ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Confraternização da 34ª CIPM reúne imprensa, amigos e convidados especiais

Foram momentos especiais vivenciados durante a confraternização (Foto: 97NEWS)

A 34ª CIPM – Companhia Independente de Polícia Militar de Brumado realizou na manhã/tarde desta terça-feira (30) a sua cerimônia de confraternização com a presença da corporação, familiares, amigos, convidados especiais e da imprensa local. A cerimônia aconteceu no Clube da Magnesita e teve uma trilha sonora muito especial, primeiramente com a atuação performática do DJ Tadeu, que, inclusive é soldado PM e, na sequência, do cantor Jai, que entoou grandes sucessos da MPB. Tendo como cardápio os típicos quitutes da comida baiana (acarajé e feijoada) a cerimônia foi realizada em alto astral, onde os presentes de congratularam e aproveitaram para degustar as delícias da cozinha do mestre “Chapéu”. A imprensa recebeu os cumprimentos do major Jocevã Oliveira, comandante da 34ª CIPM, que fez questão de dar uma saudação especial aos membros da mídia. A equipe do 97NEWS esteve presente com o repórter Marcos Paulo, o técnico Luciano Santos, o crítico Paulo Lôbo e o magistral Carlos Silva, que comanda o jornalismo da emissora. Foram momentos muito agradáveis, onde os laços de amizade e consideração foram fortalecidos. Confira abaixo os melhores momentos do evento registrados pelo incansável repórter Marcos Paulo: 



Brumado: Polícia prende assassino do funcionário da Câmara, ele confessou o crime

O acusado confessou o crime (Foto: 97NEWS)

O assassinato do vigilante da Câmara de Vereadores de Brumado, Mabsan de Aquino (29), que ocorreu no último domingo (27) foi desvendado pela Polícia na manhã desta terça-feira (29), numa operação policial que contou com o apoio de uma guarnição da CIPE Sudoeste. Após as investigações que se iniciaram logo após o assassinato, a Polícia chegou à uma residência no Bairro Olhos d’Água na qual o suspeito, Matheus Silva Porto (20), conhecido como “Corrozin”, estava escondido. Com a chegada da Polícia ele pulou o muro da casa e tentou fugir, mas acabou sendo perseguido e capturado pelos policiais. Ele acabou confessando o crime e disse ter matado Mabinho por motivos passionais, já que ele teria mexido com sua mulher por diversas vezes. Ele foi levado primeiramente para o hospital para receber cuidados médicos e, em seguida, irá para a custódia para ficar à disposição da justiça. Não se sabe ainda se ele agiu com a ajuda de alguém. 



Polícia cumpre mandado judicial em casa de mulher que é acusada de roubar junto com os filhos

Os objetos e o dinheiro encontrado foram levados para a 20ª Coorpin (Foto: 97NEWS)

A Polícia Civil com apoio de uma guarnição da CIPE Sudoeste cumpriu mandado de busca e apreensão domiciliar em uma residência na Rua do Mercado na manhã desta terça-feira (28), na qual mora uma mulher de prenome Anelita, a qual é suspeita de, juntamente com seus filhos, praticarem vários furtos e roubos na cidade. Dentro da casa foram encontrados vários objetos entre eles, relógios, 02 aparelhos celulares, 08 coadores de café, sacola com borrachas para panela de pressão, uma caixa de grampos para cabelo e a quantia de R$ 615,00. Os objetos encontrados, ao que tudo indica são produtos de roubo e furto, já sobre o dinheiro existe a suspeita de ser fruto do tráfico de drogas, já que existe essa suspeita também. 



Pré-moldados é arrombado durante a madrugada e bandidos levam quase uma tonelada de vergalhão

Os bandidos levaram 850kg de vergalhões (Foto: 97NEWS)

Os arrombamentos continuam acontecendo em Brumado, mostrando que esse tipo de delito é um dos preferidos pela criminalidade local, que vem se especializando nesse tipo de ação. O novo registro aconteceu na madrugada de hoje (28) no estabelecimento Pré-Moldados Rocha, que fica localizada na Av. Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Santa Tereza. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, os bandidos conseguiram entrar no local, inclusive com um carro e levaram 850 kg em vergalhão. A Polícia já investiga algumas pistas e pode chegar aos autores do crime. 



