ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

‘A Embasa me garantiu que a água não é imprópria para o consumo’, afirma vereador Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro ao lado do brumadense Seu Villa na Embasa procurando esclarecer a situação da qualidade da água (Foto: 97NEWS)

Após receber inúmeros questionamentos sobre a qualidade da água distribuída pela Embasa em Brumado, o vereador Zé Ribeiro (PT), que também constatou o problema, fez questão de ir logo ao escritório da empresa para buscar esclarecimentos sobre a situação. Ele que recebeu o reconhecimento das pessoas presentes que estavam lá pelo mesmo motivo, obteve informações sobre o que realmente está acontecendo. Segundo ele “a situação foi me explicada e o mau cheiro na água foi causado por algas que não são subaquáticas, por isso, com o esvaziamento da Barragem de Cristalândia durante o período da forte estiagem, elas acabaram morrendo e, com a vinda da chuva e, posteriormente, das novas águas eles foram se misturando a água liberando uma toxina que mudou a coloração da mesma”. Ele ainda relatou que “a Embasa já está na Estação de Bombeamento aplicando um novo produto que irá resolver o problema no máximo até sábado”. Questionado sobre a potabilidade, ele respondeu que “eles me asseguraram que a água é potável, tanto que eles mesmo estão consumindo”. 



Brumado: Embasa presta esclarecimentos ao 97NEWS sobre a qualidade da água distribuída

O coordenador da estação de tratamento da Embasa, Antônio Loreto, explicou os motivos do mau cheiro da água distribuída pela Embasa (Foto: Carlos Silva l 97NEWS)

Na manhã desta quinta-feira (09), buscando esclarecimentos sobre a qualidade da água distribuída em Brumado, o 97NEWS foi até o escritório da Embasa e conversou com Antônio Loreto, coordenador da estação de tratamento da Embasa.  Questionado sobre as milhares reclamações, ele nos respondeu que “a barragem de Cristalândia havia baixado 6 metros e meio o ano passado, e com isso, cresceu vegetação, como tábua e outras. No início deste ano com as chuvas na cabeceira do Rio das Contas, a barragem voltou a encher e esse mato ficou submerso, e com isso, apodreceu, liberando uma toxina e odor forte”.  Ele continuou explicando que “a Embasa na manhã de hoje começou a dar descarga em todas as estações, ETA 1, 2 e 3, e já gastou mil e quinhentos quilos de carvão ativado, e agora vai usar um material chamado Peroxom para tirar o cheiro ruim da água”. Segundo Loreto, a previsão é que a água volte à normalidade até o próximo sábado (11). E ele ressalta a população que não é esgoto e nem lama na rede de água, é a toxina.



Brumado: População indignada com a qualidade da água distribuída pela Embasa; ‘está com cheiro de fezes’

A revolta nas redes sociais é cada vez maior, pois a qualidade da água está péssima como dá para se notar na imagem acima (Fotocomposição: 97NEWS)

Novamente a Embasa volta ao ‘topo da montanha da indignação’ e desta vez a onda de protestos, principalmente nas redes sociais, mostra que a revolta é muito grande quanto à qualidade da água que está sendo distribuída nos últimos dias. São milhares de pessoas expressando a sua insatisfação, sendo que o que mais se ouve é “está com cheiro de fezes”, “fui tomar banho e fiquei com um mau cheiro insuportável, tive até que passar álcool no corpo”, ou, num tom mais rude “isso é uma falta de desrespeito aos brumadenses que pagam caro pelos serviços, os quais, se não forem devidamente quitados, o abastecimento é cortado sem qualquer aviso prévio”. A situação já chegou até ao setor de segurança, onde membros da Polícia Civil de Brumado expressaram que “água fedorenta essa de Brumado. Acho que fiquei mais sujo depois do banho”.

