ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Após janeiro seco, previsão aponta chuvas para a primeira quinzena de fevereiro

(Fotocomposição: 97NEWS)

Após ter registrado um mês de janeiro extremamente seco e com altas temperaturas, Brumado deverá ter um fevereiro bem mais refrescantes, já que a previsão aponta para sucessivas precipitações pluviométricas na primeira quinzena do mês. Segundo o instituto do Seagri, a média será acima de 10mm, o que projeta que o tão esperado alívio chegará, principalmente para os moradores do meio rural, que já estão sofrendo com a forte estiagem. 



Nota de Esclarecimento: Boteco Show Bar

(Foto: 97NEWS)

A direção do Boteco Show Bar vem a público, em respeito aos seus funcionários, colaboradores, músicos, clientes, amigos e a toda população brumadense prestar esclarecimento acerca da “Operação Sextaneja”,  deflagrada na noite de ontem (27/01/2017). Após o encerramento do show com o artista Chris Pimenta, concluído à meia noite, as polícias Civil e Militar ingressaram, com mandado de busca e apreensão da aparelhagem sonora, devido à denúncia oferecida pela 1ª Promotoria de Justiça de Brumado em relação ao descumprimento do Termo de Ajuste de Conduta que previa o isolamento para tratamento acústico do Boteco para a apresentação musical.

Já é de conhecimento dos frequentadores do Boteco sobre a alteração dos horários das apresentações musicais realizadas após a assinatura do mencionado Termo de Ajuste de Conduta (Quartas e quintas-feiras  e domingo até 22:00h ; sextas-feiras e sábado até 00:00h. Com tolerância de trinta minutos). Também é notório que  durante a passagem de som era aferido os decibéis com o decibelímetro  do Boteco, conforme acordado no referido TAC.

O Boteco informa que considerando a grande carência de lazer saudável para as famílias brumadenses, o projeto Sextaneja  tomou uma proporção extremamente maior do que a planejada pela direção, principalmente por se tratar de apresentações musicais gratuitas, já que o Boteco nunca cobrou ingresso ou mesmo couvert artísticos para mesa, com isso,  trazendo muitos brumadenses para as imediações do bar, que por muitas vezes sequer consumiam produtos ou utilizavam a estrutura do estabelecimento. 

O TAC previa o isolamento acústico para as apresentações musicais, providências que estavam sendo encaminhadas pela direção, mas que encontrou obstáculos devido às formalidades legais de contrato de locação.  

Em relação à repressão ao tráfico de drogas, o Boteco apoia a iniciativa, haja vista que já adota a contratação de seguranças para inibir o uso de entorpecentes dentro do estabelecimento.



Brumado: Idosa é atropelada por motociclista no centro da cidade

Foto: 97NEWS

No início da noite desta sexta-feira (27/1), por volta das 18h40m, uma idosa de pré nome Dulce foi atropelada por um motociclista quando tentava atravessar a via. O acidente aconteceu na Praça Armindo Azevedo, e segundo informações, o condutor da motocicleta não estava em alta velocidade e deu total assistência a vítima. Com o impacto a senhora fraturou a perna esquerda e foi socorrida pelo SAMU, em seguida, encaminhada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O condutor da motocicleta sofreu apenas escoriações leves.

Foto: 97NEWS


Brumado: Ministério Público Estadual obriga Estado a providenciar transferência com urgência de bebê nascido com complicações

Foto: Divulgação

Mais um caso de saúde pública chama a atenção da população e das autoridades brumadenses. Na última terça-feira (24/1) o pai de um bebê recém nascido, Elian da Silva Almeida, acionou o MP - Ministério Público de Brumado alegando que seu filho, Pedro Gabriel, nasceu com complicações e está internado no Hospital Professor Magalhães Neto, que apesar de ter uma UTI neonatal, ainda não foi inaugurada. Diante disso, ele informou ao MP que seu filho precisa ser transferido para uma UTI com urgência. Diante dos fatos, o Ministério público entrou com um pedido de liminar e expedido pela justiça, obrigando o estado a fornecer a transferência e a internação em uma UTI em até 24 horas. A liminar diz ainda que, se não houver vagas na rede pública, a criança será encaminhada a rede particular, e todo o custo será pago pelo estado. Segundo Elian, a direção do Hospital professor Magalhães Neto tentou de todas as formas uma vaga na região, mas não conseguiu. A família aguarda com ansiedade, o estado cumprir a decisão.



