ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Após publicação no 97NEWS, ‘Edu’ volta para as mãos do seu dono

Edu foi recebido com festa (Foto: Whatsapp)

Um cão de estimação da raça ‘Shih Tzu’, que atendia pelo nome de “Edu”, que estava desaparecido desde o último dia 28 de novembro de uma residência da Avenida João Paulo I, próximo ao Clube Social de Brumado, foi encontro por meio de uma denúncia anônima na tarde desta quinta-feira (17). O reencontro com seu dono, uma criança de 10 anos foi emocionante e só foi possível graças ao anúncio no 97NEWS, que fez com que a denúncia fosse feita ao proprietário. “Ficamos muito felizes e agradecemos ao 97NEWS por essa grande força em trazer Edu de volta para casa”, relataram os pais do adolescente. 



Prefeitura começa a revitalizar área atrás do Mercado de Artes para virar Estacionamento Público

A área já começou a receber os serviços de revitalização (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

Uma das grandes urgências na área do trânsito em Brumado é o déficit de estacionamentos, principalmente no centro da cidade, o que vem causando grandes transtornos aos motoristas, que muitas vezes têm que rodar muito para achar uma vaga para estacionar, especialmente na área comercial da Praça Armindo Azevedo. Visando, pelo menos contornar essa situação, pelos menos momentaneamente, a prefeitura municipal, por meio do setor de infraestrutura, fará um beneficiamento da área atrás do Mercado de Artes, para que o mesmo possa servir como estacionamento. O radialista Carlos Silva falou com o secretário André Cardoso nesta quinta-feira (17), o qual confirmou as especulações dizendo que “vamos sim revitalizar a área da parte de trás do Mercado de Artes para ser transformada em estacionamento provisório, já que essa é uma urgência que vem sendo fortemente solicitada pelos motoristas”. Ele ainda explicou que “enquanto a emenda para a construção do anfiteatro não for liberada, aquele espaço servirá de estacionamento, para tal iremos construir uma rampa de acesso, colocaremos cascalho e faremos a devida limpeza do local”. Questionado se esse ano ainda essa ação será feita, já que estamos em pleno período natalino, o secretário respondeu que “sim, já iniciamos os trabalhos e nos próximos dias o local já estará disponível para os motoristas estacionarem o que irá produzir uma maior fluência do tráfego, como também contribuir para o comércio local”. 



Solidariedade: Brumadense, moradora do Irmã Dulce, procura pelos tios que não vê há 30 anos

A brumadense Solange de Souza Menezes quer rever os tios que não vê há 30 anos (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

O Grupo Alternativa de Comunicação, ao longo de mais de uma década de sua trajetória, já realizou encontros emocionantes de familiares que, em alguns casos, não se viam há mais de 40 anos.  A efetividade nesse tipo de ação solidária vem promovendo uma grande procura à emissora por parte de pessoas que desejam rever seus entes queridos após uma ruptura do destino. Desta feita, nessa quinta-feira (17), mais uma pessoa procurou os escritórios do GAC, a brumadense Solange de Souza Menezes (33), moradora do Loteamento Irmã Dulce, que está procurando os seus tios que não vê há mais há cerca de 30 anos. Ela é filha de Nalva Teles Menezes, já falecida. O único tio que ela sabe o nome é Cirilo Teles Menezes, que ela nem sabe a cidade em que mora. Quaisquer informações entrar em contato com o número (77) 9 9964-1066. 



