ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Garoto brumadense precisa com urgência de transfusão de sangue B ou O negativo

O pequeno Alisson vem mostrando muita garra e vontade de viver (Foto: Divulgação)

O garoto brumadense Alisson Aguiar Pires, com apenas 7 anos, já vive um grande drama em sua vida, já que ele precisa com extrema urgência de uma transfusão de sangue B ou O negativo. Filho de Adailton Porto Pires (34) e Gilca Aguiar Santos Pires (31), o garoto luta pela vida praticamente desde os primeiros dias, já que ele nasceu com "Anemia Falciforme" e, devido a isso, precisa sempre de trasfusão dos sangues, O- ou B-. Ele está internado no Hospital São Rafael, em Salvador, e a família vem sofrendo muito, lutando dia após dia para ver o filho vencer. Uma camapnha foi criada nas redes sociais para que todos possam ajudar. "Sabemos que é um sangue raro, porém, não vamos desistir de lutar. O mundo é muito grande e acreditamos que em meio a tantas adversidades, existem pessoas de bom coração, pessoas solidárias. Ao doar o sangue, não esqueçam de da o nome completo dele: ALISSON AGUIAR PIRES!!! Diante disso a mãe faz um apelo emocionado relatando que 'pessoal faço um apelo aos amigos, que tenham parentes e amigos aqui em Salvador, estamos precisando de doadores com o sangue B-ou O- por favor,  ajudem  a conseguir este sangue compatível, pois quanto mais doadores maior é a chance de ser compatível, pois a chance e de 1 pra 100". O Hospital São Rafael fica na Av. São Rafael, 2.152, Bairro São Marcos, Salvador, os telefones são 0800 2846202, funciona de Segunda a Sexta-feira das 08h as 17h, sábados, das 08h as 12h.Contato pelo celular (77) 9.9999-5099



Iniciado importante projeto de modernização da rede elétrica da Câmara de Vereadores de Brumado

(Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado passou a ser uma referência na região desde a sua inauguração em razão da sua estrutura física, que apresenta espaços amplos e toda infraestrutura necessária para a realização do trabalho dos parlamentares, assessores e servidores. O ambicioso projeto foi desenvolvido e executado na então presidência do vereador Léo Vasconcelos, que com uma visão futurista e moderna concretizou a obra. Hoje com essa mesma perspectiva de futuro e em razão das atuais necessidades apresentadas foi dado início a execução do importante projeto de modernização das instalações elétricas, que passaram a não atender à grande demanda exigida por todos os instrumentos de trabalho oferecidos, tais como ar-condicionado, computadores, internet, aumento do número de gabinetes e serviços ao público como o infocentro, entre outros, assim como a área de segurança.     Dentro do projeto, que é bastante amplo, estão inclusos a abertura de paredes e pisos para instalação de conduites para telefonia. Internet e energia elétrica, a colocação de uma subestação (cujo poste já foi afixado), que será a responsável em oferecer a carga necessária para o perfeito funcionamento, visto que por diversas vezes os trabalhos foram interrompidos em razão da falta de energia por sobrecarga. “Desde a sua inauguração a Câmara não passava por reformas tão importantes e necessárias, estamos aplicando nossos recursos de forma responsável, comprometida e transparente, com a primordial finalidade de oferecer aos vereadores e servidores as melhores condições na execução dos trabalhos, que serão revertidos à toda população brumadense”, observou Leo Vasconcelos         

 



José Carlos de Jonas acompanha visita de Rui Costa em Guanambi

Zé Carlos de Jonas esteve acompanhado do vice-prefeito Édio Pereira e do secretário Vitor Bonfim (Foto: 97NEWS)