Ministério Público investiga denúncias de desrespeito contra idosos praticado pela empresa Novo Horizonte

Foto: Arquivo/97news

O MPE - Ministério Público Estadual está investigando em Brumado denúncias apresentadas, acusando funcionários da empresa de ônibus da Novo Horizonte. Segundo a denúncia, a empresa estaria desobedecendo a lei que reserva poltronas para idosos, deficientes e gestantes. Em todo Brasil quem tem mais de 60 anos e recebe até dois salários mínimos tem direito a viajar de graça. As empresas são obrigadas a reservar duas poltronas por ônibus para esses passageiros. Se elas já tiverem sido ocupadas, o idoso ainda pode comprar a passagem com 50% de desconto. A lei diz que, na hora da compra, o idoso deve apresentar apenas a identidade e um comprovante de renda. Para ir de graça, deve chegar com até três horas de antecedência da viagem e para pagar a metade, o prazo limite varia de seis a 12 horas, dependendo da distância. O Ministério Público também já acionou o Procon Estadual para que o mesmo informe se ha outras denúcnias de desrespeito aos idosos nos últimos anos três anos. 



Jovem ciclista que mora em Brumado é encontrado na rodoviária de Livramento

Leandro estava desaparecido desde o último dia 14 de janeiro (Foto: Divulgação)

Como já foi citado pelo 97NEWS, os casos de homens tido como desaparecidos pelas suas famílias aumentaram muito recentemente. Um desses casos teve o seu desfecho de forma positiva com o comunicado feito nesta quinta-feira (26) que o jovem ciclista Leandro Ferreira da Silva (26), que tinha saído de casa com sua bicicleta no dia 14 de janeiro, foi encontrado na Rodoviária de Livramento de Nossa Senhora. Segundo as informações ele estava desorientado e já foi trazido para a sua residência em Brumado. 



Ajude: 'Lola' ainda está desaparecida; família está desesperada

A cachorra ainda está desaparecida (Foto: Divulgação)

Ainda está desaparecida uma cachorra da raça "Pit Bull" que atende pelo nome de "Lola". A cachorra possui uma pelagem baixa e cor marrom escuro. Quem encontrou ou encontrar devem ligar para 9.9962-5405, falar com Gislene. A família está desesperada com o desaparecimento do animal, "Lola" foi vista pela última vez no Bairro Apertado do Morro.

 



Convite para a Assembleia de fundação da AUCIB

Foto: Divulgação

As instituições e cidadãos brumadenses estão convidados para a assembleia de fundação da ONG AUCIB – Auditoria Pública Cidadã Brumadense que terá como objetivo fiscalizar as contas públicas e facilitar a divulgação do interesse público referente ao dinheiro público empregado em todos os setores. A assembleia será realizada no Auditório da SEMAC (ao lado dos Correios), localizado na Rua Dr. Mário Meira, nº 79, 1º Andar, pontualmente às 19h na próxima terça-feira, dia 31 de janeiro. Genivaldo Azevedo, um dos idealizadores da ONG, falou sobre a importância em participar da iniciativa: “Muitos reclamam dos desmandos feitos com o dinheiro público, mas poucos fazem algo para acabar com isto. Muitos por desconhecerem as possibilidades de lutarem contra o desperdício do nosso dinheiro recolhido através dos impostos e a AUCIB será uma ferramenta para que possamos fiscalizar e denunciar abusos de qualquer ordem”. O agente social Paulo Esdras complementou, dizendo: “O sentimento de impotência com toda a corrupção entranhada nas engrenagens do sistema e o mau uso do erário público será desfeito no momento em que fizermos parte da AUCIB, pois será a oportunidade de fazermos a diferença como cidadãos”.