Superintendente do SMTT comenta as agressões feitas aos agentes de trânsito

Os agentes registraram um boletim de ocorrência sobre as ameaças e o desacato que segundo eles foram vítimas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Estão virando rotina as ameaças e até as agressões aos agentes de trânsito em Brumado, o que vem de alguma forma, mostrar que ainda existem muitos avanços a serem feitos para o ordenamento do setor. Essas ações vêm se tornando em vários boletins de ocorrências, mostrando que a questão pode extrapolar os simples autos de infração expedidos pelos servidores públicos. A reportagem do 97NEWS falou na tarde desta quinta-feira (17) com o superintende do SMTT, Clidemar Amorim, que iniciou explicando que “esse tipo de ação é inerente à profissão, todos nós somos ameaçados, eu mesmo recebo quase que diariamente ameaças”. Questionado sobre o novo registro feito na tarde de hoje por dois agentes que foram ameaçados por um motociclista, ele respondeu que “nossos agentes agem orientados a cumprir o seu trabalho de forma correta, mas existem aqueles que insistem em desobedecer à legislação de trânsito, então, nesses casos têm que se agir com rigor, mas eu creio na idoneidade deles e a Polícia Civil saberá definir quem estava com a razão”. Ele ainda lembrou que “nós estamos aqui para cumprir a nossa missão e não vamos nos intimidar com ameaças e coisas do gênero”. 



Garupa escapa por milagre em um novo acidente na Av. Coronel Santos

Populares se aglomeraram no local (Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

A Av. Coronel Santos continua sendo palco de vários acidentes, os quais muitas vezes são de maior gravidade, já que, na grande maioria os condutores de veículos e motocicletas estão numa velocidade acima do normal, pois a via não é tão larga e funciona como um corredor de saída e entrada para Vitória da Conquista. No final da tarde desta quarta-feira (16), um caminhão caçamba acabou colidindo com uma motocicleta, sendo que, uma mulher que estava na garupa, segundo testemunhas escapou de morrer por um milagre, já que o impacto da colisão foi bem forte. O condutor da moto teve pequenas escoriações e a mulher que estava na garupa foi lançada ao solo (foto abaixo) e teve que ser encaminhada para o Hospital Magalhães Neto pela equipe do SAMU 192, mas não apresentava um quadro muito grave. O trânsito parou no local e a Polícia e os agentes de trânsito tiveram que intervir com rapidez para que a normalidade do tráfego voltasse. 

(Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)


Point das Churrasqueiras: O melhor em custo benefício para o seu churrasco de final de semana

(Divulgação)

O Ponto da Churrasqueira vem se estabelecendo como uma das referências do setor, buscando sempre a excelência de seus produtos. Produzindo churrasqueiras da melhor qualidade, que são a melhor escolha em custo benefício, pois são rápidas para montar e duram 10 vezes mais tempo do que as feitas de tijolos, o que é um grande diferencial que vem promovendo um grande volume de vendas. Confira nossos produtos e preços especiais no atacado e varejo. Aguardamos seu contato. Faça um orçamento agora mesmo (77) 9-9924-7962. Churrasqueiras pré-moldadas é no Ponto da Churrasqueira na Av. Cassimiro Pinheiro Azevedo, 458, Centro, telefones: (77) 9-9924-7962 ou 9-8827-7814. Lembrando sempre que o segredo de um perfeito churrasco está na carne, no tempero, mas principalmente na churrasqueira.



Mais um oferece recompensa de R$ 5 mil para quem der pistas de sua F-1000 ano 83

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O furto de caminhonetes F-1000 de carroceria de madeira vem crescendo muito nos últimos dias e, alguns dos proprietários vêm buscando o 97NEWS para tentar recuperar seus veículos. Depois do primeiro bilhete que chegou à nossa redação, nesta terça-feira (15), uma nova mensagem deste tipo foi entregue, desta feita ressaltando o valor sentimental do veículo que vem acompanhando a história da família há mais de duas décadas. Segundo o proprietário ele dará a quantia de R5 mil para quem encontrar a sua F-1000 ano 83, carroceria escura de placa JLR 0118 – Brumado – Bahia. Os telefones para contato são: (77)  9-9943-1064 ou 9-9974-2299.  O veículo foi furtado no último domingo (14), por volta das 02h da madrugada no Bairro Parque Alvorada. 