Brumado: Vigilante da Câmara de Vereadores de Brumado é assassinado na tarde deste domingo (27)

O corpo ficou estirado ao chão (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma sequência estranha de mortes vem acontecendo em Brumado neste período natalino e, neste domingo (27) mais um assassinato aconteceu na Rua Benjamin Santos, no Bairro São Félix, onde o vigilante da Câmara de Vereadores de Brumado, Mabison de Aquino (39) acabou sendo atingido por cinco disparos de arma de fogo por volta das 17h, indo a óbito ainda no local. A equipe de reportagem do 97NEWS esteve no local e ouviu algumas testemunhas que relataram que Mabio trafegava pela referida via com sua Suzuki vermelha PJK 3618 - Brumado - BA, quando chegou outro motociclista na sequência e dado voz de assalto e, como teria existido resistência, foram efetuados os disparos que vitimaram o vigilante. Diante disso a suspeita maior para o crime é de uma tentativa de assalto que resultou em morte, uma espécie de latrocínio, mas só após os legistas concluírem o trabalho da perícia que o caso será esclarecido. Uma equipe do SAMU192 chegou rapidamente ao local e tentou reanimar a vítima, mas sem sucesso. A Polícia tem outras linhas de investigações que também foram ventiladas por testemunhas. Segundo as primeiras análises este, caso seja classificado como homicídio, é o 10º do ano na cidade. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Pablo Renan é encontrado morto em presídio em Vitória da Conquista

Pablo Renan era considerado um dos assaltantes mais perigosos de Brumado e região (Foto: Arquivo 97NEWS )

Velho conhecido da página policial brumadense, o jovem Pablo Renan de Souza (25) acabou tendo a sua trajetória interrompida na manhã deste sábado (26), já que o seu corpo foi encontrado por uma equipe da Polícia Técnica dentro do presídio Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista. As informações colhidas pelo 97NEWS dão conta que ele foi brutalmente agredido e possivelmente recebeu golpes de objetos cortantes na noite de Natal, após uma confusão com outros detentos. Ele recebeu atendimento médico e voltou pra o Presídio ainda na noite de ontem, mas, hoje foi encontrado morto. Pablo Renan protagonizou cenas que foram manchete da página policial da Capital do Minério, como uma fuga da 20ª Coorpin, assaltos à mão armada bem violentos e uma agressão à sua companheira, na qual ele atirou água fervendo na mesma. Ele iria ser transferido para o presídio em Salvador. 



Brumado: Motociclista morre em colisão com micro-ônibus na madrugada deste sábado (26)

O motociclista acabou morrendo no local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma colisão entre um micro-ônibus e uma motocicleta CG Titan Vermelha ocorrida no cruzamento da Rua Tenente Amarílio da Silva Leite com a Rua Frei Caneca, no Bairro das Flores, acabou ceifando a vida de Marlon dos Santos Andrade (26), que não resistiu ao forte impacto e morreu ainda local. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, Marlon (foto abaixo) estava conduzindo a motocicleta quando colidiu com o micro-ônibus que transportava funcionários de uma mineradora por volta das 01h30h da madrugada deste sábado (26). O SAMU 192 foi acionado, mas quando chegou ao local Marlon já estava sem vida. A causa do acidente será apurada pela Perícia Técnica. O corpo foi encaminhado para o IML. Marlon deixou esposa e filha. 

(Foto: Reprodução Facebook)


Parabéns ao instrutor do TG de Brumado pelo reconhecimento à imprensa local

O tenente Paulo Souza durante cerimônia de juramente à Bandeira (Foto: Divulgação)

O Tiro de Guerra de Brumado vem dando um grande exemplo de Cidadania, Patriotismo e Civilidade no decorrer da atual gestão, a qual vem sendo comandada pelo chefe de instrução, o tenente Paulo Souza, o qual implantou uma nova dinâmica nos relacionamentos com a comunidade local. Com inúmeras ações de impacto social, o TG de Brumado é certamente um dos mais bem sucedidos da Bahia e vem honrar os brumadenses pela sua postura séria que engrandece os bons costumes. Nesta quarta-feira (23) o TG, por meio do tenente Paulo Souza ofereceu um almoço de confraternização com a imprensa local, sendo o único órgão que fez questão de reconhecer o trabalho dos que atuam no setor. O 97NEWS esteve presente com a sua equipe e faz questão de parabenizar o tenente Paulo Souza e sua equipe por esse reconhecimento à imprensa local. 

