ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Baraúnas: Fios de telefonia e internet caem em cima de caminhão

A fiação, após cair em cima do caminhão, ficou jogada no chão (Fotos: MArcos Paulo / 97NEWS)

A queda de fios, especialmente de telefonia, em passeios e até em veículos em Brumado estão cada vez mais comuns. Na manhã desta terça-feira (16) mais um episódio desses aconteceu, desta feita no Bairro Baraúnas, na Rua Virgílio Rizério, um caminhão baú acabou sendo atingido por fios que caíram em cima do veículo, o que causou transtornos aos moradores, pois ficaram sem energia e prejuízos ao motorista, já que ele teve que ficar mais de 1 hora parado no local à espera dos técnicos para resolver o problema. Segundo o motorista, em vários locais de Brumado, a empresa de telefonia está sendo negligente em observar a altura estipulada por lei que é de 4,5 metros. Ele ressaltou que o seu caminhão estava totalmente dentro da norma do Inmetro, com altura de 4,25 metros, mas, mesmo assim os fios, de telefonia e também de internet, caíram sobre o caminhão. O susto também fez parte da cena, já que muitos moradores temeram que fios de alta tensão pudessem ter caído, o que poderia causar um incidente bem mais grave, já que os fios caíram também em cima de veículos e, caso, houvesse pedestres na hora, poderiam também ser atingidos (foto abaixo). Ainda segundo moradores a empresa responsável pela energia teria também culpa, pois, ao fazer a reposição dos postes deixa os fios expostos, o que é um risco grande para todos. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Bandidos invadem novamente propriedade rural e levam selas e medicamentos veterinários

Os bandidos arrombaram a porta e levaram várias selas e medicamentos veterinários (Fotos:Marcos Paulo / 97NEWS)

A ousadia da criminosamente está tomando proporções cada vez mais assustadoras em Brumado, chegando ao ponto de não existirem mais limites às ações da marginalidade, que afronta e se prevalece da impunidade, que, infelizmente acaba atiçando ainda mais a ousadia. Um dos avanços da criminalidade que mais vem sendo notado pela sociedade brumadense é o aumento de assaltos no meio rural, que, por ter um contingente policial quase nulo, acaba facilitando a ação dos bandidos. Um dos fatos que vem demonstrar isso fica bem no limite entre a zona urbana e rural, nas proximidades do Bairro Santa Tereza, onde, por mais uma vez, uma propriedade foi invadida por criminosos, quem mesmo com as proximidades de várias casas, arrombaram um cadeado e furtaram várias selas, além de medicamentos veterinários. Mesmo o barulho do arrombamento não intimidou os bandidos. O impressionante que a menos de um mês a mesma propriedade foi alvo de outra incursão criminosa. Ambos os casos foram registrais na delegacia de polícia. Então fica o alerta para todos que reforcem a segurança de suas propriedades, se possível com seguranças particulares e modernos sistemas de monitoramento. 



Brumado: 2º Encontro dos Produtores de Maracujá do Sertão será realizado em itaquarai

Foto: Divulgação

Com o Tema: Maracujá, uma alternativa sustentável para a comunidade de Itaquaraí, o 2º Encontro dos Produtores de Maracujá do Sertão acontecerá dia 10 de setembro (sábado) a partir das 07:30 da manhã na comunidade de Itaquarai. O evento terá a participação de vários palestrantes e professores, como: Dr. Marcelo Fialho que falará sobre o controle de pragas, o Dr. Alessandro Arantes explicará com é feito o manejo na cultura do maracujazeiro, Dr. César Aquino explanará sobre o que é Fusariose, e ainda, o representante da ADAB o Sr. Ricardo de Sá que falará sobre a Lei dos agrotóxicos e devolução das embalagens e o bacharel em agronomia Wellington Leite que falará sobre outorga do direito do uso da água. O 2º Encontro dos Produtores de Maracujá do Sertão de Itaquarai tem o Apoio da Alternativa FM e do site 97news.com.br.



Animais na pista: Mais um caso nesse final de semana em Brumado

O animal acabou morrendo na colisão (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os animais soltos na pista voltam a trazer preocupação para os motoristas que transitam pelas estradas de Brumado. O índice de acidentes desse tipo tinha baixado com a ação de órgãos que vinham recolhendo os animais, mas esse trabalho teve uma pausa e, com isso, as ocorrências estão voltando a acontecer. Nesse final de semana, mais precisamente na noite de sábado (13), por volta das 20h25m, um motorista que conduzia uma Fiorino vermelha, com placa de Brumado, que transitava no anel viário da BR-030 nas proximidades da fábrica de laje, acabou colidindo com um cavalo, que acabou sendo arrastado por vários metros, morrendo em seguida. O motorista acabou levando sorte, já que só teve ferimentos leves, mas, em contrapartida, o veículo acabou ficando muito avariado. 