Vereador Santinho faz duras críticas à Polícia Militar de Brumado

O vereador Santinho soltou o verbo (Foto: 97NEWS)

Quem foi à sessão de encerramento da Câmara de Vereadores de Brumado na noite desta segunda-feira (14) acabou presenciando um pronunciamento carregado de críticas à 34ª CIPM. Mostrando total insatisfação com o atual estado das coisas ele desferiu palavras explosivas ao citar que “falta comando, falta atitude, falta compromisso com a população”. Ele ainda descreveu que “o que nós presenciamos todos os dias são assaltos e mais assaltos, onde os bandidos aterrorizam a nossa população, enquanto falta um policiamento mais ostensivo em toda a cidade” e continuou declarando que “parece que tem muito policial prefere ficar passeando de viatura no centro, do que ir para os bairros periféricos fazer a ronda também nestes locais e isso é falta de comando. tanto que o atual comandante nem mora na cidade, o que é outra coisa a se questionar”. E finalizou destacando que “é uma situação cada vez mais crítica, pois parece que existe uma negativa ao enfrentamento ao crime e não é assim que deveria ser, pois tenho certeza que a população quer uma Polícia atuante, firme no combate aos criminosos, que não importa nem o dia, nem a hora, nem o local, efetue o seu trabalho de garantir a segurança de todos nós. É isso que esperamos, é isso que queremos ver”.  



Brumadense oferece R$ 5 mil de recompensa para encontrar a sua F-350 que foi furtada

O bilhete com os dados e a o valor da gratificação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Em tempos de crise uma oportunidade de ganhar um bom dinheiro não pode passar desapercebida, foi pensando justamente nisso que um brumadense, que pediu reserva de identidade, resolveu fazer ao oferecer uma bela recompensa por informações ou por quem encontrar o seu veículo uma F-350, cor verde, de carroceria alta, de placa policial JOX 6330 – Brumado – BA. O pedido chegou à redação do 97NEWS que resolveu veicular a informação, como forma de beneficiar não só alguém que realmente possa ter as informações, como também o proprietário do veículo que foi furtado na semana passada em Brumado. Os telefones de contato são: (77) 9-9997-3201 ou 3441-1133. 



Ratos e cobras invadem unidade de saúde da Malhada Branca

A imagem circulou com muita intensidade pelos grupos de Whatsapp causando muita indignação (Foto: Leitor Whatsapp)

Mais uma situação de descaso está sendo registrada no Bairro Malhada Branca, desta feita na UBS Dr. Arlindo Stanchi, onde denúncia comprovadas, até mesmo de funcionários, apontam para uma situação preocupante, que vem se agravando nos últimos dias. Um dos fatos que chamou a atenção foi um acidente ocorrido com uma funcionária que acabou sendo atingida na cabeça por uma janela que estaria em estado duvidoso de conservação. A funcionária ficou desacordada e, por ironia do destino, teve que receber atendimento médico com rapidez. A situação vem sendo agravada pela invasão de baratas, ratos e até cobras, tanto que nestes dias um dos médicos acabou matando uma cobra dentro da unidade. Uma foto de um rato que conseguiu subir no parapeito da janela de vidro ao lado de uma caixa de remédios que chegou à nossa redação exprime bem a situação do local. O secretário foi procurado pela nossa equipe, mas não quis fazer muitos comentários, somente se limitando a lamentar o ocorrido com a agente de saúde, mas ressaltou que o fato não passou de um simples acidente e garantiu que os problemas com os insetos e animais peçonhentos serão solucionados com urgência, já que, segundo ele, são fatos recentes, que são provocados pelos terrenos baldios que ficam próximos à unidade, que vem acumulando mato e lixo. Fomos informados também que, diante do ocorrido, foi feito uma solicitação ao setor de fiscalização para fazer uma inspeção no local para que sejam tomadas as medidas cabíveis para que essa situação não venha a se repetir. 