O vereador Zé Carlos de Jonas (PT) continua tendo, de forma muito intensa, em sua agenda, as viagens de trabalho na busca de ampliar ainda mais a sua atuação parlamentar. Neste último sábado (15), o parlamentar esteve em Guanambi acompanhando a visita do governador Rui Costa ao referido município. Na oportunidade o chefe do executivo baiano veio para uma série de eventos inaugurais e também entregar 8 tratores para os municípios da região. Acompanhado do vice-prefeito Édio Pereira (PC do B), que esteve representando o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e do secretário estadual de Agricultura Vitor Bonfim, Zé Carlos de Jonas voltou muito satisfeito do evento, onde ele recebeu informações importantes do deputado federal Waldenor Pereira (PT) que é um dos seus mais importantes parceiros na busca de novas conquistas para o desenvolvimento de Brumado. "Foi uma viagem muito proveitosa onde pudemos constantar o grande empenho do governador Rui Costa pela crescimento de nossa região", destacou o vereador que ainda fez questão de falar que "fui juntamente com Édio e Vitor Bonfim num clima de muito otimismo, porque a projeção de ações do governo do estado para Brumado nos deixa muito esperançoso, principalmente na área de saúde, onde teremos brevemente a nossa tão aguardada UTI e, posteriormente a construção da policlínica regional que promoverá um grande salto de qualidade para a área de saúde pública de toda a microrregião". 

Zé Carlos de Jonas ao lado do seu parceiro forte o deputado Waldenor Pereira (Foto: 97NEWS)


Com setor em alta, Coopmab irá realizar a 4ª Feira de Animais de Brumado

A edição deste ano da 4ª Feira de Animais de Brumado acontecerá sob o clima de otimismo com a melhora da economia, principalmente do setor agropecuário, que vem tendo um forte destaque em todo o país. A Festa da Pecuária de Brumado e Região acontecerá nos dias 29 e 30 de Julho, no Parque de Exposições de Brumado e deverá contar com um público recorde, bem como um volume de negócios bem maior do que nos anos anteriores. Com início às 08h e término às 16h, a Feira será uma grande oportunidade para criadores de toda a região adquirirem animais de genética melhoradora com excelentes condições  . Então, você, que é criador ou comprador de animais, marque na sua agenda e se prepare para grandes negócios. A Feira tem apoio da Prefeitura Municipal de Brumado e da ADAB. No dia 30, domingo, a partir das 14h00, grande Leilão de Genética com a participação das raças: Quarto de Milha, Mangalarga Marchador, Mangalarga, Touros Nelore e Guzerá oriundos de grandes planteis de renome Nacional! Atenção para a promoção: Currais por apenas R$ 50,00! REALIZAÇÃO: COOPMAB! Informações: TADEU - CASA DO CRIADOR (77) 99976-4113 | LUIZ MARTINS (77) 99997-8334 e IVAN - AGROPEC (77) 99943-2330 | LEILÃO: MAURÍCIO ARAUJO (71) 99901-7646



'Brumado ganhou com a permuta com o governo do estado', declara vereador Elias Piau

O vereador Elias Piau ressaltou a importância da aprovação do projeto (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O jovem vereador Elias Piau (PV) que vem realizando um mandato com muito dinamismo, com ações estratégicas e mostrando um grande compromisso com o desenvolvimento do município. Muito atuante, o parlamentar vem cumprindo uma agenda positiva com muita resolutividade, ampliando os seus contatos políticos e dando uma dimensão ainda muito maior ao seu trabalho que vem tendo um grande reconhecimento popular. Desta feita, Elias Piau participou de um momento muito importante numa votação que foi considerado um divisor de águas para a área de saúde municipal. O fato ocorreu na última sexta-feira (14), na realização de uma sessão extraordinária para votar com urgência urgentíssima a autorização do Legislativo para a efetivação da permuta entre terrenos celebrada entre o estado e o município. "O que é bom para o povo sempre terá a nossa aprovação. Esse é um momento importante para a nossa população, que poderá no futuro ter acesso à uma feira livre bem mais moderna, já que o terreno do extinto Derba deverá ter essa destinação, então, estamos muito satisfeitos em ter dado o nosso voto favorável a esse projeto", destacou o vereador. Elias Piau gravou um vídeo comentando o seu voto, veja: 



'O que for para o bem do povo sempre terá o nosso voto favorável', afirmou vereador Lek Cabeleireiro

O vereador Lek Cabeleireiro destacou a importância da aprovação do projeto (Foto: Divulgação)