Tiro de Guerra de Brumado realiza visita de orientação técnica

(Foto: Divulgação)

Nos dias 10 e 11 de agosto, o Tiro de Guerra 06/024 recebeu a visita do Tenente-coronel Tonny Anderson Almeida Vitório,chefe da Seção de Tiro de Guerra da 6ª Região Militar, acompanhado do seu adjunto o 1° Ten José Alves Barreto. A atividade teve por objetivo tratar de assuntos de interesse da Seção de Tiro de Guerra da 6ª Região Militar, divulgar as diretrizes do Comando, transmitir orientações ao instrutor, verificar e avaliar o nível de desempenho dos atiradores, retirar dúvidas quanto à nova sistemática de alistamento militar e comissão de seleção. Estiveram presentes ao evento o secretário da 18ª Junta de Serviço Militar, Sr. Evanílson Teixeira e demais funcionários.  Na oportunidade o 1º Ten Barreto, adjunto da Seção de Tiro de Guerra da 6ª RM ministrou uma breve palestra sobre o procedimento a ser adotado no alistamento on line, na comissão de seleção e na operação do SERMIL.



‘A Pedreira do Medo’: Rachando casas e destruindo sonhos em Brumado

As rachaduras comprometem a estrutura das residências (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

Já tinha um bom tempo que moradores do Bairro Olhos d’Água e adjacências vinham reclamando de uma pedreira, mas, nesta quinta-feira (11) a situação literalmente “foi para os ares”, já que foi realizada uma explosão muito forte, que causou novamente rachaduras em várias residências, além de muita tensão e temor por causa das consequências desta ação. O fato já fez com que o estabelecimento ficasse conhecido como “A Pedreira do Medo’, pois as com a contundência das explosões, que atingia quase toda a cidade, fazendo muita casa tremer, provocando assim uma atmosfera de pavor, pois, desconhecendo o fato, muitos creditaram ao ocorrido como efeito de um abalo sísmico, que seria o primeiro da história de Brumado. Nesta sexta-feira (12) a reportagem do 97NEWS esteve no Bairro Olhos d’Água, mas especificamente na Rua Silvino de Souza Moura, e constatou várias residências com rachaduras. Uma proprietária destacou que “eu comprei a minha casa há pouco mais de um ano e já está com várias rachaduras, tanto que a Defesa Civil diz que ela pode ser condenada. Isso é terrível, porque fiquei uma vida inteira para realizar o sonho da casa própria e, agora, quando eu consegui, vem essa “Pedreira do Medo” destruir tudo”. Ela cobrou uma ação enérgica das autoridades, pois outras situações parecidas podem ser facilmente constatadas. 

(Foto: Google Earth)


Brumado: Carro do Correios atropela motociclista na Av. Centenário; comerciantes cobram sinalização no local

O veículo dos Correios e a motocicleta ficaram danificados com a colisão (Foto: Whatsapp 97NEWS)

O trecho da Av. Centenário na saída para Caetité vem sendo palco de inúmeros acidentes, inclusive com vítimas fatais, mas, mesmo diante do alto crescimento do fluxo de veículos devido ao aumento do número pontos comerciais, o que continua provocando acidentes, nada ainda foi feito pelo setor competente. No final da tarde desta quinta-feira (11), por volta das 17h10m, mais um acidente ocorreu, desta feita envolvendo um carro dos Correios e um motocicleta. Segundo informações colhidas pela equipe do 97NEWS, o acidente aconteceu muito próximo do Ginásio Municipal Antônio Alves Ribeiro e o veículo oficial do Correio acabou atingindo a motocicleta, levando o condutor ao chão, o qual só teve pequenas escoriações e não precisou ser hospitalizado. Vários comerciantes relataram que a falta de sinalização no local é patente e que, caso não sejam tomadas medidas urgentes, novos acidentes devem ocorrer, com a possibilidade de serem com maior gravidade. Eles solicitam com urgência a implantação de um semáforo no local, bem como de placas de alerta aos motoristas para observarem a velocidade permitida no local. A Polícia Militar chegou logo ao local e controlou o tráfego (foto abaixo). 