Brumado: Barraqueiros em fúria fazem protesto por segurança e pela saída do administrador do mercado

Os barraqueiros exigem segurança e a retirada do atual administrador (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As tradicionais sextas-feiras no Mercado Municipal de Brumado são sempre movimentadas, mas a de hoje (11) foi muito mais movimentada, já que os barraqueiros fizeram um grande protesto exigindo segurança e a saída imediata do administrador Manuel Patinha. Munidos de cartazes e gritando palavras de ordem, os barraqueiros em fúria soltaram o verbo e disseram não suportar mais tantos assaltos e falta de comprometimento da atual gestão. O protesto foi registrado pela reportagem do 97NEWS e falou com alguns manifestantes. A feirante Marlene Silva descreveu que “estamos desesperados, ontem mesmo a minha barraca foi danificada pelos bandidos que fazem o que querem. Nós não vamos mais pagar impostos enquanto não houver segurança e for retirado esse administrador que trata mal as pessoas”. José Santos relatou que “eu já trabalho tantos anos aqui na feira e nunca vi uma situação como essa, estamos abandonados e entregues aos bandidos. Então, diante disso, nós estamos determinados e não vamos mais pagar impostos enquanto não houver uma mudança urgente nessa situação, que seja colocada segurança e se mude a administração que está deixando a desejar”. A manifestação tomará uma dimensão maior caso as exigências não sejam atendidas, tanto que os feirantes prometem ir para a porta da prefeitura da próxima vez. Os manifestantes afirmam que ninguém quer mais ir para a feira por causa dessa situação de abandono. Tentamos contato com o administrador Manoel Patinha, o qual só se limitou a dizer que "meus dez anos de trabalho falam por mim". Veja abaixo o registro feito pelo repórter Marcos Paulo, onde fica clara a revolta dos barraqueiros: 



Pedestres na bronca com fiação despencando em passeio da Euclides da Cunha

Os fios vêm cedendo e a situação já está há mais de um mês sem que sejam tomadas providências por parte da empresa (Foto: 97NEWS)

Já não bastasse o fato de andar no passeio público em Brumado ser um grande desafio, já que as calçadas, na sua grande maioria, são irregulares, invadidas por todo o tipo de objetos, cadeiras de bares e até carrinho de cachorro quente, em alguns lugares esse desafio pode se tornar em risco de morte, como está acontecendo na Rua Euclides da Cunha, bem na frente da Escola Zilda Neves, onde uma fiação, de telefone está quase batendo na cabeça dos pedestres. A denúncia foi feita ao 97NEWS que esteve no local e verificou a procedência, como pode ser visto na foto acima. Segundo pessoas que moram no local e que foram ouvidas pela nossa equipe, a situação já está assim há mais de um mês e a empresa responsável ainda não se prontificou, apesar das várias reclamações que foram feitas. De uma coisa é certa, a rapidez em cobrar e até mesmo cortar os fios, não é mesma para sanar problemas externos, os quais muitas vezes podem colocar em risco a integridade física das pessoas. 



Derba é arrombado e bandidos levam vários objetos da EBDA

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As instalações do Derba continuam com seu futuro em suspense, já que houve a cogitação, recentemente, do espaço vir a transformado no polo local da Uneb, o que não foi avante, e também outras propostas que acontecem nos bastidores. Enquanto ainda não há uma definição, a estrutura serve para armazenar veículos e objetos de outros órgãos do estado, o que começa a atrair a atenção dos meliantes, já que nessa semana, alguns indivíduos pularam o muro e levaram vários objetos pertencentes ao antigo EBDA, entre eles pneus, baterias de carros e macacos hidráulicos. Os meliantes também quebraram vários vidros e tentaram arrombar outros compartimentos, mas sem sucesso. A falta de uma vigilância mais ampla pode ter facilitado a ação dos arrombadores que vêm agindo muito naquela região da feira livre municipal. 