O vereador Lek Cabeleireiro (PV), em pouco tempo do seu mandato parlamentar, já conseguiu obter um grande reconhecimento popular, tanto que já foi batizado de "o vereador do povo". Muito combativo e mostrando uma consciência muito ampla sobre toda a diversidade que envolve a função de vereador, Lek já não é mais uma surpresa, mas sim uma grata revelação das urnas, pois a sua metodologia de trabalho está sempre em sintonia fina com as grandes urgências do município. Na última sexta-feira (14), o parlamentar mostrou novamente a sua consciência cidadã ao aprovar o Projeto de Lei sobre a permuta feita entre o estado e o município, que concedeu um terreno localizado ao lado da sede da 18ª Ciretran e recebeu todo o terreno onde ficava a antiga sede do Derba, o que todos avaliaram como positivo para Brumado. "Fizemos questão de estar presentes nessa sessão extraordinária, pois o projeto era muito importante e, após uma ampla análise do mesmo, ficou bem claro que o município de Brumado só tem a ganhar", destacou o vereador que ainda citou que "o que for para o bem do povo de Brumado sempre terá o nosso voto favorável, esse é um compromisso afirmado pelo nosso mandato". Veja abaixo um vídeo onde o parlamentar faz comentários sobre o projeto: 



Rally Mercosul 2017: Dupla brumadense faz história e conquista o 5º lugar na clasificação geral

A dupla brumadense representando o Club Amarok Bahia fez história na edição 2017 do Rally Mercosul (Fotos: Divulgação)

O sétimo e último dia do Rally Mercosul 2017 que teve o seu destino final na histórica Buenos Aires, capital da Argentina, foi cheio de emoção e adrenalina. Segundo as informações colhidas pelo 97NEWS essa etapa foi a mais divertida, com diversas mudanças de média, tornando a navegação muito prazerosa. Saindo em comboio de Santa Fé até a capital Buenos Aires, os competidores aproveitaram o intervalo antes do início da prova para conhecer um pouco da cidade e aproveitar para fazer as velhas "comprinhas". Depois do almoço, onde foram degustadas as delícias da culinária portenha, a prova teve o seu retorno. Brumado está sendo representado pela dupla Alessandro Santos e Glauber Bacelar que estão fazendo história, com a conquista de um resultado excelente, a 5ª colocação na classificação geral. Em contato com a dupla eles relataram que “a prova do sétimo dia foi bem legal, as muitas mudanças de média, os vários balaios curtinhos e as velocidades bem altas deixaram a etapa bem prazerosa. Largamos em segundo lugar devido ao resultado do 6º dia, e logo nos primeiros minutos de prova, nos deparamos com atrasos, mas o competidor na nossa frente também teve que esperar se atrasando ainda mais. Mesmo assim fomos bem no sétimo dia, apesar dos imprevistos.” comentou o piloto Alessandro Silva sobre a última etapa. A etapa final foi marcada também por alguns trechos de trilha, com um pouco de dificuldade, já que "off road" foi intenso e fez os competidores usarem as suas habilidades ao limite, já que o trecho teve muitos riachos e paisagens de tirar o fólego, num lugar fantástico para se visitar e tirar belas fotografias. O navegador Glauber Bacelar ainda narrrou que “foi uma aventura e tanto, ninguém que participou do rally quer admitir que ele acabou. As amizades que fizemos foram marcantes, pois a proximidade que se criou entre todos os competidores foi realmente incrível. Já estamos sentindo falta do rally e de ficarmos junto desta galera". E no final o piloto Alessandro Santos descreveu que "tudo começou na cidade de Curitiba, e o Club Amarok Bahia foi para a competição. Felicidade se traduz em aquilo que você faz com amor e prazer, e foi assim que após sete dias de provas conseguimos esse troféu nessa noite, ficamos em 2° lugar na prova do dia e, 5° lugar no ranking geral da categoria Turismo Light do rallymercosul 2017, agradeço ao meu parceiro, Glauber (Binho Bacelar) pelo companheirismo e dedicação, a minha família pelo apoio, aos patrocinadores pela confiança e aos amigos pelo incentivo em buscar esse objetivo em uma das maiores provas da América do Sul, valeu. Em 2018 tem mais". 