(Foto: Whatsapp 97NEWS)


Brumado: Polícia Militar apreende veículo com chassi adulterado

(Foto: Divulgação Polícia Militar)

Nessa quinta feira (11), em rondas no Bairro São Felix a guarnição da 34ª CIPM/Brumado apreendeu o veículo modelo Corsa sedan clássic de cor vermelha PP LWN-2024 licença de Feira de Santana com dois indivíduos embarcados.Foi verificado que o veículo possuía a numeração do chassi remarcada e de forma desalinhada e com a numeração raspada além do número do motor ter sido suprimido.O veiculo e o condutor foram apresentados na Delegacia de Brumado



Lei 13022: GCM´s vão acionar Ministério Público quanto a aplicação da lei

Foto: Divulgação

Representantes da Guarda Civil Municipal de Brumado (GCM) participarão do seminário estadual que reuniu vários representantes da categoria em Salvador. O evento discutiu vários assuntos e um deles foi a implantação da Lei-13022/14, que regulamenta e equipa os GCM´s. A data de vencimento para aplicação nos municípios se encerra amanhã sexta-feira dia 12/08. Logo após o seminário, os guardas foram até a sede do Ministério Público Estadual (MPE) da capital baiana, e entraram com uma ação cobrando a aplicação da lei. A redação do 97News, falou com o diretor da Guarda Municipal, o Sr. Paulo Marques, e o mesmo informou que entrará com uma representação no Ministério Público de Brumado contra a Prefeitura Municipal, pela não regulamentação da Lei. 

Foto: Divulgação


Brumado: Clientes do Banco do Brasil novamente na bronca com atendimento que eles classificaram de péssimo

Somente um caixa estava prestando atendimento aos clientes (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A reportagem do 97NEWS foi novamente acionada no início da tarde desta terça-feira (09) para ir à agência do Banco do Brasil, localizada na Praça Capitação Francisco de Souza Meira, para ouvir inúmeros clientes que, novamente, fizeram questão de expressar a sua indignação quanto ao atendimento prestado pela instituição bancário, o qual foi classificado de “péssimo”. Segundo vários clientes ouvidos, muitos ficaram desde às 11h a espera de atendimento, o qual era feito apenas por um funcionário em um único caixa. Ainda segundo eles isso é cada vez mais comum e, até o momento, apesar das reclamações nada foi feito para mudar esse quadro que também foi avaliado como total desrespeito. 



Pokémon Go pode trazer perigos reais e virtuais para os seus jogadores

Foto: Composição/97news

Lançado na última quarta-feira (08), o Pokémon Go é o novo jogo grátis e de realidade aumentada da Nintendo. O aplicativo já é uma febre nos oito países onde está disponível e no Brasil o aplicativo está disponível para iOs e Android. No pokémom Go o usuário se torna – finalmente – um treinador Pokémon e a tela do celular se trasnforma no cenário do jogo, com ajuda do Google Maps, e é preciso se movimentar pela cidade para capturar as criaturas. Com a ideia de estimular os jogadores a saírem de casa e se tornarem mais ativos, o Pokémon Go pode não trazer só consequências positivas. Distraídos, os usuários se tornam alvo fácil de criminosos e de veículos nas vias públicas. Em Brumado a polícia Militar já está alertando para uma série de assaltos à mão armada por ladrões que atraíram os jogadores até áreas afastadas. Outro crime ligado ao aplicativo são os virtuais. Um jogo falso infestado de malware está disponível nas redes, a versão falsa pode roubar mensagens SMS, registros de chamada, lista de contatos, histórico do navegador, geolocalização e vários outros tipos de informação armazenados no celular da vítima.



Brumado: Idosos reclamam de falta de segurança em ‘escadaria dos horrores’

A cena é flagrante da falta de estrutura da escadaria (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma situação que já aconteceu muitos anos e que, novamente, volta à ser comentada com mais intensidade, a qual mostra que avanços importantes ainda têm que ser efetivados na área de infraestrutura municipal e da vigilância sanitária. O palco é novamente o Mercado Municipal, mais precisamente a área de uma escadaria que dá acesso ao escritório central. Vários idosos vêm reclamando que a escada é perigosa para pessoas de idade, já que a sua estrutura está muito danificada, além do que, quando estes conseguem chegar até o fim da “escalada”, tem ainda o fato de que cães errantes muitas vezes ameaçam avançar, o que cria um cenário de horror. A reportagem do 97NEWS ouviu dois idosos (foto abaixo) que relataram a “peripécia” que tem que ser feita para cumprir o percurso sem se machucar. “Eu já quase caí várias vezes desta escadaria que não tem quase nenhuma segurança. Então venho fazer o alertar para as autoridades para buscar uma solução para essa questão, pois vários idosos podem se machucar aqui”, explicou Arquimedes Silveira, de 79 anos. Já Pedro Marinho, de 75, declarou que “além do desafio de tentar descer essa escadaria, quando chegamos ao chão ilesos, temos muitas vezes que nos defender dos cães que ameaçam nos atacar”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Casa de Peças é arrombada durante o final de semana; bandidos levaram todo o dinheiro do cofre

