumadenses, se tornou o retrato do descaso e da falta de iniciativa pública visando o incremento da geração de emprego e renda na cidade. O 97NEWS apurou uma situação que acaba revelando porque muitas iniciativas acabam não decolando em Brumado, se tornando verdadeiros templos da amargura e decepção. A questão em pauta é relativa a duas fábricas de doces, uma na Comunidade de Lagoa Funda e a outra na Comunidade de Lagoa do Arroz, as quais poderiam estar em plena atividade gerando renda para muitas famílias, mas, ao invés disso, se tornaram antros de perdição, frequentados por usuários de tóxicos e adeptos do sexo livre. Nossa equipe de reportagem foi aos dois locais e verificou que a situação é mesmo de degradação total, onde, o que restou das fábricas é um amontoado de entulhos e de materiais em deteriorização. Segundo os moradores das duas localidades a situação se agrava muito no final de semana, onde, agora, bandidos também estão usando os locais como esconder o produto dos seus roubos. O motivo do fechamento das duas fábricas, segundo informações de populares, é que as mesmas estavam em desacordo ao padrões exigidos pela Vigilância Sanitária Municipal, que foi rígida na fiscalização, o que obrigou o fechamento, já que as cooperativas que iriam gerir os empreendimentos não conseguiram se adequar a tempo. A questão agora foi para a área da segurança pública, que deverá tomar providência para fechar esses locais, que eram para fabricar doces, mas, agora, acabam produzindo medo e amargura.  

Na Lagoa Funda (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Bar das Meninas: Outra parte nega acusações e garante que tudo está legal e que o bar irá continuar

A atual proprietária garante que está tudo normal e que o impasse só terminará com a decisão judicial (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

 O caso “Bar das Meninas” ganhou proporções devido à reportagem veiculada pelo 97NEWS, tendo agora a posição da outra parte que foi acusada, Lourdes Aparecida. Conhecida como “Dinha” ela afirmou à nossa equipe que a definição final de todo o impasse será feita pela Justiça, já que não houve acordo por ambas as partes. Muito segura ela afirmou que “não existe o mínimo fundamento para essas acusações, que só visam me prejudicar, pois o local que hoje eu trabalho, tocando o meu estabelecimento é de minha propriedade, pois se não fosse já não estaria mais lá”. Ela também fez questão de explicar que “o documento teve a assinatura da sua ex-sócia e está à disposição no Pequenas Causas, mas, como não houve acordo, como já afirmei, só a Justiça poderá decidir”. E continuou destacando que “o Rancho das Meninas, que é assim que o local irá ser conhecido a partir de agora, é um ambiente agradável e aproveito para agradecer meus clientes que vêm nos prestigiando ao longo dos anos. Ele irá continuar sim, sempre buscando a realização de eventos, inclusive de cunho beneficiente, pois damos ênfase também para a área social”. Sobre a estrutura danificada ela citou que “realmente uma forte ventania causou certo prejuízo estrutural aos quiosques, mas nada que venha a ameaçar a segurança dos clientes”. Questionada sobre as denúncias de agressão, inclusive com arma branca, ela subiu o tom e disparou que “essa é uma acusação muito grave, que precisa ter provas. Eu fico muito triste desta história vir a público, mas sei que as denúncias são decorrentes de uma falha de caráter que vem de berço, mas estou muito tranquila e vou continuar desenvolvendo o meu trabalho normalmente”.



Novo comandante da 34a CIPM, em entrevista ao JA2, garante um policiamento mais intensivo em Brumado

O major Jocevã Oliveira respondeu a todos os questionamentos feitos pela equipe do JAII (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O major Jocevã Lima Oliveira, novo comandante da 34ª CIPM de Brumado participou nesta terça-feira, dia 31, do Jornal da Alternativa 2ª Edição e falou sobre seus planos e estratégias que serão operacionalizadas a partir de agora. Sabatinado pelo âncora Emanoel Araújo, que foi muito incisivo em seus questionamentos, o major não se esquivou de nenhuma pergunta e mostrou um grande conhecimento sobre o atual momento da segurança pública na Bahia. Sobre a questão da falta do contingente policial, que foi questionada de forma impactante pelo apresentador, ele declarou que “realmente esse é um problema que atinge toda a Bahia, mas o governador já está tentando reverter esse quadro com a convocação de novos aprovados no concurso da PM. No nosso caso aqui em Brumado deveremos receber novos soldados nos próximos dias, o que reforçará ainda mais as nossas atividades do ciclo preventivo. Não serão muitos, mas com o número que tivermos em mãos, nos desdobraremos para atender à expectativa da população brumadense, que, pela nossa pesquisa de mídia tem nos roubos e furtos o seu principal temor, por isso esse será um dos pontos principais no nosso combate ao crime na cidade”. Uma questão que o comandante abordou com muita ênfase foi a oficialização dos serviços de Mototáxi na cidade, que foi tentado pela última gestão, mas sem sucesso. “Vamos fazer valer a lei e, a partir de agora, esse serviço será regularizado, o que trará grandes benefícios para a comunidade. Temos casos em que alguns trabalham de dia com a placa normal e, à noite, dobram a placa para não ser identificados em suas atividades delituosas, então, vamos combater isso com rigor, normalizando esse serviço que é tão útil à população. O número de roubos e furtos a motocicletas em Brumado é alto para uma cidade de 70 mil habitantes, então vamos adotar uma linha de combate específica”. Ele também foi questionado sobre o aumento dos assaltos também na zona rural, e explicou que “realmente esse é outro dado estatístico preocupante, então, diante disso, estamos formatando um planejamento específico para minimizar essas ações”. E encerrou fazendo uma solicitação à sociedade civil falando que “pedimos a todos os brumadenses que cooperam com o nosso trabalho fazendo as denúncias anônimas que são muito eficazes para termos um resultado muito melhor em nossas ações. O crime afeta a todos, então todos temos que fazer a nossa parte para que tenhamos uma cidade melhor”.