ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Casa comercial localizada na Av. Centenário é assaltada na tarde desta terça-feira (22)

A Polícia foi ao local na manhã de hoje para iniciar as investigações (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma casa comercial localizada na Av. Centenário foi alvo da ação de assaltantes na tarde desta terça-feira (22). Segundo informações colhidas pela equipe de reportagem do 97NEWS, um assaltante alto e magro, bem vestido e mostrando um grau intelectual acima da média, adentrou no estabelecimento com um capacete fechado e com arma em punho deu a voz de assalto. No momento existiam clientes no local, além dos funcionários, que ficaram muito assustados. O bandido fez a “limpa” levando bens e uma quantia em dinheiro não revelada e logo se retirou, provavelmente para encontrar o comparsa já com a motocicleta ligada do lado de fora. 



Eleições CSB: Associados demonstram soberania e entidade deverá entrar em nova fase

(Divulgação)

As eleições do Clube Social 2015 acabaram mostrando uma nova tendência num dos principais cartões postais da capital do minério. Considerado um patrimônio sociocultural de Brumado, o CSB, ao que tudo indica entrará em uma nova fase após o pleito que foi definido na noite desta segunda-feira (21), onda a chapa Diretas Já acabou se sagrando vitoriosa, após uma disputa intensa, que despertou a atenção de toda a sociedade brumadense, já que agentes públicos tiveram um envolvimento muito intenso durante a campanha. O que ficou evidente é que a vontade dos associados é soberana, que estabelece um divisor de águas para o clube que hoje ganhou novos sócios com visões contemporâneas que podem contribuir para novas conquistas e avanços. O resultado que saiu após a meia noite foi muito comemorado e no final os membros das duas chapas se cumprimentaram, deixando no passado o clima de tensão que predominou nos últimos anos.



Amendoeira de mais de 30 anos começa a trazer transtornos aos moradores da Trav. Moreira

A amendoeira tem mais de 30 anos e é considerada cartão postal do local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Em tempos de ampla defesa do Meio Ambiente e das reservas naturais, cometer qualquer ação que vai de encontro a essa nova lógica é considerada crime, ou seja, passiva de pena e também de multa. Neste contexto algumas situações acabam criando um entrave como a que está ocorrendo na Travessa Moreira, no Bairro das Flores, onde uma amendoeira de mais de 30 anos, a qual é considerada o cartão postal da via, começa a causar grandes transtornos à vida dos moradores do local. A equipe de reportagem do 97NEWS esteve no local e ouviu alguns moradores que disseram que estão numa “sinuca de bico”, já que se cortarem a árvore podem ser penalizados, mas se a mesma continuar se expandindo os prejuízos podem ser grandes como relatou a moradora Albanisia de Souza e Silva que disse estar sofrendo com o problema, já que as raízes da árvore estão rachando a sua residência, além do que muitos galhos já estão caindo, o que pode causar danos físicos a quem passa pelo local. Além de que os galhos estão quase atingindo a rede elétrica podendo causar acidentes com os fios de alta tensão (foto abaixo). Diante do exposto os moradores pedem socorro às autoridades para que o problema seja resolvido. 



Brumado: Veículo da Prefeitura de Brumado se envolve em acidente na Tibério Meira

O acidente chamou a atenção de quem passava pelo local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Acidentes são cada vez mais comuns em Brumado, só que quando um carro oficial se envolve, o fato ganha uma dimensão diferenciada, já que é adquirido com recurso público. No final da tarde desta segunda-feira (21), um acidente deste tipo aconteceu no final da Rua Tibério Meira envolvendo um Fiat Uno branco, com a logomarca oficial da Prefeitura de Brumado, que pertence à Semec – Secretaria Municipal de Educação - acabou se envolvendo em uma colisão com um Honda Civic. O referido veículo é utilizado para a realização de propaganda volante dos eventos oficiais da administração municipal. Segundo informações colhidas pela equipe do 97NEWS, uma mulher estava conduzindo o Honda City, vindo da Rua Ercílio para entrar na Tibério Meira, quando, de repente o veículo da prefeitura entrou na frente. Ainda segundo informações de testemunhas o motorista se distraiu ao fazer o contorno, o que teria sido a causa do acidente. Agentes de trânsito chegaram rapidamente ao local para controlar o tráfego. 