Os bandidos entraram no estabelecimento e foram direto ao cofre (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os últimos finais de semana em Brumado vêm tendo uma página policial mais tranquila, mas, mesmo assim, os marginais sempre encontram um jeito para agir e, ultimamente, a forma mais utilizada são os arrombamentos que continuam acontecendo na cidade. Neste final de semana mais um arrombamento foi registrado na cidade, desta feita uma Casa de Peças localizada na Av. Centenário. Segundo informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, os bandidos fizeram um buraco no muro e conseguiram adentrar no estabelecimento, indo direto ao cofre, de onde eles tiraram todo o dinheiro que estava guardado, sendo que a quantia não foi revelada. Os proprietários só perceberam a ação na manhã desta segunda-feira (08). A Polícia já investiga o caso. 



Polícia Militar apreende mais drogas em Brumado nesse sábado (06)

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta das 11h, em ronda pela Urbis II, a guarnição da 34ª CIPM/PETO abordou Ruan Cleiton Barbosa Portela. Com o abordado fora encontrado pinos de substância similar a cocaína e crack. Cleiton tem 22 anos e foi encaminhado à Depol para medidas cabíveis.



Brumado: Carga de vidro cai de caminhão em frente da Igreja Matriz; prejuízo pode ficar para os funcionários

A cena teve uma plasticidade diferenciada e chamou a atenção de quem passou pelo local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um acidente que acabou tendo uma plasticidade diferenciada da grande maioria, ou melhor, uma “vidralização”, já que o cenário ficou muito chamativo. Tendo a Praça Capitão Francisco de Souza Meira e a Igreja Matriz como “testemunhas”, um caminhão que transportava uma carga de vidros, no final da manhã desta sexta-feira (05), acabou protagonizando uma cena muito incomum, já que, ainda não se sabe o motivo, uma parte da carga de vidros acabou indo ao chão, se esparramando pelo asfalto, criando um contraste bem acentuado. A reportagem do 97NEWS chegou bem na hora e registrou o fato. Segundo informações colhidas quem irá pagar os prejuízos que podem chegar até R$ 5mil serão os funcionários, já que a empresa tem uma direção rígida que faz alertas constantes para que os cuidados no transporte do material sejam observados em sua totalidade. O trânsito acabou sendo prejudicado até que os cacos que estavam espalhados no chão pudessem ser retirados (foto abaixo). 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Acidente entre caminhão e veículo de passeio no final da manhã desta sexta-feira (05)

O veículo ficou danificado na sua parte frontal devido à colisão (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O trevo que faz a interligação entre as BA-262 e BR-030 continua sendo palco de acidentes. No final da manhã desta sexta-feira (05), um crossfox de placa policial JSK-6652 que vinha de Santo Antônio de Jesus com sentido a Bom Jesus da Lapa acabou colidindo com um caminhão que veio de Vitória da Conquista para pegar um carregamento de bebidas em Brumado. Segundo o motorista do cross fox, ele ao pegar o trevo acabou sendo surpreendido pelo caminhão e não conseguiu evitar a colisão. No referido veículo tinham 4 passageiros com ele, mas, somente o motorista acabou tendo que ser hospitalizado com fortes dores no tórax. O motorista do caminhão estava sozinho e nada sofreu. Ele relatou que vinha devagar, mas mesmo assim, não conseguiu evitar a colisão. A Polícia Rodoviária Estadual chegou rapidamente e controlou o tráfego no local. 