 

O vereador Elias Piau (PV) é um dos mais combativos no sentido de que a situação do abastecimento em Brumado seja resolvida o quanto antes (Foto: 97NEWS)


O 97NEWS buscou contato com a empresa, mas foi em vão, já que qualquer explicação ou justificativa tem que ser dada pela Central em Salvador. Existem boatos circulando que a água está praticamente sem tratamento e que isso seria uma retaliação à pressão que está sendo feita pela gestão municipal para que se construa o mais rápido possível o sistema de esgotamento sanitário da cidade, - que é talvez a maior urgência do município -, sob o risco da empresa perder a concessão de explorar o abastecimento de água na cidade, o que já acontece há cerca de 40 anos, onde os ganhos devem ter sido bem maiores que os gastos, então, diante disso, a construção do esgotamento seria uma espécie de obrigação. Na manhã desta quinta-feira (09) várias reclamações chegaram à nossa redação, principalmente de moradores e comerciantes do Bairro São José, os quais relataram que “não estamos nem conseguindo nem lavar e nem limpar os nossos estabelecimentos, pois o mau cheiro da água é tão forte que fica impraticável qualquer ação de limpeza”. A população espera que a Embasa resolva com a maior urgência essa situação que estaria no limiar do insuportável. Confira algumas das postagens que mostram a forte revolta dos brumadenses quanto à situação: 

(Reprodução: Facebook)


Brumadense diagnosticado com tumores aguarda transferência para Hospital especializado; Feijoada está sendo organizada para custear o tratamento

Foto: Divulgação

Família de Mayrionilson Silva (Merona) pede ajuda a população brumadense, pelo fato do mesmo está internado no Hospital Municipal professor Magalhães Neto em Brumado com o quadro clínico muito grave. Segundo informações passadas ao 97NEWS pela própria família, Merona sentes dores muito forte na coluna e já passou por vários especialistas, porém não teve nenhuma melhora no seu quadro clínico. Ainda de acordo com a família, esta semana o quadro clínico de Merona piorou, e o mesmo chegou a perder os movimentos das pernas. Através de uma ressonância o médico emitiu um laudo mostrando que Merona foi diagnosticado com dois tumores, um no pulmão e outro na coluna. Merona continua internado no Hospital Regional de Brumado e aguarda a transferência para um dos hospitais especializados, como o Aristides Maltez ou Hospital de Câncer de Barretos em São Paulo. Para ajudar nos custos do tratamento de Merona, a família e amigos vão realizar neste Domingo (12/2) uma feijoada beneficente. Quem quiser ajudar, é só comprar uma porção no valor de R$ 15 reais. Os pedidos podem ser encomendados pelos telefones: (77) 9.9809-2698 ou 9.9969-2368 ou se preferir podem ir até a Rua Alicio José de Lima, 306-A, Bairro São João, ponto de referência, próximo ao antigo "Digas Bar", as porções serão distribuídas a partir das 11h30m. A feijoada poderá também ser consumida no local, que terá toda uma estrutura para os clientes. Você também pode contribuir com 1kg de feijão, carne ou calabresa. Ajude no tratamento de Mayrionilson Silva (Merona), e que Deus lhe abençoe.



Brumado: SMTT e GCM fazem blitz em vans que transportam alunos; quem não se regularizar não poderá efetuar mais o serviço

A operação de fiscalização será feita em frente a todas as escolas da cidade (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

SMTT em parceria com a Guarda Municipal de Brumado realizaram na manhã desta terça-feira (08) uma blitz educativa para fiscalizar as vans particulares que realizam o transporte de alunos na cidade. O primeiro local escolhido foi a frente da Escola CMEAS, mas a blitz vai ser estendida a todas as escolas, inclusive às particulares. A intenção principal da ação é retirar de circulação os veículos que transportam alunos de forma irregular. Na operação de hoje foram abordadas 18 vans, sendo que 04 delas estavam totalmente irregulares, sem a CRLV (Documento de Circulação), cintos de segurança para os alunos, e até sem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Segundo o SMTT, os proprietários dos veículos foram convidados a procurarem o setor na Prefeitura Municipal para realizarem o cadastro do veículo no órgão, a retirada do Alvará, visando proporcionar o máximo controle da frota de veículos escolares de Brumado. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Jossimar Leite “a parceria da guarda e do SMTT é muito proativa e contribuirá para a organização do trânsito na cidade, o qual ainda se encontra ainda com várias deficiências”. O coordenador da Divisão de Educação de Trânsito, Jansen Ricardo relatou que “o SMTT vai realizar a adequação desses veículos, pois a prefeitura não tem nenhum registro dessas vans que transportam passageiros em Brumado, tanto que apenas uma apresentou o alvará, que foi expedido no ano passado. Esses veículos circulam em Brumado sem o cadastro e sem autorização”. Ainda segundo as informações obtidas pelo 97NEWS o SMTT também vai fiscalizar o volume do som dentro das vans, pois alguns condutores montam um verdadeiro "paredão" de som e deixam com um volume acima do permitido, justamente na hora do transporte de alunos, o que se consiste num risco. Segundo Jansen, isso acaba tirando a atenção não só do condutor, como também das crianças que ali são transportadas. O SMTT faz questão de deixar bem claro que os veículos que não se regularem perante órgão, serão tirados de circulação. 