Sinal dos Tempos: Janeiro de 2017 pode ser um dos mais secos da história em várias cidades da região

Janeiro foi de forte calor em Brumado que registrou sempre temperaturas acima dos 30 graus (Fotomontagem: 97NEWS)

A cada ano que passa a seca na região do semiárido baiano é cada vez mais intensa, com longos períodos sem qualquer precipitação pluviométrica. A esperança como se diz na região é a “época das águas”, que compreende o período de novembro a março, mas, os fenômenos climáticos que se acentuaram na última década como o El Niño e, agora, La Niña, vêm provocando uma variação térmica inédita, que poderá trazer graves consequências para a vida dos moradores, já que as chuvas estão ficando cada vez mais escassas. Com isso o déficit hídrico de inúmeras cidades vem aumentando, já que o solo vem retendo cada vez menos água e, com isso, as temperaturas vêm sendo cada vez mais altas. Existem, inclusive, teses defendidas por alguns geólogos que esta região, a qual Brumado está inserida, irá desertificar nas próximas décadas, caso os períodos chuvosos não voltem à normalidade de outrora. Este mês de janeiro de 2017, onde se esperavam médias pluviométricas de até 80mm, muitas das cidades não tiveram sequer uma gota de chuva como é o caso de Brumado, que já está convivendo com uma situação muito crítica na zona rural, onde os clamores pelo precioso líquido só vêm aumentando. A sorte de muitos é que a Barragem de Rio de Contas restabeleceu o limite máximo do seu reservatório em dezembro, mas, caso o índice pluviométrico seja menor do que 2016, existem riscos de desabastecimento a partir do segundo semestre do ano para Malhada de Pedras e outros municípios que são servidos pelos sistemas adutores, sendo que Brumado também não estaria livre de sofrer uma forte queda no abastecimento. Estudos já apontam que este mês de janeiro é o mais seco do século e, pelas previsões dos institutos meteorológicos, essa tendência pode mesmo ser confirmada, já que a possibilidade de chuvas é praticamente nula até a próxima terça-feira (31). Quem mais sofre com essa situação são os moradores do meio rural, o que pode provocar um novo êxodo, que com a falta de emprego e renda nas cidades, poderá tornar ainda maior o desafio do equilíbrio social. 



Imagem do Dia: Motociclista acorrenta moto em árvore no centro de Brumado

A cena chama a atenção de quem passa pelo local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A violência, em especial, a categoria dos furtos e assaltos a motocicletas, têm se intensificado muito em Brumado nos últimos anos e, com isso, os proprietários vêm criando mecanismos para se salvaguardarem das ações dos criminosos. Na manhã desta terça-feira (24) o 97NEWS flagrou uma cena que retrata com muito fidelidade esta situação, onde, no centro da cidade, um motociclista acorrentou a sua motocicleta em uma árvore para impedir que a mesma não seja furtada. Segundo testemunhas o proprietário trabalha num estabelecimento comercial que fica na região central e já foi vítima de criminosos. Então como “gato escaldado de água fria tem medo” ele resolveu colocar uma corrente para evitar que a sua moto seja levada. Vale ressaltar que os furtos e assaltos à motocicletas é a atividade criminosa mais praticada em Brumado.  



Brumado: procura-se cachorra `Pit Bull´ que atende por `Lola´

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Está desaparecida uma cachorra da raça "Pit Bull" que atende pelo nome de "Lola". A cachorra possui uma pelagem baixa e cor marrom escuro. Quem encontrou ou encontrar devem ligar para 9.9962-5405, falar com Gislene. A família está desesperada com o desaparecimento do animal, "Lola" foi vista pela última vez no Bairro Apertado do Morro.



‘Já estamos sem água para beber’, clamam à Embasa moradores da Fazenda Furado dos Veados

Vários registros fotográficos foram enviados ao 97NEWS, os quais mostram os reservatórios praticamente vazios (Fotos: 97NEWS | Whatsapp)

A Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento vem sendo a campeã da insatisfação nesse início de 2017 em Brumado. Inúmeras queixas, principalmente de moradores do meio rural, evidenciam que a empresa estaria deixando a desejar no quesito abastecimento. Em alguns locais, segundo apurou a reportagem do 97NEWS, a situação beira o desespero, já que até água para beber está ficando cada vez mais escassa. Esse é o caso que é vivenciado pelos moradores da Fazenda Furados dos Veados que entraram em contato com a nossa redação para expressar que “nós estamos em água aqui desde o dia 31 de dezembro, ou seja, já vai para um mês” e, subindo o tom da indignação declararam que “nós ligamos todos os dias para a Embasa, mas o problema não é resolvido. Eles dizem que a água está ligada para a nossa comunidade, mas só está chegando em alguns locais próximos, aqui mesmo, o precioso líquido não está chegando”. E finalizaram de forma dramática ao citar que “não temos água nem mais para beber, então, esperamos que o problema seja rapidamente resolvido”. Caso os clamores não sejam atendidos, os moradores prometem realizar um grande protesto em frente ao escritório da Embasa em Brumado. Tentamos contato com a empresa, mas fomos comunicados que as questões referentes ao abastecimento só estão sendo resolvidas em Salvador, pois ninguém, à nível local, estaria autorizado a falar com a imprensa. 