(Foto: 97NEWS)


Brumado: Movimentação no comércio aumenta, mas fica abaixo dos anos anteriores

A movimentação de clientes apesar de aumentar, ficou ainda bem abaixo do esperado (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

Como já era de esperar as vendas no período de Natal no comércio local tiveram uma queda neste ano de 2015, resultado da crise e das incertezas que foram promovidas pelo “vendaval” da política nacional. Apesar das pessoas estarem com o dinheiro, muitas deles com os bolsos mais gordos, devido ao pagamento do 13º salário, o consumismo de anos anteriores teve que ser deixado de lado, para dar lugar à moderação e o controle, pois a desconfiança do que poderá vir pela frente em 2016 acabou desmotivando os grandes gastadores que sentem o prazer de presentear todos os amigos e familiares. Quem andou na área comercial de Brumado na manhã desta quinta-feira (24), véspera de Natal, pode perceber um aumento na movimentação nas lojas em comparação aos últimos dias, mas ainda muito distante do esperado. Ainda sem um balanço oficial, a queda no volume das vendas no Natal pode ultrapassar os 20%, mas, mesmo assim, os comerciantes se dizem satisfeitos, já que os prejuízos poderiam ser muito maiores. Setores como o de confecções, comidas e calçados continuaram a mostrar um dinamismo maior de vendas, confirmando a tendência de que o bom e o barato iria dominar o sentimento da clientela. 



Brumado: Queda no movimento de passageiros no final de ano pode chegar à casa dos 40%

O movimento está muito menor do que anos anteriores (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A equipe de reportagem do 97NEWS esteve na manhã desta quarta-feira (23) no Terminal Rodoviário de Brumado e na Garagem da Empresa Novo Horizonte para registrar o movimento de chegada e saída de passageiros, já que todos os anos o movimento aumenta de forma considerável, mas, neste final de 2015 a situação foi diferente, já que houve uma queda na movimentação. Segundo alguns passageiros que chegaram de São Paulo, muitas pessoas deixaram de viajar para economizar dinheiro neste momento de crise. Informações passadas deram conta de que a queda no movimento pode chegar até 40% em relação ao ano passado, tanto que, agora, a empresa não precisou colocar ônibus extras para São Paulo. Uma cena emblemática mostra bem a situação, a qual mostra o taxista Mailton Vital tendo que jogar dominó como outros colegas de profissão para passar o tempo, já que o número de corridas está 4 vezes menor que nos anos anteriores. Segundo ele “esse ano não estamos tendo passageiros nem de dia e nem de noite, o jeito é ficar jogando dominó para passar o tempo”. Ele também relatou que os taxistas serão um dos mais prejudicados com essa situação incomum, que mostra a gravidade da crise do setor, que deve causar uma queda muito acentuada na economia local, já que um número muito menor de turistas virá para o município. 

Os taxistas jogam dominó para passar o tempo




Moradores do Irmã Dulce matam cobra e afirmam que o bairro está cada vez mais abandonado

Mais uma cobra foi morta pelos moradores do Irmã Dulce nesta terça-feira (22) (Foto: Leitor via Whatsapp)

Criado para realizar o sonho da casa própria de centenas de famílias em Brumado, o Loteamento Malhada Branca, acabou se tornando um símbolo do descaso e do abandono dos governantes, que conseguiram iludir os “contemplados” de que a “felicidade” tinha chegado, quando a realidade seria totalmente diferente. Passados cerca de 7 anos de sua inauguração, o loteamento se transformou em Bairro Irmã Dulce, o qual necessita mesmo da intervenção dos céus, já que a atual situação beira o caos. Enquanto o governo municipal fica de olhos fechados para os moradores, estes vão sobrevivendo e tendo que conviver com cobras e todos os tipos de animais peçonhentos, já que o matagal toma conta do bairro, o qual ainda não tem a mínima infraestrutura para a convivência humana. A única melhoria que seria implantada, que era a creche, ainda não foi inaugurada, tendo vários problemas estruturais, os quais ainda não foram resolvidos, pois a mesma ainda não tem nem data para sua inauguração. Se sentindo cada vez mais abandonados, os moradores enviaram uma foto de uma cobra que foi morta nesta terça-feira (22), dizendo que isso está se tornando cada vez mais comum no local. Eles cobram urgência da Secretaria Municipal de Infraestrutura para que um trator seja enviado o mais rápido possível para limpar o matagal que está tomando conta do local. Segundo eles o secretário, “só promete e nada faz”, causando uma profunda indignação na comunidade, além do que é tempo de natal e ter que conviver com essa situação de abandono é um “presente indesejável”.  