Seleção Complementar: Tiro de Guerra de Brumado inicia seleção para o Serviço Militar obrigatório

Foto: Divulgação

A Comissão de Seleção do Tiro de Guerra 06/024 informa que a data de apresentação dos conscritos designados para seleção complementar é dia 15 de fevereiro às 06:30h. Os trabalhos de seleção complementar, que tem por objetivo selecionar os jovens que serão matriculados no Tiro de Guerra de Brumado no dia 1° de março de 2017. De acordo com o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, o Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – e compreenderá, na mobilização, todos os encargos relacionados com a defesa nacional. O conscrito já designado e que não se apresentar para a seleção complementar, neste caso, o Tiro de Guerra, dentro do prazo marcado, ou que, tendo-o feito, se ausentar antes do ato oficial de matrícula, será declarado insubmisso. Cabe ainda ressaltar que o brasileiro, entre 1° de janeiro do ano em que completar 19 (dezenove) anos e 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos de idade, e que não esteja em dia com as obrigações militares, não poderá: obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subvencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público: estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais; de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal. O Artigo 75 da Lei do Serviço Militar diz que constituem prova de estar o brasileiro em dia com as suas obrigações militares os seguintes documentos: o Certificado de Alistamento, nos limites de sua validade; o Certificado de Reservista; o Certificado de Isenção; e o Certificado de Dispensa de Incorporação.



Excelência: Inauguração da nova loja da Central das Carnes foi um grande sucesso

A inauguração foi um grande sucesso (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Chegou o grande dia, a inauguração das novas instalações da Central das Carnes da Av. Coronel Santos no bairro São Félix, que era uma das inaugurações mais aguardadas deste início de 2017. Mostrando uma grande evolução conceitual e um salto de qualidade incrível, a nova loja traz um designer moderno, que visa dar total conforto aos clientes com muito espaço e comodidade, além de contas com seguranças, um atendimento diferenciado e preços imbatíveis. Um dos grandes destaques desse novo momento são as novas câmaras frigoríficas de última geração, que, inclusive, são as únicas em Brumado do segmento, o que dará ainda maior qualidade aos produtos comercializados. A equipe do 97NEWS esteve presente à inauguração e comprovou a alegria e satisfação dos clientes fidelizados que fizeram questão de estar presentes ao evento que foi realmente um grande sucesso, tendo o destaque para uma grande queima de fogos e presença do Dj Pantera. Confira abaixo as fotos do evento:  



Brumado: Pequeno Pedro Gabriel não resiste e vem a falecer na madrugada deste sábado (04)

Foto: 97NEWS

O pequeno Pedro Gabriel recém-nascido que aguardava vaga em uma UTI, infelizmente veio a falecer na madrugada deste sábado (04) no Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado. Ele que desde o seu nascimento há 15 dias, mesmo depois de uma liminar expedido pela justiça, obrigando o estado a fornecer a transferência e a internação em uma UTI neonatal em até 24 horas. O juiz estipulou multa de R$ 20 mil por hora ao Estado, mas, mesmo após a liminar, nenhuma vaga foi disponibilizada. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que vai apurar a situação e deve se posicionar na segunda-feira (6). O 97NEWS relatou o caso em primeira mão com a matéria, "Brumado: Ministério Público Estadual obriga Estado a providenciar transferência com urgência de bebê nascido com complicações". O pai do pequeno Pedro, Elian Almeida, contou que o menino enfrentou muitas complicações de saúde desde que nasceu, no dia 22 de janeiro deste ano, no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Segundo o relatório médico, o bebê teve edema generalizado, acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo. O pai relatou a nossa equipe que Gabriel ficou roxo no momento em que nasceu, mas o médico conseguiu reanimar ele e levar para o quarto, porém já com necessidade imediata da UTI. Nós do 97NEWS desejamos que Deus conforte os corações da família do pequeno Pedro Gabriel. Receba os nossos mais sinceros pêsames.