BDO: Comerciante deixa carro na garagem e quando volta encontra o veículo sustentado por paralelos

O carro foi encontrado pelo proprietário dessa forma, sustentado por paralelepípedos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

“Basta dar mole”, como se diz na gíria, que os gatunos chegam e fazem a festa. Essa perspectiva criminosa é cada vez mais real em Brumado, já que inúmeros furtos, dos mais inusitados vêm acontecendo nos últimos anos, a grande maioria motivados pela dependência química. Neste final de semana mais um episódio com esse “roteiro” aconteceu na Av. Apio Cardoso da Paixão, no Bairro Santa Tereza, onde um comerciante que acabou de se mudar para o local vindo de Livramento recebeu a indesejada visita dos gatunos de plantão. Segundo o seu relato à reportagem do 97NEWS, após se mudar para o referido local na última sexta-feira (18) ele foi viajar e, nesta segunda-feira, foi comunicado pela sua sogra que os pneus do seu veículo. um Vectra Prata de placa policial CJS 4329 - Livramento de Nossa Senhora. tinham sido todos levados e ainda complementou com um componente de zombaria relatando que o carro estava sustentado por vários paralelepípedos e na parte superior estavam os dizeres “me ligue” deixando o telefone da empresa que fica na frente da residência. Segundo o proprietário lesado é bem provável que o autor do furto tenha um carro da mesma marca que o seu. A outra probabilidade citada por ele foi que usuários de drogas podem ter levado os pneus como moeda de troca para manter o vício. A Polícia vai investigar o fato.  



Eleições CSB: Chapa 1 levanta fortes suspeitas de indícios de irregularidades na entidade

(Foto: Divulgação)

As eleições do Clube Social de Brumado em 2015 já se confirmaram como as mais tensas e disputadas da história da entidade e, para elevar ainda mais esse clima de tensão, a Chapa 1 – Superação - veiculou uma postagem em sua Fan Page do Facebook na qual são ventiladas fortes suspeitas de irregularidades, as quais teriam sido promovidas por ex-diretores da entidade. A repercussão foi instantânea e, caso as denúncias venham a ter a devida comprovação, as mesmas podem ter um peso decisivo nesta reta final de campanha. Substanciadas na defesa intransigente da transparência e no ataque implacável contra a impunidade, a mensagem começa fazendo uma forte apologia à Democracia, trazendo em seu bojo os seguintes questionamentos: • Vender o que não é seu, sem autorização devida é GRAVE! • Usar verbas exclusivas sem autorização é GRAVE! • Uso particular das imagens de segurança de uma entidade é GRAVE! • Não custear consumação em festas, é GRAVE!. Esse questionamentos, “viralizaram”, causando um grande alvoroço no corpo dos associados, que já estavam se mostrando muito confusos quanto à melhor decisão a ser tomada na hora de dar o seu voto. Ao que tudo indica o fato deverá ter novos desdobramentos, onde poderá ser tudo colocado às claras até o final da tarde desta segunda-feira, com a comprovação de todas as suspeitas levantadas pela Chapa 1. Lembrando que as eleições acontecerão na noite de hoje, à partir das 19 horas. 



Moradores da Rua Ferreira e Silva acusam Embasa de descaso e falta de compromisso

As moradoras têm que sair de balde na mão durante o dia para tentar conseguir um pouco de água (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma situação que não deveria mais acontecer em Brumado, já que a oferta hídrica é mais do que suficiente para toda a cidade, mas que, infelizmente vem acontecendo em alguns locais deixando moradores revoltados e insatisfeitos. A reportagem do 97NEWS foi acionada por moradores da Rua Ferreira e Silva, que fica localizada na parte alta do Bairro Dr. Juracy e, chegando ao local, ficou constatada a revolta e indignação dos mesmos contra a Embasa, que segundo eles estaria promovendo um verdadeiro descaso. Segundo as denúncias a água só cai na madrugada obrigando os moradores a ficarem acordados para tentar aparar um pouco do líquido precioso e quem não consegue tem que ficar de dia, de porta em porta, com balde na mão “mendigando” a água que deveria cair nas torneiras. A microempreendedora Lúcia Brito, que fornece marmitas não escondeu a sua repulsa ao citar que “desde o dia 07 de setembro que estamos passando um sufoco muito grande. Minhas atividade está muito prejudicada e os prejuízos já são grandes” e ainda relatou que “já fui a Embasa várias vezes e eles me disseram que o fato é normal para essa época do ano, o que é uma falta de respeito, pois todos sabem que a Barragem de Cristalândia está cheia”. Já a vendedora de Acarajé, Rosimeire Santos foi mais além ao disparar que “minha atividade gasta muita água, já que a massa do acarajé precisa. Eu vivo com minha filha e minha neta e nós temos que sair de dia com baldes na mão implorando água para os vizinhos, isso é um desrespeito, pois além do abastecimento estar praticamente nulo, as contas vêm chegando cada vez mais altas. Se o problema não for logo resolvido iremos ao Ministério Público para tentar resolver essa situação revoltante”. 