Agroindústria do Umbu : Apesar dos avanços, ainda não há o reconhecimento do comércio brumadense

A diretora da agroindústria, Claudice Pinheiro, disse estar otimista quanto ao futuro (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Agroindústria do Umbú do Campo Seco é um grande exemplo de garra, superação e uma prova de que quando existe a união de pessoas pelo bem comum, as coisas começam a acontecer. Recursos do governo do estado foram destinados para a zona rural de Brumado, há anos atrás para várias agroindústrias como essa, mas, enquanto as outras se tornaram em monumentos do abandono, a do Campo Seco conseguiu se reerguer com a força de seus associados, que fizeram um grande mutirão e arregaçaram as mangas para catar lenha no mato e também colher a fruto nos umbuzeiros. Após 2010, um grupo comandado pelo sempre destemido presidente da Associação de Moradores do Campo Seco, Judical Souza Pinheiro, o popular Kaé, resolveu ir à luta e transformar o que era um “elefante branco” em fonte de renda para os associados. Nestes últimos anos vários avanços foram conquistados, resultado de um árduo trabalho dos cerca de 10 funcionários, que vêm se dedicando ao extremo para que a qualidade esteja sempre em elevação. A reportagem do 97NEWS esteve no local na tarde desta quarta-feira (09) e falou com a diretora Claudice Pinheiro, uma professora aposentada que largou tudo para se dedicar ao trabalho da agroindústria. Otimista ela declarou que “nós tivemos avanços interessantes, tanto que conseguimos expor os nossos produtos na última Fenagro, o que foi extremamente importante para nós, pois ganhamos o reconhecimento e o selo de certificação do governo do estado, além de termos obtido uma venda e uma aceitação muito grande de nossos produtos”. Ela ainda relatou que “hoje nós produzimos cerca de 8 mil produtos mensais, como geleias, doces cremosos, doces cristalizados (foto abaixo), sendo, na sua grande maioria do umbu. Estamos em fase de crescimento, fechando novas parcerias, o que está nos deixando ainda mais otimistas”. No final, ela fez questão de fazer um apelo declarando que “uma das grandes dificuldades que enfrentamos hoje é a comercialização de nossos produtos no comércio de Brumado, por isso fazemos um apelo aos supermercados e afins para que valorizem os nossos produtos que têm reconhecimento hoje do próprio governo do estado, com selo de garantia inclusive. Esperamos que essa barreira caia por terra para que a nossa agroindústria venha a ocupar o lugar que merece”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Moradores do Campo Seco recebem caixas de 16 mil litros e ‘pais da criança’ já começam a surgir

O aposentado Melquiades José de Souza se mostrou muito agradecido com o benefício (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os benéficos promovidos pelos governos ainda deixam a desejar e, quando acontecem, acabam causando insatisfação, já que uns recebem e outros não. Este é o caso de novas caixas d’água que vêm sendo distribuídas pelo governo do estado para as populações rurais, pois, em algumas comunidades o material está sendo distribuido somente para uma parte das famílias. Criadas no intuito de substituir as antigas cisternas de cimento, as quais acabaram sendo usadas por políticos inescrupulosos como ferramenta eleitoral, as caixas, ou como também são conhecidas, cisternas de polietileno, têm capacidade de armazenar 16 mil litros d’água e têm uma instalação mais simplificada, mas mesmo assim, esse tipo de agente público que deveria estar buscando novas conquistas para o município teima em querer ser o “pai da criança”, aplicando um engodo repugnante e detestável. A equipe de reportagem do 97NEWS esteve na tarde desta quarta-feira (09) na Comunidade de Campo Seco e presenciou uma situação dessas, onde, além da distribuição ter sido insuficiente aos moradores, alguns “espertinhos de plantão”, os quais deverão ser candidatos em 2016, já começam a aparecer na região dizendo que as caixas foram uma conquista de sua autoria. O fiscal da Associação de Moradores do Campo Seco, Melquiades José de Souza (64), relatou ao 97NEWS que “foram 80 caixas dessas que foram distribuídas para os membros de nossa associação pelo governo do estado. Sabemos que essas famílias irão ficar muito satisfeitas, pois numa forte estiagem como a que estamos vivendo esse é um presente que caiu do céu, pois poderemos aparar uma grande quantidade de água da chuva”, mas ele ainda fez questão de citar que “esse número de 80, porém foi insuficiente, pois ainda muitas famílias de associados estão sem receber. Não sabemos os critérios que foram utilizados, mas que novas caixas cheguem para que essas famílias sejam também contempladas”. Ele ainda relatou que “a instalação da caixa é de responsabilidade dos moradores, que têm que cavar um buraco de 80cm para que a caixa seja instalada”. Essa situação, segundo outras pessoas ouvidas, começa a provocar a interferência de políticos que querem se beneficiar com a situação, mas a reportagem do 97NEWS está atenta e, caso consiga provas de que isso esteja acontecendo, irá fazer a denúncia, dando, inclusive "nome aos bois", já que, no passado, tivemos o “Caso Cisternas” que deu muito “pano pra manga”, inclusive com confissões de políticos locais. 