Queda de energia é cada vez mais constante em Brumado e região

Foto: Arquivo/97news

Moradores de Brumado reclamam de constantes quedas de energia que vem acontecendo na cidade. Segundo eles, a falta de energia elétrica têm causado prejuízos em estabelecimentos comerciais, emissoras de Rádio e retransmissão de canais de TV. A falta de energia foi registrada na madrugada desta sexta-feira (03/2) e no fim da tarde deste sábado (04/2). Nestas duas quedas, alguns equipamentos eletrônicos foram queimados, o sinal de dois canais de televisão ficaram fora do ar e o transmissor da Alternativa FM, apresentou problemas, segundo a equipe técnica da emissora. A reclamação também vem das cidades vizinhas. Segundo moradores de Livramento de Nossa Senhora, faltou energia elétrica na cidade das 17h às 21h horas desta sexta-feira (03/2). Também foram atingidos os municípios de Dom Basílio, Rio de Contas, Jussiape e Paramirim. Segundo os moradores de ambas as cidades, toda vez que chove na região isso acontece. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), ainda não se pronunciou sobre o assunto.



Brumado: Roda de ônibus da Novo Horizonte se solta durante viagem

Foto: 97News

O transporte interestadual de nossa região precisa ser rigorosamente revisto. Na noite deste sábado (4/2) mais um ônibus de empresa Novo Horizonte quase causou uma tragédia. Nas redes sociais a passageira Daiane Neves relatou em sua página, o susto que ela passou. "Embarcamos no ônibus convencional da empresa na rodoviária de Caetité para ir para Salvador na linha que sai de Urandi. Ouvir um barulho estranho, como se as rodas estivessem folgadas. O veículo parou em Brumado e cerca de 30 minutos após a saída, uma das rodas traseiras do ônibus se soltou e o veículo seguiu arrastando sem as rodas por alguns metros." Finalizou Daiane. A passageira ainda reclamou do descaso da empresa que não deu nenhuma satisfação aos usuários do serviço, além de demorar cerca de duas horas para mandar socorro ao motorista. Este não foi o único caso esta semana, na sexta-feira (03/2) por volta das 14 horas um ônibus da mesma empresa ficou parado por cerca de uma hora na BR-030 próximo a comunidade de "Pancadão" por pane elétrica. Segundo os passageiros, o ônibus parou de repente e não ligou mais. Só após a chegada do eletricista, uma hora depois ,que os passageiros conseguiram continuar a viagem.

Foto: Reprodução




Brumado: Recadastramento biométrico começa dia 13 de Fevereiro no Forum Eleitoral

Foto: Arquivo/97news

A 90ª Zona Eleitoral informa a todos os eleitores domiciliados no município de Brumado que dia 13 de Fevereiro começa a revisão do eleitorado com identificação biométrica. Ficando todos convocados, exceto aqueles que já realizaram coleta de dados biométricos. O horário de atendimento será da 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, no Cartório Eleitoral da 90ª zona, no Fórum Eleitoral, na Avenida João Paulo I, Bairro Nobre. Na hora do recadastramento biométrico é necessário, a apresentação do documento de identidade oficial e comprovante de domicílio e documento que comprovem a quitação das obrigações relativas ao serviço militar. Se o eleitor não atender a convocação, implicará no cancelamento da inscrição eleitoral.



Final de semana em Brumado será de céu nublado e pancadas de chuva; veja previsão

Chuva deve aparecer na noite de sábado e durante todo o dia de Domingo (Foto: Luciano Santos)

O fim de semana em Brumado deve ser nublado, com chuva na noite de sábado (4) e durante o Domingo (5). Apesar da sexta-feira (3) amanhecer com o sol brilhando, a expectativa é de que chova a noite na capital do minério. A temperatura máxima chega a 31° C, e a mínima é de 21° C, com ventos de até 13km/h. De acordo com a previsão do tempo, neste final de semana o céu deve permanecer nublado no sábado, com máxima de 34º C e minima de 20º C, e pancadas de chuva a noite, e domingo, as temperaturas irão variar entre 20°C e 24°C, e pancadas de chuva durante todo o dia. 