Itaquaraí irá sediar o Primeiro Encontro dos Produtores de Maracujá do Sertão Produtivo

(Divulgação)

Nos dias 02 e 03 de outubro será realizado O PRIMEIRO ENCONTRO DOS PRODUTORES DE MARACUJÁ, DA REGIÃO SERTÃO PRODUTIVO. Para quem conhece e já o saboreou, o maracujá, fruto do maracujazeiro, de aroma e sabor inconfundível, é uma planta trepadeira da família das Passifloráceas, originária da América Tropical.  Segundo o IBGE (2010), a Bahia é o maior produtor da fruta no Brasil, com uma contribuição expressiva das cidades, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Brumado, responsáveis por cerca de 30% da produção nacional. O evento contará com uma importante participação de palestrantes que virão abrilhanta-lo, sendo eles: o Engenheiro Agrônomo Udelson Nunes com o temaFertilizantes Foliares; o Engenheiro Agrônomo Marco Túlio com o tema Adubação; o bacharelando em Eng. Agronômica (9º Sem) Ramon Saraiva com o tema Controle de Pragas; e o bacharelando em Eng. Agronômica (10º Sem) Breno Neves com o tema Manejo e Condução. Também haverá o Concurso do Maracujá, em que, será premiado o Maracujá com aptidão para indústria (mais pesado), o  Maracujá com maior relação polpa/casca (mais polpa e menos casca), e o maior Maracujá (em diâmetro equatorial), serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria. O evento está marcado para as 18h no espaço Lobos Bar em itaquaraí, acontecerá ainda sorteio de brindes dos apoiadores do evento. Faça sua inscrição em itaquaraí na Nutre Mais, ou em Dom Basílio com Adelino Frutas na fazendo Rio São João.



Brumado: Ladrões abandonam veículo após o dono sair correndo atrás deles gritando na madrugada

O veículo acabou não sendo levado pelos ladrões devido à ação arriscada do proprietário (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

“Deixa o meu carro, deixa o meu carro”, foram esses os berros do proprietário de um Fiat Uno Azul, ano 2006, o qual quase foi levado por dois ladrões na madrugada deste sábado (19) na Av. Mestre Eufrásio. Segundo dados colhidos pela reportagem do 97NEWS, dois meliantes, um menor e outro maior, tentaram roubar o veículo por volta das 03h30m, só que o alarme tocou e, por isso, não conseguiram ligar o carro. Não desistindo do intento criminoso os dois desceram a ladeira rumo ao Colégio Modelo, só que eles não contavam com o fato de que o proprietário do veículo tinha acordado com o alarme e saiu em busca frenética atrás dos criminosos gritando a todos os pulmões exigindo que eles deixassem o carro, o que acabou acontecendo. Desta feita a coragem, ou quem sabe loucura, do dono do veículo, pois os elementos poderiam estar armados e atirarem nele, acabou contando com a sorte e os bandidos fugiram e o carro foi recuperado. “Esse carro é os pés as mãos de nossa família, por isso sai correndo para recuperá-lo”, afirmou o proprietário aliviado. 



Brumado: Em ronda policial, jovem é detido portando um revólver calibre 32 na Aureliano de Carvalho

O jovem e a arma foram conduzidos à 20ª Coorpin (Foto: Divulgação Polícia Militar)

Em seu trabalho de ronda ostensiva, uma equipe de policiais militares da 34ª CIPM, por volta das 20h20m desta sexta-feira (18) na Rua Aureliano de Carvalho acabaram fazendo a abordagem a uma motocicleta Honda CG 125, placa policial JSC 3068, a qual era conduzida por Marcelo Souza Pires, com o qual foi encontrado um revólver calibre 32, com duas munições intactas. A arma, que é suspeita de ter sido utilizada em vários assaltos na cidade, foi conduzida juntamente com o jovem para a 20ª Coorpin, ficando ambos à disposição da Justiça. 