Aumenta a preocupação da família de John Michel; brumadense está desaparecido há 11 dias

(Foto: Reprodução Facebook)

O desaparecimento de jovens na região vem aumentando nos últimos anos, o que vem deixando muitas famílias aflitas e preocupadas, já que com o crescimento da violência, os riscos de algum acontecimento negativo são bem maiores. Em Brumado um novo caso dessa natureza está ganhando repercussão, chamando a atenção de toda a comunidade, já que o tempo de desaparecimento já passa dos dez dias. O caso em questão envolve a famíla do jovem John Michael dos Anjos Vieira, de 24 anos, o qual está desaparecido há 11 dias. Segundo informações dos familiares, John Michael foi vítima de um acidente recente, ficando vários dias em coma, o que deixou sequelas como a possível perda de memória. A mãe do jovem registrou um boletim da ocorrência na 20º Coorpin, mas já está entrando em desespero e pede encarecidamente que se alguém tiver alguma informações sobre o paradeiro do jovem ligar para 190 ou 197. 



A Odonto Mota traz para os seus clientes, o rejuvenescimento rápido e sem cortes

(Divulgação)


O envelhecimento da pele é um processo natural que ocorre no corpo de qualquer pessoa. Enquanto não é possível evitar esse processo, podemos com a atual tecnologia, amenizar os sintomas e retardar o envelhecimento. A toxina botulínica e o Ácido hialurônico são uma ótima opção para rejuvenescimento. A toxina botulínica é um complexo proteico, quando se faz a aplicação no rosto ou em outras áreas, ela atua junto aos receptores neuro musculares, impedindo a transmissão dos impulsos do neurônio para o músculo e com isso a sua contração, relaxando a musculatura. É isso que faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, por relaxar esses músculos causam as rugas dinâmicas, como quando franzimos a testa, ou nas rugas de “pés-de-galinha”, assumindo grande importância na melhora estética quando fazemos aplicação da Toxina Botulínica no rosto, como para o tratamento das rugas. O Botox também pode ser usado no tratamento de bruxismo, diminuindo a tensão muscular, uma situação que se caracteriza pelo apertamento ou ranger de dentes durante o sono e/ou em vigília e que, de acordo com as estatísticas médicas, acomete cerca de 40% da população mundial. Já no tratamento do “sorriso gengival”, aquele em que há exposição acentuada da gengiva, ou seja, quando o indivíduo sorri, a sua gengiva é mostrada excessivamente. A toxina botulínica tem sido indicada como uma excelente opção a ser aplicada, evitando-se a intervenção cirúrgica. Sem que haja qualquer perda de sensibilidade no lábio ou sensação de paralisia, uma pequena dose da substância é o suficiente para relaxar o músculo interno do buço, impedindo que o lábio superior seja tracionado para cima no momento em que o paciente sorri e, portanto, diminuindo o aparecimento da sua gengiva. Já o ácido hialurônico é uma substância presente naturalmente em nosso organismo, mas que diminui juntamente com as fibras de colágeno ao envelhecer, levando à formação de rugas, sulcos e depressão da pele. O preenchimento que utilizamos na Odonto Mota utiliza Ácido Hialurônico sintético idêntico ao do nosso organismo e que ao ser injetado irá substituir essa perda de volume, melhorando o aspecto e luminosidade da pele. O Ácido Hialurônico é indicado para para preenchimento de rugas, aumento dos lábios, preenchimento do sulco-nasogeniano, “bigode-chinês”, olheiras entre outras indicações. Por tanto, rejuvenescimento rápido e sem cortes é na Clínica Odonto Mota, localizada na Avenida Antônio Mourão Guimarães, 394 - A. Clínica Odonto Mota, sinônimo de beleza e conforto, venha conhecer nossas instalações com equipamentos modernos, tudo para receber as pessoas da melhor maneira. Marque sua consulta: (77) 3441-2239 / 9.9871-6198.