Brumado: Moradores do Bairro São José aterrorizados com anúncio de desapropriação em série feito pela Prefeitura Municipal

As residências que foram alvo da notificação por parte da prefeitura municipal (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Defensor fervoroso da Supremacia do Bem Comum, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PDB), já bem no início de sua terceira gestão à frente da Prefeitura de Brumado, já demonstra que algumas ações que ele não conseguiu fazer em suas gestões anteriores, as quais, ao que tudo indica, ficaram “engasgadas”, agora, estão tendo um papel prioritário, já que as ações de regularização imobiliária, visando, inclusive, a desapropriação de residências, estão no topo da pauta. Uma delas já abriu uma grande polêmica, a qual, tem como cenário os bairros São José, especificamente, de 35 residências que estão à margem do Riacho do Bate-pé, as quais já foram notificadas, tendo sido dado um prazo de 10 dias para os proprietários dos imóveis irregulares efetuarem o devido recuo, já que os mesmos serão desapropriados, pois foram construídos dentro da faixa de servidão do Riacho do Bufão, que compreende 20 metros de largura, com isso algumas residências serão quase que completamente afetadas. Diante do anúncio, o medo e o pavor se apoderaram de vários moradores, os quais, primeiramente procuraram a própria prefeitura, sendo orientados a ir ao Ministério Público, mas que, segundo eles, foram comunicados que nada poderia ser feito pelo órgão e receberam o conselho de buscar um advogado para defender a causa.  A polêmica está instalada já que os moradores alegam que sempre pagaram o IPTU (fotos parte final), sendo feitas as devidas medições e nunca um preposto do município tinha mencionado isso, o que causou um grande espanto, já que pegou todo mundo de surpresa.

 

A visualização mostra que algumas residências avançaram a área de servidão do riacho (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

 

A reportagem do 97NEWS ouviu um dos moradores mais antigos da Rua Sandra Batista da Silva Medeiros, - uma das atingidas pela notificação -, o caminhoneiro Milton Augusto da Silva, que já reside no local há cerca de 20 anos. Visivelmente espantado ele argumentou que “são 20 anos de construção que foi feita com muito suor e trabalho duro, sou caminhoneiro, trabalho viajando a esse Brasil a fora para dar o pão para minha esposa e meus filhos, suei muito para construir isto aqui, e agora, por vaidade de um gestor, ele quer vir aqui e derrubar tudo” e subindo o tom ainda alegou que “se as residências aqui estão irregulares, porque não vieram antes e, outra coisa, eles alegam que aqui é um riacho, mas se vocês forem no fim da rua próximo ao Campus do IFBA, ficará claro que a própria prefeitura aterrou a passagem do riacho que recebe a água que vem da fazenda Santa Inês. Esse riacho inclusive já está morto, pois vários moradores já aterraram a frente as suas casas, não existe mais água aqui". E finalizou de forma contundente expressando que “porque ao invés de vir aqui e mandar notificação, não se faz um projeto e coloca manilhas para a vazão da água de chuvas, não seria bem melhor do que destruir os sonhos de tantas famílias que trabalharam duramente para construir as suas casas”. Confira o Termo de Notificação abaixo: 
 

 

Visando obter esclarecimentos sobre a celeuma, o 97NEWS ouviu o secretário municipal de infraestrutura Renato Mendonça, que fez questão de levar a reportagem ao local para explicar que “primeiramente não podemos compactuar com os erros feitos em gestões passadas e quanto à cobrança do IPTU ela é feita em cima da metragem inicial e não da atual, onde constam avanços estruturais inquestionáveis”. Ele fez questão de declarar que “o erro é patente, pois a área de servidão do riacho foi invadida e isso é contra a lei. A ilusão é que o riacho parece estar inativo, mas não está, pois, os sucessivos períodos de seca dão essa falsa impressão. A hora que chover forte o riacho volta a receber água, então não se pode mais aceitar uma situação irregular como essa, pois só estamos fazendo valer a lei”. E ainda citou que “o Artigo 443 do Código Municipal de Urbanismo, reza que toda obra não licenciada em terrenos de domínio da prefeitura municipal de Brumado será demolida imputando-se ao infrator as despesas ocasionadas com acréscimo da taxa da administração de 30%”. Diante disso, o secretário foi questionado se será efetuado mesmo o processo de desapropriação dos imóveis e ele prontamente respondeu que “sim a desapropriação não só desses imóveis, como também de todos os que estiverem irregulares será executada, pois o bem comum tem que estar acima de interesses particulares”. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Dois homens são acusados de estelionato por locarem veículo em nome de empresa