Brumado: Delegado titular da 20ª Coorpin, Dr. Romilson Dourado, é transferido para Palmas de Monte

O delegado Dr. Romilson Dourado não faz mais parte do quadro da 20ª Coorpin (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A equipe de reportagem do 97NEWS em sua rotineira cobertura da página policial foi comunicada na tarde desta sexta-feira (18) de uma transferência de comando na 20ª Coorpin de Brumado. Segundo informações do próprio delegado titular, Dr. Romilson Dourado, ele conseguiu a sua transferência para o município de Palmas de Monte Alto. Segundo palavras dele “desde que chegou a Brumado, há cerca de 3 anos, ele começou a sua luta para ser transferido para a região onde ele sempre residiu”. Na oportunidade ele agradeceu a equipe de agentes e investigadores, os quais ele classificou como valentes guerreiros e também recebeu muito elogios pelo seu trabalho desenvolvido em Brumado. O nome do novo delegado titular da 20ª ainda não foi divulgado. 



Brumado se despede do locutor Eli Lobo em clima de muita tristeza

A dor e a tristeza marcaram a despedida ao locutor Eli Lobo (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O sepultamento do locutor e radialisa Eli Lobo aconteceu sob forte clima de comoção, onde, familiares, amigos, políticos e simpatizantes do grande trabalho realizado por ele se concentraram, primeiramente, no velório que foi realizado na 4ª Igreja Batista Missionária, para, em seguida, seguirem em cortejo ao Cemitério Jardim Santa Inês, onde foi realizado a cerimônia religiosa e dado o último adeus ao locutor que faleceu tragicamente em São Paulo, vítima de um acidente com uma carreta. Sem entenderem direito a fatalidade, todos deram as últimas despedidas a Eli Lobo, um dos locutores mais queridos de Brumado. 



Motociclista fica ferido após colisão na manhã de hoje (17) em acidente na Av. Otávio Mangabeira

As marcas do acidente estavam visíveis na motocicleta, que acabou sendo arrastada pelo Gol (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um acidente chamou a atenção de quem passou pela Av. Otávio Mangabeira na manhã desta quinta-feira, dia 17, já que um motociclista, após colidir com um gol preto, teve a sua moto arrastada por alguns metros. O fato que aconteceu às 07h nas proximidades de uma padaria muito movimentada, atraiu populares, que se assustaram com o impacto da colisão. Segundo informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, o motociclista conduzia uma Falcon, quando, de repente o Gol entrou repentinamente, impossibilitando se evitar a colisão. Segundo o motorista do veículo, que teve a sua frente danificada (foto abaixo), ele estava com pressa para deixar a mulher no trabalho e não viu o motociclista, o qual teve que ser encaminhado para o Hospital Magalhães Neto para receber cuidados médicos. A princípio o estado dele não inspira maiores cuidados. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Comunicado: Sepultamento do locutor Eli Lobo

O velório está acontecendo na 4ª Igreja Batista no Bairro Dr. Juracy (Foto: Divulgação)

É com muito pesar que a família de Elisângelo Lobo de Barros, mais conhecido como Eli Lôbo, comunica que o sepultamento acontecerá às 11 horas da manhã desta quinta-feira (17) no Cemitério Jardim Santa Inês. O corpo está sendo velado na 4ª Igreja Batista Missionária de Brumado, localizada na Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy. A Rádio Alternativa FM, mais uma vez, vem externar os seus sentimentos de pesar pela perda deste grande locutor que tanto alegrou a região à frente dos microfones da emissora. Adeus Eli Lobo, você ficará eternizado em nossa memória como um grande homem e profissional que você foi. 