Mensagem de Boas Festas de Joilson Pereira, presidente do Sindicato dos Comerciários de Brumado

(Foto: Divulgação)

Durante esse ano você comerciário foi muito mais que um parceiro, foi um amigo, companheiro que acreditou no nosso trabalho e nos presenteou com sua confiança. Esse é o nosso voto de Feliz Natal, Feliz Ano Novo e Boas Festas, com muita paz, muita luz, para essa nova etapa que está para começar, da qual iremos fazer parte e estarmos presentes sempre que necessitar. Feliz Natal, Feliz Ano Novo a todos os comerciários desta cidade, são os votos de Joilson Pereira, presidente do Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região e de toda a sua equipe. 

(Foto: Divulgação)


Natal Infeliz: Moradores do Brisas III e IV fazem protesto com queima de pneus prometendo invasão

O protesto aconteceu em frente ao canteiro de obras (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A alegria da conquista da casa própria se tornou em amargura momentânea para centenas de beneficiários das novas residências do Conjunto Residencial Brisas III e IV, o que acabou gerando uma grande manifestação de protesto realizado na manhã desta terça-feira (22), que teve queima de pneus, muita revolta e gritaria e ameaças de invasão. A reportagem do 97NEWS esteve no local e ouviu muitas das futuras proprietárias que se mostraram muito indignadas, já que, segundo elas as residências seriam entregues neste dia 18, mas isso não aconteceu e, um novo comunicado por parte da Caixa, deixou a entender que o processo só poderá ser finalizado no primeiro trimestre de 2016. Uma grande parte das manifestantes relatou que já entregaram suas casas onde moravam de aluguel e que, caso não haja a liberação para a entrada na casa, irão morar na rua, pois não têm lugar para ficar. "Vai ser o pior natal da minha vida", relatou uma das manifestantes. "Eu já entreguei minha casa, vou ter que morar debaixo da ponte", citou outra. O movimento foi controlado com a chegada da Polícia Militar que foi ao local acalmar os ânimos alterados e terminar com a manifestação (foto abaixo). 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


‘Restaurante de Urubus’: Campo de Futebol se torna depósito de vísceras e entulho

Os urubus estão tomando conta do local (Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

Algumas situações registradas pela população de Brumado revelam o descaso das autoridades, as quais se mostram cada vez mais incompetentes em suas funções de gerir a coisa pública. Uma dessas situações acabou sendo passada para a equipe do 97NEWS e comprova que o descaso é cada vez mais gritante. O cenário é um dos campos de futebol que fica nas proximidades do Bairro São Félix, que, ao invés de ser palco de grandes duelos futebolísticos, agora, está se tornando no mais novo “Restaurante dos Urubus”, já que no local são despejados todos os dias por um proprietário de um açougue vísceras de porcos, o que tem atraído de forma muito forte as aves de rapina, o que vem dando um aspecto muito negativo ao local. Outra agravante é que entulhos também vêm sendo despejados ao lado da quadra (foto abaixo) e, segundo denúncias dos moradores, a ação vem sendo feita por um empreiteiro que está fazendo as obras de reforma da Escola Municipal Idalina Azevedo, que fica nas proximidades. A denúncia será passada ao setor de infraestrutura municipal para ver se providências serão tomadas. 

(Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)


Tiro de Guerra 06/024 – Confraternização do Projeto Esporte Vencedor

(Foto: Divulgação)

O Tiro de Guerra de Brumado promoveu nesta Sexta-feira (18) uma confraternização entre os atletas e familiares do projeto Esporte Vencedor, que é desenvolvido no TG. Uma noite muito agradável com a participação das equipes de Boxe, Capoeira, Judô, Muay-Thai e Jiu-Jitsu. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra deseja a todos os atletas e familiares boas festas e um feliz 2016 a todos.