Foto: Arquivo/97news

Victor Barbosa da Silva e Léo Rafael Ferreira Alencar estão sendo acusados de estelionato. Segundo boletim de ocorrência registrado na delegacia de Brumado na última segunda-feira (30/1), os dois locaram por duas vezes um veículo da Empresa Localiza, com filial em Brumado. Ainda de acordo com o boletim, os veículos teriam sido locados por Victor e por Léo, através de contratos em nome da empresa ARP - Construções e Empreendimentos LTDA, mas sem o conhecimento do proprietário da mesma. No Registro de ocorrência, o dono da ARP afirmou que não conhece os dois homens. O que levou o dono da empresa a procurar a polícia, foi que na última locação, um dos veículos utilizados por Victor e Léo, foi entregue a Localiza com o pára-brisa quebrado, e a partir dai então, a locadora começou a cobrar da empresa ARP um boleto em relação ao conserto do veículo. Não tendo conhecimento do fato o representante da ARP e o gerente da Localiza, procuraram a delegacia para relatar o fato. A polícia civil abriu um inquérito e vai localizar os dois homens acusados de estelionato para se justificarem e pagarem o prejuízo causado.



Brumado: Recém-nascido que corre risco de morrer ainda aguarda por uma UTI

Foto: Divulgação

Uma bebê recém-nascido internado no Hospital Professor Magalhães Neto, e que corre risco de morrer, ainda aguarda ser transferido para UTI - Unidade de Terapia Intensiva. O 97NEWS já havia veiculado em outra matéria sobre o caso. Brumado: Ministério Público Estadual obriga Estado a providenciar transferência com urgência de bebê nascido com complicações neonatal. A Justiça já determinou a transferência da criança para que possa ser submetida a um tratamento para salvar a sua vida e estipulou multa de R$ 20 mil por hora ao Estado, se a transferência não for cumprida, mas, mesmo após a liminar, nenhuma vaga ainda foi disponibilizada. Segundo a Secretaria de Saúde, todas as medidas estão sendo feitas para conseguir a vaga, mas até o momento, nenhuma UTI da região e da capital tem vaga. O pai do pequeno Pedro, Elian Almeida, falou ao 97NEWS que Pedro desde que nasceu enfrenta complicações de saúde. "A qualquer momento ele pode morrer, porque sem a medicação não tem como ter um retorno", disse o pai. O relatório médico diz que o bebê tem edema generalizado, acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo.



Brumado: Fundação da AUCIB é considerada marco histórico contra a corrupção

(Fotos: Daniel Simurro | 97NEWS)

Após encontros preliminares e elaboração de uma agente positiva a AUCIB – Auditoria Pública Cidadão da Bahia teve a sua cerimônia de fundação realizada na noite desta terça-feira (31) no auditório do SEMAC e contou com a presença de vários segmentos da sociedade civil organizada como OAB, Maçonaria, Modera, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito entre outros. Outro dado que tem que ser registrado foi a presença do vereador José Ribeiro Neves, que foi o único representante do Poder Legislativo que esteve presente ao ato de fundação. Após as saudações iniciais, foi lido e debatido o Estatuto que regerá a ONG, com a apresentação de proposições, tendo, por meio do entendimento democrático, a aprovação final por unanimidade, dando assim a natureza jurídica para a entidade que promete ser um marco nas ações em busca da moralidade pública. Tendo a função precípua de fiscalizar, da forma mais abrangente possível, os órgãos públicos, ONGs e, inclusive, empresas privadas que recebem verbas públicas, a AUCIB vem se constituir num divisor de águas, abrindo uma nova era em Brumado e na Bahia no combate à corrupção, feita sob o solo da Cidadania, defendendo de forma inédita e intransigente a moralidade da causa pública. Todos os presentes se comprometeram a formar a assembleia permanente, que terá uma participação muito importante em todos os cursos da entidade. Vários pronunciamentos foram feitos, os quais exaltaram a iniciativa e parabenizaram a coragem em se criar um sólido organismo, com base popular, que venha a contribuir de forma muito positiva para a fiscalização da aplicação correta das verbas públicas. Outro ponto de destaque é que a AUCIB está sendo criando em células, ou seja, outros municípios da Bahia poderão se integrar à organização, ficando Brumado como a célula-mãe. Após os ajustes finais, foi eleita, por aclamação, a diretoria da entidade que ficou composta por: Genivaldo Azevedo (presidente); Paulo Esdras (vice-presidente); Clidemar Amorim (secretário) e Osmar Botelho (tesoureiro). No final foi dada uma grande salva de palmas em alusão à criação da AUCIB que já é considerada uma revolução conceitual na área de fiscalização da coisa pública. 