Morte do radialista brumadense Eli Lobo tem grande repercussão na mídia nacional

(Foto: Reprodução TV Record)

Brumado amanheceu de luto pela morte de um de seus radialistas mais famosos, o inesquecível Eli Lobo, que comandou, há cerca de dez anos atrás, na Rádio Alternativa FM, um dos programas de maior sucesso na época. O locutor morreu tragicamente, quando transitava com sua bicicleta e acabou sendo atropelado por uma carreta. Ele estava indo buscar o seu filho na escola e acabou sendo vítima de uma fatalidade. O corpo já está sendo transladado para Brumado, onde será realizado o funeral. A morte de Eli causou uma grande comoção na cidade e também uma enorme repercussão na mídia nacional, tendo a maioria dos telejornais noticiado o fato. Confira abaixo matéria da TV Record que cita o nome de Brumado: 



Luto: Locutor brumadense que trabalhou na Alternativa FM morre em trágico acidente em São Paulo

Eli Lobo era muito querido dos brumadenses e tinha ido para São Paulo já há alguns onde também exerceu a profissão (Foto: Reprodução Facebook)

Um caminhão atropelou e matou um ciclista na região central da cidade, por volta das 16h20 desta terça-feira (15), segundo informações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O acidente aconteceu perto do cruzamento da Avenida do Estado com a Rua Pedro Vicente. Segundo informações do SPTV, a vítima, o locutor Eli Lobo, natural de Brumado, que residia em São Paulo já há alguns anos passava de bicicleta para buscar o filho na escola. Segundo testemunhas, ele estava fora da faixa exclusiva para as bicicletas - a ciclovia Pari/Canindé percorre a Rua Pedro Vicente. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) diz que a pista no sentido Santana da Avenida do Estado estava totalmente fechada ao trânsito por volta das 17h45. Às 18h40, a via estava parcialmente bloqueada, com duas faixas ocupadas. Eli Lobo, que estava com 35 anos, era muito querido dos brumadenses e trabalhou por um bom tempo na Alternativa FM, comandando um programa musical de muito sucesso e a direção da emissora, bem como o seu corpo de funcionários, expressa o seu pesar à família do locutor. Ele deixa 3 filhos, 2 que moram em Brumado e o terceiro que morava com ele em São Paulo. A Prefeitura Municipal de São Paulo lamentou em nota o ocorrido. 

A cena trágica (Foto: Reprodução/TV Globo)


Brumado: Por pouco mais um acidente grave iria acontecendo na linha férrea em frente a Magnesita

O caminhão quase foi arrastado pela locomotiva (Foto: 97NEWS)

Parece que a bruxa ainda anda solta pelos lados da linha férrea que passa por Brumado, já que vários acidentes vêm ocorrendo ao longo dos últimos meses, sendo que o último ganhou uma grande repercussão midiática, pois um homem perdeu uma das pernas após ser atropelado por uma locomotiva. No final da manhã desta terça-feira, dia 15, um novo episódio desse tipo aconteceu na frente da empresa Magnesita, onde um caminhão quase foi arrastado pela locomotiva. Por sorte ninguém se feriu, mas o susto do motorista e do maquinista foi muito grande, onde vários populares foram ao local (foto abaixo). A perícia vai apurar a causa do acidente. 

(Foto: 97NEWS)


Comerciantes da Exupério Canguçu na bronca com empresa responsável pela coleta de lixo na cidade

A comerciante Vera Chaves está revoltada com a situação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A equipe de reportagem do 97NEWS foi procurada por comerciantes da Rua Exupério Pinheiro Canguçu, os quais não escondiam a sua indignação contra empresa responsável pela coleta de lixo na cidade. Segundo vários depoimentos os funcionários da empresa estão destratando e até proferindo palavras de baixo calão e fazendo gestos obscenos aos comerciantes que vêm reclamando dos serviços, que estariam deixando muito a desejar. A maior reclamação é que os funcionários estão levando e não devolvendo os baldes, sendo que alguns possuem até logo marca dos estabelecimentos comerciais, o que poderia configurar ato de apropriação indébita. Segundo a comerciante Vera Chaves “a situação já passou dos limites e alguma coisa tem que ser feita pela direção da empresa com urgência, já que os seus funcionários se mostram muito agressivos”. E ainda declarou que “esse problema já tem um bom tempo, mas agora queremos uma solução urgente por isso procuramos o 97NEWS”. 