Astra invade canteiro e derruba árvore no final da tarde de hoje (09) na rotatória da Av.João Paulo

A cena chamou a atenção de quem passou pelo local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A rotatória da Av. João Paulo I na saída para Caetité foi, mais uma vez, cenário de um acidente que aconteceu na tarde desta quarta-feira (09) e envolveu um Astra, placa policial JPC 3299 – Brumado – BA, o qual subiu no canteiro e acabou derrubando uma árvore. Segundo o motorista, que foi ouvido pela reportagem do 97NEWS, se identificando somente como Beto, o acidente foi provocado por um mototaxista que entrou na frente do veículo. “Para eu não passar por cima do mototaxista eu acabei desviando o carro, subindo no canteiro e derrubando a árvore”, argumentou o motorista que ainda citou que “ele estava tão errado que acabou fugindo rapidamente”. O motorista do Astra não teve nenhum ferimento, mas o veículo teve vários danos e segundo o mesmo “o prejuízo é de mais de R$ 2 mil”. A Polícia Militar e os agentes de trânsito também compareceram ao local para apurar o ocorrido (foto abaixo). 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Poço artesiano perfurado em via pública causa muita discussão e polêmica

A perfuração do poço está acontecendo sob os olhares de perplexidade de populares (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Que em tempos de forte estiagem, é até normal se deparar com poços artesianos sendo perfurados em vários locais, até ai a lógica estaria valendo, mas, presenciar a abertura de um poço artesiano em plena via pública já, é no mínimo, de se estranhar. Mas foi justamente isso que está acontecendo em Brumado na Rua José Rodrigues, próximo da Biblioteca Jarbas Passarinho. A cena chamou a atenção de muita gente e logo acendeu uma grande discussão na mídia e nas redes sociais, já que casou estranheza e admiração, ainda mais que a causa seria para uso doméstico de lazer, ou seja, o responsável, pelas informações obtidas, estaria perfurando o poço para obter água para encher a sua piscina. Nossa equipe buscou contato com ele que não quis gravar entrevista só se limitando a dizer que tinha uma autorização da prefeitura para a realização da abertura do poço naquele local. Em contato com o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, ele disse de forma categórica que não poderia dar a autorização, pois não era de sua competência. Informações passadas à nossa redação deram conta que a autorização teria sido dada pelo secretário Fred Neves, da pasta da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o qual foi buscado de forma incessante para dar os esclarecimentos sobre a questão, mas não foi encontrado pela nossa reportagem. Outra questão que deve ser abordada é que existe a possibilidade de que para se perfurar um poço atualmente seria necessária uma outorga do Inema, que é um órgão estadual, que regula o uso das águas no estado. Fora toda essa polêmica, a obra de abertura do poço, que teve 84m de profundidade, além de estranha, por ser em via pública, também gerou indignação dos vizinhos, os quais ficaram irritados com a poeira e as perturbações sonoras que foram produzidas (foto abaixo). Sendo legal ou não, pois não cabe aqui fazer juízo de valores, já que as leis apresentam muitas brechas, uma coisa é certa, essa foi mais uma da série “têm coisas que só acontecem em Brumado”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Moradora da Fazenda Cachoeira revoltada: ‘Como posso pagar R$ 200,00 de água todo mês?’