Moradores das imediações da Praça da Abolição revoltados com poda das árvores feitas por funcionários de empresa de limpeza pública

Segundo os moradores a poda foi muito acentuada e trará prejuízos já que a sombra era muito bem vinda (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Os moradores do Bairro São Félix, especialmente os que ficam em torno da Praça da Abolição, procuraram a redação do 97NEWS para protestar contra uma ação que segundo eles irá trazer prejuízos ambientais, além de tirar a sombra que há tanto tempo vem sendo uma companheira fiel. Segundo os relatos, funcionários de uma empresa que presta serviços de limpeza pública chegaram na praça e realizaram ação de forma radical, decepando as árvores. Apesar dos apelos dos moradores os funcionários disseram que estavam apenas cumprindo ordens, pois a praça passará por processo de reforma. Outra vertente da indignação é que um morador teria contratado os funcionários para cortar as árvores para fazer com que os clientes de um bar que utilizavam a sombra, ficassem impedidos disso. Independente disso, os moradores buscam junto às autoridades explicações sobre a poda e se a mesma, pode ou não, ser enquadrada como crime ambiental.

 



Oportunidade: Vende-se casa no Bairro Nobre em Brumado

Foto: Divulgação

Vende-se uma casa no Bairro Nobre em Brumado. A residência foi construída a 1 ano e meio, e fica em uma  área de grande valorização da cidade. A casa possui sala de TV, sala de recepção, três quartos, armários embutidos na cozinha, varanda, área de serviço, churrasqueira e duas garagens. O Imóvel possui 147 m² de área. Informações pelos telefones (77) 9.9942-0318 / 9.8806-8780. A casa pode ser financiada pela Caixa Econômica Federal.



Brumado: Estacionamento da Cesta do Povo começa a voltar às origens; protótipo de favela e ‘crackolândia’ já começa a ficar evidente

Essas imagens começam a ficar cada vez mais comuns no local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Assim como aconteceu em centenas de municípios do Brasil, alguns pontos centrais das cidades se tornaram favelas e, consequentemente, pontos de uso de tóxicos, principalmente do crack. Em Brumado, esse processo que tinha sido bloqueado, agora volta de forma intensa, tendo como cenário o Estacionamento da Cesta do Povo, o qual já foi outrora a única favela da cidade, mas que agora, começa a voltar a essas origens, já que vários grupos de andarilhos fizeram suas “cabanas” e já vivem no lugar. É cada vez mais frequente e perceptível à população, marcas de fumaça dos “fogões” improvisados que são utilizados pelos andarilhos, bem como de colchões e outros utensílios que acabam comprovando o protótipo de uma nova favela no local (foto abaixo). Agora o dado mais preocupante, que vem acompanhado de uma série de denúncias, é que o local também está se tornando, aos poucos, uma espécie de “crackolândia”, onde vários dependentes químicos se reúnem juntamente com os andarilhos para fazer o consumo da substância entorpecente. Comerciantes da região procuraram a reportagem do 97NEWS mostrando muita preocupação com a situação. Eles disseram que já informaram as autoridades policiais, mas que, até o momento nenhuma ação mais pontual foi realizada. Eles também expressaram que com a concentração dos toxicômanos, a possibilidade do aumento de furtos e roubos no local aumentam ainda mais. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Crise dos terceirizados faz com que o caos administrativo se instale na 20ª Coorpin

A situação administrativa na 20ª Coorpin chegou ao caos no atendimento (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Apesar de todos os esforços da coordenação, dos delegados e dos poucos funcionários que estão na ativa, o caos administrativo se instalou de uma forma mais severa na manhã desta quinta-feira (04) na sede da 20ª Coorpin de Brumado. A situação do déficit funcional, que já era intenso, se agravou de vez com a crise dos terceirizados, já que vários funcionários que exerciam os serviços de forma muito eficiente abandonaram os seus postos de trabalho, avolumando os serviços, inviabilizando assim o bom atendimento à população. A unidade que já vive crises constantes na área da carceragem, com fugas e tentativas de motins sistemáticas, agora, também vive um sério e grave problema nas questões administrativas. A reportagem do 97NEWS acompanhou várias pessoas que tentaram registrar queixas e boletins de ocorrência, mas sem sucesso, já que apenas uma funcionária estava no atendimento, ficando praticamente impossível exercer a sua função, já que o movimento era bem alto. A falta de uma ação mais enérgica por parte do governo do estado, que, na opinião de muitos, vem abandonando Brumado por completo, levando órgãos importantes para outros municípios e não dando suporte aos órgãos que ficaram como é o caso da Coorpin. Somente com a contratação de novos funcionários e um remanejamento de outros é que o atendimento à população poderá voltar à sua normalidade. Vale lembrar também que a crise dos terceirizados ainda parece longe de uma definição.