Secretário confirma denúncia feita à Alternativa FM de derrubadas de umbuzeiros em Cristalândia

Os crimes estariam acontecendo no Distrito de Cristalândia nas proximidades da barragem (Foto: Carlos Silva / 97NEWS)

Uma denúncia feita ao Jornal da Alternativa por moradores do Distrito de Cristalândia na última sexta-feira (18), a qual apontava para possíveis crimes ambientais na região, foi confirmada em parte, na manhã desta segunda-feira (21) pelo secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Frederico Neves de Carvalho. Segundo o secretário a derrubada dos pés de Umbuzeiros foi constatada pelo fiscal do órgão, o que remonta a um  crime ambiental grave, já que o Umbuzeiro é protegido por Lei. Neves afirmou que as medidas punitivas serão tomadas com urgência e os autores do crime deverão ser notificados ainda essa semana. Sobre o uso de agrotóxicos e a utilização de água sem outorga, o secretário se limitou a dizer que ainda não existem provas de tais fatos, mas novas investigações serão feitas para comprovar ou não as denúncias. Segundo informações passadas ao 97NEWS nessa manhã, empresários de municípios vizinhos vêm comprando um grande número de terras na região e promovendo uma série de agressões ao meio ambiental. A nossa equipe ficará atenta nos desdobramento dos fatos e na comprovação das denúncias se serão mesmo executadas as medidas punitivas por parte da secretaria aos autores dos crimes ambientais. 



Carro desgovernado acaba invadindo residência na Av. João Paulo I na tarde deste domingo (20)

A colisão causou estragos na frente da residência (Foto: Leitor 97NEWS via Whatsapp)

Um fato acabou quebrando a rotina de um dos trechos mais calmos da Av. João Paulo I na tarde deste domingo (20), onde um Gol prata acabou colidindo com a frente de uma residência. Segundo informações havia 4 ocupantes no veículo, sendo um delas uma criança. Ninguém se feriu, pois no momento da colisão o motorista conseguiu diminuir a velocidade do veículo. Os motivos do acidente ainda são desconhecidos. Na residência mora um pastor evangélico, o qual não estava em casa no momento. 



Criada para ser a solução, Rotatória do Jajá volta a ser palco de constantes acidentes

O péssimo estado de conservação do local pode contribuir também para o aumento do número de acidentes no local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A saída da Av. Centenário para Caetité era um local perigoso, no qual os acidentes ocorriam com grande frequência, o que obrigou o SMTT a construir uma rotatória no local, o que, no primeiro momento provocou uma forte redução no número de acidentes no local. Passados alguns anos, devido à falta de manutenção e, principalmente, pela imprudência dos motoristas que trafegam pelo local, os quais não respeitam a única placa existente, os acidentes voltaram a ocorrer. A equipe de reportagem do 97NEWS falou com várias pessoas que relataram que a imprudência e a falta de uma sinalização mais eficaz no local são os principais responsáveis pelos acidentes que vêm acontecendo ultimamente. A falta de conservação do local, com plantas sem o devido cuidado (foto abaixo) e os estragos físicos feitos pelos acidentes que não foram reparados trouxeram um aspecto negativo sobre o local, o que pode provocar realmente o aumento do número de acidentes, ainda mais nessa época do ano, já que o número de veículos que poderão fazer uso da BR-030 nos dois sentidos aumenta consideravelmente. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


SAMU resgata homem que passou mal pela segunda vez na ponte do São Félix

O homem precisou ser removido pela equipe do SAMU (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Diz o ditado que o “homem prevenido vale por dois”, mas em Brumado, este ditado acabou tendo uma variante, pois um homem, por duas vezes, ao atravessar a Ponte do São Félix, teve, em dois dias, um mal súbito, precisando ser atendido pelas equipes do SAMU 192. O primeiro fato aconteceu nesta quinta-feira (17) e o outro na manhã de hoje, onde ele precisou ser removido para o Hospital Magalhães Neto. O caso não inspira muitos cuidados, mas o diagnóstico não foi revelado, mas o fato acabou chamando atenção pela coincidência, a qual foi registrada pelo repórter Marcos Paulo do 97NEWS.