Vereadora Lia Teixeira exalta o projeto de regionalização da Saúde que terá Brumado como sede

A vereadora Lia Teixeira exaltou as novas conquistas para o município (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Na última sexta-feira (14), durante sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Brumado foi votado o Projeto de Lei n 22-2017, oriundo do Executivo, onde foi autorizada por unanimidade a permuta de terrenos entre estado e município, que teve o escopo da ampliação do complexo do Mercado Municipal e Feira Livre e a abertura de crédito adicional para custear as despesas para a construção da Base Regional de Saúde de Brumado. A vereadora Lia Teixeira (PDT) comentou a importância da aprovação em seu pronunciamento citando que "com relação a ampliação do Mercado Municipal, esse projeto beneficiará a todos que, de forma direta ou indireta, usam esses espaços que são as feiras livres, pois elas tem uma grande importância devido à diversidade de produtos ofertados, o desenvolvimento e incentivo da agricultura familiar que por sua vez vem garantir e consolidar ainda mais a cultura e as tradições populares, na medida em que favorecem o encontro de pessoas da comunidade". E finalizou falando da importância histórica do fato ao relatar que "com a Base Regional de Saúde teremos uma amplitude na área de serviços, onde certamente abrangerá uma maior organização na regulação de pacientes e uma maior ação da vigilância sanitária. Com isso, a população terá uma grande ampliação e melhoramente dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde".



Crise e queda nas vendas de talco podem gerar uma onda de desemprego em Brumado

O talco é o principal produto produzido pelo setor da mineração em Brumado (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Com o preço do minério em queda no mercado mundial as empresas do setor estão entrando em processo de encolhimento, o que, automaticamente faz disparar o gatilho da exoneração em massa de funcionários. Brumado, que é um município que tem na mineiração sua principal fonte econômica, inevitavelmente será afetado, o que, no atual momento de incertezas e de uma forte crise política no país, causará um impacto negativo. Nesse contexto, notícias ainda não oficiais dão conta de que a Vix Logística S/A, nos últimos dias dispensou cerca de 100 funcionários. A projeção poderá ser ainda mais negativa, pois fontes ouvidas pelo 97NEWS apontam que a outra empresa do setor também irá dispensar 100 funcionários devido ao fato de ter um grande estoque de talco, sendo que as vendas e os preços vêm despencado. Caso isso se confirme, serão cerca de 200 famílias que serão afetadas, causando um reflexo negativo na economia local. Não se tem dados sobre uma reversão monentânea do quadro no mercado do talco no mercado mundial, mas a expectativa é que a crise logo passe. 



Motociclista vai ao solo em acidente na Exupério Pinheiro Canguçu na manhã deste domingo (16)

O acidente chamou a atenção de muitos curiosos que passavam pelo local (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Com um índice histórico e preocupante de acidentes nos finais de semana, Brumado vem registrando atualmente queda nesses números, o que é um dado positivo e uma comprovação para algumas autoridades que os motoristas brumadenses estão sendo mais cuidadosos ao volante e, principalmente na condução das motocicletas, já que elas são, quase sempre, as protagonistas nos acidentes. Na manhã deste domingo (16), quebrando a previsão otimista, dois acidentes foram registrados até o momento, o primeiro na Av. Auta Leite e o segundo, com uma preocupação maior, já que uma motociclista foi ao solo na Av. Exupério Pinheiro Canguçu, provavelmente após colidir com outra moto. Os detalhes passados à redação do 97NEWS foram poucos, mas a motociclista pode ter se ferido e recebido atendimento médico. Ela não foi identificada, nem o motivo da queda ainda foram comprovados, mas fica o alerta para que toda a atenção na condução deva ser mantida, pois nos finais de semana os motoristas e motociclistas estão mais relaxados devido ao pouco tráfego, mas isso pode acabar sendo um elemento perigoso que pode originar acidentes. 



Após arrancar poste em frente ao Detran na manhã deste domingo (16), motorista abandona veículo no local

As cenas do acidente (Fotos: Whatsaap 97NEWS)

Moradores da Rua Auta Leite, mais especificamente na altura da unidade do Detran local, presenciaram um acidente que acabou causando prejuízos materiais ao patrimônio público. Segundo as informações, um motorista, de identidade não revelada, acabou, colidindo e destruindo um poste na referida via e, em seguida, abandonando o mesmo, um Fiat Uno vermelho com placas de Brumado - Bahia. Não se sabe o motivo do abandono, mas, ao que tudo indica, ele deverá voltar para buscar o carro. Ainda segundo informações ele nada sofreu. O acidente ocorreu na noite da sexta-feira (14).



Brumado: Coordenação de Educação no Trânsito alerta população para uso de vagas preferenciais

(Foto:Divulgação)

Diante da disposição de vagas preferenciais no sistema viário brumadense, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT chama a atenção da população para o uso adequado dessas vagas de estacionamento. Com o objetivo de esclarecer sobre a conduta correta nesses casos, o Superintendente Interino de Trânsito e Transportes, Engenheiro André Cardoso, determinou a Coordenação de Educação no Trânsito o desenvolvimento de orientações pertinentes para que o cidadão tenha maior atenção diante da sinalização horizontal e vertical afixada nas vagas especiais. O Coordenador de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, destacou que as vagas especiais destinam-se aos veículos conduzidos ou que transportem pessoas portadoras de deficiência, comprometimento visual ou mental, mobilidade física reduzida permanente ou temporária, sendo elas proprietárias ou não do automóvel, de modo a prover a acessibilidade e facilitar a sua locomoção. Além disso, também se destinam a idosos, com idade igual ou superior a 60 anos. O Conselho Nacional de Trânsito - Contran regulamentou e padronizou a demarcação das vagas, porém para o seu uso é preciso ter o cartão ou a credencial de vaga de estacionamento especial. A credencial é pessoal e intransferível, gratuita e tem validade em todo o território nacional nas vagas especiais de estacionamento rotativo. Os veículos estacionados nessas vagas devem exibir a credencial sobre o painel ou em local visível para efeito de fiscalização. O uso das vagas especiais em desacordo com a lei caracteriza infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a credencial pode ser suspensa ou cassada.



Vereador Elias Piau cumpre agenda positiva em Salvador; 'sempre na luta para obter novas conquistas para Brumado'

O vereador Elias Piau voltou ainda mais animado de sua viagem a Salvador (Foto: Divulgação)

Tendo, em apenas um semestre de atuação, o reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação, o vereador Elias Piau (PV) vem comprovando que o recesso é só no plenário, porque as suas atividades continuam intensas. Ele esteve essa semana em Salvador cumprindo mais uma etapa de sua agenda positiva na constante busca de novas conquistas para o município de Brumado. Foram vários os órgãos visitados pelo parlamentar que aproveitou para cobrar cobrar empenho nas suas solicitações.

 


Primeiramente ele teve uma audiência com o diretor de Energia na Secretaria Estadual de Infraestrutura, Gilson Amado Moraes, onde foi tratato a atual situação do município de Brumado diante desse programa (foto acima). 

 

Em seguida, Piau foi a sede da Embasa, onde se encontrou com o assessor da diretoria de operações no interior, Paulo César Magalhães, para ter novas informações dos pedidos de extensão de redes de abastecimento para algumas comunidades brumadenses (foto acima) 

 


Dando sequência à sua programação, o vereador esteve na Sudesb, onde teve uma conversa muito produtiva com o coordenador administrativo Thadeu Santana (foto acima).

 

 

Dando continuidade, o parlamentar teve duas reuniões, a primeira com a arquiteta Sandra Novais da Suproj (foto acima), a qual está a frente do projeto da Praça das Baraúnas e também com o coordenador do órgão, Jader Albuquerque. 

 

 

E, por fim, Piau participou, juntamente com o presidente do Legislativo de Brumado, Léo Vasconcelos (PDT) de uma reunião na sede da Agerba (foto acima) para buscar informações sobre a situação das vans que fazer o transporte em Brumado e o que vem sendo feito para resolver o impasse. "Foi uma viagem muito produtivo e voltamos ainda mais confiantes na realização de nossas solicitações para Brumado", pontuou o Elias Piau. 



Após vários meses sem examinadores, 18ª Ciretran de Brumado irá receber dois profissionais da área

Os usuários estão indignados com a constante falta de examinadores na 18ª Ciretran (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Na manhã desta quinta-feira (13), em frente a 18ª Ciretran de Brumado, inúmeros motoristas reclamaram da falta de examinadores na unidade, segundo informações o órgão já está sem esses tipo de profissionais há mais de dois meses, criando uma grande indignação nos usuários. Alguns dos condutores já estão com mais de 40 dias com o processo em andamento para trocar de categoria ou tirar a primeira habilitação, mas não conseguem andamento nos seus procedimentos. “É inadmissível que Brumado dependa de Salvador, para que examinadores venham de lá para realizar os exames nossos. Muitos precisam da habilitação, então é um descaso, o que a gente pede aqui é um parecer das autoridades porque todos aqui são pais de família e trabalhadores, a maioria saiu do seu trabalho e pediu licença para estar aqui”, declarou Édina Conceição Barbosa que estava querendo trocar a categoria. Falando ao 97News, Bruno Carvalho esbraveja contra o atendimento ao citar que “eu estou tirando minha primeira habilitação, que era um sonho, mas que, agora, vem se tornando um pesadelo, acordei as 05h da manhã já são 10h e o examinador não veio de Salvador fazer meu teste”. Após contato com o coordenador da 18ª Ciretran de Brumado, Cléber Tadeu Leal Cambuí (foto abaixo), ele nos informou que dentro de em breve dois examinadores chegarão pra começar a fazer os testes dos motoristas para Brumado. “Já tivemos o primeiro contato com o diretor geral do Detran e já foi disponibilizado dois examinadores para a próxima semana para Brumado, para sanar essa situação. Com esses dois examinadores iremos resolver esta situação, da qual realmente Brumado está em falha, sabemos que tem muita gente necessitando fazer estes exames. Portanto, na próxima semana teremos dois examinadores aqui na 18ª Ciretran de Brumado”, afirmou Cambuí.

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Câmara de Vereadores de Brumado realizará nesta sexta-feira (14.07) sessão extraordinária para votação de projeto

(Divulgação)

Com a finalidade de votar em regime de urgência urgentíssima projeto de lei proveniente do executivo municipal que dispõe sobre autorização ao Poder Executivo para permutar terreno com o Estado da Bahia, bem como autoriza a abertura de crédito adicional especial para custear despesas com a construção da estrutura da Base Regional de Saúde de Brumado a Câmara de Vereadores de Brumado realizará nesta sexta-feira, 14 de julho, às 18h30 sessão extraordinária conforme solicitado pelo prefeito municipal através do ofício nº 139/2017. Segundo justificativa do gestor municipal a solicitação se faz em razão do Estado haver pedido agilidade no processo da permuta, a fim de dar celeridade à construção da Base Regional de Saúde de Brumado. Os terrenos a serem permutados são de propriedade do município que fica localizado na quadra 47, setor 8, do loteamento/Bairro Santa Tereza e de propriedade do Estado o localizado na Avenida Antônio Mourão Guimarães, antigo DERBA. Sendo este de relevante importância para que o projeto de ampliação do complexo do Mercado Municipal de Brumado para funcionamento da feira livre. O presidente do legislativo, vereador Léo Vasconcelos destaca que a convocação da sessão extraordinária se dá em razão de ser um projeto importante para o desenvolvimento do município. “A construção da Base Regional de Saúde de Brumado é primordial para o processo de excelência dos serviços prestados na área da saúde para toda comunidade, assim como a ampliação do espaço referente ao mercado municipal”.   



Praça Senhor do Bonfim: Até o busto do ex-governador Roberto Santos é alvo de vândalos; veja

Até o busto do ex-governador Roberto Santos não foi perdoado pelos vândalos (Foto: Carlos 'Kaká' Silva)

As praças em Brumado vêm sendo, de uma década para cá, alvo constante do vandalismo que destrói o patrimônio público e, ainda por cima, causa um aspecto negativo à cidade. Um dos principais fatos que corroboram para essa ação destruidora é a falta de guardas municipais garantindo a segurança do patrimônio público, já que essa seria uma das funções precípuas da categoria. Com o baixo contigente policial, os vândalos ficam "à lá vontê" para agir. O repórter Carlos "Kaká" Silva esteve num dos locais preferidos pelo vandalismo, a Praça Senhor do Bonfim que fica bem no centro da cidade, ao lado da Prefeitura Municipal. Em videorreportagem, ele registrou um fato que vem chamar a atenção sobre o desrespeito aos grandes governantes da Bahia que contribuíram para o desenvolvimento de Brumado, pois o busto do ex-governador Roberto Santos foi atacado pelos vândalos. Silva também relata que outras ações destrutivas foram realizadas principalmente na área de iluminação. A boa notícia é que a prefeitura, por meio de uma empresa terceirizada, está iniciado a recuperação estrutural do equipamento público, mas, fica uma pergunta no ar: será que vão ser colocados guardas municipais para zelar deste patrimônio público?; isso só o tempo irá responder. Confira o vídeo abaixo: 



Bruxa solta na BA-148: Mais um motorista perde controle da direção ao colidir com barranco próximo à Lagoa Funda

Curiosos fizeram os primeiros atendimentos ao motorista (Foto: Whatsapp 97NEWS)

A bruxa parece realmente estar solta na BA-148, rodovia que liga as cidades de Brumado a Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora. Pouco mais de três horas após um motorista de um caminhão ter capotado na mesma rodovia, próximo ao Rio Gavião, por volta das 10h da manhã desta quarta-feira (12). No início da tarde, mais um acidente foi registrado, desta feita, envolvendo um veículo Gol de cor preta, onde o motorista, que não foi identificado, após perder o controle da direção, colidiu com um barranco próximo a “Curva dos Tocos”, que já fica em Brumado. O SAMU 192 foi acionado e fez os primeiros socorros e em seguida encaminhou a vítima para o Hospital Municipal Professor Magalhães, apenas com escoriações no corpo. Ele estava aparentemente bem, apesar do susto. 



Alegando estar desiludido, Clidemar Amorim deixa o cargo de secretário da AUCIB e se desliga da entidade em caráter irreversível

Clidemar Amorim se desligou de forma irreversível da AUCIB (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O ex-superintendente do SMTT, Clidemar Amorim, foi convocado e nomeado, numa eleição por aclamação, como secretário geral da recém-formada AUCIB – Auditoria Pública Cidadã da Bahia (foto abaixo). A escolha recaiu sobre o seu histórico muito positivo de combate à corrupção no município, o que deu uma robustez ainda maior à entidade, que surgiu na busca de ser um marco no combate às ações nefastas provocadas pelos atos corruptos patrocinado pela classe política. Passados cerca de 5 meses de sua fundação, na tarde desta quarta-feira (12), o até então secretário geral da AUCIB, entregou o cargo, se desligando, em caráter irreversível, da entidade. Ouvido pelo 97NEWS ele alegou que “me desiludi com o atual estado das coisas, pois denunciamos e denunciamos, mas, infelizmente, não há resposta das nossas denúncias, então, decidi me desligar da AUCIB e seguir a minha vida normalmente, pois a degeneração do sistema em nosso país é tão grande que nos deixa desesperançados”. Questionado se pretender voltar para uma futura disputa política, já que foi suplente de vereador nas eleições de 2010, ele foi taxativo ao afirmar que “eu vou pedir a minha desfiliação do PDT amanhã mesmo, pois a política atual se tornou uma abominação no meu modo de entender”. Sobre uma possível volta ao comando do SMTT, ele abordou que “eu não tive nenhum comunicado nesse sentido, caso isso ocorra, eu irei avaliar, mas, nesse momento, eu não posso fazer qualquer afirmação ou negativa nesse sentido”. 

(Fotos: Daniel Simurro | 97NEWS)