Brumado: Mulher é ameaçada e tem que sair da fila das matrículas no CMEAS; ela prestou queixa na DP

A fila aumentou muito nos últimos dias (Foto: 97NEWS)

Em tempos de crise o que não está faltando são os “espertalhões”, que se aproveitam desses momentos difíceis para se “dar bem”. Em Brumado, constantemente aparecem situações como essas, principalmente de golpistas, que com suas fantásticas argumentações, ou seja, a popular “lábia”, ludibriam os incautos. Um golpe conhecido que já foi aplicado outras vezes volta à cena policial, sendo que uma mulher, que acabou sendo ameaçada juntamente com o seu esposo, resolveu fazer a denúncia à Polícia. O cenário do golpe é a fila de matrícula do CMEAS, que teve até pessoas acampadas na busca de vagas para seus filhos. A denúncia foi apresentada na tarde deste domingo (22) e a mulher disse que foi retirada da fila após vários constrangimentos e ameaças feitas. A Polícia está investigando o caso e a direção da escola deverá ser procurada para relatar quais os critérios escolhidos para a distribuição das novas vagas. Outras mulheres também teriam sido retiradas das filas, mas as mesmas, com medo, resolveram não prestar queixa. 



Brumado: Vereador Edmilson Aguiar cobra retirada do entulho da frente do CRAS e também solicita melhorias para o São Félix

O vereador 'Lek Cabeleireiro' em audiência com o secretário Renato Mendonça (Foto: 97NEWS)

Mostrando uma visão diferenciada e voltada exclusivamente para os interesses coletivos, o vereador Edmilson Aguiar (PV), o “Lek Cabeleireiro” vem, já nos primeiros dias de seu mandato parlamentar, mostrando uma postura firme em defesa dos interesses dos brumadenses, em especial dos moradores do Bairro São Félix, onde ele reside. Mostrando uma grande consciência na defesa do meio-ambiente, o vereador já dá uma demonstração clara que estará sempre atento às questões que acabam prejudicando a população. Diante disso, ele, primeiramente solicitou, via ofício encaminhado ao secretário municipal de Infraestrutura, Renato Mendonça, para que os entulhos que foram despejados em frente ao CRAS da Rua Padre José Dias e a Escola Idalina Azevedo sejam retirados pela Prefeitura Municipal. Visando a celeridade da retirada, o vereador foi ao gabinete do secretário e fez a cobrança pessoalmente. Ele foi informado pelo secretário Renato Mendonça que os entulhos serão retirados nos próximos dias e que só ainda não foram porque o maquinário do setor foi encontrado em péssimo estado de conservação, o que está atrasando o processo de reparo. Na oportunidade “Lek Cabelereiro” ainda solicitou melhores estruturantes para o Bairro São Félix. 



Fé Solidária: Família do jovem Welverson Gabriel faz agradecimentos; ele foi transferido para Barretos na manhã deste domingo (22)

Weverson Gabriel foi transferido para Barretos neste domingo (22) (Foto: 97NEWS)

O caso do jovem Welverson Gabriel Santos Meira Lino (24) ganhou uma grande repercussão e acabou comovendo inúmeras pessoas que buscaram de todas as formas uma saída para o drama vivenciado por ele, já que o mesmo está com um tumor no cérebro e isso vem causando várias convulsões. Com o quadro clínico agravado nos últimos dias, ele precisava urgentemente ser transferido para passar pela avaliação de um neurocirurgião. Em contato com a família do jovem, o 97NEWS foi informado que ele conseguiu a transferência na manhã deste domingo (22) para o Hospital do Câncer de Barretos. Eles citaram que “em primeiro lugar agradecemos a Deus e a todos pela força e as orações feitas em prol da vida de Weverson” e continuaram relatando que “gostaríamos de agradecer em especial ao Grupo Unidas por Edu que não mediu esforços, desde o início da luta para conseguiu essa vaga; agradecemos também à imprensa local e ao secretário de Saúde, Joaquim de Castro Donato, que mesmo não conseguindo a vaga no Estado para transferência do paciente para a cidade, também se empenhou muito nesse sentido”. E no final ainda ressaltaram que “o laudo que os médicos de Conquista deram é de cirurgia, mas vai depender da avaliação dos médicos de Barretos, para saber se ele realmente irá precisar da intervenção. Continuem orando, pois com fé em Deus tudo irá terminar bem”. 



Moradores da Padre José Dias questionam os entulhos deixados por empreiteira em frente ao CRAS

Os entulhos foram despejados em frente ao CRAS do São Félix (Foto: 97NEWS)

Um dos pontos que deverá ser, de agora em diante, muito mais severo no setor de infraestrutura é o despejo de entulhos em frente a obras, o que, na última gestão foi bem flexível, mas, agora, a rigidez deverá ser muito maior e os que praticarem esse procedimento irregular deverão ser rigorosamente penalizados. Nesse sentido, os moradores da Rua Padre José Dias, no bairro São Félix, trouxeram ao 97NEWS um questionamento interessante, já que, segundo eles, uma empreiteira que estava realizando as obras de reestruturação do CRAS, fez, justamente, essa ação reprovável, despejando uma grande quantidade de entulho na frente do órgão. Diante disso entramos em contato com o secretário municipal de Infraestrutura, Renato Mendonça, o qual explicou que “tenho conhecimento sim desse entulho e ele será retirado na próxima semana, só não foi ainda porque o maquinário está passando por uma reestruturação” e ainda citou que “não iremos tolerar esse tipo de procedimento seja com quem for”. Mendonça ainda descreveu que “na última gestão foi modificado o sistema do ‘bota-fora’, ou seja, do entulho que sobre das obras, o qual ficou sob a responsabilidade do município, antes era encargo do empreiteiro, que, inclusive, tinha essa atribuição inserida na planilha da obra. Isso voltará a ser norma na atual gestão, pois essa é a melhor forma de evitar que fatos como esse aconteçam”. 



Retratos da Seca: Cerca de mil motoristas foram cadastrados na Operação Carro-pipa

A sede do TG de Brumado ficou repleta de pipeiros de toda a região (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como vem acontecendo nos últimos anos, os períodos de estiagem vêm sendo intensos e, com isso, a população rural de Brumado e região vem sofrendo com o desabastecimento e, somente por meio de carros-pipa é que a situação pode ser amenizada. Diante disso, todos os anos é realizada pelo Exército Brasileiro, a Operação Carro-pipa. Nesse sentido o primeiro passo é o cadastramento dos veículos, para atestar que eles estão dentro das normas estabelecidas. Nesta semana, o cadastramento se iniciou em Brumado tendo como locais a sede do Tiro de Guerra de Brumado e o Parque de Exposições Gilson Brito, onde foram feitas as vistorias. Um dos dados que chamou a atenção é que desta feita quase mil motoristas de 59 cidades da região se cadastraram, principalmente das cidades de Brumado, Jequié e Vitória da Conquista, o que é um reflexo direto da crise que fez com que o desemprego aumentasse. Foi feita a devida inspeção nos caminhões e também avaliado os documentos dos condutores. A inspeção foi realizada pelos atiradores do TG de Brumado (foto abaixo).

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Mudança de Vida: Conheça a história de Walace Pereira que se livrou das drogas e hoje ganha a vida como engraxate

Walace Pereira é um exemplo vivo de que com determinação é possível se livrar das drogas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com um histórico parecido com o de milhões de jovens brasileiros, que se envolvem com drogas e furtos, Walace Pereira, de 25 anos, resolveu dar um sentido à sua vida e foi trabalhar como engraxate nas praças e na Feira Livre de Brumado. Há três meses, ele ganha a vida lustrando os sapatos de clientes e se diz liberto, feliz e com a consciência tranquila. Simpático, ele se orgulha da oportunidade de que a partir de agora ele exerceu uma profissão, depois de tanto tempo fazendo coisas erradas nas ruas. “Hoje eu tenho orgulho de sair de casa, por a caixa nas costas e ir para as ruas trabalhar das 05h até às 17h, de segunda até sexta-feira”, declarou. No período em que não está trabalhando nas ruas como engraxate, ele aproveita para aumentar a renda e vende picolés na Avenida Centenário, Antônio Mourão Guimarães e no centro da cidade.
 

Sob o domínio das drogas ele já roubou celular, tabletes e outras coisas dentro de casa para comprar tóxicos. “Me lembro de quando eu, tomado pelo vício, com a mente invadida pelo mal, pegava as coisas da minha família, isso era muito triste, mas a droga falava mais alto”, relembra.


Mas ele continua a sua narrativa dizendo vive um novo momento de sua vida descrevendo que “hoje estou mostrando para minha família e para a sociedade em geral que tenho a consciência que estava errado e que tinha que mudar o meu comportamento. Sei que é difícil consertar os erros do passado, mas a vida me deu outra oportunidade e estou a agarrando ela com unhas e dentes”, assegurou.


Nada veio fácil na vida de Walace, que logo cedo se envolveu com as drogas e até cometeu pequenos furtos para sustentar o vício. “Nas ruas conheci o mundo das drogas, desde a maconha até outros entorpecentes muito mais fortes. Nunca tive mal exemplo dos meus pais nesse sentido, mas experimentei por curiosidade e para manter o vício eu também passei a cometer furtos na rua”, se emociona.


Ele diz que Jesus mandou um anjo e o salvou, desde que ele entrou em uma carpintaria de Brumado e viu uma caixa de engraxar jogada ao canto. "Perguntei ao proprietário, quanto custava aquela caixa, e ele me respondeu, que faltava dar alguns ajustes. Ele então o fez, e me entregou, eu perguntei, senhor, quanto custa, e ele me respondeu. Nada! Vá trabalhar e ganhar o seu pão de cada dia. Nunca vou me esquecer desse dia." Finalizou emocionado.


Walace diz que em dias normais chega a ganhar R$ 30,00 por dia, e em dias bons como nas sextas-feiras, fatura R$ 40 ao dia. Ele afirmou que o dinheiro que ganha usa para alimentação, compra de roupas e as vezes em viagens para outras cidades para trabalhar como engraxate.


Está aí um exemplo vivo de que é possível se livrar do mundo das drogas, quando se tem boa vontade e desejo sincero de mudar. 



‘A situação de descaso com o Santa Tereza chegou ao limite’, protesta radialista Carlos Silva, após constatar denúncias de moradores

A areia vem tomando as ruas e causando acidentes com motociclistas (Fotos: 97NEWS)

Após receber inúmeras denúncias de moradores do Bairro Santa Tereza, o radialista Carlos foi verificar, na manhã desta terça-feira (17) a situação e segundo ele “o quadro está carregado com as tintas da indiferença e do descaso”. Se mostrando muito irritado com o que presenciou, ele “subiu nas tamancas” e protestou que “as praças do bairro estão cheias de mato e sem piso, que dá um aspecto de abandono, como se fosse uma terra esquecida. As ruas estão cheias de areia que vem da chuva e muitas delas esburacadas”. Ele chamou a atenção para a Rua Urbano Rizério Amorim relatando que “essa é uma das piores situações, valendo lembrar que é uma das vias principais que dá acesso ao bairro. A areia está causando vários acidentes com motociclistas como acabei de presenciar, onde uma mulher que estava com seu filho na garupa foram ao chão e tiveram ferimentos leves. Esperamos que a empresa que é responsável pela limpeza do bairro venha a agir com rapidez”. E finalizou destacando que “esperamos que o poder público municipal seja sensível e venha atender os clamores dos moradores que se dizem esquecidos”. Confira a videorreportagem:  



Nota de esclarecimento da Embasa

Foto: Arquivo/97news

Em relação à matéria “Moradores de Cristalândia irão acionar a Embasa no MP pelo fato da empresa ter cortado o fluxo da descarga de caudal ecológico”, publicada no site 97 News no dia 12 de janeiro, a Embasa informa que o volume de água liberado diariamente pela barragem de Cristalândia, no leito do rio de Contas, é superior à vazão necessária para atender o distrito de Cristalândia, localizado à jusante (abaixo) do reservatório. Na próxima semana, representantes da Embasa e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) se reunirão com o intuito de definir cotas de alerta para a liberação da descarga ecológica, em períodos críticos, sem comprometer o abastecimento nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras. É importante ressaltar que, além do período de estiagem que atingiu a região nos últimos meses, a existência ilegal de irrigantes no trecho do rio compreendido entre as comportas da barragem e a comunidade de Cristalândia tem contribuído consideravelmente para a redução da oferta de água para a localidade.