Brumado: Moradores do Bairro Bom Jesus no rastro do ladrão que levou a bomba da Embasa

Depois do furto da bomba a situação ficou insustentável já que o esgoto está invadindo as ruas e as casas (Fotos: Carlos Silva | 97NEWS)

A criminalidade está mesmo sem limites em Brumado, pois até a bomba da Embasa que proporcionava vazão ao esgoto coletado das residências do Bairro Bom Jesus foi levada neste último final de semana da estação de tratamento. Com isso o retrato é desolador, já que os dejetos e o líquido fétido já invadem as ruas criando um aspecto muito desagradável e que, ainda por cima, coloca em risco a saúde das famílias residentes no local. A reportagem do 97NEWS falou com os moradores que explicaram que já entraram em contato com a Embasa que explicou que somente após a realização de uma licitação é que a nova bomba poderá ser comprada e posteriormente instalada. Vale ressaltar que sem a bomba o esgoto também está retornando para dentro das residências, o que causa ainda mais indignação. Segundo as explicações esse processo é demorado e, com isso, o esgoto continuará invadindo as ruas. Eles ainda fizeram questão de relatar que "estamos seguindo o rastro deixado pelo ladrão e que, caso ele seja encontrado, vai levar uma “coça”, já que a revolta é muito grande", explicaram. Não se sabe ao certo o valor da bomba, mas, não deve ser barata, pois se vai precisar de licitação para comprar. Realmente é o cúmulo, mas estamos de olhos bem abertos e vamos tentar encontrar o malfeitor, para ver se conseguimos recuperar a bomba, pois do jeito que está não dá para ficar", citou um dos moradores. 



Brumado: Mulher suspeita de tráfico é detida com drogas escondidas em sua lingerie

As drogas e o celular ficaram apreendidos na DP (Foto: Divulgação Polícia Militar)

Uma denúncia anônima levou os policiais militares a autuar uma mulher suspeita de estar praticando tráfico de drogas na cidade. Após abordagem, ela que estava conduzindo uma motocicleta e falando ao celular em atitude suspeita, foi encaminhada para a DP e após passar por uma revista especializada, foram encontrados tabletes de maconha, os quais estavam escondidos em seu sutiã e calcinha. Ela ficou detida, mas depois liberada, após dar explicações. A motocicleta ficou retida para posteriores investigações (foto abaixo), já que existem fortes indícios de que estaria sendo utilizada a serviço do tráfico na cidade. 

(Foto: Divulgação Polícia Militar)


Brumado: Após ser esfaqueado na Praça Zeca Leite, jovem é levado HMPMN e autor da agressão vai para a DP

(Fotocomposição: 97NEWS)

A música do cantor Edson Gomes que diz “é tanta violência na cidade, brother é tanta criminalidade” expressa com muita exatidão os dias de hoje na grande maioria das cidades da região. Em Brumado, principalmente nos finais de semana, o índice de ocorrências policias aumenta muito, tendo em agressões e até em homicídios como aconteceu na tarde do último sábado (28). Já no período noturno, por volta das 22h45m, uma outra tentativa de homicídio ocorreu na Praça Zeca Leite, nas proximidades da lanchonete Subway. Segundo as informações colhidas pelo 97NEWS, um jovem acabou sofrendo vários golpes de facão, os quais atingiram a cabeça, braços e os dedos. A vítima teve que ser hospitalizada e o agressor foi preso em flagrante. Duas testemunhas do fato também estiveram presentes à DP para prestar depoimento. Ainda segundo as informações a vítima teve só ferimentos leves e foi liberado após ser medicado.