Itaquaraí: Equipe da Alternativa FM participa de reunião em prol da Segurança Pública na zona rural

O diretor da 97FM, Emanoel Araújo destacou em seu pronunciamento a importância da união de forças no combate à violência no meio rural (Foto: 97NEWS)

O 97NEWS vem sistematicamente trazendo uma nova realidade que vem preocupando autoridades e os milhares de moradores do meio rural de Brumado. Através de diversas veiculações, vem sendo mostrado o crescimento assustador da violência no meio rural, onde os bandidos, dispostos a tudo, se sentem a vontade para agir, aterrorizando as suas vítimas como aconteceu no último final de semana próximo à comunidade de Umburanas, onde um idoso de 70 anos, após ter sofrido várias agressões, acabou amarrado numa cama, sendo que o objetivo dos bandidos era que ele morresse de fome e de sede, já que o lugar era totalmente ermo. Visando reverter essa situação alarmante, a 97FM, por meio das duas edições do Jornal da Alternativa, vem convocando as autoridades para que crie um plano de emergência de combate ao crime na zona rural. A resposta foi imediata do comando da 34ª CIPM, que já iniciou uma série de ações de combate. A primeira aconteceu na noite desta segunda-feira (14), onde o major Jocevã Oliveira esteve realizando uma reunião no Distrito de Itaquaraí, um dos mais atingidos pela violência. O comandante da PM, que esteve acompanhado de policiais militares,fez uma palestra sobre as ações que serão operacionalizadas a partir de agora, garantindo um policiamento muito mais ostensivo na região. A equipe do Jornal da Alternativa Segunda Edição, comandada pelo apresentador Emanoel “Manelão” Araújo, fez questão de estar presente para acompanhar toda a palestra. A comunidade compareceu em massa ao auditório da Escola Clemente Gomes e ficou muito satisfeita com o que ouviu do major Jocevã, principalmente com as dicas que foram repassadas visando evitar roubos e furtos, além do que foram garantidas ações em conjunto visando frear a ação dos marginais. O diretor Emanoel Araújo, que também fez uso da palavra, também saiu satisfeito da reunião e reiterou o total apoio da Alternativa FM a esse novo planejamento da 34ª CIPM para conter a violência no meio rural.

 



Brumado: Assaltantes torturam idoso de 70 anos e o deixam amarrado para morrer

O idoso ficou amarrado por quase 48 horas numa cama e a intenção dos bandidos era a morte do mesmo (fotomontagem: 97NEWS)

A violência no meio rural de Brumado, talvez, nesse momento, seja tão grave ou pior que a da zona urbana, onde quadrilhas de marginais, ao melhor estilo faroeste, judiam, maltratam, violentam e fazem toda sorte de maldades com as suas vítimas indefesas. A crise na segurança pública do município, que enfrenta uma queda muito intensa no contingente policial é o principal catalisador para que os bandidos “deitem e rolem” e ajam como se estivessem numa “terra sem lei”. Essa analogia pode parecer um tanto quanto exagerada para alguns, mas fatos que vêm ocorrendo podem colocar por terra a tese dos “conformados” e dos que estão cegos para a verdade. O último desses fatos aconteceu na última sexta-feira, dia 11, onde um bando de homens armados e perigosos invadiu um sítio que fica entre a comunidade de Umburanas e o Distrito de Cristalândia, fazendo de refém o proprietário de cerca de 70 anos, o qual foi violentamente torturado, tendo a sua face raspada no chão, além de apanhar muito e depois ter sido quase enforcado pelos criminosos. Como não foi encontrado bens nem dinheiro, o bando, como vingança, amarrou o homem pela cintura na sua cama, colocou uma mordaça e disseram “como você não quis entregar a grana, agora vai ficar preso ai até morrer” e depois abriram fuga do local. O idoso mora sozinho e o lugar é bem ermo, então o seu destino parecia selado, mas, por um milagre, ele conseguiu escapar pelos pés na manhã de domingo, quase 48 horas após o assalto. Ele conseguiu contato com a família que ficou chocada com o fato e imediatamente ordenou a venda da propriedade para que ele viesse a comprar uma casa na cidade, já que a vida na zona rural está praticamente impossível devido ao crescimento assustador do índice de assaltos. Este foi mais um fato incontestável que a situação no meio rural tem que ser tratada com mais seriedade pelas autoridades, as quais teriam que instalar, pelo menos, 4 postos policiais, um em cada distrito do município.