A dona de casa está revoltada com a situação (foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O sonho de ter água tratada e encanada dentro de casa se tornou um grande pesadelo para a dona de casa Noemia Gonçalves Ribeiro (62), moradora da Fazenda Cachoeira na zona rural de Brumado. Ela expôs o seu drama à reportagem do 97NEWS relatando que “de uns 3 meses para cá as contas da Embasa que estão chegando à minha casa são muito altas, como isso pode estar acontecendo se não gastamos tanta água assim, somente utilizamos para consumo humano dentro de casa”. Questionada sobre os valores ela declarou que “as últimas contas vieram em torno de R$ 200,00, a última veio de RS 180,00. Agora eu pergunto como isso é possível, pois a empresa garantia que na zona rural o custo do abastecimento seria mais baixo, tanto que aqui ao lado na Fazenda Jatobá, as famílias pagam menos de R$ 30,00. Realmente tem alguma coisa errada nessa história”. Perguntada se  ele já procurou a Embasa para tentar regularizar a sua situação ela argumentou que “claro que sim, eles me pediram para fazer um cadastro e eu fiz, mas as contas continuaram a vir altas”. E finalizou disparando que “a solução vai ser interromper o fornecimento, pois não podemos mais conviver com um absurdo desse”. 



‘Se eu morrer de quem será a culpa?’, dispara morador que reclama da fiação solta na rua

O morador mostrando a altura dos fios de telefone (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Rua Márcia Silva Brito, no Bairro São José, vem sendo palco de indignação e revolta dos moradores que há cerca de seis meses têm que conviver com os fios pendurados ao leu, já que os postes foram trocados e, até agora, não foram concertados os fios de telefone e internet, criando uma situação de temor e apreensão, já que atualmente os fios estão quase atingindo as pessoas que passam pela calçada. A moradora Glaucia Cunha (37) relatou à nossa reportagem que “isso é um absurdo que já tem 6 meses. É um total desrespeito e falta de vergonha da operadora Oi. Ninguém sabe se tem energia ou não nesses fios e fica todo mundo com medo. Já reclamamos diversas vezes e até agora nada”. Mas o caso mais emblemático foi do morador Jorge Silva Almeida (50), que disparou “nós não podemos nem tomar uma que podemos nos enforcar nesse fio, ou até mesmo morrer eletrocutado, porque ninguém sabe se tem energia ou não. Essa empresa é uma porqueira, pois como faz um negócio desses com a gente”. E subindo o tom destacou que “nós que gostamos de tomar umas duas, não podemos andar no passeio porque o fio pode bater na nossa cabeça. Se formos para a rua podemos morrer atropelado, então se acontecer alguma tragédia comigo a culpa de quem?. Esteja dito”. Ainda segundo os moradores, a Coelba informou que a empresa de telefonia Oi foi informada da remoção dos postes.

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região encerra 2015 com o sentimento do dever cumprido

Lançamento da Campanha

A força do trabalho e da determinação foram os marcos que estabeleceram um novo diferencial no comércio local, tendo como principal vetor a presença do Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região, que por meio do presidente Josias Pereira e de toda a sua equipe conseguiu implantar uma nova filosofia de valorização dos seus sindicalizados, os quais ganharam em autoestima e motivação, já que se sentiram bem mais amparados e estimulados a dar o melhor de si. Um dos pilares deste novo momento foi a criatividade, que se mostrou um anteparo muito positivo em meio à forte crise econômica que vem abalando o país. Apesar do clima de apreensão, várias ações importantes foram desenvolvidas o que deu um novo fôlego para o comércio local e regional, resultado de um trabalho de muita pesquisa de mercado e dedicação. Um dos pontos altos deste novo paradigma foi o lançamento da Campanha “CriSe Oportunidades”, que aconteceu no dia 30 de outubro no Salão de Eventos do CDL, onde compareceu um grande número de comerciantes que abraçou a ideia e veio prestigiar o evento. Em suma, o ano de 2015 está terminando e o sentimento é de dever cumprido e de novos desafios para o novo ano, com a formatação de novos projetos e propostas que irão fomentar ainda mais o setor comércio de Brumado e região. Confira abaixo o vídeo institucional da campanha: